terça-feira, agosto 31, 2010

F É R I A S

Cambada,

Bou de férias que até ferbe.
Fiqueide bem que eu fico melhor.
Trabalhaide, que alguém tem de dar as notas ao Socas e agora é a bossa bez.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Politica

A actividade politica é, por definição, nobre e desinteressada, é alguém preocupar-se com a vida e o bem estar dos seus concidadãos e ter, naturalmente, pontos de vista diferentes para o alcançar.
O que temos, as mais das vezes, é aparactichikismo, é carreirismo nos aparelhos partidários e filha-de-putismo militante para alcançar propósitos financeiros, a todos os níveis, que não estando junto do poder, a mamar na teta da vaca, nunca se conseguiriam.
Os dois textos abaixo não são meus, são dois comentários de MANUEL e de Joseph People, do Diario Económico on line de hoje, que aplaudo e reproduzo.


------------------------------------------------------------------------------

Se ao que já é cobrado ( a troco de cada vez menos benefícios) somarmos o próximo Código Contributivo da Segurança Social, a situação do contribuinte vai tornar-se verdadeiramente dramática. Se este código demencial e irresponsável for para a frente, a fuga aos impostos passará a ser uma questão de mera sobrevivência para muitos contribuintes, sejam eles quem forem (PME's, Trabalhadores Independentes, etc.). Façam um exercício: guardem os papéis das despesas de um mês e no fim somem o IVA que pagaram. A isto juntem o IUC, IMI, Segurança Social, IRS, IRC e outros, e vejam qual a percentagem do que ganham que vai direitinha para as mãos de um Estado despesista e cada vez menos amigo dos cidadãos: 60 a 70% ! Uma aberração, que faz das nossas vidas um inferno. Por este caminho, em muitos casos, a fuga representa a sobrevivência.


---------------------------------------------------------------------


Há em Portugal uma entidade que é accionista de 1/4 de todas as empresas, mas que não investiu um cêntimo no seu capital e ainda cria dificuldades para que estas se desenvolvam, e que ainda assim não paga a tempo e horas.

Há em Portugal uma entidade que tem uma comissão de mais de 1/5 de todas as transacções, contudo não garante que caso o cliente não pague ao fornecedor seja devidamente punido a tempo e horas.

Há em Portugal uma entidade que apesar de cobrar metade do valor gerado por cada português, obriga este português a pagar impostos sobre impostos nos carros, portagens sobre impostos nas autoestradas, impostos sobre bens essenciais como a energia, a água, o solo e que ainda assim não garante a manutenção das florestas, o pagamento aos bombeiros, a segurança de pessoas e bens que é suportado novamente pelos privados.

Há em Portugal serviços públicos que servem de fachadas para angariação de clientes de empresas privadas de funcionários "públicos", que funcionam mal para que os privados se vejam obrigados a corromper ou a recorrer aos serviços destas empresas.

Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar mais per capita que todos os países da EU em saúde, os cidadãos cumpridores não tenham devido acesso ao SNS.

Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar uma fortuna em educação tem os índices mais baixos de aproveitamento escolar e maior necessidade de formação adicional, paga pelas empresas se querem ter colaboradores qualificados.

Há em Portugal uma entidade que faz as leis, mas que é sempre a primeira a transgredir, seja no cumprimento do orçamento de estado, seja na contratação de trabalhadores a recibos verdes, seja na violação do segredo de justiça, seja no alimento à corrupção.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Outras da Abertura da Caca

Do grande Mentor da Abertura da Caca em flotilha, Comandante Quinzé, as fotos acima, acabadinhas de chegar a este modesto espaco.
PS: Viram por aí uma cedilha? Ando à caca dela.

terça-feira, agosto 24, 2010

Férias e São Paio

Pois é, a velhice e as férias, ou ausência delas, tem destas coisas.
Primeiro não saí de Aveiro durante o mês de Agosto, salvo uma fugaz passagem pela Casa das Marés e por Cascais, e um lavagante e alguns percebes depois regressado aos trabalhos, que alguém tem de tocar o País para a frente.
Seguiriamos, em desejo, para o Mar Oceâno, até onde o vento nos levasse, a mim e ao NVV Veronique, o que não está ainda descartado, mas as cruzes e os artelhos não estão a ajudar em nada.
De uma longa lista de casas de pasto e restaurantes
ribeirinhos, nas Nazaré, Figueira, Berlenga, Ericeira e Cascais, resultou uma ainda maior lista de casas de pasto e restaurantes ribeirinhos a visitar nas Nazarés, Figueira, Berlenga, Ericeira e Cascais.
Por onde optar então?
Ponho de fora a Rosa Amélia na Figueira ou a Tasca do Joel em Peniche? Descarto o Arnaldo da Berlenga ou o Ribas da Ericeira?
Argghhh duvida atroz, Alas, poor Yorik, (how) I knew him!!!
E porque não reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria?? Ãhhhh sim, e porque não reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria?? ?
Liguei ao meu Amigo Varinhas e ao meu quase ex Amigo Zé Ângelo e, às tantas, vamos mas é reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria.
Já iniciei os aprestos do NVV Veronique com uma não menos vasta lista de vitualhas e garrafões para as 24 reduzidas horas de romaria.
Ou me engano muito, ou se for essa a opção das minhas férias, vou ter muito tema para futuros textos neste espaço.
Ora vamos lá a ver se assim vai ser.

quarta-feira, agosto 18, 2010

De pé Oh Portugueses, basta de vergonha

VIVA A MARIA DA FONTE
COM AS PISTOLAS NA MÃO
PARA MATAR OS CABRÕES
QUE SÃO FALSOS À NAÇÃO


"....
É recorrente darem essa desculpa descabida dos enterros nos cemitérios para a Revolta da Maria da Fonte quando é certo e sabido que não o foi. Um funeral serviu de pretexto mas a verdadeira razão era uma lei que obrigava a população a contribuir com dinheiro ou dias de trabalho gratuitos, isto é, a escravidão, na construção de estradas e outras obras públicas. Esta Maria era conhecida assim porque seria da Fonte Arcada...."

