"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
segunda-feira, outubro 03, 2011
Algumas fotos (assim assim) do Bolha
domingo, outubro 02, 2011
Cruzeiro de Outono
Especialmente recebidos pelos Amigos da ANR, com as dificuldades de amarração num local de excelência, a Ribeira, podemos dizer, e eu sou suspeito para o fazer, que as coisas correram razoavelmente bem.
Para manter a tradição o NVV Veronique avariou e foi prontamente rebocado por um dos veleiros da flotilha para um local onde, com a maior das facilidades, poderia ser guardado e reparado, o muro da Alfandega Velha.
Contráriamente ao esperado, a avaria seria diagnosticada ainda no Hotel pelo seu esforçado armador e prontamente reparada pelo 2º grumete de cozinha e electro valvulas, o senhor Bolha, depois da assistência do autor destas modestas linhas, que se deslocou para o efeito ao cais da Ribeira.
As crónicas virão a seguir.
sábado, outubro 01, 2011
Bienal de Cerâmica de Aveiro
quarta-feira, setembro 28, 2011
sábado, setembro 24, 2011
Buika
http://youtu.be/V6m_xExwX4w
sexta-feira, setembro 23, 2011
Dia do Bar do Clube
Foi servida uma extensa, rica e variada lista de bebidas e salgadinhos, que satisfez plenamente os presentes, servidos com rapidez e competência pelos sócios da Avela acima referidos e de que o autor destas modestas linhas fez parte.
Alguma confusão se gerou entre os convivas que, pouco habituados aos espaços sociais dos bares da capital, tiveram alguma dificuldade em distinguir e saber como beber uma Piña Colada ou um Moet et Chandom, já para não falar nos Mojitos.
Mas tudo acabou em bem, com algumas acções de formação dadas pelos referidos senhores sócios e, finalmente com os nossos Amigos da ANR do Porto que, apesar de estarem a contar com a presença do corpo de baile da casa de diversão nocturna Starlight, que efectivamente não esteve presente, ficaram espantados com a forma eficiente e pródiga com que os referidos sócios geriram, esta quinta, o bar do Clube.
domingo, setembro 18, 2011
O Bar do Clube
Assim, na próxima quinta feira, será este vosso amigo a gerir o Bar, sendo o seguinte Menu que vou apresentar, tudo a preços módicos e acessíveis.
Bebidas:
Mojito
Cuba Livre
Gin Tónico
Piña Colada
Bloody Mary
Caipirinha
Wisky (mas de Malte)
Salgadinhos:
Moelinhas
Pica pau
Iscas de cebolada
Tábua de queijos
Empalhada
Pipocas salgadas
Vichésoise
Espero que gostem e, gostando, acorram ao Bar da Avela em massa, pois assim contribuirão para as finanças do Clube e para a aquisição duma nova máquina de finos para o nosso Bar.
quinta-feira, setembro 15, 2011
Cruzeiro de Outono
Eis aqui o Programa do Cruzeiro de Outono:
Dia 1 Outubro / Sábado
Largada ETD 0900 – Aveiro
ETA 1600 - Porto/Douro
Jantar na Ribeira
Dia 2 Outubro / Domingo
ETD Douro 0500
ETA Viana do Castelo 1200
Almoço
Visita ao Gil Eanes
Regresso a Aveiro de CP ou de Autopulman, conforme os inscritos
Dia 4 de Outubro/Terça
Ao fim da tarde Viagem para V Castelo de comboio ou autopulman
Patuscada de Gala
Dia 5 de Outubro/Quarta
ETD 0600 V Castelo
ETA Aveiro 1600
(nesta pernada, ou em qualquer outra, os participantes pararão e arribarão onde muito bem lhes aprouver)
segunda-feira, setembro 12, 2011
domingo, setembro 11, 2011
A Faina
Não eram passados 25 minutos quando um garboso militar nos comunicou a 'ordem superior' para dalí sairmos, pois estavamos a 'atentar contra a segurança da base' !!!
Ora na minha tripulação não havia nenhum árabe, nem mesmo nenhum benfiquista, pelo que não entendemos a ordem.
As armas que dispunhamos eram, apesar de perigosas, é certo, apenas um bacalhau abanado, duas duzias de rissóis de leitão, um quilo de gambas já cozidas, meia garrafa de água das pedras, duas caixas de Diamante Negro bruto e quatro caixas de Rota da Vila Douro 2005. (Ahh !!, também tinhamos uma Blue Saphire para os Gins Técnicos).
