domingo, setembro 11, 2011

A Faina

Com uma tripulação com origens nas mais ilustres familias marinheiras da nossa Ria, largou donairoso o NVV Veronique para a faina este sábado, acabando por fundear em São Jacinto, a uns larguíssimos 15 metros, 14.7 metros vá, da Base Militar altamente secreta e operacional que alí se situa.
Não eram passados 25 minutos quando um garboso militar nos comunicou a 'ordem superior' para dalí sairmos, pois estavamos a 'atentar contra a segurança da base' !!!
Ora na minha tripulação não havia nenhum árabe, nem mesmo nenhum benfiquista, pelo que não entendemos a ordem.
As armas que dispunhamos eram, apesar de perigosas, é certo, apenas um bacalhau abanado, duas duzias de rissóis de leitão, um quilo de gambas já cozidas, meia garrafa de água das pedras, duas caixas de Diamante Negro bruto e quatro caixas de Rota da Vila Douro 2005. (Ahh !!, também tinhamos uma Blue Saphire para os Gins Técnicos).
Para além disso, o garboso militar envergava um camuflado, o que dificultava a sua visibilidade no meio da densa mata de estramagueiras que protege a ultra secreta base, onde Portugal guarda os seus misseis continentais, para além da extensa garrafeira do senhor comandante.
Bem, como respeitadores que somos das 'ordens superiores', suspendemos e fomos à emposta, um pouco mais a norte, mesmo em frente ao terminal do ferry.
E bem valeu a manobra, pois a faina rendeu uma taínha de pinta amarela, sete douradas, quinze douradinhas, quatro ruivos, dois robalos, cinco jaquinzinhos e uma choupa.
E bem os fritei hoje, com uma molhanga escabéchica, tudo acompanhado por umas Alvarinho de estalo e uma aletria da Dona Zerinhas, bem merdaleira como eu gosto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há umas semanas foi divulgado nos jornais que a Base estava aberta a diversas iniciativas da comunidade civil, tais como casamentos, etc, isto para gerar algumas receitas para a sua manutenção.
Se com essa abertura à comunidade não resulta perigo para a base, porque raio há-de ser proibido fundear em frente à base. Será que quem paga deixa de representar perigo ?
CPF

João Manuel Rodrigues disse...

Poderá essa esbelta embarcação de aço ter sido confundida com algum couraçado nos ecos do Radar da Base?

Só pode!!!

João