quinta-feira, julho 30, 2009

A Segurança Militar

A Ria de Aveiro não é prodiga em locais de fundeio. São poucos e desabrigados. Muitas das vezes é dificil encontrar boas sondas e tenças, poucas correntes e ventos, para uma tarde bem passada.
Um desses poucos locais era a baía de São Jacinto, na zona encostada à vegetação densa de estramagueiras quea protege do Vento Norte, dominante nesta região. Correntes não tinha, ventos poucos, a tença era boa e a sonda na casa dos 4 a 8 metros.
A Base Aérea de São Jacinto, naquele local, tem um muro alto para a Ria que impossibilita o acesso a partir de água.
Também aquela zona da base está com acesso cedido ao Aéro Clube de Aveiro, que alí mantem os seus hangares.
O edital, no ponto 7, que aqui reproduzo, já existe há muitos anos. No entanto até há dois anos tem prevalecido o bom senso dos comandantes da Base e do Porto de Aveiro, e os veleiros da Ria tem usufruido daquele local que, diga-se, é magnifico.
Desde 2007 que se tem feito cumprir o edital tornando proibido o fundeio naquela zona.

Entendo que devemos respeito às normas da sociedade e, neste caso, trata-se apenas de uma actividade de recreio que está a ser limitada numa área, apesar de tudo, muito pequena.
Contudo essa área pequena é quase a totalidade da área disponivel da baía de São Jacinto, uma vez que a restante é seca, ou canal de navegação, ou muito desabrigada ( a área mais a Norte).
E depois, será que a segurança militar é assim tão importante? e a ser, porque então se permite o acesso ao Aéro Clube de Aveiro, exactente na mesma área?



ZP = Zona Proibida
Sc = Secos, sondas inferiores a 0,5 metro
Cn = Canal de Navegação, ferry e lanchas de carreira
HACAv = Hangares do Aero Clube de Aveiro
Fd = Zona de fundeio livre

Edital da Capitania do Porto de Aveiro n.º 01/2007 de 28 de Dezembro de 2006 e reeditado para 2008 e 2009.

7. Zona de Segurança Militar

Por razões de segurança militar é proibido fundear, pescar ou efectuar construções de qualquer natureza, no interior da baia de São jacinto, a uma distancia inferior a 50 metros de uma linha base, desde a porta de armas do Regimento de Infantaria nº10 até à raiz do molhe sul , da mencionada baía (decreto lei 42239 de 28 de Abril de 1959)

Desconfio que o interesse da Autoridade é lançar uma taxazinha para a malta pagar pelo direito de alí fundear. Sempre contribui, juntamente com as multas, para o Orçamento dos Aventais.

quinta-feira, julho 23, 2009

Taxa de Farolagem

"Somos um povo de bananas governado por sacanas", Carlos de Bragança, marinheiro amador e rei de Portugal, em inumeras situações.

Como reza a Lei, assinada pelo 'socialista' Guterres, a taxa de farolagem foi criada (DL 12/97 de 16 de Janeiro) para fazer face "...à necessidade de manutenção das infra estruturas que lhe estão afectas, nomeadamente faróis, bóias, balizas, marcas..." e, segundo o mesmo diploma, "...a prestação deste serviço publico exige, como contrapartida, a criação de uma taxa de farolagem e balizagem."
Quem navega na Ria de Aveiro sabe bem como estão as tais bóias e marcas fora dos canais de navegação comercial. Ou não existem, ou estão mal colocados, fora dos canais, deverei dizer regos, ou partidos a meia água, ou outra coisa qualquer.
O mesmo diploma também estipula que o período de validade da taxa paga deva coincidir com a data de emissão do primeiro certificado de navegabilidade da Embarcação a que diz respeito.
No entanto, desde que foi criada esta taxa, o período que a Autoridade Maritima (AM) tem considerado era o do pagamento da taxa, isto é, cada patrão apresentava-se a contas na Capitania no dia d e no dia d+1 ano teria de a pagar outra vez.
Foi isso que fiz, ontem, 22 de Julho, ao apresentar-me na Capitania do Porto de Aveiro para pagar a taxa para o tal serviço público que não existe. (não será antes um imposto? oh amigos juristas)
Mas a AM agora entende aplicar a Lei, e os 56 euros que paguei vão valer apenas até ao dia 23 de Outubro deste ano, data do 1º registo nacional do NVV Veronique.
Em Outubro terei de pagar outros 56 euros, isto é, em vez de pagar uma vez por ano, terei de pagar a mesma taxa/imposto duas vezes no mesmo ano !!!!
Atenção rapaziada que isto é para todos, não é só para mim.