Para além disso, o garboso militar envergava um camuflado, o que dificultava a sua visibilidade no meio da densa mata de estramagueiras que protege a ultra secreta base, onde Portugal guarda os seus misseis continentais, para além da extensa garrafeira do senhor comandante.
Bem, como respeitadores que somos das 'ordens superiores', suspendemos e fomos à emposta, um pouco mais a norte, mesmo em frente ao terminal do ferry.
E bem valeu a manobra, pois a faina rendeu uma taínha de pinta amarela, sete douradas, quinze douradinhas, quatro ruivos, dois robalos, cinco jaquinzinhos e uma choupa.
E bem os fritei hoje, com uma molhanga escabéchica, tudo acompanhado por umas Alvarinho de estalo e uma aletria da Dona Zerinhas, bem merdaleira como eu gosto.
quinta-feira, setembro 08, 2011
Correu Mal
Com um problema de pilhas velhas e babadas no meu GPS no Inverno passado, perdi a memória do caminho das pedras no Canal de Ovar para Norte do Muranzel.
Resultado, com uma visibilidade inferior a 30 metros, chegado lá, ao Muranzel, decidi parar, ficar por alí, fundear e, já agora, jantar.
Fica o São Paio para o ano, com grande pena minha e da minha tripulação, mas era de facto arriscado ter seguido para Norte sem referencias em terra ou nos aparelhos.
A probabilidade de encalhar era superior a 1 (novo conceito matemático criado agorinha mesmo)
Restou a 'tomatada de gambas aux fines herbes' e a 'raia de pitau em leito de azeite aromatizado' apresentadas pelo Bolha e os 'panadinhos de porc au pain ralé' do meu primo, seguidos pelos sempre deliciosos pasteis de Vouzela e pelas trouxas de ovos de Rio Maior, tudo acompanhado por um tinto de excelência do primo abade do meu médico particular.
quarta-feira, setembro 07, 2011
Espanhol ? O que é o espanhol ?
HOla! ¡Moi boas!
VOs convido a participar no curso de nós mariñeiros (gratuito) que organizamos na Asociación de Embarcacións Tradicionais Remadoira.
Terá lugar o xoves 9 e venres 10 de sembro, na carpa da Festa do Marisco do Berbés, no porto de Vigo.
Repasaremos os nós básicos e indispensables no mar, para logo adentrarnos no apaixonante mundo dos nós planos, de trailla, cadenetas,etc.
Un dibertido pasatempos que ten unha ampla aplicación práctica.
Mentras nós anudamos, os máis pequenos poden desenvolver a súa creatividade no concurso de debuxo.
Animádevos e vémonos na Festa do Marisco, na dársena do Berbés.
Un saudo, e porfavor, pásao a quen creas que lle pode interesar.
¡ Graciñas!
..."
Email de convite da nossa Amiga Marinheira Galega Luisa Nuñes.
terça-feira, setembro 06, 2011
São Paio da Torreira
O NVV Veronique participou na nova versão da excursão fluvial à festa até que o assoreamento dos canais e da Marina da Torreira o impossibilitaram.
Foram tempos giros em que as tripulações dos diferentes barcos e das diferentes proveniências confraternizavam e trocavam farnéis, como os moliceiros e barcas de antigamente.
Desta vez vamos lá tentar chegar, vamos ver como corre.
Entrar na Marina é para esquecer, mas fundear ao largo do Monte Branco e ir a terra de dingy talvez funcione.
Largamos da Lota Velha pelas 2000 de quarta feira, com a maré, e regressamos logo a seguir ao fogo, com a maré também.
Navegação quase totalmente pelos aparelhos.
O Veronique não é um moliceiro, tem dois metros abaixo da linha de água.
A passagem do emissário-emerdário é manhosa, mesmo entre as boias bombordo/estibordo o fundo não é de fiar e tem pedras.
Depois, até ao Muranzel, a viagem é calma, com sondas de 6 metros e mais.
A Norte do Muranzel, das cinco estacas indicadoras da Cale, resta uma (!!!!).
Mas pagamos as taxas de farolagem-balizagem, ah pois é!!!
Com sorte, e saber, não tocaremos no fundo.
Wish me luck.
Censurada
Ontem aderi a um grupo que partilha fotografias da Ria de Aveiro e publiquei a fotografia acima, tirada de madrugada perto do local onde moro, numa maré viva transbordante.
