sexta-feira, março 30, 2007

Baiona 2002




Largámos de Baiona para as Cyes com vento norte de força 5 ou 6. As águas eram interiores pelo que o risco naquela travessia não existia. O Mar também estava baixo, vagas de vento inferiores a 1 metro, que no entanto molhavam, com surriada, sobretudo na viagem para norte, salpicando quem estava no poço.
Chegados às Cyes não encontrámos baía onde se pudesse fundear com sossego tal era o vento que se sentia. Rumámos então um pouco mais para NNW, para a enseada da Barra, mesmo no sopé do monte de Ravinaldes, promontório com uns bons 200 metros de altura, o que nos garantia um bom resguardo de vento.
Fundeámos então, juntos com o Valhala, e de bote fomos a terra para as lapas e mexilhões, abundantes nas rochas da margem.
Deram uma magnífica refeição, preparadas com esmero pelo Ricardo, a bordo do Valhala.
Sentia se que a viagem de regresso, proa à passagem entre o Monte Ferro e as Estelas, seria mais suave, pois teríamos o vento e as vagas a favor, e assim foi na verdade.
A travessia foi feita integralmente à vela, em popa arrasada, com o vento a cair para os 15 nós, forte mas certinho, sem rajadas, e com o mar a cair também para uma ‘marejada’ suave inferior a 1 metro.
A tripulação não se sentiu, mesmo assim, nada bem.
Na verdade, o Mar ama-se ou odeia-se, não há termo médio. Foi complicado aguentar os nervos e os ânimos, durante as escassas 6 milhas, sobretudo depois de sairmos do abrigo das Cyes e até às Estelas.
A canção não era de facto a mesma para os tripulantes do Blue Tooth.

3 comentários:

Anónimo disse...

ai! que exagero!
Quando diz ânimos agitados, refer-se a uma gritaria infernal e a o senhor, "o nosso BOM gigante" ter quase apanhado porrada?
ai! que exagero!

garina do mar disse...

já fundeámos numa destas praias, não sei se na da Barra se na outra ao lado... numa situação parecida!!! chamamos-lhe "uma praia das boas"... por motivações diversas ;)
um dos areales de Cangas!!

garina do mar disse...

mas foi em 1993!