domingo, fevereiro 06, 2011

Ilhavo

Oficialmente sou natural de Ilhavo, assim reza o meu Bilhete de Identidade.
Na verdade nasci na 'Praça da Bastilha', 14 de Julho de seu nome, bairro da Beira-Mar, em casa da minha avó materna, como tradicionalmente toda a gente nascia naquele tempo. Foi o'Ilhavismo' do meu Pai que me registou , a mim e a maninha, em São Salvador, Ilhavo.
Assim vivi em Ilhavo até ao meu Pai falecer. Primeiro no Alto Bandeira, depois na Lagoa, numa casa que já tinha sido sede do Illiabum, assim mo contaram.
Depois da morte do meu Pai, naturalmente também, fui morar para Aveiro.
Só muito recentemente regressei a Ihavo, Gafanha da Boavista, juntinho ao Rio Boco, a nossa Ria, como sempre gostei.
Para mim, pela minha própria vivência, nunca existiu Ilhavo ou Aveiro, Farol da Barra de Ilhavo ou de Aveiro, Cimo de Vila ou Beira-Mar; para mim sempre existiu Ria, barcos, canais, águas e Mar.
Mas, deixem-me confessar, as gentes de Ilhavo sempre me confundiram. Algumas de Aveiro também, mas as de Ilhavo mais.


Circulam agora pelas terras de Ilhavo uns poemetos ordinários, anónimos, mas que o estilo não deixa grandes dúvidas de autoria, sobre vidas privadas de outros Ilhavenses, que também, pelo estilo e 'bocas' não deixam grandes dúvidas de quem se tratará.
O nojento é a covardia do anonimato, é o não assumir-se o que se diz, é o atirar a pedra e esconder a mão.
Já o vi mais vezes nestas terras de Ilhavo.
Nojento.
Hoje ao jantar deram-mas a ler. Não passei da primeira 'quadrilha'.
Eu, a quem as gentes de Ilhavo sempre chamaram de mal educado, digo, VÃO PARA A PUTA QUE VOS PARIU, OH ALARVIDADES ANÒNIMAS.
E assino, João Madail Veiga.

3 comentários:

João Manuel Rodrigues disse...

Atão onde pára o "ide-vos foder"?

João

Anónimo disse...

Um cobarde é pior que um filho da puta ! Um cobarde é algo que faz parte do interior de um animal por nunca conseguir ser uma pessoa. Nasce cobarde, vive cobarde e morrerá cobarde.
CPF

Moura Aveirense disse...

LOL Mas olhe que as novas gentes de Ílhavo (como "moi" :) ) são boas pessoas, hehe!