Esteve lá 15 minutos, depois foi apagada pelos senhores administradores.
Não terá grande qualidade, é certo, mas a maioria das que lá estão são fotos tipo 'familia' onde as figuras locais se mostram umas às outras.
Nada que eu não faça no Ventosga com as minhas fotografias, mas o Ventosga não é um grupo social onde quem quer publica o que quizer, o Ventosga é um espaço meu onde eu 'amando umas bocarras'.
Nada também que eu já não esperasse, vindo de quem veio.
Ainda vou escrever umas 'bocarras' sobre isso.
segunda-feira, setembro 05, 2011
Finalmente....
Ich habe meine VIII.vollendet - es ist das Große, was ich bis jetzt gemacht /.../ Denken Sie sich, daß Universum zu tÖnen und zu klingen beginnt. Es sind nicht meher menschliche Stimmen, sondern Planeten und Sonnen, welche kreisen...
..."
O Ventosga não é só Mar e Ria, ou talvez seja isso mesmo, talvez a Musica deste tipo seja ela também a nossa Ria e o nosso Mar.
Esperava uma boa gravação da VIII do Gustavo há já alguns meses. Chegou hoje.
É do outro Mundo.
[ Citty of Birmingham Symphony Orchestra and Chorus, London Symphony Chorus, City of Birmingham Youth Chorus and Toronto Children's Chorus.
Sopranos: Christine Brewer, Soile Isokoski, Juliane Banse;
Mezzo-sopranos: Birgit Remmert, Jane Henschel;
Baritone : David Wilson-Johnson;
Tenor: Jon Villars;
Bass: John Relyea;
Direction of Orchestra: Sir Simon Rattle ]
quarta-feira, agosto 31, 2011
Pablo Amândio Mónica
A Sandrinha chamava-lhe, na altura, o Artista. Eu chamava-lhe Matisse, o nome do DC deles, dos Matisses. Na verdade chama-se Amândio Mónica.
Fez esta magnífica tela sobre a minha humilde pessoa, favorecendo-me claramente.
Regresso de Vila do Conde, há dois anos
Sabem, imaginam, os meus Amigos o gozo que dá fazer assim 45 milhas? à conta do orçamento de estado, isto é, à borla, com o vento fresco nas orelhas e nas fuças, um Mar que não chateava, aqui, velas cheias e o barquinho, de dez toneladas, nos 7 nós?
Serão um prova da existência de deus estas velejadas sem o barulho da máquina?
segunda-feira, agosto 29, 2011
Pois foi...
sexta-feira, agosto 26, 2011
O Inobador
A limpeza que faziam da nossa Ria manteve-a desimpedida. Os adubos quimicos ditaram-lhe o fim.
Ainda restam uns quantos a fazer passeios. É o caso do Inobador, do Clube de Vela da Costa Nova, um dos Clubes Náuticos de que sou sócio.
A fotografia é de quarta feira ao fim da tarde no Canal de Mira (ou do Desertas neste troço).
terça-feira, agosto 23, 2011
Os livros deste Verão
Com uma escrita fluente e rigorosa transporta-nos à construção naval da nossa Ria (Laguna como ele escreve), às suas raízes e aos seus desenvolvimentos pela nossa costa fora.
Aos factos, à História, junta a sua interpretação, inteligente e fundada.
Tão diferente doutros autores locais, descritivos e insossos, o Engº Senos da Fonseca dá mais um contributo, decisivo, para a compreensão de quem somos, os Povos Ribeirinhos da Laguna.
Esta critica esteve a cargo de João Madail Veiga, visconde da Boavista, electricista de segunda, Par do Reino, engenheiro de profissão e gestor por maldição, marinheiro amador profundamente conhecedor dos meridianos horários, gerente da afamada casa de diversão nocturna Starlight, agora a trespasse, campeão de remo noutros tempos e estudioso de temas de história maritima.
sexta-feira, agosto 19, 2011
Ria de Vigo
As águas, essas, lembram o (tenebroso) Mar da Palha.
TV Galiza
quinta-feira, agosto 18, 2011
Ria de Arousa
Essa caracteristica da tença criou problemas terriveis às tripulações para conseguirem unhar os seus ferros.
A todas as tripulações? Não!
O Nagual dispunha de um guincho automático, alimentado a broa, bruena em castelhano, que, às ordens do skipper e sob o olhar atento da armadora, sucessivamente subia o ferro e o voltava a descer.
