quarta-feira, abril 04, 2007

Novos (e outros) Mares

Haja Vida, estou recuperado das solipampas das semanas anteriores.
O Bolha foi em peregrinação a Braga participar na semana santa e de regresso passou por aqui, pela minha guerra, e fomos almoçar à Casa Tanoeiro (*).
Iniciámos as hostilidades com umas petinguinhas de escabeche que estavam, simples e como habitualmente, deliciosas.
O branquinho, não havia vinho, tivemos de ir no Branco, de uvas Maria Gomes, fresquinho, deixava-se beber nas nuvens.
O pãosinho, do Fontão, sem os fermentos venezuelanos das padarias convencionais, esturnicava-se nos beiços com uma volupia indescritivel.
Por fim vieram os afamados rijões, os melhores do Mundo, quiçá mesmo os melhores de Angeja, com uma molhanga fortemente alhada, deliciosos.
Não havendo Mar, ficamo-nos por estas actividades.
O Bolha, que nunca na vida tinha visto petinguinhas de escabeche espetadinhas num palito, pensando que se tratava de uma espetada de porco com espinhas, à moda do litoral, malhou só à sua conta umas boas duzias delas.


(*) Chamo mais uma vez a vossa atenção para a forma de extrema educação, polimento e bom gosto, como o autor destas modestas linhas se refere a um restaurante a que a maioria dos autores chama, de forma muito mais prosaica, o 'Manel dos Cornos'.

2 comentários:

garina do mar disse...

este blog está a perder a graça!! parece que o dono dele vai fazer a primeira comunhão... ele é copos de água, agora escolhe as palavras...
será que a Galiza lhe anda a fazer mal?

Jose Angelo Gomes disse...

DE CERTEZA!!!!
Copos ás metades, onde é que já se viu!