quinta-feira, julho 31, 2008

Carta Aberta

Sou um cidadão de Ílhavo e de Aveiro, não me move qualquer sentimento bairrista das minhas duas terras, sou, antes de mais, um cidadão da Ria.
Participei em várias reuniões com os homens da APA, da Câmara de Aveiro, da Rota da Luz e dos Irmãos Cavaco, a propósito do Porto de Recreio de São Jacinto.
Não pedíamos um chavo ao erário publico, antes oferecíamos as contribuições que nos atribuíssem pela autorização de construção dum Porto de Recreio em São Jacinto.
Todos ouvimos o sr António Cavaco dizer, e não foi desmentido pelo Luís Cacho, que, quando ganhou a concessão da Marina da Barra, ganhou também uma clausula de protecção que impedia a construção de uma outra qualquer estrutura congénere na área de jurisdição da APA sem seu consentimento.
E, dizia ele, “…não me obriguem a dar um tiro no pé, arrasando o meu único trunfo, de me apresentar como promotor da única marina da Ria de Aveiro…”
E, mais adiante,
“…ajudem-me a desbloquear o projecto da Marina da Barra que então eu não me oponho ao Porto de Recreio de São Jacinto…”
Todos ouvimos, o Luís Cacho, o Élio Maia, o Pedro Silva, eu e todos os outros que lá estiveram.
O Dr Élio ainda se insurgiu por se sentir "...refém de um investimento que talvez se faça no concelho vizinho…”, mas de nada serviu, o sr António Cavaco permaneceu inflexível e o Luís Cacho validou a inflexibilidade do Promotor da Marina da Barra.
Agora, e muito bem, o engº Ribau fez um “Ancoradouro de Recreio” na caldeira do Forte, dentro da jurisdição da APA, o que quer dizer que o Luís Cacho teve de autorizar, e muito mais perto da futura Marina da Barra que a baía de São Jacinto.
Então onde está a clausula de protecção?!!!! Por a caldeira ser mais perto da Marina da Barra a tal clausula não faz efeito? Ou é por se chamar Ancoradouro em vez de Porto?!!!
Ou será por Aveiro ser muito mais a terra dos “homens moles” que dos “ovos moles”?

Qual seria a reacção do eng Ribau do outro lado, a querer fazer uma estrutura náutica na caldeira do Forte, o Luís Cacho não autorizar, mas em contrapartida autorizar o Dr Élio a fazê-la em São Jacinto?
Cá para mim subia as escadas da APA e partia a cara ao Luís Cacho.
Pelo menos era o que eu faria.

O Ancoradouro de Recreio da Caldeira do Forte

5 comentários:

CELTA MORGANA disse...

Aveiro...Ovos moles...gaijos moles

Não vale a pena partires a cara a ninguém. Isto na politica é mesmo assim. Um dia com a reforma ou com a não-nomeação voltam a ser uns gajos porreiros e a defender "verdadeiramente" o povinho.

Marieke disse...

Não que o nosso Presidente quando a "coisa não lhe cheira"..manda-os às malvas

Anónimo disse...

Só lá vamos com associativismo. Juntem-se todos os utilizadores da Ria e colocar tudo isto em jornais, opinião pública e claro em Tribunais. Os feudos acabaram com a Idade Média.neste assuntos não aparecem os notáveis nem os gaijos dos manifestos...

Anónimo disse...

Ó veiguinha bebe uns copos e não te metas em assuntos que não entendes

Anónimo disse...

Gostei, não só gostei como apoio, vamos é tentar e com toda a força que EM TODA A RIA, em toda a sua extensão, se possa ter estruturas de apoio á náutica de recreio e acessos ás diversas povoações para assim os utentes actuais e os milhares que aguardam a hipótese de termos um “plano água 24 horas por dia navegável”, possam finalmente e após estes quase 20 anos de barreiras, aceder a terra e terem condições em qualquer concelho de atracar em segurança e principalmente NAVEGAR.
SENHORES, deixem de olhar para os seus sapatos e vemos fazer mexer esta Bela que não está adormecida mas sim moribunda que é A NOSSA RIA DE AVEIRO com todos os seus canais de Norte a Sul e do mar até Estarreja.