Curiosamente o nosso amigo Bolha demonstrava aqui uma excelente forma física, evidenciando assim a sua frequência do ginásio de Montemor, de que aliás é associado.
quarta-feira, agosto 17, 2011
Ria de Aldan
Esta praia é a da Areia Brava, assim lhe chamam os Galegos. O acrobata, esse é o Pardal, em mortal encarpado à frente com pirueta e duplo parafuso, um espanto.
A fotografia 'assim-assim' é do Bolha, copyright registado.
sexta-feira, agosto 12, 2011
A Rota Marítima do Cavaleiro das Conchas.
São conhecidas as minhas ideias agnósticas e profundamente anti-clericais.
Delas não abdico, antes pelo contrário, mais certo estou da sua justeza, tanto mais vou estudando e lendo as posturas das igrejas ao longo dos tempos.
Que faz então um tipo como eu numa peregrinação a Santiago?
Os caminhos de Santiago têm, penso, um carácter muito diferente das peregrinações a Fátima ou a Meca, ou a outros destinos.
Fazem-se há séculos, por motivos religiosos no inicio, por certo, de meditação e de encontro mais actualmente.
Viram-se Homens de muitos países e credos, ou sem credo nenhum, numa viagem mística de, encontro.
Foi o caso do Veronique e da sua tripulação, enquadrada na flotilha Galega do Liceu de Bouzas, no que foi uma das realizações mais belas em que participámos.
O Caminho Marítimo é um deles, ao lado do Caminho Português ou do Caminho Francês.
O Veronique já tinha navegado naquelas águas por mais de uma vez, mas desta fê-lo em retiro, em busca, em encontro.
segunda-feira, julho 18, 2011
Sódades
Nota: Este texto não foi escrito segundo o novo acordo ortográfico.
quinta-feira, julho 14, 2011
Ruta do Cabaleiro
Não bai ser bem o que planeei, mas bai ser de gritos.
Trespassei, como sabeis, o meu espaço cultural, a casa Starlight, mas as minhas debotadas funcionárias ficaram com a melhor das impressões do seu ex-patrão que, com a sua actibidade lhes proporcionaba tardes e noites de prazer incontrolábel.
Não fosse a intransigência incompreensibel de Madame Beiga e ainda hoje a Starlight alegraria as noites e as tardes de Abeiro.
Assim, o NBB Beronique, para além de uma garrafeira reforçada e melhorada, bai ter como tripulação, para além de mim, do Pardal e do Lanhelas, as minhas ex-colaboradoras Taty, Vania, Nely, Susie, Patty e Belly, todas especialistas em dança do bentre, labagens com águas quentes e frias, massages e posições acrobáticas.
Nota: Texto escrito ao abrigo do nobo acordo ortografico.
terça-feira, julho 12, 2011
A-Bergaria-a-Belha, cum seu castelo altaneiro.
Apesar das asneiras, dos governantes e das nossas, ainda vamos criando postos de trabalho e pagando impostos.
Hoje tivemos um candidato, natural de A-Bergaria-a-Belha que, com seu castelo altaneiro, está entre as mais lindas terras das terras de Portugal.
quinta-feira, julho 07, 2011
Mahlerómaniaódependencia
Agora estou na 1ª, mas a 5ª e as outras são todas do caraças.
E o gajo era tramado, a Alma que o diga.
quarta-feira, julho 06, 2011
Moody's
| 17 Mar 2008 | Rating Action | Moody's affirms Lehman's A1 rating; outlook now stable |
Ainda bem que há quem nos informe dos riscos que corremos a investir o nosso dinheiro.
Não é que o tenha, o dinheiro, mas se o tivesse era a Moody's que eu consultava.
Lehman Brothers declara falência
Plantão
Publicada em 15/09/2008 às 03h21m
EFE
WASHINGTON - O banco de investimentos Lehman Brothers, o quarto maior dos Estados Unidos, declarou falência nesta segunda-feira, uma iniciativa considerada inevitável e que terá importantes conseqüências para o sistema financeiro do país.
É pá, também não exageremos no rigor, de Março a Setembro vão 6 meses, é muito mês e um engano todos têm.
domingo, julho 03, 2011
Outra vez a Ruta do Cabaleiro
Primeiro, a peregrinação é a vela, de barco, pelo Mar, e já tenho a lista dos melhores restaurantes ribeirinhos de Aveiro até Vila Garcia de Arosa.
