terça-feira, dezembro 02, 2008

Navegações no Alto Minho


Grande jornada de saúde esta no Alto Minho, onde existem, juntamente com a Galiza, as melhores termas do Mundo, quiçá mesmo as melhores de Portugal e da Galiza.
Tudo começou ainda na Boavista com um leitãozinho assado do Travassos, que morreu logo alí, com uma diamante negro bruto, fresquinha, que dava vida a um morto.
A sesta impediu a viagem nesse dia para o Norte, mas não se perdeu pela demora.
O almoço no dia seguinte foi na estância termal da Mariana, com o tradicional robalo cozido com algas, uma Esteva tinto que me soube pela vida.
A noite, em Ponteareas, trouxe um variado de tapas, presunto, polvo à Galega, míscaros, que aqueles tipos chama setas, assados na chapa, revueltos de gambas, queijos vários, que só podem fazer bem, umas gambinhas com alho e mais uns quantos que já nem me lembra bem o que eram.
E, como o Mundo é pequeno, imagine-se que a recepcionista do Hotel onde pernoitamos há lustres, faz parte da tripulação do Pepe, el Pirata Camelin, companheiro de aventuras náuticas por essas Rias afora
O dia da Restauração chegou e bebi meio copinho de água de Mondariz , tratamento assaz violento, mas que, enfim, tem de ser seguido.
No regresso foi o Encanada, com umas papas de sarrabulho, um arroz de sangue de porco com rojões desfiados, uma travessa de enchidos de sangue e um verdasco tinto fresquinho.
Foi como se não houvesse amanhã.

Ahhh, já me esquecia, no sábado o Fernando Dacosta lançou um livro novo, os Mal Amados, e tive pena de não poder estar presente.
Foi o Fernando Dacosta que me introduziu um autor indispensável, o Américo Guerreiro de Sousa, o meu escritor português contemporâneo de eleição.
Tive pena de não ir, mas a saúde impunha-me umas termasinhas, e com a saúde não se brinca.

6 comentários:

Pêjê disse...

Perfeitas termas, perfeitas...não fossem alguns adereços destoarem um pouco. Aqueles "contentores" metálicos (mesmo que Zero) e uma garrafa (ainda que esverdeada) do tipo de cabelos em pé, ficam mesmo fora de tom, mesmo, mesmo, hum.;D

Mar disse...

Ñam, Ñam, Ñam...

Anónimo disse...

Diamante Negro,Esteva tinto,Verdasco tinto! Isso sim era obra! Agora nas fotografias é só Diet Coca Cola e Seven UP! Amaricanices!Quem bebe essas porcarias não há termas que lhe valha!A seguir e antes das águas termais não há nada como um bom tintol.

joao madail veiga disse...

Caro JC
Abro aqui uma excepção porque nunca respondo a comentários.
Mas, porque a minha reputação está em sério risco, não posso deixar de o fazer.
É claro que as colas zero e os seven ups não são meus.
Só de pensar em bebe-los ja se me encarquilham as papilas gustativas e se me enfaralha o cerebro.
Os meus acompanhantes, pessoas de saude invejável e que, por isso, não precisam de fazer termas, é que bebeiam essas mixórdias.
Eu, até por recomendação médica, só bebo tinto. Vá lá, também bebo branco, sobretudo quando não há vinho, aí também bebo branco.

Anónimo disse...

Looool!
Caro Comandante.
Desculpe, não foi minha intenção colocar em risco a sua reputação.
Eu, simplesmente comentei um facto que toda a gente vê, ao observar as fotografias.Registei a sua resposta!!!
Continuação de boa disposição. :)

Pêjê disse...

Chiça penico...Será que padeço de alguma misteriosa enfermidade alienigena???? Porque será que cada vez que passo a vista por cima da primeiríssima e abençoada fotografia me dá umas violentas e conturbadas contrações musculares abdominais?? Será a danada da solitária? Mais quanto tempo para uma internet com paladares e odores virtuais, hem...