segunda-feira, junho 25, 2012

Ainda o Rio Novo do Principe

Ainda o Rio Novo do Principe.
Tenho muito poucas fotografias desta época, esta é uma das pouquissimas.
Foi o segundo capeonato que ganhei no Rio Novo.

Da esquerda para a direita: Joaquim Modesto, Emidio Martins, Fernando Estima, mais tarde Presidente da FPR, António Magalhães, já desaparecido, e eusinho (com 16 aninhos e menos umas 10 arrobas)


Crónica de Cinema

Grande filme o "Teoria da Conspiração"
Deviam fazer-se cópias grátis e distribuirem-se essas cópias pelos fans.

Eu por acaso não sou apreciador desse filme, mas conheço quem seja.

sábado, junho 23, 2012

Novos Contos do Gin

Rio Novo do Principe



Trata-se de um troço do Vouga, já na sua fase final, antes de entrar na Cale de Espinheiro. Mandado construir no ínicio do seculo XIX pelo regente João de Bragança, chamou-se rio novo para o distinguir do velho, que corria, e corre, alí mesmo ao lado.

Nos anos 50 dois acontecimentos marcantes determinaram a sua vida, a celulose de Cacia que o sujou e as Regatas de Remo que lhe deram uma notoriedade nacional importante.
As Regatas alí realizadas rivalizavam em assistencia com as do futebol do Beira Mar.
Ser-se campeão no Rio Novo do Principe era especial, com as gentes de Aveiro nos dois quilometros de margem da pista a puxarem por nós.

Ganhei lá alguns campeonatos. Também perdi outros. Passei por lá no fim de semana passado, de regresso da fábrica e não resisti em fazer algumas fotografias.

A ultima vez que remei foi lá, com os meus Amigos Simões e Jorge Gordo.

Fui muito feliz no Rio Novo do Principe.

domingo, junho 17, 2012

Campo de Regatas de Ovar

Nota da Direcção da Avela na sequência do convite da Nado para a participação nas Regatas de Ovar:

"...
Recebi este mail e faço um desafio aos associados para participarem. Tenho a certeza que concordam que tal como desejam organizar regatas e passeios devem ter pelo menos a mesma vontade em participar nas regatas para as quais o clube e associados são convidados.
Abaixo reproduzo o convite e agradecia que informassem a direcção do número de inscritos.

..."

Decorreram com brilhantismo as Regatas da NADO no Campo de Regatas de Ovar, ao Carregal.

Respondendo ao simpático convite da NADO, a direcção da Avela exortou os associados à participação neste evento desportivo, tanto mais que alguns, mal intencionados por certo, entendiam a pouca actividade desportiva e social da associação como coisa nefasta.

Lamentavelmente, ao que sabemos, nenhum dos veleiros da Avela participou nestas regatas.

Claro que com o Veronique seria necessário resolver alguns piquenos problemas, como o navegar pelo Canal de Ovar até ao Carregal e passar pela ponte prof. Antunes Varela, com 9 metritos de 'air draught', nada que com alguma diplomacia e outro tanto engenho não pudesse resolver

Da minha parte mandei instalar umas lagartas no patilhão do Veronique o que, de forma claramente anti-veronique, só pode ser, o Comité de Regatas me informou não poder aceitar. Lamentável.

Solicitei, de igual modo, à Camara Municipal da Murtosa, a abertura de uma vala na Ponte Prof. Antunes Varela para eu poder subir o Canal de Ovar até ao Carregal mas,uma vez mais de forma lamentável, não obtive resposta, apesar dos meus 231 emails a solicitar este  tão simples trabalho.

Pensei então instalar umas dobradiças no mastro, aproveitando a ideia dos meus Amigos do Baccus, mas tive igualmente má sorte, só mas poderiam aplicar daqui a dois meses.

Falhei assim a Regata do Carregal organizada pelos nossos Amigos da Nado.

