segunda-feira, maio 14, 2007

A Pernada da Povoa

A pernada da Povoa correu como esperado. Muito Mar, muito vento e muitos bordos.
Temos de repensar estas regatas de Mar…
O vento na nossa costa, a maior parte das vezes, é lhe paralelo, o que quer dizer que as regatas são feitas todas em popa arrasada ou todas aos bordos.
Desta vez, porque o programa social estava já delineado, quisemos fazer as 32 milhas de Leça a Aveiro em 8,5 horas.
Isto dava uns razoáveis 3,8 nós de média, se viéssemos a direito.
Aos bordos as 32 milhas foram facilmente convertidas em mais do dobro, o que passa imediatamente os 3,8 nós para uns sete e mais, difíceis de obter para a maioria das embarcações.
O resultado foi mais de metade delas ter desistido da Regata, e, mesmo assim, terem entrado na barra de Aveiro por voltas das 2100, uma hora depois do fecho, e também termos iniciado o jantar já depois das 2300.
É de repensar o método.
Para além disso o Mar cresceu muito, atingindo uns quatro metritos a partir de Esmoriz, tornando a navegação entusiasmante mas incomoda.
A Barra, essa, estava acessível, franca.
À entrada estavam muitos barcos galegos, a estudar a barra, que, mal entramos como bons locais, nos seguiram até à Lota Velha, pelos esteiros e canais.

A tripulação do Veronique era de luxo, o Quirino Man, o Zé Angelo e o Afonso.
O Bolha baldou-se para trabalhar e, numa de altruismo, dispensamos o Francisco Albino ao nosso Amigo Pardal, para trazer até Aveiro o Celta Morgana.

2 comentários:

garina do mar disse...

pelos vistos ainda há quem julga que manda no "tempo"!!!
e muita sorte a barra estar aberta!! ou fizeram algum contrato para isso?
o bacalhau com broa é que deve ter ficado sem graça nenhuma ;)

Anónimo disse...

Caro Amigo
Acabei de ver o teu mail, após ter ir ao Mar Adentro ler a última crónica, que subscrevo inteiramente.
Uma ideia! Porque não fazer a última perna desta regata, caso não haja tempo para mais, é claro, como uma regata nocturna. Neste caso, teríamos largado da Póvoa por volta da meia-noite de 6ª e chegava-se durante o dia, sem hora limite, a Aveiro. É uma ideia.
Mais uma vez muito grato pelo acolhimento excepcional a que já nos habituaram, partilhando desta vez uma magnífica “Malhação” com os vossos familiares e amigos mais íntimos, o que muito nos sensibilizou.
Estive de tarde na ANC com o Ruy Ribeiro e dei-lhe conta da Regata Baiona - Aveiro e da “Embaixada” ANC Sul presente. O Ruy manda um grande abraço.
Olha, aqui te reenvio a Folha Excel com os meus dados para as amarrações e as malhações.
Um grande abraço
Francisco Albino