segunda-feira, novembro 03, 2008

Dos Povos e das Nações Peninsulares

Do Portugal Online de hoje, citando o El País :

"...
O último presidente do governo franquista, Carlos Árias Navarro, afirmou, em 1975, aos EUA, que Espanha estava preparada para entrar em guerra com Portugal «para evitar que o comunismo se espalhasse», revela o El País.
O jornal refere que essa ameaça está nos registos de conversas entre diplomatas e governantes de Espanha e dos Estados Unidos, a seguir à tentativa do golpe spinolista de 11 de Março, em Portugal.
Árias «exprimia a sua profunda preocupação» pela transição para a democracia em Portugal e que queria o apoio de Washington caso ocorresse um conflito bélico.
E se Franco tivesse dito «sim»?
«Tratava-se de um momento crucial nas relações entre os dois países, porque os Estados Unidos desejavam renegociar o aluguer das bases militares e Árias queria que Washington apoiasse a entrada de Espanha na NATO», escreve o diário espanhol.
A análise baseia-se em documentos obtidos nos Arquivos Nacionais em Washington, que reproduzem as observações dos Estados Unidos nos últimos anos antes da morte de Franco.
Segundo esses documentos, a situação em Portugal foi um dos temas dominantes da reunião que Árias Navarro manteve com o vice-secretário de Estado norte-americano, Robert Ingersolll, em Jerusalém, em Março de 1975.
Nesse encontro, Árias manifestou a sua preocupação sobre os acontecimentos em Portugal devido ao que o presidente do Governo classificou como «o último acto insensato de Spínola».
A «preocupação» de Árias
«Portugal é uma séria ameaça para Espanha, não apenas pelo desenvolvimento que está a ter a situação, mas pelo apoio exterior que poderia ter e que seria hostil a Espanha», escreveu Ingersoll a 18 de Março, numa mensagem para Henry Kissinger, então secretário de Estado.
Árias terá explicado aos americanos estar a tomar «as precauções devidas» para que «os acontecimentos de Portugal não se estendam ao outro lado da fronteira».
A preocupação de Árias voltou a ser repetida num encontro a 7 de Abril de 1975 com o senador republicano Hugh Scott, a quem prometeu que a Espanha não repetiria o que aconteceu em Portugal.
«Árias disse que o exército espanhol conhece os perigos do comunismo pela experiência da Guerra Civil e está totalmente unido», dizia o embaixador norte-americano, Wells Stable, numa mensagem enviada para Washington, a 9 de Abril de 1975.
Um mês depois voltava ao assunto, porém, afirmando que «com a sua larga fronteira com Portugal, será difícil para a Espanha proteger-se de uma acção subversiva portuguesa».

..."

4 comentários:

Anónimo disse...

Isto é, com os americanos a apoiar, não fazendo ondas, os exercitos castelhanos vinham por aí abaixo e tomavam conta do torrãozinho.
O mais certo seria depois terem os etarras e os lusitarras a por bombas em madrid.

João Júdice Pargana disse...

EU ATÉ QUE CONCORDAVA COM A GUERRA PORQUE ASSIM TINHAMOS A POSSIBILIDADE DE VOLTARMOS A DAR UMAS CACETADAS NOS CASTELHANOS MAS O VERDADEIRO PROBLEMA ERA.....SE GANHAVAMOS A GUERRA!!!
MBAS

Kruzes Kanhoto disse...

O tipo que teve a ideia depressa deve ter sido chamado à razão. Para Espanha não passaria de um desperdício de recursos sem que daí tirasse qualquer vantagem.

Jose Angelo Gomes disse...

O médico de bordo, aflige-me com a sua clarividencia.....
Ai meu Deus.....