Um Cão como nós, epagneul breton, Godot Átila do Vale do Inferno, como dizia o seu LOP, Godot para os Amigos.
Fica a saudade das brincadeiras.
"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
Neste mesmo dia, mas em 525 ac, Zorba, proprietário de uma taberna em Atenas junto ao estádio do Olimpyacos, conhece um Oraculo famoso, Delfos de sua graça, que, a troco de dois copos de um vinho manhoso, que ele, Zorba, enchia de resina para render mais, lhe confiou que, dali a uns séculos, uma horda do Ocidente da Europa, já na fronteira com o Norte de África, alí seria derrotada pelos atenienses.
--------------------------------------------------------------------------------------
27 de Novembro de 1810
Carlota Joaquina, extremosa esposa do Rei de Portugal e dos Algarves e Imperador do Brasil, João VI, entediada pela vida que levava no Rio de Janeiro, abre uma casa de putas no Leblon que rápidamente ganha forte clientela sobretudo entre os estivadores e os marinheiros holandeses, com o seu famoso 'broche à imperatriz'.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Neste dia, mas em 1971, o meu Amigo Sacra, redescobre o famoso ultimo Teorema de Fermat, que aqui reproduzo:
O Último teorema de Fermat, ou teorema de Fermat-Wiles, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça:
X^n+Y^n=Z^n
Tendo o Sacra, como Fermat, exclamado:
.
"Cuius rei demonstrationem mirabilem sane detexi. Hanc marginis exiguitas non caperet."
Que, em Português, quer dizer:
"Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, a porra é que não me lembro onde a arrumei."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
25 de Novembro de 6891 ac
Moisés, conhecido animador do Teatro Nacional do Egipto Ramsés II, envereda pela carreira de ilusionista, montando o maior dos truques até então visto, a abertura do Mar Vermelho.
Este truque viria séculos mais tarde a ser copiado pelo americano David Copperfield e pelo coimbrão Luís de Matos, embora sem êxito, sendo que este ultimo o melhor que conseguiu foram duas vitórias e um empate da académica, simpática colectividade da 2ª distrital de coimbra.
------------------------------------------------------------------------------------------
Neste mesmo dia, mas em 1968, ao excluir pelo terceiro ano consecutivo o autor destas modestas linhas do Grupo de Canto Coral do Liceu, o professor Sereno, revelando uma enorme insensibilidade musical, cortou definitivamente uma carreira de cantor lirico, que já se adivinhava brilhante, obrigando-me a seguir a senda das engenharias, onde ainda hoje me encontro, acabrunhado pela carreira artistica então cortada cerce.
Homem ou Mulher : Elton John/ I will survive
Descreve-te : Brel / Jeff
Que pensam as pessoas de ti : Tom Waits / My piano has been drinking
Como descreves o teu ultimo relacionamento : Elis Regina / Aguas de Março
Descreve a tua actual relação: Brel / Ces gens la
Onde Querias estar agora : José Afonso / Os indios da Meia Praia
Como é a tua Vida : Adriano Correia de Oliveira / Tenho Barco tenho Remos
Que pedirias se só tivesses um desejo : Fausto / Por este Rio Acima
Escreve uma frase sábia : Deolinda / fon fon fon
Este tipo de questionário faz-me lembrar as termas....ahhhhh as termas....(aliás qualquer coisa me lembra as termas)
Do JN de hoje:
"...
A cantora sul-africana Miriam Makeba, conhecida como "Mama Africa", morreu domingo à noite em Itália ao sair do palco, depois de ter actuado num concerto de apoio a um jornalista ameaçado de morte pela máfia.
Fonte da Clínica de Pineta Grande, em Castel Volturno, perto de Nápoles (no sul de Itália), disse que a cantora morreu pouco depois de ter dado entrada no local.
A agência noticiosa italiana ANSA referiu que Makeba terá sofrido um ataque cardíaco no final do concerto, em que participaram vários artistas e que foi dedicado ao jornalista e escritor italiano Roberto Saviano, ameaçado pela Camorra, a máfia napolitana.
"Ela foi a última a subir ao palco, depois de vários outros cantores. Houve uma chamada ao palco, e nesse momento alguém perguntou aos microfones se havia um médico na assistência. Miriam Makeba tinha desmaiado", relatou.
Cerca de um milhar de pessoas assistiram ao concerto em Caltel Volturno, considerado um dos bastiões da máfia napolitana e onde seis imigrantes e um italiano foram abatidos em condições obscuras em Setembro passado.
Roberto Saviano é autor do best-seller "Gomorra", um livro sobre a Camorra que foi adaptado ao cinema e mereceu o prémio do júri no último festival de Cannes, além de ter sido escolhido para representar a Itália nos Óscares.
Convertida num dos símbolos da luta anti-"apartheid", Miriam Makeba, nascida em Joanesburgo em 04 de Março de 1932 e cujo título "Pata, Pata" a tornou conhecida em todo o mundo, sempre defendeu nas suas canções o amor, a paz e a tolerância.
A cantora, a quem chamavam "a imperadora da canção africana" deixou a África do Sul em 1959.
Tentou regressar em 1960 por ocasião do funeral da mãe, mas o passaporte foi-lhe cancelado e não foi autorizada a entrar no país.
Viveu no exílio durante 35 anos nos Estados Unidos, França, Guiné e Bélgica antes do seu emotivo regresso a Joanesburgo em 1990, quando regressaram muitos exilados sul-africanos ao abrigo de reformas instituídas pelo então presidente F.W. de Klerk.
"Nunca percebi por que é que não podia voltar ao meu país", disse Makeba quando regressou: "Nunca cometi nenhum crime".
Em 1976 proferiu nas Nações Unidas um discurso de denúncia do "apartheid" (segregação racial).
Foi depois disso que a rádio e a televisão governamentais sul-africanas se recusaram a emitir as suas canções.
Foi casada com o trompetista Hugh Maseka e mais tarde com o activista Stokely Carmichael.
(*) Ouvi dizer que os criticos deste ano, que durante toda a noite de sabado vociferaram contra mim, para provarem a sua maior capacidade de organização, vão por mãos à obra em 2009, fazendo desse ano o maior de todos até aqui realizados. Se assim for, eu já estou inscrito.
Na verdade a escala desta Regata estava para ser no choupalinho. Aliás o presidente da câmara de coimbra já se pronunciou e achou inadmissivel que a Regata dos Grandes Veleiros tivesse feito esta escala na Ria, quando o choupalinho tinha muito melhores condições. Ameaçou mesmo nunca mais participar na Feira do Queijo da Serra se a Regata continuasse a não fazer escala em coimbra