terça-feira, outubro 17, 2017

O fato de mergulho

O fato de mergulho, aos anos que ando para o comprar.
Num destes fins de semana atrás, fui até São Jacinto almoçar e descobri, tardiamente, a solução para o problema de almoçar em São Jacinto.
São Jacinto continua o albergue espanhol que conhecemos, no que diz respeito a amarrações para embarcações de recreio. Os seus restaurantes são muito apresentáveis, sobretudo nos pratos de peixe, mas amarrar um veleiro em São Jacinto é uma tarefa hercúlea.
E porque não fundear e chamar um dos táxis que lá prestam serviço? Eureka, porque não me lembrei disso antes.
É verdade, por meia dúzia de euros, vou e volto do Veronique a terra, almoço nas calmas e regresso ao veleiro sem chatices, aborrecimentos, pancadaria, insultos, bocarras e outras.
Foi assim neste ultimo fim de semana, um magnifico robalo selvagem escalado, com optimo azeite e muito alho, umas espetadas de gambas para as senhoras e um Coração d’Oiro, como a novela da SIC, um muito razoável Douro, para acompanhar.
Numa mesa ao lado o clã Conde fazia as honras a manjares idênticos, não sem antes  se combinar uma recachia entre os nossos veleiros, ao ‘leitão por fora’.
Suspendemos ao fim da tarde e retomamos o caminho do Oudinot, sob forte maré viva enchente, mas a viagem era curta.

Foto gentilmente cedida pelo Amândio,pela Sandra  e pelo veleiro Baccus,em que se pode ver a Marieke, a sensual galega, à pesca e duas teen agers inconcientes à luta com as minhocas, estando o Comandante no interior do gracioso veleiro às voltas com a Gertrude Stein

Ao entrar na doca do Oudinot, helás, um cabo bloqueou o hélice, deixando-nos sem máquina, mas sem grandes problemas para a amarração, feita com a perícia habitual com que eu fui habituando os meus tripulantes, feita apenas com a inercia das dez toneladas do Veronique.
Mas tive de pedir a amigos que mergulhassem e safassem o cabo do hélice.

E eis o motivo porque, desta vez é de vez, comprei um fato de mergulho.

1 comentário:

Maria Emília disse...

Ai agora depois do cabo tirado da hélice é que compraste o fato?
Estou para ver quando o vais usar,...