Dizia hoje o Dr Fernando Rebelo, geógrafo, que a Ria de Aveiro, correctamente Haff Delta de Aveiro, será, num futuro proximo uma planicie litoral.
Segundo ele o processo natural de sedimentação orgânica e de areias, interiores na laguna, acabará por torná-la numa planície seca. O Homem poderá atrasar o processo, mas será isso que os nossos netos terão.
Nós, que andamos na Ria, vemos isto todos os dias. Ainda ontem, ao passar com o Veronique no esteiro do Gramato, se sentia a verdade destas frases, que muito nos custam a ouvir.
Acredito que a nossa Ria ficará limitada aos canais de navegação comercial, ficando todos os outros transformados em pantanos, em praias de junco e esteiros de lodo.
Nós ficaremos com as recordações e o Estado com as taxas cobradas aos 'clandestinos' pelo privilégio de terem as lanchas à porta de casa.
As fotos são do Cais dos Botirões, ao lado do Canal de São Roque, junto à Praça do Peixe.
6 comentários:
ou não... se se deixar a natureza actuar a ria desaparece... volta ao que era há uns mil anitos atrás... eventualmente ficarão umas ilhas!! na Barra, na Costa Nova, na Vagueira, na Torreira, em São Jacinto...
Ó JoãoFMV, depois as contas são outras.... A água retrocedendo,o nivel máximo das marés também , as distancias aumentam; logo as taxas extinguem-se; Viva o aquecimento Global, diriam os clandestinos....
não sei... depois os que têm casa nas "ilhas" passam a ser ainda mais privilegiados, ou seja taxas maiores!!
Tb li a notícia e subscrevo a notícia todos os comentários por baixo.
Há que tomar medidas urgentes.
Hoje ao meio dia estive na Vagueira. Era baixa-mar. Não há areia.
Mau...!! Afinal seca com a sedimentação, ou inunda com o aquecimento da moda?
Vejam lá se se entendem.
umas partes secam com a sedimentação e outras inundam mas não é com o aquecimento da moda... é mesmo com erosão costeira - ondas e falta de areia (fica nuns sítios e depois falta nos outros!!)
Enviar um comentário