quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Teoria da Conspiração

Num romance recente (1ª edição em Janeiro de 2008) de um autor Português, pode ler -se:
"...
o primeiro a saudá-lo foi Eusébio, o papagaio, que pousou no seu ombro. Esfregou o bico na orelha do dono, esperando o habitual biscoito enquanto palrava: " Benfica, Benfica. Mata o dragão, mata o dragão". Miguel sorriu enquanto afagava a ave...
"
A transcrição deste texto é inteiramente fiel, inclusivé nas minusculas e maiusculas usadas pelo autor.
Antes de qualquer comentário que possa fazer, adivinhem algumas coisas, o autor, a época da acção do romance, a obra em causa, e por aí fora.

Como ninguém opinou, opino eu.
Trata-se da obra "O império dos Pardais", de João Oliveira Costa, escrita em homenagem do nosso Amigo Toni Pardal.
É um romance histórico, policial mas histórico, cuja acção decorre em 1511, no seculo XVI portanto.
Miguel, ficamos a saber, era um destacado membro da claque NN Boys do simpático clube da Luz, que tinha sido fundado há pelo menos cinquenta anos, e que já nutria pelos adeptos do FCP o carinho e a estima que ainda hoje os caracteriza.
O papagaio, que tão bem instruido gritava 'mata o dragão, mata o dragão', era um antecessor histórico da águia vitória, que séculos mais tarde viria tão ingloriamente a ser despedida, e que naqueles remotos tempos, fruto das viagens dos nossos marinheiros, era mais frequente em Lisboa que as própriamente ditas águias.
Agora que já sabem um pouquinho mais de história, fiquem bem e passem um bom fim de semana.

1 comentário:

jc disse...

Mas como é isso possível, se nessa época o simbolo do fcp era um lagarto, que ainda hoje está lá(no símbolo original), mas que o Sr. jorge Nuno transformou em dragão!E por falar no dito cujo, parece que no Estadio do Dragão também vão ter uma especie de simbolo a "esvoaçar" à volta do estádio antes dos jogos!Estão a pensar colocar um cabo de aço de um topo ao outro, por onde irá passar pendurado, com uma cauda artificial...ele mesmo o símbolo dos dias de hoje!!!Agora já sabe mais um pouquinho da estoria do símbolo do fcp. :)