segunda-feira, junho 04, 2007

O embalamento em vacuo

É uma sensação estranha entrar num porto luso e levar com a autoridade em cima a pedir as documentações.
Se chegasse de carro ninguém me ligava nenhum, mas como chego de barco, aí vem eles, perguntar se tenho animais a bordo.
Curiosa a pergunta, sobretudo se tomada em conta que foi a seguir a uma outra muito mais inteligente, qual é a velocidade do seu barco?
Esta deixou-me de facto de boca aberta. Sendo o Veronique um veleiro, a sua velocidade é a do vento, isto é, muita, mas respondi à autoridade competente que a velocidade do Veronique se situava algures entre o parado e os 10 nós.
À pergunta se tinha animais a bordo, indiquei o Bolha e mais dois animais que lá tinha, mas a Autoridade não os considerou como tal, referia-se a outros animais. Fiquei, aqui, esclarecido
Seguiu-se o almoço num restaurante local, uma belíssima caldeirada servida por uma serviçal de atributos notáveis, provavelmente embalados a vácuo.
Uma vez mais o Bolha adulterou, por pura inveja, o ocorrido, e fez uma foto, desta vez em oposição aos cursos que detêm, em que se vê a minha pessoa, embora de lado, a ler uma mensagem no telemóvel e, ao mesmo tempo, tenho um telemóvel dual, a gravar para a posteridade os atributos envacuados da serviçal.
Bonito, dirão os senhores, bonito, reforço eu.
Posso adiantar que o cantaril também estava delicioso e o bolinho final, chila, amêndoa e feijão, chamado ‘Amigo de Peniche’, estava de estalo.

10 comentários:

garina do mar disse...

posso usar este texto num relatório? citando a fonte claro!! é que tenho que "dissertar" sobre as burocracias à chegada aos portos e estou um bocadinho desactualizada...

Eugénio disse...

E também podes acrescentar no relatório que nenhuma das autoridades gosta da outra. A Guarda Fiscal diz mal da Policia Marítima, que diz mal do Serviço de Estrangeiros e fronteiras, que diz mal da Marina que diz mal da Guarda Fiscal :) A Marina não é nenhuma autoridade mas está incluída na "pescadinha de rabo na boca".
Bem, a Marina de Sesimbra sim, é uma autoridade "-O seu barco tem 11 metros? Ohh.. que pena, só temos um lugar para barcos de 18 metros, que pena. Quer? Ah quer.. são 50 euros para encostar por 6 horas"
:)
:)

Eugénio disse...

Ah, e também podes acrescentar:
Autoridade: "vocês chegaram agora? Ahh.. foi? pois.... eu estou quase de saída, se não se importa depois passa pelos meus colegas que também são autoridade, ele vão entrar daqui a meia horita e aí sim, eles registam a vossa entrada. É que eu estou quase de saída."

Ou então: (esta não foi em Peniche foi noutro local da nossa costa)

Autoridade: "Esses gajos do SEF não mexem uma palha. A gente práqui é que tem que fazer o trabalhinho todo, escrever papelada, e os gajos vêm do outro lado da estrada às 6 da tarde buscar a papelada toda com a papinha feita. Assim também eu gostava de trabalhar no SEF. A PM? sei lá onde andam esses gajos, quero lá saber. Mas se você quer saber, hoje ainda não os vi"

Anónimo disse...

Aconteceu-me algo parecido em 2004 na Nazaré.Estava com o WOOLOOMOOLOO, quando me perguntaram sobre os animais. Respondi que trazia "dois". Os "dois" animais quase matavam o Capitão. O GNR (Lê-se Gênêrrê) teve que rasurar a folha. Lá do alto da parede o Jorge Sampaio encaixilhado admirava a cena. Não disse palavra alguma.

Anónimo disse...

Estava a espera de ver a foto do embalamento em vacuo
Por de tras não se ve caras nem corações.

Anónimo disse...

OH SENHOR ENGENHEIRO (de Coimbra!)
Animais a bordo?
Sem o meu conhecimento?
Será que o Veronique virou arca de Noé?
MBAS

barcoantigo disse...

Carissimo marinheiro vim ao seu blog agora vindo da nossa pagina
achei "engraçado" que tenha lincado a pagina da Federação galega Pela Cultira Maritima e Fluvial com o nome de "galegos", porque não serão só galegos, porque o mar não tem fronteiras, porque de ambos os lados faz muitos anos defendemos uma cultura maritima e uma memoria comum...
No final de Julho convidoa ver alguns dos barcos tradicionais da galiza ai na cidade de Aveiro no primeiro encontro/mostra iberica que estamos a organizar.
Abraço e boas navegações daqui onde o mar se junta com o rio.
A musica Maria Solina é fantastica.

Anónimo disse...

Ainda falam...quando as mulheres se juntam....!!!!!!!!!!!!!!
Quando se juntam comandantes de veleiros(com visões de embalagens em vácuo....)e animais de bordo o resultado é......(((((((

Anónimo disse...

Ó
JFMV
(mais conhecido pelo João Fernando o M. da V. )isoo é lá paleio de eng.????tás velho pá!
Canto do cisne!
Já nem o mar te chega!
Depois de velho, ficas brejeiro?

Anónimo disse...

Então e onde é que está a foto da "terra prometida"?