terça-feira, julho 10, 2012

Avela

Circular recebida pelos sócios e emitida pela Direcção da Avela-Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro.
(versão anotada)

"...
Exmos Associados



Carta enviada para o jornal publico depois de artigo sobre a lota velha


Um abraço


Paulo Costa
___________________________________


From: avela.direccao@hotmail.com


To: publico@publico.pt


Subject: Lota Velha - Aveiro


Date: Wed, 13 Jun 2012 18:04:36 +0100


Exmos Senhores


Foi com muito agrado que vimos um jornal como o Publico apresentar um artigo sobre a antiga lota de Aveiro e o facto de vir citada a nossa associação leva-nos a escrever-vos este mail.




... A AVELA foi constituída devido á construção da IP5 (1) e á falta de visão para o desporto e turismo náutico na região porque esta obra veio impossibilitar que os veleiros locais e visitantes que acostavam no canal das pirâmides no centro da cidade (2) ficaram impedidos de o fazer. Esta situação veio a trazer a necessidade dos proprietários de veleiros da região de se unirem e criar a Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro (AVELA).


Tendo sido assim "empurrado" para a lota velha (3) o clube foi crescendo e actualmente ocupa dois pavilhões da lota velha e, a expensas dos sócios, construiu um pontão que neste momento é o único local disponível para atracação de veleiros de médio porte na região de Aveiro. Só não é de quase todos os tipos de veleiros devido à existência de um cabo de alta tensão (4) que impede a entrada destes como, por exemplo, a escala em Aveiro pela primeira vez do Rally de Portugal, organizado pela prestigiada World Cruising.


Aos poucos este relativo abandono da lota foi animado, durante o dia, pela presença de outros clubes náuticos além do nosso nomeadamente os Galitos (5) e outros, resultado da visão generosa da APA que tem cedido pavilhões para a sua utilização por clubes da cidade de Aveiro. Contudo esta ocupação de uma pequeníssima área da lota e a falta de locais que constituam um atractivo à população para utilizar este espaço, tem como consequência o aparecimento de marginais o que agrava a desertificacao nocturna e com consequente aumento de criminalidade.


Seria a todos os níveis desejável que em acção coordenada o Estado, a Camara de Aveiro, autoridades da Ria de Aveiro e a APA viessem a disponibilizar este espaço à população e aos clubes sendo assim do interesse de todos, população e clubes, que fosse tomada esta decisão porque embora pertença à APA, esta é uma empresa pública.


A entrega/ venda deste terreno a privados cujas características não tem condições atractivas para a construção em altura ou outra, parece-nos que vai coartar a população e visitantes de um espaço de lazer a que tem direito.


Pela Direcção da AVELA


Paulo Pinho Costa




..."

(1) A Avela foi constituída em Outubro de 1989 e a ponte do IP5 referida é de Setembro 1991, dois anos depois.



(2) O canal no centro de Aveiro é o CANAL CENTRAL, o Canal das Pirâmides é o que vai da ponte da Dubadoura, às antigas Pirâmides, hoje às eclusas


(3) As embarcações da Avela estiveram no Canal das Pirâmides até ao Verão de 2001, altura em que foi construída a 1ª fase de actual pontão, na sequencia da II Regata Arcachon-Aveiro, tendo ainda permanecido no Canal das Piramides alguns barcos por mais uns anos


(4) O cabo é de 15 KV, média tensão


(5) A Secção Náutica do Clube dos Galitos foi para o local que actualmente ocupa em 1985, na sequencia da construção das eclusas, numa altura em que a AVELA ainda não existia)

1 comentário:

CPF disse...

Sempre que um homem sonha o mundo pula e avança, neste caso o escritor da carta começou a sonhar e foi por ai fora só parou no cabo de alta tensão.