Depois o sr Vigário daqui da Vista Alegre, aliás um dos meus mais discretos e frequentes freguezes da Starlight, que em publico me felicitou pelo encerramento da casa e em privado me deu uma penitencia de 12528 pais nossos e numero identico de avés marias, já me advertiu para as indulgências que ganharei em levar a cabo tal peregrinação.
Por outro lado ainda, o Fernão Mendes Pinto também não fez uma? E eu sou menos que ele por razão de quê?
A lista das vitualhas a embarcar no airoso veleiro já está concluida e dela fazem parte os melhores vinhos e queijos de que há memória.
Contarão ainda os meus queridos freguezes, deste blog, com as actas e as melhores descrições, tragico maritimas e outras, da peregrinação do Veronique a Santiago.
A nossa Ria
Com uma maré viva de luxo e pouquinho vento, desceram os Moliceiros desde a Torreira até Aveiro.
Contra água até São Jacinto e, como o vento era pouco, chegaram lá à hora do virar da maré e, outra vez contra água até Aveiro.
Alguns não concluiram a Regata mas encheram o olho.
O Veronique lá esteve, tinha de ser.
sexta-feira, julho 01, 2011
Cuzeiro de Verão : A Ruta do Cabaleiro das Cunchas
Certo é que Cervantes participou activamente na esquadra que invadiu Portugal em 1580, indo mesmo atrás do Prior até à Terceira, mas como não sou gajo de rancores, aqui estou eu a estudar castelhano.
E de tal modo o faço que, a partir de agora, passo a escrever mesmo em castelhano.
Eui i o griande beleirio Bieronique estiamos pripariados para ieste cruzieiro qué teriá luguiar no prioximo dia 30 de Julio, que ié umia sextia fieira, prossupuesto qué embarcariemos al fim de la tiarde.
Combidio todius los mios amiguios para la cirimionia de despedidia qué tiriá luguiar en el quiais de la lota vielha.
Después india biamos atés Santiagus de Compostela en perigrinacion i tambiem malhiar uns pimentitos padron prossupuesto i ibarrurias.
domingo, junho 26, 2011
Du côté de chez moi
sábado, junho 25, 2011
quinta-feira, junho 23, 2011
Politica
Passos muda bilhetes de executiva para económica
Passos Coelho viaja amanhã de avião para Bruxelas. Hoje, o primeiro-ministro mandou trocar as cinco reservas na TAP, de executiva para económica.
..."
Do "EXpresso On Line" de Hoje
Começa bem o Coelho, gastar o dinheiro dos outros, neste caso o nosso, exige respeito.
quarta-feira, junho 22, 2011
Um Post do blog Santa Maria Manuela
Chegada do SMM a Québec City
O Santa Maria Manuela entrou ao final da tarde de ontem no porto histórico canadiano de Québec City para uma visita de cortesia.
Por motivos técnicos estritamente operacionais, estranhos ao navio, não é possível escalar Toronto.
No próximo dia 8 de Maio sairemos rumo a St. John´s onde se prepara uma entusiástica recepção promovida pelas Autoridades Canadianas.
http://www.portquebec.ca/index.php?option=com_content&task=view&id=199&Itemid=118&lang=en_GR
..."
Post em 'copy-paste' directo, sem qualquer alteração/adulteração do blog Santa Maria Manuela.
terça-feira, junho 21, 2011
Fabricos 2011
Da lista de trabalhos e verificações ajustadas no estaleiro fazem parte :
Veificação dos níveis de garrafões de tinto, de branco e de aguardente.
Reposição dos presuntos, dos queijos, dos chourições, dos salames, dos mariscos e dos enchidos.
Compor as quantidades de gin, wiskie e rum.
Atender aos componentes das caipirinhas, das ponchas e das sangrias.
Vamos a ver se o estaleiro não se esquece de nada.
quarta-feira, junho 15, 2011
Justiça, sr Doutor, Justiça
Do JN de Hoje:
"....
Futuros magistrados apanhados a copiar "punidos" com nota 10
16h48m
Um copianço generalizado num teste do curso de auditores de Justiça do Centro de Estudos Judiciários levou à anulação do teste. Apesar do incidente, a direcção decidiu atribuir nota positiva a todos os futuros magistrados.
..."