É grande a aptência do Estado por dinheiro , mas será esta a forma correcta de o arranjar (ou deverei dizer sacar) ??

quinta-feira, julho 16, 2009

O País do Medo

O Diário de Aveiro de hoje noticiava um problema de poluição no esteiro de Esgueira. E, no meio do texto, este parágrafo:
"...
Para quem sempre viveu na zona, o caso gera alguma revolta. “Chegámos a tomar banho neste braço da Ria. E peixes, como douradas ou linguados, também existiam muitos”, lembra um morador de Mataduços, que preferiu não ser identificado.
..."
Mas que País é este em que as pessoas são perseguidas por um simples relatar de um facto objectivo que nem sequer chega a ser uma opinião?!!!
O que faz um cidadão ter medo de testemunhar um facto objectivo, visto por ele e por mais umas dezenas largas de pessoas? As retaliações do poder? Só pode!!!!!
Desde os tempos do António que tal se não via, só que nessa altura, pelo menos ele, o António, vivia só com o que recebia do estado.
Agora vive-se o mesmo medo de falar, mas as retaliações, que existem na mesma, são mais sofisticadas, mas igualmente brutais e injustas.
A Verdade incomóda os gajos do poder. Até quando vamos viver no medo?

Mais actual que nunca o poema do Alegre:
"...
Venho dizer-vos que não tenho medo
A verdade é mais forte que as algemas.
Venho dizer-vos que não há degredo
Quando se traz a alma cheia de poemas.

Em qualquer parte estou presente
Todo o navio da canção
E vou direito ao coração de toda a gente.

Venho dizer-vos que não tenho medo
A verdade é mais forte que as algemas.
Venho dizer-vos que não há degredo
Quando se traz a alma cheia de poemas.
Venho dizer-vos que não tenho medo.
..."

terça-feira, julho 14, 2009

Meia Laranja

Ora digam lá se a Baía da Meia Laranja, Praia Velha como alguns lhe chamam, com o NVV Veronique, e 'moi mêmme, não é do mais lindo que se pode ver?
Em fundo o meu kleine Wohnung da Barra, actualmente ocupado pelo fâscismo.
A Pic é do meu Amigo Licas.

quarta-feira, julho 08, 2009

Cinema

Com os pedidos de desculpa, aqui vai à pagina da frente o comentário agora recebido:

"...

Obrigado pela divulgação do trabalho dos Projectos Diferidos, pena que não seja feita referência directa à nossa página. :)Não hesitem em comentar este e outros vídeos em http://projectosdiferidos.blogspot.com

PS - Temos uma conterrânea no grupo! Aveiro, Aveiro!!

..."

Os Companheiros do Balde

O Diário de Noticias revela hoje ligações perigosas da Maçonaria à Justiça, com tráfico de influências e outras actividades próprias desta simpática associação recreativa.
Questionado um relevante membro da agremiação, respondeu-nos prontamente, com a tradicional farda aventalista, embora fugindo, como é hábito, à questão de fundo.

sexta-feira, julho 03, 2009

O Xarroco

(Imagem retirada a solicitação de um grupo de pescadores incomodado, às tantas amigos do Xarrroco)
Não é fácil, num grupo de tanta incompetência e sobranceria, apontar o dedo ao campeão. Mas este era o campeão.
Misto de Cazal Ribeiro e Cantinflas, mas em mau, ele era um fartar de vilanagem no apoio às empresas do regime e no ataque a todas as outras.
Dizia-se representante da minha terra no parlamento, mas dela apenas conhecia o troço da A1 que lhe passa ao lado, e, ao que consta, a mais de duzentos à hora.

Admirador de Nostradamus, anunciou várias vezes o fim dos problemas dos Portugueses, quando estes mal começavam.
Atoardas, aldrabices e fanfarronices, mais que muitas. A Verdade desmentia-o a velocidade alucinante. O homem saberia o que dizia?

E depois, achar que duzentos e cinquenta e tal meliantes agem com 'espirito de taberna' é insultar os meus Amigos Taberneiros, e são muitos, mais inteligentes e a anos luz de honestidade daqueles azeiteiros.
E é isso que eu penso. E a esmagadora maioria dos Portugueses, oh azeiteiros.

Como é que um Povo tão bom, com gente tão boa ( a Maria João Pires agora não quer ser Portuguesa ), é governado por sacanas destes?!!

Mal criado, ordinarote e badalhoco mesmo, à imagem do chefe, que fique bem longe de nós por muitos e bons anos...