segunda-feira, novembro 24, 2008

Efemérides (cont.)

Para descontrair das tentativas de invasão castelhanas, aqui vai a nossa retoma das efemerides.

28 de Novembro de 1250

Tomás de Aquino, obscuro monge dominicano,atormentado por uma terrivel duvida que consistia em obter explicação para o Todo Poderoso ter concebido o Homem com 5 dedos e uma pila,em vez do contrário e lógico, cinco pilas e um dedo, circunstância que considerava um contracenso na omniscencia divina, concebe uma doutrina, que viria a durar séculos,segundo a qual um pobre diabo como o autor destas modestas linhas, não podia ter Porches, nem vivendas no Algarve, nem veleiros com mais de 36 pés.

Neste mesmo dia, mas em 525 ac, Zorba, proprietário de uma taberna em Atenas junto ao estádio do Olimpyacos, conhece um Oraculo famoso, Delfos de sua graça, que, a troco de dois copos de um vinho manhoso, que ele, Zorba, enchia de resina para render mais, lhe confiou que, dali a uns séculos, uma horda do Ocidente da Europa, já na fronteira com o Norte de África, alí seria derrotada pelos atenienses.

--------------------------------------------------------------------------------------
27 de Novembro de 1810

Carlota Joaquina, extremosa esposa do Rei de Portugal e dos Algarves e Imperador do Brasil, João VI, entediada pela vida que levava no Rio de Janeiro, abre uma casa de putas no Leblon que rápidamente ganha forte clientela sobretudo entre os estivadores e os marinheiros holandeses, com o seu famoso 'broche à imperatriz'.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Neste dia, mas em 1971, o meu Amigo Sacra, redescobre o famoso ultimo Teorema de Fermat, que aqui reproduzo:

O Último teorema de Fermat, ou teorema de Fermat-Wiles, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça:

X^n+Y^n=Z^n

Tendo o Sacra, como Fermat, exclamado:
.
"Cuius rei demonstrationem mirabilem sane detexi. Hanc marginis exiguitas non caperet."

Que, em Português, quer dizer:
"Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, a porra é que não me lembro onde a arrumei."

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
25 de Novembro de 6891 ac

Moisés, conhecido animador do Teatro Nacional do Egipto Ramsés II, envereda pela carreira de ilusionista, montando o maior dos truques até então visto, a abertura do Mar Vermelho.
Este truque viria séculos mais tarde a ser copiado pelo americano David Copperfield e pelo coimbrão Luís de Matos, embora sem êxito, sendo que este ultimo o melhor que conseguiu foram duas vitórias e um empate da académica, simpática colectividade da 2ª distrital de coimbra.

------------------------------------------------------------------------------------------
Neste mesmo dia, mas em 1968, ao excluir pelo terceiro ano consecutivo o autor destas modestas linhas do Grupo de Canto Coral do Liceu, o professor Sereno, revelando uma enorme insensibilidade musical, cortou definitivamente uma carreira de cantor lirico, que já se adivinhava brilhante, obrigando-me a seguir a senda das engenharias, onde ainda hoje me encontro, acabrunhado pela carreira artistica então cortada cerce.

5 comentários:

almagrande disse...

Bom dia Comandante, gostei dessa do cantor lírico. O registo pode ter mudado mas a música que nos dá continua boa!

João Manuel Rodrigues disse...

Olha, olha, toma lá este comentário que descobri no Free, afinal é tenebroso ou não?
Vou mas é começar a ter ser mais exigente na atribuição de certificados.

Caro PêGê
Já levo umas 10.000 milhas navegadas por esse Atlântico e o pior temporal que apanhei...foi precisamente no mar da palha, há cerca de dois anos. Estava a fazer uma regata no Carioca e levámos com mais de 45 nós de vento, ondulação a condizer e...neve! A vela grande apesar de ir rizada rasgou-se e tivémos que desistir porque um tripulante entrou em hipotermia! Outras aventuras já me aconteceram rio acima incluindo uma encalhadela no local do costume, ou seja na bóia mal colocada. Histórias engraçada deste Verão em ida aos Açores é ver no meu blog de Outubro
Um abraço
João GM

David Homem disse...

Amigo João,

A bem do rigor matemático, o teorema do Srº Pierre de Fermat "desenha-se" do seguinte modo (x^n)+(y^n)=(z^n).

Gostava de alertar as sensibilidades, para a mostra bibliográfica intitulada " Ontem e Hoje na documentação científica ", de 24 a 28 de Novembro,na sala de exposições Hélène de Beauvoir ( átrio ), na Biblioteca, entre as 10h00 e as 18h00.

Entre muitos artigos de interesse, a "Linha do Vale do Vouga" e a construção dos molhes da Barra...

Abraço Serrano,

David Homem

Clube Europeu ESJAL disse...

Na minha qualidade de professora titular compete-me dizer coisas...
Não me tocam,particularmente, estas efemérides.
Só passei mesmo por aqui para ouvir o fon-fon-fon!

David Homem disse...

Peço desculpa, a Biblioteca em causa é a da Universidade de Aveiro.
E no final da exposição, poderemos requisitar alguns dos magnificos exemplares, pois estes fazem parte do catálogo desta mesma biblioteca.

Abraço.

David Homem.