Regresso
segunda-feira, junho 13, 2011
quarta-feira, junho 08, 2011
Berlenga 2011
Para o fim fiquei eu, o NBB Beronique, o Pardal e o Seixelas.
Mas amanhã, se deus quizer e a policia deixar, lá rumaremos à ilha, para a declaração de independência e para as sardinhas.
Meteo, hoje em dia, cada um tem a sua, pelo que estejam à bontade, está tudo controlado.
As sardinhas também.
Na Nazaré dirijam-se à marina do IPTM e só depois à do Clube, mas se trocarem a ordem de abordagem, não birá daí mal ao mundo.
Nabeguem bem carago, deixem algum Mar para mim, num o gasteides todo, óbiram?
domingo, junho 05, 2011
Politica
VIVA O ALDRABÃO.
Vamos dar-lhe, no entanto, o beneficio da d(i)uvida durante o estado de graça. Depois logo se vê.
quinta-feira, junho 02, 2011
Uma lista para a Direcção da Avela
"...
16 Euros para comer 3 sardinhas... foda-se.
Eu como no meu barco.
E vou lá estar, sozinho, como sempre.
..."
Deve esclarecer-se que as tais 3 sardinhas seriam malhadas num restaurante da Berlenga, onde fora dele não é permitido fazer queimadas, assadas ou outras, e que obter quem as sirva implicou telefonemas, compromissos, gasto de tempo e "...deambulações por blogs e facebooks..."
quarta-feira, junho 01, 2011
Aos meus queridos Freguezes
Fico-me por uma das minhas Lieder Spiele preferidas, a Die Entfuhrung aus dem Serail, que ouço amiude, e prontes, que se lixe.
A campanha nunca mais acaba, aqueles pacóvios só dizem asneiras e, o mais grave, é sempre a mesma, asneira.
Eu, ao menos, é sempre uma asneira nova.
Que se lixe, de hoje a uma semana este vosso amigo, por esta hora, vai estar no Atlântico, à vela espero, Rumo Verdadeiro 204º, 87 milhas e largo ferro na Berlenga, para declarar a independência, ou, se não for possível, para malhar umas sardinhas assadas e uns percebes.
Espanhiol Tenico
"...
Al entregar el Presupuesto del Estado para lo sexto año de su democrático y benemérito gobierno, el Primer Ministro Sócrates hay llamado el Ministro de Hacienda Teixeira dos Bancos para preguntarle qué pensaban los Portugueses sobre su politica.
Al final de la reunión, le preguntó “¿cuáles son los resultados?”
"Señor Primer Ministro", dijo Teixeira de los Bancos, “cumplidos casi seis años de su gobierno democrático y benemerito, hay 50 por ciento de optimistas y 50 por ciento de pesimistas."
"¿Entonces, qué dicen los optimistas?", preguntó Sócrates.
“Que en el próximo año todos vamos a comer mierda", respondió el Ministro.
"¿Y los pesimistas, que dijeron?", preguntó, desconcertado, el Primer Ministro.
“Ni la mierda llegara para todos!”, dijo el ministro…
..."
Contas e Politica
Assim, como bons colaboradores da ordem e da autoridade, e também porque não temos no nosso seguro de saude a opção' quebra de pernas ', suprimimos temporáriamente os nossos comentários politicos.
A bem da Nação,
Joao Madail Veiga
terça-feira, maio 31, 2011
Contas e Politica
Bastava que o Estado baixasse a TSU, só para o ordenado minimo, para um valor que lhe garantisse receber o mesmo.
Feitas as contas, passava-se de 23,75% para 22,56%
475 x 23,75 % = 112,81
500 x 22,56 % = 112,81
Isto é, o Estado recebia o mesmo e as empresas pagavam o mesmo de TSU.
O trabalhador, esse, recebia um pouco mais, isto é, passava de 475-11% = 418,3 para 500-11% = 445,00
Então porque é que nenhum iluminado do governo se lembra de contas tão simples, e de regras também tão simples, como baixar a TSU só para o ordenado minimo.
Será porque os azeiteiros do estado preferem continuar a receber os 23,75 sobre a totalidade dos vencimentos???
domingo, maio 29, 2011
Abertura
As Sardinhas, essas, eram congeladas, mas estabam saboreiras e, sobretudo, sem pepinos castelhanos.
Este bosso amigo, sempre diligentemente profissional, aprobeitou para contratar um nobissimo corpo de baile para a casa de dibersão nocturna Starlight, de que é esforçado Gerente, directamente da América do Sul.
