Com autoria do arquitecto Paulo Marinheiro e na continuação de grandes Artistas a assinarem o cartaz do Cruzeiro, este ano o convite aceite pelo meu Amigo Paulo, que se seguiu ao meu Amigo Julio e ao meu Amigo Amandio.O Cruzeiro segue com programa de luxo a afirmar-se um dos maiores eventos da Nautica de Recreio Portuguesa.
É habito no NVV Veronique quando navega em flotilha, ao VHF, dizer-se o Mostrengo.
Umas vezes digo-eu, outras vezes há que convido alguns Amigos para o dizerem:O mostrengo que está no fim do marNa noite de breu ergueu-se a voar;A roda da nau voou três vezes,Voou três vezes a chiar, E disse:«Quem é que ousou entrarNas minhas cavernas que não desvendo,Meus tectos negros do fim do mundo?»E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»«De quem são as velas onde me roço?De quem as quilhas que vejo e ouço?»Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso.«Quem vem poder o que só eu posso,Que moro onde nunca ninguém me visseE escorro os medos do mar sem fundo?»
E o homem do leme tremeu, e disse:«El-Rei D. João Segundo!»Três vezes do leme as mãos ergueu,Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:«Aqui ao leme sou mais do que eu:Sou um povo que quer o mar que é teu;E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,Manda a vontade, que me ate ao leme,De El-Rei D. João Segundo!»
Cambada,Finalmente recompuz-me das termas galegas e do meio copinho de agua que lá fui obrigado a beber.Esse meio copinho de água deu cabo de mim, até análises fiz, vejam lá.Recomeçamos agora as crónicas nauticas e começamos pelas notícias de que a II Grande Regata Oceânica Rias Baixas Aveiro vai de vento em popa, no próximo dia 1 é inaugurado o pontão novo da Lota Velha da Avela com a presença dos nossos amigos Galegos, o XIII Cruzeiro à Berlenga, a realizar em Junho, vai também de vela enfunada, o Bolha vai ajudar a compôr a instalação electrica do NVV Veronique, o Toni optou finalmente por atracar o Celta-Wooloomooloo em Aveiro, e da próxima vez que for a termas tenho de evitar os meios copinhos de agua, são arrazadores.Aguardem notíciasPS: Leitão de Coimbra, de coimbra, de coimbra a estupída, o local onde "gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorancia", da coimbra dos 'queimadinhos da praça da Républica, da coimbra do Bolha, da coimbra a primeira terra dos algarves ???Não, o leitão é da Bairrada, fronteira sul e mediterrânea de Portugal.No NVV Veronique é hábito apostar um leitão nas Regatas. Nunca ganhamos nenhuma, é verdade, mas o leitão vai-se sempre malhando, pois....
Cambada,Como estou adoentado, com os sintomas de uma bebedeira, mas sem beber (a vantagem é que já estou habituado aos sintomas, nem estranho), ficam sem postes durante alguns dias.Restabelecido que esteja, regressarei em força com novas crónicas nauticas e termais.Para os meus leitores estrangeiros:Cambade,As i am doenting, with bebeding sintomes without bebing (the advantage is i am habituated to the sintomes, i do not stranhe) you ficate without postes for algains days.Restarted que I be, i coma bake with more nautical and termal stories.
Português:Informam-se os associados da Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro - AVELA, que os tubos do novo pontão da Lota Velha começaram hoje a ser colocados na água, prevendo-se a colocação dos flutuadores já no próximo sábado 9 de Fevereiro.Apela-se a todos os sócios que estejam presentes neste sábado na Lota Velha de forma a colaborarem na colocação dos ditos flutuadores.Estrangeiro:Information to socies of Avela assossiation that tubes to new pontain of old lote put tuday on water, and the flotation on sabadation on water.Apil to oll socies be present sabadation on old lote to work, to vergar the mole, put water the flotations.
Vem sempre ao de cima.E para quem duvida ainda da asserção de que o NVV Veronique é o mais belo veleiro do Universo, quiçá mesmo o mais belo veleiro de Aveiro, aqui vai o comentário do Jorge Fernandes, de quem efectivamente me recordo, e a quem convido desde já para no seu BJET fazer a II Grande Regata Oceanica Camariñal- Baiona-Aveiro.O sublinhado é meu."...Sr.º João Veiga, sou Jorge Fernandes, de Lanhelas-Caminha. Tenho um pequeno veleiro, BJET com 7,40m, ancorado no Belo Rio Minho. Estou viciado na vela e como tal, leio todos os dias o que o Sr.º escreve. Conheço-o pessoalmente, mas não se deve lembrar de mim. Estive cerca de dois anos a trabalhar em Aveiro, e ia todos os dias ver o belo e Fantastico barco VERONIQUE. Este ano gostaria de navegar do minho até Baiona, vamos ver se perco o medo.Bom, por hoje é tudo. Continue a escrever neste belo BLOG.Dê uma olhadela ao bolg "bjetemportugal", o meu barco é o "PAGURO".
Saudações Nauticas
..."
O NVV Veronique põe neste momento à venda uma expreplêndica VELA GRANDE, de Julho de 2006, HK Sail Makers, infelizmente com pouquissimo uso, 23 m2, em dracon branco, 7,3 US oz, 11 m de testa e 4 m de esteira, três rizos e a grande honra de ter sido envergada neste veleiro.
Vai à praça pela quantia simbólica de € 250,00.
Motivo, o armador do NVV Veronique adquiriu um jogo de velas de kevlar.
(não acreditam????, nem eu)