terça-feira, outubro 18, 2011

Aniversário da AVELA

A nossa Associação chama-se Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro.

O sublinhado e o bold são meus. E são-no para realçar o facto de não se chamar  Associação Aveirense de Comes e Bebes, por muito que todos nós disso gostemos, dos comes e dos bebes.

A Avela nasceu como associação de armadores e foi-o durante muito tempo. Com o Paulo Reis adquiriu mais o caracter desportivo e social. Foi com ele que se iniciaram de forma sistemática os passeios na Ria, as Regatas, as recepções aos meninos do IPO, os cruzeiros oceânicos e os colóquios.

O Luís Vilela, o Carlos Alberto e o próprio Cala Barros continuaram nessa linha de orientação.

Com todas as vicissitudes das presidências anteriores, de todos amplamente conhecidas , a orientação seguida pela Avela e seus dirigentes pareceu-me a correcta.

Mesmo nos piores anos, o aniversário da Avela esteve sempre associado  uma qualquer actividade náutica. Lembremo-nos de um passeio a São Jacinto  feito há 2 ou 3 anos, com concurso de petiscos, lembremo-nos  dos passeios de moliceiro nos esteiros da nossa Ria, das Regatas em banana no Mar, do encontro em São Jacinto quando lá estivemos em pontão, que, naturalmente, envolveu actividade náutica, do Dia Aberto de Vela  com a Universidade de Aveiro nos nossos barcos, e por aí fora.


Com todo o respeito por quem trabalha na Associação, que é quem tem o direito, adquirido pelo trabalho, de fazer ou não fazer o que entender, penso que não é esta a orientação correcta a dar à nossa associação, sob pena de voltarmos a ser  só uma associação de armadores. Se for esse o entendimento, então estamos no caminho certo, arrumamos os nossos barcos pelo melhor preço possível e fazemos umas jantaradas de vez em quando.

É amplamente conhecida a minha indisponibilidade para assumir qualquer cargo directivo na Associação, para além de pensar que a direcção está muito bem entregue.
E se bem o penso melhor o pratico, colaborando e disponibilizando-me para organizar eventos náuticos em nome da nossa Associação.

Este  meu contributo é apenas para chamar a atenção para uma linha de orientação politica da Avela que não me parece ser a melhor.

Isto tudo para dizer que me parece muito curto, muito fora do âmbito da Avela, o Programa de Aniversário proposto pela Direcção que, tanto quanto sei, é apenas  um jantar de aniversário. (antes apenas um  jantar que nada…)

A Avela, nos outros Clubes da Ria, já é hoje conhecida pela Associação dos Barcos com Cozinha. Neste caminho faremos cada vez mais jus ao nome que nos chamam.

Adenda:
Entretanto recebi uma nota do Camarada Presidente corrigindo o meu texto acima  descrito com outra actividade programada, limpeza do 'ground zero', que o Camarada Secretário Amândio tinha sugerido e ontem à tarde esclarecido, sendo o local 'ground zero' a Ilha do Monte Farinha, na baía onde costumamos fundear.
Fica aqui a correcção.

Sem comentários: