sexta-feira, agosto 24, 2012

Leituras de Verão

Confesso que a literatura sul americana não faz parte das minhas preferências, excepção feita ao Jorge Amado, chego ao fim das obras com alguma dificuldade, sempre por curiosidade e raras vezes com gozo.
O LLosa não sai fora da regra do meu (duvidoso) gosto.
Há uns bons quinze anos o meu Amigo Zé Eduardo, burocrata de serviço com quem troquei longas cartas escritas à moda antiga nos idos oitenta, ele jovem advogado, depois juiz e eu tirocinante de engenharia chez Renault, recomendou-me um tal Llosa com o Pantaleão e as Visitadoras, que na altura achei de escrita fresca e divertida.

Imagem da web, o meu é de edição muito anterior

Há dois anos o tal Llosa ganhava o Nobel da literatura mas eu, admito, nunca fui muito pelos prémios, Nobeis ou outros.
(O meu preferido Cardoso Pires nunca teve uma coisa dessas, o Vaillant também não, e não é por isso que deixam de ser de leitura obrigatória para gajos de gosto (duvidoso) como eu).
Acontece que na Costa Nova repousava o 'Visitadoras' e esta noite, por estar mais perto da mão, re abri-o e visitei umas quantas páginas, ao acaso.
É de facto divertido e fresco. Não alterei o meu (duvidoso) gosto, mas reconheço que o li com mais curiosidade que da primeira vez.
Não acabei, longe disso, mas vou acabá-lo e de inicio.

1 comentário:

Laurus nobilis disse...

Eventualmente... Também tive alguns problemas de leitura com este senhor...