segunda-feira, abril 02, 2007

O Haff Delta de Aveiro


Dizia hoje o Dr Fernando Rebelo, geógrafo, que a Ria de Aveiro, correctamente Haff Delta de Aveiro, será, num futuro proximo uma planicie litoral.
Segundo ele o processo natural de sedimentação orgânica e de areias, interiores na laguna, acabará por torná-la numa planície seca. O Homem poderá atrasar o processo, mas será isso que os nossos netos terão.
Nós, que andamos na Ria, vemos isto todos os dias. Ainda ontem, ao passar com o Veronique no esteiro do Gramato, se sentia a verdade destas frases, que muito nos custam a ouvir.
Acredito que a nossa Ria ficará limitada aos canais de navegação comercial, ficando todos os outros transformados em pantanos, em praias de junco e esteiros de lodo.
Nós ficaremos com as recordações e o Estado com as taxas cobradas aos 'clandestinos' pelo privilégio de terem as lanchas à porta de casa.
As fotos são do Cais dos Botirões, ao lado do Canal de São Roque, junto à Praça do Peixe.

6 comentários:

garina do mar disse...

ou não... se se deixar a natureza actuar a ria desaparece... volta ao que era há uns mil anitos atrás... eventualmente ficarão umas ilhas!! na Barra, na Costa Nova, na Vagueira, na Torreira, em São Jacinto...

Jose Angelo Gomes disse...

Ó JoãoFMV, depois as contas são outras.... A água retrocedendo,o nivel máximo das marés também , as distancias aumentam; logo as taxas extinguem-se; Viva o aquecimento Global, diriam os clandestinos....

garina do mar disse...

não sei... depois os que têm casa nas "ilhas" passam a ser ainda mais privilegiados, ou seja taxas maiores!!

Anónimo disse...

Tb li a notícia e subscrevo a notícia todos os comentários por baixo.
Há que tomar medidas urgentes.
Hoje ao meio dia estive na Vagueira. Era baixa-mar. Não há areia.

Anónimo disse...

Mau...!! Afinal seca com a sedimentação, ou inunda com o aquecimento da moda?
Vejam lá se se entendem.

garina do mar disse...

umas partes secam com a sedimentação e outras inundam mas não é com o aquecimento da moda... é mesmo com erosão costeira - ondas e falta de areia (fica nuns sítios e depois falta nos outros!!)