quinta-feira, setembro 06, 2007

NVV Veronique


Desde que sou armador do Veronique que todos os anos vou 'em peregrinação' a Baiona e ao Mar Y Arte. As mais das vezes de barco, com o Veronique, mas algumas outras, confesso, de carro.
Em 2001, estava eu em Baiona, fui vizinho de pontão do Mala Moja, veleiro quase tão lindo como o Veronique, do Moreira Rato. Passamos uns dias, poucos, a partilhar o pontão do Monte Real, trocamos emails, e o João Moreira Rato já fez o favor de participar nos nossos Cruzeiros Berlengueiros. Deu-me na altura um cartão de visita, que não tenho agora comigo, em que o sobressaía era, para além do nome e referências, o N/V Mala Moja. Fiquei roído e verde de inveja e, pouco tempo depois, fiz o meu próprio cartão de visita, que reproduzo.
Notar que o Veronique em 2001 ainda era C2, hoje já é Oceânico.
Na altura ainda N/V Veronique, à semelhança do Mala Moja e das designações dos veleiros antigos.
Pouco depois, se NRP era Navio da Républica Portuguesa, USS United States Ship e HMS His Majesty Ship, porque não NVV ser o Navio à Vela do Veiga?
E foi assim....(em fundo o parvo do Tom Waits arranha o 'Old Boy Friends'....)

6 comentários:

Pedro disse...

Agradeço o convite para o encontro no NVV Veronique que, lamentavelmente não poderei aceitar.
De facto já estou em Lisboa, apesar de o NV Manias ter ficado na Galiza. Amanhã vão correr o Troféu Príncipe das Astúrias, em Baiona, e na próxima semana, o campeonato do mundo, em Sanxenxo.
Terá de ficar para outra vez, mas não escapará!

garina do mar disse...

devo estar a ficar surda...
ou foi o Mar Adentro que deixou de dar música?

Anónimo disse...

Se diviso algunha vez no horizonte a vela do NV/Veronique dende a ponte do NP/Meira da Costa, non dubide vostede de que izarei a miña bandeira como saúdo a o seu patrón e respeto a fasquia de tan fermoso navío.
Apertas

Anónimo disse...

Boa malha,gostei deste post!JC.

Laurus nobilis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Lá terás de mandar fazer outros cartões.....! quanto mais não seja para corrigires o indicativo de chamada do Veronique para CRD08!
Se não fôr eu!!!!!
MBAS