sábado, dezembro 29, 2007

O Ancoradouro de Recreio do Eng Ribau

Que não haja duvidas, a minha posição é de que quantas mais marinas, portos de abrigo e ancoradouros exitirem na Ria melhor, sejam em Ilhavo, Aveiro, Vagos, Murtosa, Estarreja ou Ovar.
Participei em várias reuniões na APA a proposito do "talvez" Porto de Recreio de São Jacinto. A ideia que nos transmitiram foi que o contrato de concessão da Marina da Barra previa uma área de protecção em seu redor, e São Jacinto estava nessa área, o que inviabilizava qualquer iniciativa do genero, salvo se autorizada pelo concessionário, que expressamente, numa dessas reuniões, o declinou.
A Caldeira do Forte vai ter um ancoradouro de recreio. O artigo acima, do Boletim Informativo "Municipio de Ilhavo" de Dezembro de 2007, assim o afirma, podendo ver-se na planta os trapiches do "ancoradouro de recreio" com a construção agora adjudicada.
Acontece que o Caldeiro do Forte fica muito mais perto da Marina da Barra que a baía de São Jacinto, está portanto dentro da tal área de protecção, e, mesmo assim, foi autorizado pela Administração do Porto de Aveiro. Será por ser "Ancoradouro de Recreio" e não Porto de Recreio?!!!
Ponha os olhos nisto Dr Élio, não queira ser como os ovos, moles. As Leis são as mesmas em Aveiro que em Ilhavo, se o eng Ribau pode fazer um ancoradouro na Caldeira do Forte, porque não podemos nós, na baía de São Jacinto, fazer três ancoradouros de recreio, com trapiches e tudo.
As embarcações fundeavam-se atracadas, ou atracavam-se fundeadas, ou lá ou que se quizesse, mas estavam lá.

7 comentários:

garina do mar disse...

esqueces-te que o Ribau é o grande defensor da Marina da Barra... por isso pode ter "autorização" do concessionário!!!

além de que isto é uma coisa pequenina, essencilamente para os "locais" e que pode ser complementar da Marina enquanto que se fizerem algo em São Jacinto lá se vai o argumento de que a ria precisa de uma marina para a frota visitante... n'est-ce pas?

Anónimo disse...

garina do mar
Permite-me desiludi-la, mas secretamente, gostaria de ver a Praia da Barra com uma Marina.
Não sei se é bom ou se é mau, já soube, mas já me esqueci.

Já agora Big, sempre te digo que ainda bem que tenho uma ideia BEM nítida de como é o Mar Y Arte, porque com essas fotos não se fica, como tu gostas de dizer, not even with the slightest idea...

garina do mar disse...

então é assim... a Barra e a Costa Nova juntas têm 5 mil habitantes e as respectivas infraestruturas "pendurados" numa única ponte que os liga a "terra"... a Marina da Barra seriam mais 5 mil habitantes e respectivas infraestruturas "pendurados" numa ponte que os leva à Barra e por isso passariam a ser 10 mil pendurados na outra...
para além disso, para fazerem a Marina escavam um banco de areia para pôr as embarcações e fazem uma "ilha" onde está água (parece a história daquele aeroporto que obriga a deitar um monte abaixo)...
por fim, o concurso da concessão já contrariava uma avaliação de impacte que "manda" reduzir a metade ou passar para terra parte das construções o que não é admissível, além de que se tratava de uma operação exclusivamente imobiliária onde nem sequer era referido o número de postos de acostagem!!

coisas a mais não é?

Anónimo disse...

garina do mar
Pois! Foi exactamente isso que me tinham explicado...

Anónimo disse...

Desejos de um Bom e Feliz Ano de 2008 com bons ventos e melhores velejadas.

Raquel Sabino Pereira disse...

FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!

Anónimo disse...

A ria de Aveiro é um cacho de problemas, e apenas o Dom Ribau tem "tomates" para tratar destes assuntos e mandar 2 murros na mesa. O problema é que o Home de Ilhavo deve ter dado a palavra à Cavacada, e já deve ter percebido que com a palavra a gente de Ilhavo fica a perder. O nosso Maia é bom rapaz, mas ... não deixa de ser bom rapaz.

Cap. PARDAL