sexta-feira, abril 18, 2008

Avaliações

Nas minhas funções de gestão, engenharia ‘de assinar cheques’ que por estes dias amargos tenho de singrar, tive de avaliar o desempenho dos meus engenheiros de ‘terreno’
Sim, que assim quem avalia sou eu, e aliópss.
Defini então alguns critérios de avaliação.
O primeiro é a assiduidade e a pontualidade. Sim que isto de assiduidade é uma virtude. Já tive colaboradores para quem o ideal era levar-lhes o dinheiro a casa ao fim do mês, mas, confesso, era incomodo para os rapazes, que tinham de largar os seus hobbies naturais e salutares para virem ao hall de entrada de suas casas assinar os recibitos.
De qualquer forma o efeito da eventual falta de assiduidade só terá efeitos para o ano que vem, e o meu colaborador pode ainda não concordar, o que, de forma inteiramente justa, invalida o meu juízo sobre a sua atitude, falta de assiduidade, se ainda não referi.
O segundo critério é a avaliação que o meu colaborador faz de si mesmo, do seu desempenho.
De inteira justiça, acrescente-se, e, sobretudo imparcial. Aqui também, se esta avaliação for negativa, deixo ao meu colaborador a possibilidade de ela só fazer efeito para o ano que vêm, e, mesmo assim, ela não ter qualquer efeito sobre a sua remuneração.
Um dos mais valiosos critérios é, não podia deixar de ser, a avaliação que o meu colaborador fará do meu próprio desempenho. Fica assim ao seu alcance pedir a minha própria demissão de gerente aqui da fábrica. Também nada mais justo, pois que há de pior que ter maus chefes, incompetentes e sem espírito de colaboração com os seus funcionários. Também aqui, caso o colaborador entenda, a minha demissão pode ter efeitos imediatos e não para o ano que vêm, como definido nos outros critérios.
O ultimo critério definido tem a ver com a avaliação do empenho do colaborador nos objectivos comuns da minha empresa. Claro que esta definição deverá ser conjunta, minha e dele, sendo que a sua opinião deverá, muito justamente, prevalecer.
Este empenho medir-se-á pelas vezes que o meu colaborador me convidar para almoçar, pagando justa e naturalmente a empresa.

Definidos estes justos critérios, cheguei a um conjunto espectacularmente bom de colaboradores.
Felizes os gestores que tais gentes tem, e dir
-me-ão se é melhor se ser do mundo gestor se destas gentes….

Sem comentários: