segunda-feira, outubro 10, 2011

A orgânica das organizações

As minhas empresas têm um departamento de Direcção Financeira.
Por questões que se prendem com a optimização de custos e da criação de sinergias entre as estruturas, a direcção financeira  é comum, isto é, a mesma pessoa  responde pela gestão financeira das empresas.

E responde a quem, perguntarão os meus Amigos?

A resposta é simples, a mim.
Enquanto Gerente, esforçado, compete-me delinear as politicas a seguir, tomar as decisões do que comprar, a quem comprar, quando comprar, que investimentos fazer, que politica de compras e vendas praticar.

Isto é, a Direcção Financeira  das minhas empresas executa, com grande grau de autonomia, diga-se, as politicas que a Gerência, esforçada, define.
Seria impensável que a minha dótôra economista um dia se virasse para mim e me dissesse ”..oh engenheiro, isso é comigo, eu é que digo o que vai  gastar…”

Aliás até podia fazê-lo, mas  eu responder-lhe-ia de imediato  “…Pois  olhe dótôra, a porta de saída é serventia da casa, é 6 m x 6 m, e está sempre aberta…”

Quem define e desenha os orçamentos é o Passos Coelho; o Victor Gaspar, com toda a competência que se lhe reconheça, executa as directivas do Primeiro Ministro.
Hiérarquias de responsabilidades são hiérarquias de responsabilidades.

Houve excepções, o Dr Salazar, enquanto ministro das finanças, indicou a porta de saída ao  Dr Domingos da Costa Oliveira, 1º ministro de então e sabe-se o que se lhe seguiu.
O Dr Salazar morreu pobre, era inquestionável a sua honestidade nas contas pessoais, mas o seu imobilismo e a sua falta de visão condenaram  Portugal a umas boas dezenas de anos de atraso.

"...Está tudo bem assim e não podia ser de outra forma..."
Salazar, Discursos

5 comentários:

João Júdice Pargana disse...

BOA MALHA!

João Júdice Pargana disse...

Sempre atento e oportuno o meu AMIGO João Veiga!!!!!!

Catarina disse...

Sempre atento e oportuno, o meu AMIGO João Veiga!!!

Anónimo disse...

E quanto nos vai custar a grande visão e a honestidade, ou falta dela, dos politicos recentes ???
CPF

João Manuel Rodrigues disse...

O Sr. Engº é um senhor, carago!!!!