segunda-feira, novembro 09, 2009

A Termas

Uma vez mais, que a saúde assim o exige, fui a termas este fim de semana, para o Alto Minho, que é onde há as melhores águas medicinais.

Quem não pode vir foi o meu Amigo Hans que, com grande pena e saudade nossa, deixou de beber, deixou mesmo de tudo, e já lá está à nossa espera. Obriga-nos agora a todos a beber dois copinhos, sendo que um será sempre em sua honra e memória.

Assim, tudo começou com um robalinho cozido em algas, na Mariana, muito bem acompanhado de verduras e aquela maionese deliciosa, espessa e amarelinha.
Depois fomos até Ponte de Lima, Casa da Fonte Boa, granitos e madeiras, um pouco fria é certo, mas de paisagem deslumbrante.
Ao jantar fomos provar um cabrito de leite e umas papas de sarrabulho, que estavam deliciosas. Não sem antes, nas entradas, nos terem presenteado com umas alheiras assadas, umas favinhas guizadas, umas punhetas de bacalhau e umas ovinhas de bacalhau de se lhe tirar o chapeu.
Tudo regado com um verdasco tinto a que chamavam Vinhão, de estalo.

Para acabar em beleza, almoçamos em Vila do Conde o já tradicional bacalhau com broa e uns filetezinhos de polvo com arroz do mesmo, acompanhados por um verdinho branco escorripichado das alturas, delicioso.

Já está marcada nova cura de águas, agora numas termas alentejanas que me recomendaram, pela pureza dos ares e pelas águas cristalinas, as termas de Reguengos, de Borba e da Vidigueira.

4 comentários:

João Manuel Rodrigues disse...

Assim ninguem te leva a sério, não há termas que resistam a tamanha tentação.

Acho que vou fundar aqui n'Alhandra, as Termas da Borda d'agua.

Temos aqui água com vários nutrientes e argila enriquecida.

João

David Homem disse...

Prezado Comandante,

Não se esqueça de passar nas Termas de SPSul!
Como prometido, temos as Chouriças com Grêlos acompanhadas com o resto do porco, adicionando uma prova de vinhos Norte-Sul.
Que tal o dia 29 de Novembro?
É verdade, este tratamento tem como contra-indicação não poder conduzir após a toma, por isso, coloco ao dispor dos convidados um serviço de táxi até 8 lugares para ida e volta.

O especialista ,

David Homem

Laurus nobilis disse...

Mas cuidado com a água muito calcária... Pode fazer pedras nos rins!

barcoantigo disse...

Abençoadas termas cá pelas bandas do lima