Assim, espero ber-bos em breve na Starlight.
(escrito ao som da suite checa do Dboráck e inspirado por uma XC 40 do comendador Berardo)
quarta-feira, maio 25, 2011
O Poder das Pontas
Do JN On Line de hoje:
"...
Homem atingido no pénis e numa perna por um raio em Lamego
..."
O Ventosga errou
Recebi hoje a correcção das Autoridades Competentes (*), quem me abordou foi a Guarda Costeira, que ficou muito justamente ofendida pela deturpação que, embora involuntária, cometi.
Fica aqui a correcção, o gracioso NVV Veronique foi abordado pela Guarda Costeira.
(*) As Autoridades Incompetentes já me tinham contactado antes, mas a incuria e o muito trabalho não me fizeram prestar-lhes a devida atenção.
terça-feira, maio 24, 2011
sexta-feira, maio 20, 2011
As datas do Cruzeiro aproximam-se.
Este ano vamos ter por conta apenas a Sardinhada de Gala, pelas 1300 do dia 10 de Junho, na Berlenga.
Até lá cada skipper planeará a sua viagem.
Informações de interesse:
Estão a ser negociadas facilidades especiais nas marinas de Peniche, Nazaré e Figueira da Foz.
Para tanto os skippers deverão inscrever-se junto à Avela, que passará uma credencial para o efeito.
Horários das carreiras Peniche - Aveiro e Aveiro - Peniche:
Peniche - Aveiro
1500 -1955
1600 - 2115
1815 - 2245
Aveiro - Peniche
1700 - 2100
1815 - 2330
Nazaré - Aveiro
1610 - 1955
1925 - 2245
Aveiro - Nazaré
1700 - 2000
O Sr Delmar vai sair de Aveiro a 8 de Junho ao fim da tarde e vai ficar fundeado na Berlenga, se o Mar o permitir, até à Sardinhada de Gala.
O Sr Veiga ainda não decidiu, encontra se hesitante entre esta hipótese e ir no fim de semana anterior e regressar de autocarro.
Da Berlenga larga-se para a Nazare onde se passará a noite de 10 para 11 e depois para a Figueira para passar a noite de 11 para 12.
Cada skipper adoptará este ou qualquer outro plano que entenda
20 de Maio
E o giro, é que os gajos sabiam mesmo que estavam a chegar à India.
Ao que consta o tal Vasco da Gama tinha feito a carta de Patrão de Alto Mar na escola do Cavilhas, pelo que, apesar dos seus vizinhos lhe dizerem que estaria a chegar a Fernão Ferro, foi peremptório e proferiu a célebre frase que ficaria para a história:
"...
Isto é a India, estou a ver alí mesmo um restaurante goês e, além disso, já me cheira a caril..."
quarta-feira, maio 18, 2011
comentários SMS
Preferia o benfica...
Mas assim ainda tive algum stress...
Com o benfica era mais tranquilo."
SMS do médico Bate Chapas da Avela sobre a vitória do FCP
"...VAI PRA PUTA QUE TE PARIU..."
SMS de felicitações que recebi de um outro médico e conhecido benfiquista.
terça-feira, maio 17, 2011
Mar Aberto
segunda-feira, maio 16, 2011
Chapelada
Lá ia gostando do Kerouak e do Hemingway, mas no cinema já os meus gostos iam para outro lado.
Na politica sempre me irritaram com a sua mania da superioridade e com a ignorância, “Portugal é uma província espanhola”.
Mas hoje tiro-lhes o chapéu.
Não sei se o sr Kahn é ou não culpado, até talvez nem seja, mas na Europa, e em Portugal em concreto, em situação idêntica, o senhor, pelo dinheiro que controla, seria deixado em paz, provavelmente a senhora seria detida por difamação e o governo pediria desculpas publicas e formais ao senhor pelo incomodo.
No país do dinheiro, no melting pot, o senhor foi dentro e agora vai-se ver se a acusação é ou não verdadeira.
O meu chapéu de abas largas tirado aos ianques.
domingo, maio 15, 2011
II Encontro Noroeste Ibérico
A organização, além de nos presentear com os melhores enchidos da região, com aplausos calorosos por termos sido a embarcação de mais longe a abordar aquelas hinóspitas paragens (*), proporcionou-nos uma sesta na praia do Moledo, onde, para além do Zé Manel, o do porreiro pá, estamos de tanga, nos rodearam de paisagens magnificas, como esta que aqui se mostra.