Alibaba e os 4016 ladrões

Várzea de Meruge, Seia
Eis para onde não vai o dinheiro que o estado nos esturque com os impostos. Para o bem comum não é de certeza, antes para engordar os bolsos dos aparatchicks.
O Povo de Várzea de Meruge é que não esteve para tretas, plantou umas couvinhas nos buracos da estrada.
Tomem nota oh aparatchicks de Lisboa, e do resto de Portugal, qualquer dia a rapaziada acorda e depois pode ser tarde para vodes.
ah ça ira , ça ira, ça ira
les aparatchicks à la lanterne
ah ça ira, ça ira, ça ira
les aparatchicks on les pendra...

segunda-feira, agosto 16, 2010

Abertura da Caça na Cale do Ouro

Decorreu de forma agradável e pitoresca mais esta abertura da caça, desta vez a de 2010, que educadamente me inibo a mim e aos meus amigos de descrever, da forma exaustiva como é meu hábito, as inumeras e deliciosas vitualhas que compuseram as ementas destes dias.
Tudo começou com uma nortada agreste, mas depois do virar da maré, a ventosga despareceu e deu lugar a uma deliciosa manhã onde se curaram as ressacas e se fez sequi nautico, com os trambulhões da praxe e as litradas de água salgada bebidas à Ria e à Cale do Ouro.
PS: Então não é que o Ministério atrasou a data da abertura da caça para este fim de semana que vem? E eu que nem tinha dado conta que, de facto, os tiros eram poucos na Ria. Lá vamos de ter de ir abrir a caça outra vez. Phoenix.

sexta-feira, agosto 13, 2010

E por falar em rochedos....

Na Regata Arcachon - Aveiro de 2001, passamos as Sisargas (sabem onde ficam as Sisargas, oh gentes de água a cima?) com Mar de Homens, Vento a condizer e o rabo a dobrar lâminas de barbear.
Para a história a tripulação do NVV Veronique:
MMMMMBAS(*) : eu;
Imediato e grumete de serviço à cozinha: Bolha;
Médico de Bordo e 2º oficial de quarto: João Pargana.


(*) Mais Mas Mesmo Muito Mais Bem Amado Skipper.

Será que isto nunca mais acaba?

Há instantes na Senhora do Socorro e das Necessidades.
Estava lá UM guarda da natureza a atacar o fogo, literalmente, ao pontapé.

14 de Agosto de 1385

Nunca é demais relembrar

terça-feira, agosto 10, 2010

Iate francês

Do télélé do meu quase ex Amigo Zé Angelo, e digo quase ex Amigo porque há uma semana que está na nossa Ria e ainda não tirou um jantarzinho para se embebedar comigo, grrrrrrrrrrrrrrrr, recebi esta imagem de um iate francês que eu ajudei a atracar na Avela domingo passado.
Armava em iate, dois mastros com caranguejas para o pano latino. Um gurupés elegante e dois casais que, apesar de froggies, eram simpáticos como (quase) toda a gente que anda no Mar.

sexta-feira, agosto 06, 2010

Breaking News

Em situação grave, encalhado no lodo do Canal dos Bacalhoeiros e, para cumulo, sem uma gota de cerveja a bordo,está o N/V Equador com o seu armador, sr Vitorino Madaleno.
Da minha parte ofereci os serviços SAR do Veronique, mas, de forma delicada,não foram aceites,preferindo o sr Vitorino Madaleno esperar pela próxima maré, que ocorrerá lá para a meia noite.

quinta-feira, agosto 05, 2010

Senhora das Necessidades

Um aspecto pitoresco do meio ambiente que rodeia o santuário da Sª do Socorro, ou das Necessidades, como é hábito por aqui designar-se.

terça-feira, agosto 03, 2010

Curiosidades

Porque necessitei de ir almoçar a Aveiro, desloquei-me ao NVV Veronique para matar saudades, dormir uma sestinha e verificar se não tinha sido a bordo que deixei a minha Watermann preferida.
Como a banca da cozinha estivesse um pouco entupida, peguei na borracha e sanfonei o ralo.
Eis se não quando, coisa nunca vista (sai-lhe o colchão dentro do toucado) saiu-me um camarão vivo pelo cano para a pia.
E esta Ehimmmm?!!!!

Domingo na Ria

A tardada na Ria foi precedida de árduas negociações para reforçar a tripulação do NVV Veronique com o proa do Delmar. Aqui, em plena discussão sobre a cláusula de rescisão, que ficou acertada em duas garrafas de tinto Quinta de La Rose 2003 e um presunto de Chaves.
Na foto o momento em que o novo elemento da tripulação vai de baixo da mesa buscar as duas garrafitas do contrato, escondidas que estavam dos olhares gulosos dos outros convivas.
Que foram, claro, bebidas em copos de vidro. Antes estavamos no branco, o vinho ainda não tinha chegado

segunda-feira, agosto 02, 2010

Lady sings the blues

É uma das minhas Jazzers preferidas, a senhora Billie Holyday.
Tem um livro expreplêndico, o Lady Sings the Blues, que originou um filme giro e que nos permite o conhecimento da vida da diva (fiz um trocadilho pá).
Hoje, ao percorrer um blog que visito com regularidade lembrei-me do livro e da Billie.