terça-feira, novembro 11, 2008

Efemérides

Há uns tempos alimentei uma news-letter de efemérides que enviava aos meus Amigos e a alguns conhecidos.
Face ao grande trabalho de investigação que implicava fui forçado a suspender 'sine die' a publicação, mas, recebidos inumeros pedidos, para aí uns três, decidi reatar a iniciativa, embora não tenha ainda decidido sob que forma.
Aceito sugestões para o meu email, que os Amigos e os conhecidos têm, ou em comentários.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
14 de Novembro de 1985
Ao tentar convencer uma assistencia interessada, à mesa do café, que a Terra tinha 25 fusos horários, dificuldade não ultrapassada mesmo invocando um livro que teria lá em casa onde isso era muito bem explicado, o sr oficial náutico, de ponte, Manuel Joaquim, conhecido em Ilhavo como 'Ave de Rapina', ganha um terrivel torcicolo que lhe durou até aos dias de hoje, mal grado as sucessivas consultas que lhe arranjaram no SAP da terra e as visitas que fez ao 'ceguinho' da Carvalheira, ao bruxo da Carregosa e ao endireita da Medela.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
13 de Novembro de 1935
O sr capitão Manuel Joaquim, ao entrar no Café Jardim e dando conta que constava na necrologia local, sacou do revolver que o tinha acompanhado em pelo menos 32 campanhas à Terra Nova e desatou aos tiros, tendo no seu tresloucado acto ferido dois clientes do dito café, um transeunte e uma gaivota, tendo ainda destruido irremediavelmente um candeeiro que iluminava o jardim, dando deste modo origem à famosa lenda da lampada de Ilhavo que, de forma deturpada, outros historiadores contam de forma diferente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
12 de Novembro de 1978
Descontente com o fraco movimento da sua livraria, a 17ª a ter aberto na vila maruja de Ilhavo, o sr Manuel Joaquim decide reconverter o seu negócio e passar a vender sandes de torresmos juntamente com os livros, o que foi de facto um retrocesso, pois rapidamente os torresmos tomaram o lugar da ‘Gina’ da ‘Maria’ e das outras publicações que decoravam os seus escaparates.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

almagrande disse...

Boas Comandante, reparei que mudou o nome do "Ponto de Encontro". Deixo uma sugestão, "Le Plat Pays", essa fabulosa música de Brel.

Anónimo disse...

Não sei o que aconteceu este Fim -de -Semana,nem quero saber mas que até os oceanos aqui ao lado mudaram de nome...lá isso mudaram! Outros pura e simplesmente desapareceram!OPS...a coisa esteve mesmo preta!.As liberdades de expressão e pensamento...deixam muito a desejar...Siga a Marinha,mai nada.Bons ventos Comandante.

João Júdice Pargana disse...

Há muitas e muitas luas e marés que este BLOG já deveria estar a ser abrilhantado (se é possível ter mais brilho!!) com as afamadas EFEMÉRIDES do alto patrocínio do skipper do Veronique.
Quiçá mesmo, a divulgação dos mais recentes manuscritos da Beata Sãozinha (pese embora escritos em português arcaico) que tantos seguidores fiéis já tem no seu rebanho!
MBAS

Anónimo disse...

Ganda pinta de histórias.
Continua que me dá boa disposição.
Conta as histórias do "Rão". Lembras-dele? Figura carismática do nosso Ílhavo de capitães e marinheiros, como muito bem definite, mas na qual não me incluio.
Um abraço,
JD

Anónimo disse...

Desejo que bom tempo mar e horizonte continuem nas tuas navegações no BLOG e no VERONIQUE e nada de maus tempos como me apercebi dos teus escritos e alterações anteriores.
Estou como dizia um velho Comandante da Sociedade Geral e depois da Companhia Nacional quando chegava à ponte pela manhã: "Bom dia, está um mar de merda e horizonte emporcalhado.".
JD

garina do mar disse...

voto nas efemérides...
mas agora isto de me apanharem de férias no Índico e mudarem de visual sem avisar é que não está bem!!!