Quem não gostou foi Madame Veiga, que violentamente me questionou da identidade desta dama e também Taty Al Mustafá, minha diligente funcionária, que viu nesta minha actividade social uma concorrencia potencial na sua posição de quase sub gerente da Starlight.
(*) O NVV Veronique, quatro horas depois de zarpar de Biana, ao largo de Montedor, com mar de 4 metros e ventos contrários de força 5, decidiu, em boa hora e em conjunto com outras embarcações, regressar a Biana e fazer a biage de carro.
sexta-feira, maio 13, 2011
Abordagem da Autoridade Maritima
quarta-feira, maio 11, 2011
Politica
Votar no Jerónimo ou no Louçã é ter as empresas estrangeiras a sair de Portugal no dia seguinte, e as Portuguesas que puderam a darem de frosques logo a seguir. Daí a não haver caroço para pagar a saúde, a educação, os transportes e o funcionalismo é um piscar de olhos.
Votar no Socas é votar no maior aldrabão que a história lusa já conheceu, votar no marketing e na mentira, no compadrio das empresas do regime.
Votar no Coelho é votar na duvida da capacidade que o gajo terá para nos tirar da merda onde o Socas nos colocou, na equipe que o poderá acompanhar e na sua eventual competencia ou falta dela.
E no Portas, é votar nas feiras, na grandiloquência adjectivada e bacoca.
Que Fazer?
Aviso à Navegação
Dia 12 de Maio, ETD 1000 UTC, o gracioso NVV Veronique sairá a Barra de Aveiro tripulado pelo Arrais de Gaivotas Bolha e pelo Médico de Bordo Pargana, com rumo 012 a Biana.
Solicita-se Resguardo.
terça-feira, maio 10, 2011
Guiness Book of Records
Este vosso Amigo, Gerente da mais afamada casa de diversão nocturna do Universo, quiçá mesmo mesmo de Aveiro, a casa Starlight, dedicou-se ultimamente ao cultivo de bonsais, chegando mesmo a obter o maior bonsai do Mundo e da Boavista, que se alteia já a cerca de 5 metros de altura, bem medidos.
Consegui deste modo o maior dos bonsais, que me enche de orgulho, bem como toda a população da Boavista. Sou mesmo já candidato ao Guiness do maior dos bonsais, estando apenas à espera dos delegados internacionais para a confirmação do record.
Sei que esta minha alegria se contagia a todos os meus Amigos, que imagino já a malhar um chaimpainzinho, felizes com o meu êxito.
Só o adiantado da hora me impede de aqui divulgar a fotografia do meu bonsai, que chega já ao 2º andar do solar da Boavista, que habito com Madame Veiga, mas que amanhã divulgarei à estampa.
domingo, maio 08, 2011
III Grande e Monumental Recepção Murconal
Teve lugar ontem uma Regata Petisqueira, a que só a tacanhez do Juri, por acaso presidido por mim próprio, não deu o primeiro e destacado prémio a uma chora de pescada confeccionada pela minha dedicada esposa, Madame Veiga, nem a umas favas com porco preto dos meus amigos Fernando e Leal.
Madame Veiga, aqui visivelmente favorecida, justamente indignada por não ter alcançado o 1º prémio com a sua chora.
Terminou a Recepção com uma actuação da colaboradora da casa de diversão nocturna Starlight, de que sou esforçado Gerente, a Taty al Mustafá, que interpretou para os presentes magnificos passos de dança.
Taty AlMustafá em actuação, perante os embascacados convivas.
De qualquer forma, aqui ficam os resultados por classe:
Favas: Faves a l'aipe
Chora: Chora de Madame
Bacalhau: Cod Cream Zurk Way
Galo: Ris au Sang aux fines herbes et Gindung
Pato: Arroz com Bacon e Pato aux Like the Wind
sexta-feira, maio 06, 2011
Ultima Hora
Claro que este vosso Amigo recusou a ameaça ali mesmo, tendo de imediato contratado os serviços especiais da gnr, que em nada ficam a dever aos seals, e que lhe garatirão, de hoje em diante, a segurança para as suas bailarinas marroquinas poderem actuar em tranquilade.
Os meus estimados freguezes terão apenas, antes de entrarem na Starlight, de serem revistados por uns eunucos que entretanto também irei contratar para esta função, aborrecida mas fundamental.










