quinta-feira, setembro 02, 2010

Cronicretas de Férias

Ontem, no relvado da Costa Nova, assitimos deleitados à actuação do virtuoso da concertina.
O Povo cantou, dançou e até assisti a umas cambalhotas, muito ao estilo da Nadia Comaneci, flic flac à retaguarda com mortal encarpado, bem no meio de um vira para uma chula.
O homem toca e canta bem, escolhe bem as letras, '...tiro o carro, meto o carro, na garagem da bizinha...' e o sotaque galaico duriense fica a matar com as cantigas.
Não me venham com tretas, a musica que ele canta é a alma do nosso Povo, e não estou a falar da jocosidade, estou a lembrar-me da concertina, das desgarradas ao estilo da Maria Barbuda versus Marques Sardinha, das chulas batidas, do imenso gozo que emana dele ao cantigar tudo aquilo.
Fiquei à espera do clássico ' ...há quem lhe chupe a cabeça, outros preferem a posta, cá por mim como-lhe o rabo, seja cozido ou grelhado, cada um come o que gosta...', bem adaptado ao passado mês de Agosto e às peixadas com que nos locupletamos no Jorge, no Quiquitos, no Dóri e em tantos outros. Foi pena, estava à espera, mas correu mal.

3 comentários:

almagrande disse...

De Avanca de certeza, mas não podendo afiançar acerca da autoria ou não de Marques Sardinha, deixo uma quadrinha de singela beleza:

Maria, se fores ao talho
Traz-me carna da rabada
Porque a carne d'ao pé do cu
Foi sempre a mais "precurada".

Julio Quirino disse...

Vê-se mesmo que o meu caro amigo está de férias. Mais descontraído, mais "povo", e porque não dizê-lo, mais "pimba".
Leva-me a reflectir e fazer a seguinte interrogação, Será que o nosso povo, não é mais do que a alma portuguesa de férias?
E não estou a ser snob. Quando consigo tirar férias no verão, nunca perco o Arraial cá da terra, daqueles que ainda têm as barracas com rifas e panelas de alumínio que nunca me saem.
grande abraço e continuação de férias com muita MPP (Música Popular Portuguesa).

barcoantigo disse...

Viva Vila Praia de Ancora...
nos proximos dias 17 a 19 cá por Biana vamos fazer o 2º Encontro de embarcações tradicionais, o Veronique será bem vindo pra bebermos um copo...