Confrontado hoje de manhã com os direitos de autor do uso da palavra REGATA que estava inserida no nosso programa de festas do Cruzeiro ao Douro e Vila do Conde, fiquei a saber que qualquer evento que usasse o termo teria de ser sob o beneplácito da Federação Portuguesa de Vela, da Associação Regional de Vela do Norte e patrocinado por um clube filiado na FPV.
Uma chatice. Imaginei a rapaziada que vai daqui de Aveiro, a esmagadora maioria sem licença desportiva, a esmagadora maioria mais preocupada na merenda que vai levar para o Mar que na mareação das velas e nas vozes de largada.
Felizmente lembrei-me dum termo delicioso, um regionalismo da nossa Ria, que era usado quando dois ou mais moliceiros, mercantéis ou matolas decidiam entre os seus arrais ver quem chegava primeiro a um certo lugar, à vela.
Eram as RECAXIAS.
Assim, em vez de uma regata ao largo de Vila do Conde, vamos ter uma RECAXIA.
Grande RECAXIA pois ao largo de Vila do Conde...
Mantêm-se o resto do Programa.
7 comentários:
Podes contar comigo para a recaxia, para a merenda de bordo, para a merenda de terra, enfim, para todo o programa que meta comes e bebes.
João
então_vamos_la_recaxiar_em_Vila_do_
Conde.Porque_regatear_é_para_regateiros_e-nós_somos_pessoas
de_paz_merendamos_e_beeeebbbeeemmmooosss_sem_regatear.OK?
Berna
então_vamos_lá_recaxiar_a_Vila_do_Conde_porque_regatas_é_para_regateiros_e_nós_somos_pessoas_de_merendas_e_beeebeeerrrmmmooosss.OK?
Berna
As coisas que tu aprendes com o teu cunhado Paulo.
Mas estou de acordo com o Berna, regatas para os regateiros, recaxias para os foliões, não rima, mas é mesmo assim.
Para o Bolha:
TEU cunhado.
Porra, vocês entendam-se, seus cunhados um do outro.
João
Eu alinho numa recaxia, mas com RATING e Regras.
Enviar um comentário