sexta-feira, julho 20, 2007

XULOS, AZEITEIROS

2007 vai ser o ultimo ano em que o Veronique enverga no mastro de honra a bandeira portuguesa.
O meu veleiro é de 1982.
O ano passado, com a passagem para Oceânico, foi escrito no livrete que o 1º registo era 2000, o que era apenas verdade por ser o primeiro registo nacional, mas o primeiro dos primeiros registos do Veronique é de 1982.
Quem conhece estes meandros sabe que ser o registo anterior ou posterior a 1986 representa mais do dobro do Imposto Municipal.
Expliquei isto à zelosa funcionária da administração fiscal, mas não a demovi, o que estava no livrete PORTUGUÊS era 2000 e a fotocopia do livrete antigo que exibi e que mostrava a verdade, 1982, não quiz dizer nada!!!
Ainda fui ameaçado, por nos anos anteriores ter pago apenas o equivalente ao registo de 1982, com as contas feitas pelo próprio fisco , de poder vir a pagar o erro do fisco no calculo do meu imposto municipal de circulação (pelo Mar).
[é sabido de todos as elevadas verbas que o erário publico dispende anualmente na conservação das vias de circulação no Mar].
O ano de registo, o espirito dessa norma, é penalizar as embarcações mais recentes, o que não é o caso do Veronique.
Então porque alimentar estes azeiteiros quando, nas calmas e na legalidade, posso registar o Veronique no estrangeiro?
Assim não levam mais nada e acabou-se.
Para 2008 o Veronique vai ser belga, com pena minha, mas para azeiteiros já chega.

O nosso dinheiro vai servindo para os 230 assessores da Assembleia da Republica, para os 8 assessores do Sá Fernandes em Lisboa (se este vereador, dos ultimos, tinha 8 assessores, quantos tinham os primeiros?)
Se ligo por VHF à Policia Maritima, ninguém responde, se no Mar necessito de informação meteorológica, como em qualquer país europeu se tem direito, eu que me desenmerde, se ouço um Aviso à Navegação com um perigo entre o Cabo da Roca e o Cabo Finisterre e peço especificação da posição, eu que me desenmerde, se preciso de atracar num porto de recreio, primeiro é preciso que o haja, depois tenho de o pagar, é justo, e tenho de declarar ao SEF, à Guarda Fiscal e à Policia Maritima coisas absurdas como a velocidade do meu veleiro e o numero de animais a bordo !!!!!, se saio dos canais de navegação comercial na Ria de Aveiro não há boias, não há estacas, não há indicações, só há secos e taxa de farolagem.
Essa taxa de farolagem, para embarcações oceânicas, é também quase 10 vezes mais cara que para costeira restrita, o que se entende por ser em Alto Mar que estão as boias, as estacas e as farolagens!!!!
Se quero fundear na Baía de São Jacinto, ao abrigo das estramagueiras da Base Aérea, rápido vem a Policia Maritima e os Paraquedistas armados, a enxotarem-me(nos), a invocar segurança militar, numa zona em que tecnicamente é impossivel desembarcar e frequentada em terra por dezenas de civis dos diferentes aero-clubes que usam aquela zona da base !!!!!!
Rico país de Marinheiros, os Heróis do Mar!!!!!

Que bom seria 10 Berieves carregadinhos de sugo, bosta, merda, a descarregar sobre estes gajos em Lisboa.
Tenho fé que esse dia chegará...

9 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente o VELEIRO MAIS LINDO DO UNIVERSO irá passar a ostentar o pavilhão de uma das mais antigas monarquias europeias.
VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Anónimo disse...

Realmente!Concordo consigo e entendo a sua revolta.Somos um país do 3º Mundo com complexos de superioridade.Ainda bem que divulgou esta situação.Estou a negociar um veleiro de 2003 em USA e estava a pensar trazer e regista-lo em Portugal mas sendo assim...Não sei não,vou-me informar melhor.Obrigado pela informação. JC.

A VER NAVIOS disse...

Assino por baixo.

garina do mar disse...

só vejo um senão... a bandeira belga ainda é mais feia que a nossa!!!

A VER NAVIOS disse...

Valha-nos pelo menos a nossa bandeira.

A VER NAVIOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A VER NAVIOS disse...

Que pelo menos terá de içar numa adriça, por cortesia, quando entrar num porto português, pois!

CELTA MORGANA disse...

Se for preciso "merda" para mandar para Lisboa, fala comigo. Sempre se arranja qualquer coisa. Os amigos são para as ocasiões.

Anónimo disse...

Se quer ter uma agradável surpresa,vá a www.chriann.dk,click em album fotográfico,está em Dinamarquês mas entende-se bem,veja o log Dinamarca, Lisboa,Portugal e veja a fotografia nº28 e verá...Quiça não o veleiro mais lindo de Aveiro mas talvez o mais lindo do universo !!!Até na Dinamarca o VERONIQUE é conhecido!!!Parabens!Eu adoro os HR e tenho vários Blogs, todos eles de HR de todo o Mundo e quando andava a visualizar as fotos deste....encontrei o Veronique ao lado dele!Não imagina como fiquei contente e como tal achei que o Sr. tambem ficaria por isso estou a alertar o Sr. caso queira dar uma espreitadela. JC.