sábado, dezembro 06, 2008

De Caxinas e da Murtosa e da Figueira

Da TSF e dos noticiários de hoje:
"...
De acordo com a fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, as autoridades espanholas registaram, até ao momento, «quatro mortos e cinco pescadores por localizar», sendo que «iam a bordo oito portugueses e cinco indonésios».
«O acidente ocorreu a 24 milhas a norte de Burela» e provocou a morte a três pescadores portugueses.
Segundo o porta-voz do Serviço Espanhol de Salvamento Marítimo, cinco pessoas foram já resgatadas com vida por um helicóptero do Governo Regional da Galiza.
As operações de busca dos tripulantes desaparecidos continuam, estando a ser utilizados um helicóptero, um avião, um rebocador e duas embarcações de intervenção rápida.
O barco de pesca «Rosamar» está registado numa capitania portuguesa, mas é propriedade de armadores de Burela, garante o presidente do Sindicato dos Pescadores do Norte, António
Macedo.
..."

"....
Os corpos dos três pescadores portugueses vítimas do naufrágio de hoje do pesqueiro "Rosamar" encontram-se no porto espanhol de Burel (Lugo) e o processo de repatriação deverá iniciar-se "o mais rapidamente possível", anunciou o governo da Galiza.
Juan Carlos Martín Fragueiro, secretário-geral do Mar da Galiza, disse aos jornalistas depois de visitar os sobreviventes do naufrágio - quatro portugueses e um indonésio - que os corpos ficarão a cargo das autoridades judiciais.

Explicando que a evolução da situação está a ser comunicada "ao minuto" às autoridades portuguesas, Martín Fragueiro disse que os sobreviventes "estão em bom estado" desejando "receber alta o quanto antes para voltarem para as suas famílias".
Martín Fragueiro indicou ainda que os sobreviventes explicaram que "tudo ocorreu muito depressa" e que se tratou de "uma acontecimento realmente imprevisível". José Maria Garcia Butron, do Hospital Clínico Universitário da Corunha, onde se encontram os sobreviventes, explicou que os feridos estão em "choque psicológico, mas não têm problemas orgânicos". Antecipou, por isso, que todos possam ter alta ainda hoje.
O barco de pesca "Rosamar" naufragou hoje a 24 milhas a norte de Burela, na costa da Galiza, com oito portugueses e cinco indonésios a bordo, de acordo com as autoridades portuguesas e espanholas.
Até ao momento, as equipas de socorro espanholas conseguiram resgatar cinco tripulantes com vida e recuperaram três corpos, havendo ainda cinco pescadores desaparecidos.
..."

3 comentários:

homesdepedra disse...

Para os compañeiros mariñeiros que hoxe finaron na costa de Galicia, un agarimoso recordo.

Agora teñen por patria o infindo.


Apertas ben sentidas

almagrande disse...

É um lugar comum, mas nestas ocasiões faz mais sentido que nunca.
"..quanto do teu sal são lágrimas de Portugal."

almagrande disse...

O mundo é pequeno. Hoje à tarde em conversa com uma rapariga da Murtosa, dizia-me ela: "O barco do meu pai afundou, por sorte ele desta vez não embarcou por estar doente..".
A sorte de uns..