segunda-feira, setembro 20, 2010

Desilusão

Eu e o Médico de Bordo, atentos ao Desfile Náutico, num jardim ribeirinho de Biana

O Lanhezes

Aproveitando o Cruzeiro da Avela e da ANR ao Douro e Ave, prolonguei-o e naveguei até ao Lima.
É sempre emocionante navegar até Biana, terra irmã, e para mais com o encontro de embarcações tradicionais a decorrer e o Santa Maria Manuela por lá atracado.
Navegação a motor desde o Douro, de onde largamos pelas 4 da madrugada, calma mas sem vento a ajudar, entramos a barra do Lima às 1100, com a tradicional garrafinha de champain aberta loguinho na penetração.
Passamos pelo lugre e, espantem-se, pela primeira vez respondeu à nossa saudação com duas roncadelas, baixinhas, mas audíveis.
Às tantas foi pelo mesmo motivo por que nós cumprimentamos em Paris vizinhos que ignoramos na nossa rua. Bá-se lá saber.
As embarcações tradicionais no rio eram as mesmas que já vimos noutros encontros. O moliceiro era dos falsos, dos pequenitos para 'turista ver'. Só o Lanhezes nunca tinha visto antes e, apesar das suas defensas de garrafas de lixivia vazias, merecia melhor, paraceu-me muito elegante. Nunca tinha visto nada parecido, gostei.
Mas, e o desfile náutico programado para as 1100, e o Amigo Barco Antigo para quem reservei a ultima garrafinha de champain, além das outras do Douro, claro?
Bem, na ausência do desfile, ferrei uma sestinha numa sombra do parque marginal ao rio, que bem me soube, depois de uma noite de navegação.
As fotos? o Bolha fez bué delas, bão lá que o gajo merece.
E prontes...

3 comentários:

barcoantigo disse...

Boas, eu estava lá, de partida para o Manuela, e o Veronique como tinha uma ETA para as 06.00h(ou enganei-me?)quando o abistei singelo a navegar rio acima ainda lhes gritei para irmos beber um copo...culpa minha que devia ter ligado. Sim era eu que estava a acenar no cais junto ao Lanhezes...
portanto fica o registo aqui. Agora é so marcar data e hora para a tal malguinha de berde carrascão, que aquece a alma e o coração...
Abraço desde Viana

Eugénio disse...

Foi o efeito da garrafa de champanhe bruto Chateau d'Ax

João Manuel Rodrigues disse...

Cá pra mim foi mais Chateau de Montemor.

João