terça-feira, março 23, 2010

IIª Grande e Imponente Recepção aos Veleiros do Norte

Do Norte mesmo, do Porto, de Leça, de Vila do Conde e da Póvoa.
O Programa, elaborado à mesa de diversos e múltiplos Restaurantes e Estâncias Termais, está descrito abaixo, em Português AAO (*)

Dia 1 de Maio, Sábado
A flotilha Nortenha, em ETD a definir pelos próprios, largará de Leça com rumo à Ria de Aveiro.
A ETA deverá ser antes das 17h02m UTC, hora da Preia Mar, vivaça.
Dirigir-se-á ao Porto de Abrigo da Caldeira do Forte, onde pernoitará.
Não sem antes embarcar em majestoso moliceiro e navegar nos (tenebrosos) Canais de Mira e do Desertas, até ao Restaurante do Clube de Vela da Costa Nova, onde decorrerá um grandioso vernissage de boas vindas.

Dia 2 de Maio, Domingo
Muito de madrugada, lá para as 11h00m legais, as tripulações dirigir-se-ão em cortejo pedestre até ao navio Museu Santo André, distante dalí umas boas 122 braças, para uma visita a uma unidade naval que foi comandada, entre outros, pelo meu Amigo e Colega Manuel Patoilo.
Depois da Visita, as embarcações, lá pelas 13h00m legais, largarão para a Segunda Grande Regata Petisqueira, confeccionando os seus petiscos durante a viagem pelos canais até Aveiro, cais da Lota Velha, onde serão degustadas as especialidades e votadas por juri isento e imparcial, que por sinal já me custou os olhos da cara para votar no meu.
Depois de uma sesta em cada uma das embarcações, as respectivas tripulações partirão para o Porto de combóio ou de outro meio que desenrascarem.

Dia 8 de Maio, Sábado.
Cedinho, pelas 11h00m legais, realizar-se-á um passeio de buga pelas ruelas de Aveiro, com paragem em locais de inquestionável interesse cultural, como são o Chez Palhuce, Zé Bissa, Tasca do Canal, entre outros.
O almoço será livre.
Da parte da tarde far-se-á o segundo evento náutico desportivo, estando neste momento a organização a decidir se se tratará de uma regata do pontão Sul para o Pontão Norte, à sirga, se uma outra à vela, de São Jacinto até Aveiro. A Meteorologia o ditará.
À noite teremos um jantar dançante abrilhantado pelo conjunto 'Os Paralelos do Ritmo' onde serão distribuidas lembranças e prémios aos melhores petiscos e aos vencedores dos diferentes eventos náuticos desportivos.

Dia 9 de Maio, Domingo
Pela fresquinha os majestosos veleiros suspendem e largam da Ria de Aveiro rumando aos seus portos de origem, com os olhos rasos de água e de saudade e desejosos do regresso em 2011.

Os apoios serão do Boavista Rádio Controlo, com discos pedidos, dos Grupo de Forcados Amadores de Alhandra, do Grupo de Cantares Serranos de Montemor o Velho, da Associação de Apreciadores de Queijo da Mourisca, para além de outras agremiações não menos crediveis e actuantes.

PS 1: Uma honesta proposta minha para a actividade do sábado dia 8 de Maio foi liminarmente recusada e, no entanto, penso ser uma boa ideia: Há uma empresa em Aveiro, proprietária duma daquelas lanchas-restaurantes, que as aluga com espectaculo erótico incluído, composto por table dance, lap dance, strip e outras variantes artisticas.

Colocávamos a rapaziada a bordo, diziamos às nossas acompanhantes que iriamos ter uma exposição de pintura itenerante e flutuante, depois não apareciam os quadros e apareciam as artistas, escolhidas a dedo, e era fácil a justificação: É pá, já que aqui estamos, assistimos ao show.

Infelizmente não fui compreendido. Fica para a próxima.

PS 2: Esta minha honesta proposta já gerou problemas e desavenças conjugais, ao ponto de um Amigo meu se ter proposto participar na exposição de pintura, desculpando-se em casa com um jantar dos Lions, ser obrigado a arrepiar caminho e desistir, ameaçado que foi de lhe porem as malas à porta de casa e de levar um arraial de porrada dado com um rolo da massa novinho que a extremada esposa adquiriu, ainda há pouco, numa tenda de ciganos na feira dos vinte e oito.

Deste modo, e porque não quero de forma nenhuma o mal dos meus Amigos, aqui declaro ir sózinho à exposição de pintura, abrilhantada por três ucranianas e quatro brasileiras, todas de medidas olímpicas, especialistas em Rembrandt, Renoir, Caravaggio e mesmo Julio Pires, este ultimo não tão conhecido, mas de elevado potencial, até porque lhe adquiri recentemente uma boa meia duzia de obras.

(*) AAO = Anterior Acordo Ortográfico

3 comentários:

almagrande disse...

Grande programa.. a Avela a dominar a cena Gastro-Náutica-Cultural da Ria. Boa sorte e bom apetite.

CELTA MORGANA disse...

Podes contar comigo (1º fim-de-semana).

barcoantigo disse...

Ora aqui está um salutar programa. Eu votava pela exposição de pintura itenerante, mas parece que já não vai a votação...
Abraço desde Biana