Mas da próxima não falharei, terei atempadamente tudo tratado, já mandei mais 154 emails para a Murtosa e 212 para o estaleiro das dobradiças, a solicitar condições para a participação do meu gracioso veleiro nestas Regatas.



Aspectos animados da Regata a que faltei no Campo de Regatas de Ovar
(Fotos gentilmente gamadas do blog da NADO)

sábado, junho 16, 2012

Os ultimos dias

O Remo e o desporto de competição ensinaram-me muitas coisas. A primeira das quais a lealdade e o respeito pelos outros.
Um dia fui campeão nacional com uma vantagem tal sobre o segundo que o nosso timoneiro se levantou e, de pé, cortou a meta.  Ele e nós.
O resultado foi um castigo que todos tivemos, justo, por desrespeito aos adversários.

Mas o Remo, o desporto, foi uma opção voluntária, não fomos obrigados a 'puxar pela tábua', andámos lá por que o elemento 'água' nos era vital, era isso mais que tudo que nos fazia viver.

Não fomos para o Remo porque  fossemos a isso obrigados mas porque a Ria era para nós o sangue e o sal que nos corria nas veias.

Os meus adversários, do Caminhense, do Fluvial, da ANL e dos outros eram, foram e ainda são meus Amigos.

Respeitamo-nos, ouvimo-nos e compreendemo-nos, algumas vezes não concordando. Mas o que nos une é muito mais forte, é o Mar, é a Ria, são os barcos.

Entendem-me? Espero que sim.

Hoje fui visitar um Amigo a enterrar. Fui porque era, é, meu Amigo, não porque as regras mo obrigassem.
E por duas vezes, que me lembre, discutimos forte.
Mas, mais forte que as palavras amargas era a Ria e o Mar, e a Amizade que o Mar e a Ria criam.

Tenho saudade do meu Amigo.

quinta-feira, junho 14, 2012

Eu e a AVELA

Utilizo este meio para informar os sócios da Avela que eu, João Madail Veiga, sócio da Avela com todas as contas regularizadas com a Associação e com provas dadas de dedicação e trabalho ao Clube, não apoio a actual direcção, nas pessoas do Dr. Pinho Costa e Engº Romão Machado, pelo que a Avela não contará com qualquer colaboração, por pequena que seja, da minha parte.

 Manter-me-ei naturalmente como sócio, pagarei atempadamente, como habitualmente, todas as minhas contas  e farei como a maioria dos sócios, utilizarei, dentro da prática regulamentar, o pontão do clube.

quinta-feira, junho 07, 2012

A demissão do momento, a do Sr. Veiga, isto é, eu.

Troca de galhardetes no fb, hoje de manhã, na sequência da minha demissão de 2º Vogal da Direcção da AVELA - Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro.
Para memória futura, como soi dizer-se:
Hoje recebi a comunicação do pedido de demissão do Veiga de segundo vogal da nossa direcçãoque obviamente aceitei. Por solidariedade informei os restantes elementos da direcção que iria fazer o mesmo, o que acabei por não fazer, após a reunião com outros elementos da direcção e sócios. É sempre com pena que vemos abandonar o nosso grupo um elemento como o Veiga: leal, coerente e amigo do seu amigo. Muitas das actividades da AVELA têm o seu cunho pessoal que esperemos que continue a participar e organizar eventos como antes.


· · · há 10 horas através de MyPad for iPad:

    • Vitorino Madaleno Alguma razão em especial? tem alguma coisa a aver com o Miguel relvas ou a demissão daquela menina jornalista do Público que é nossa amiga a Maria José que acompanhava aqueles eventos de outros tempos, tempos do passado claro... Paulo aprende com o Coelhinho e aguenta a capoeira rs rs rs.
      há 10 horas ·

    • João Júdice Pargana Notícia já previsível. Resta saber quem será o próximo!!
      há 10 horas ·