quinta-feira, abril 17, 2025

SENTIDO DE VOTO

 Sinto-me  um dos indecisos para o próximo dia 18 de Maio.

Ainda não consultei a tábua das marés, mas estou indeciso entre a Cale do Ouro, a Torreira ou o Muranzel.

Decididamente para a baía de Lavacos não vou, não me apetece levar com a nortada em cima.

Em boa verdade um gajo como eu, com a minha idade e experiência, tinha obrigação de já ter decidido para onde ir no domingo 18 de Maio mas, élás, ainda vou ver para onde irei fundear nesse fim de semana.

Ainda tenho o cenário de me meter no Alfa e ir até ao Sterna. " Paulatim deambulando longum confictur item", como diria o meu amigo o padre Jeremim Barreiros.







segunda-feira, abril 14, 2025

Saga à Berlenga

Corria o ano da graça de 2022 e tinhamos rumado às ilhas Mágicas.

Com escala na Nazaré, largamos no dia seguinte para a Berlenga, onde nos esperava um magnifico ensopado de choco no Sol e Mar, que já tinha sido do meu Amigo Arnaldo.

O Mar estava trapalhão, desencontrado. A manobra de fundear correu bem mas, comedido como sou, deveria ter largado um pouco mais de corrente, para aí o dobro.

Transportados a terra por um dos taxis que lá operam, iniciei, eu e o first mate sr António Marinheiro, o nosso almoço que, se ainda não disse, era composto por um ensopado de choco e acompanhado por um branco da Verdelha de dar vida a um batalhão de mortos.

E eis que toca o telemovel. Era um amigo a informar que o Veronique   estava a ir à garra. "...já obtive essa informação", retorqui não me acreditando no que me diziam.

Só que poucos minutos depois telefonaram-me de novo, com a mesma informação.

Era sério, conclui.

Pagamos  rapidamente e aí vamos nós, ilha abaixo, já com o camarada do taxi pronto para nos levar ao fundeadouro. 







sábado, abril 12, 2025

Descida da Ria


 A Descida da Ria foi um evento desportivo criado pelo Clube dos Galitos no fim dos anos oitenta, consistindo de uma regata de fundo entre a Torreira e São Jacinto.

Coube-me a organização desta regata nos inícios dos anos noventa, se não me engano a 3ª e 4ª edição.

Posteriormente foi reduzida a distância da regata, com largada no Muranzel e chegada em São Jacinto.

Depois ainda se fez, pelo menos uma edição, no Canal de Mira, entre a Vagueira e a Costa Nova.

Seria talvez a mais icónica regata de fundo do Remo Português.

Seguiram-se muitos anos em que a regata foi esquecida.

No ano passado o Clube dos Galitos resolveu reeditar a "Descida" com um formato entre o contra- relógio e o match-racing.

Confesso que não gostei, nem gosto. As condições de vento e de maré mudam a cada instante na Ria, na Cale da Vila também, o que tem implicações determinantes nos tempos que as tripulações vão registando.

Conseguiu-se trazer a regata para dentro da cidade, com público, mas sequenta. Não é pera doce estar na margem a assistir às equipes a passarem a remar sozinhas.

Não fiquei cliente.

sexta-feira, abril 11, 2025

Academia de Saberes de Aveiro

Bem, cá estamos na Academia de Saberes, a fazer uma apresentação sobre os Caminhos de Santiago, o Português em particular, o Maritimo das Cunchas em concreto.

Peregrinação para ateus místicos, numa versão  cristã do caminho celta ao fim do mundo, Finisterra, que eu fiz, de veleiro em 2011 e 2012, numa organização do Liceo  de Bouzas.





O meu Amigo J Belo fez a primeira parte, com a apresentação da Nau Portugal e o seu fulgurante Bota-Abaixo em Julho de 1940.





quinta-feira, abril 10, 2025

Os caminhos de Santiago

A cristianização dos rituais politaistas anteriores  a Constantino deram na proliferação de santos para todos os gostos, de preferencia oriundos das realezas europeias coevas.

O caminho de Santiago foi, durante séculos, o caminho Celta do Fim do Mundo, a Finisterra, ou Fisterra em  Galego. Ainda hoje é.

De qualquer forma não se pode comparar a peregrinação a Santiago à peregrinação a Fátima.

Calcorreiam os caminhos de Santiago gentes de diferentes credos, ou sem credo nenhum, numa busca de si próprios, em meditação de auto-suplantação.

Nós fomos de veleiro, devidamente certificados pelo Arcebispado, com o compromisso único do respeito e das milhas percorridas até à Ria de Arosa.

Por isso se inicia o caminho em aguas lusas.