quarta-feira, janeiro 04, 2012

Breaking News

O Governo de Portugal aumentou o Imposto de Circulação dos veleiros em mais de 7%, o que é justo pois só tem veleiros quem pode. (ou quem abdica de outras merdas para ter um veleiro)

Felizmente somos um país de marinheiros se não o aumento seria mais alto. O Governo explicou a medida com a necessidade de dragagens constantes no Mar, que ficam carissimas, bem como dos canais que a ele conduzem, de que destacamos os canais da Ria de Aveiro, completamente navegáveis e muito bem sinalizados.
Aliás esta sinalização e balizagem é também alvo de uma taxa adicional, pois  fica caríssimo mudar as lampadas fundidas das boias de sinalização, sobretudo das que não existem, pela dificuldade em as encontrar.
Por outro lado tem se verificado um aumento generalizado do custo do vento nas bolsas internacionais, pelo que não restava outra alternativa ao executivo que os presentes aumentos.

A redação do Ventosga foi também informada da colocação de pórticos de cobrança de portagem no canal Cale da Vila e na Cale de Espinheiro, estando em estudo a colocação de pórticos idênticos no canal de Mira e no Canal de Ovar, aguardando apenas o parecer técnico das 32 comissões nomeadas para o efeito sobre a altura desses  pórticos, para permitir a passagem de veleiros, que terão, para isso, de reduzir os seus mastros para um máximo de 5 metros acima da linha de água.

Correcção:
Depois de lermos o comentário CPF investigamos e, de facto, são 31 comissões técnicas que etudam a altura dos pórticos.
A 32ª comissão demitiu-se há dois dias por discordar do material em que deviam ser construidos estes porticos, defendendo que  deviam ser em madeira e não em aço, como os seus amigos da Madeirex SA (empresa especializada em mobilias, pontes e outros artefactos em madeira) pretendiam.

3 comentários:

João Manuel Rodrigues disse...

Somos solidários com a medida, tambem queremos pórticos no Mar da Palha, na Cala das Barcas, Cala Norte, Cala de Samora, Alcochete e arredores.´
Tsmos dito.

João

Anónimo disse...

Em abono da verdade, coisa muito rara nos dias de hoje, não foram 32as comissões nomeadas para opinar ténicamente (!)sobre a altura dos pórticos mas sim 31, o seu a seu dono.
CPF

Fernando Vasconcelos disse...

Chegado aqui do blog da moura aveirense apreciei a ironia deste post e - velejador em potência que sou (adorava velejar mas confesso a minha total ignorância no assunto) - não posso no entanto deixar de vos informar que para além do mais os veleiros representam ainda um risco adicional por gastarem um recurso escasso que tanta falta faz a geração de energia para a rede da EDP. Têm portanto sorte que isso ainda não tenha sido devidamente taxado porque caso contrário receberiam é certo uma taxa adicional de electricidade digamos custos adicionais de co-geração.