"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
quarta-feira, abril 06, 2011
terça-feira, abril 05, 2011
Agora Sim
domingo, abril 03, 2011
Faltou a Luz no estádio da dita.
Legitima Defesa
"... Se fosse justo foder os cornos já não tinhas cu ..."
Judicioso comentário anónimo que fizeram a este meu post, muito provávelmente um aparatchick do ps, talvez mesmo um dos beneficiados do erário publico, quiçá mesmo da ANACOM ou de outra qualquer, prebendado com alguns milhares de euros mensais que agora pagamos todos.
quarta-feira, março 30, 2011
Tempo de Antena
sábado, março 26, 2011
António Sérgio
Às engrenagens administrativas de que o Estado dispunha já, juntou-se a legião nova dos beneficiados das obras públicas; muitos mihares de funcionários, mais ou menos opiparamente prebendados; muitas centenas de concessionários enriquecidos... "
António Sérgio, 1883-1969, in "Breve interpretação da História de Portugal", sobre o Fontismo do Seculo XIX.
(onde é que eu já vi isto???!!!!!)
Breaking News
De nada valeu fazer-lhe compreender os motivos, válidos, que levaram ao adiamento da Regata, a senhora Vânia está irredutivel, levantando deste modo sérios problemas à Gerência da casa.
Aguardamos evoluções, que esperamos positivas, deste conflito laboral que opõe a Gerência da Starlight às suas colaboradoras.
A Gerência tem entretanto montado um serviço minimo alternativo para minorar os contratempos e prejuizos aos seus estimados Clientes.
"...Local onde gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorância..." (1)
Nunca vou a coimbra por motivos agradáveis, e hoje não foi excepção. Na porta do D'Artagnan uma malta fazia campismo por conta das bolsas, o peido geométrico continuava geométrico, e a nomenclatura de serviçais do orçamento de estado continuava ruidosa e, no nacional bilharista, discutiam a vantagem de estarmos sob gestão castelhana ou inglesa.
E porque não angolana, ou brasileira, pensava eu, esses ao menos tem mais dinheiro e falam Português.
(1) Fernando Namora, médico coimbrão de Condeixa, in "Fogo na Noite Escura" sobre a universidade de coimbra.
quarta-feira, março 23, 2011
Pensées (comme Blaise Pascal)
Há muito tempo não via tanta sobranceria, arrogância, mentira sistemática como no engº do inglês técnico.
Mentira, táctica partidária (distingo da actividade politica, que considero nobre), tudo reunido em grandes quantidades no azeiteiro da Covilhã.
Nunca em Portugal se viu tanta corrupção, compadrio, tachos para os bois, negócios para os amigalhaços.
Deus nos livre salve e guarde de azeiteiros demagogos como este.
VIVA PORTUGAL.
domingo, março 20, 2011
La Lune (dans le caniveau)
E eu, com este tão bom tempo, não estou para sair com o NVV Veronique e enfrentar correntes macacas. Para manobras macacas tenho as outras, nas estradas e nas vidas.
Nota Cientifica:
Tive um colega de trabalho, numa altura em que estava entre analista de terceira e varredor qualificado, que defendia que o movimento das marés se devia a uma vontade divina que, arregaçando a santissima manga, abriria um ralo existente no fundo do oceano, provocando deste modo o esvair das aguas das marés baixas.
Desafortunadamente este meu amigo faltou a muitas aulas de catequese enquanto jovem, não tendo por isso explicação para as preia mar, como é que as aguas subiriam?!! Vergonhosa falta telogica.
Já outro colega das engenharias garantia que o movimento das marés era provocado pelo oscilar do eixo terrestre, que inclinando-se para a esquerda fazia as marés subir daquele lado do globo, baixando do lado oposto.
Este mesmo colega das engenharias, quando a empresa onde trabalhavamos começou a pagar por transferência bancária, levantava integralmente o vencimento em numerário que, uma vez conferido, era novamente depositado na mesma dependencia, para não perder tempo. Não gostava de ser enganado e por isso conferia o que ganhava.
Este pequeno pormenor de comportamento fez-me perder confiança na sua interpretação da inclinação do eixo terrestre para a explicação do movimento das marés, ficando assim, no meu espirito, a duvida da explicação teologica e a explicação inclinatória de eixo.
sexta-feira, março 18, 2011
VI Grande e Espiuloplástica Regata da Lua Cheia
O programa é, como habitualmente, muito apelativo, contando, para além da já famosa Regata entre Pontes (Ponte de Juncal Anxo - Ponte de Brooklin), um espectáculo de variedades, desta feita abrilhantado pela Susy, da casa de diversão nocturna Starlight, de que este vosso amigo é esforçado gerente.
A Susy vai estar à frente de um grande elenco, todas da casa Starlight, e vai realizar o seu celebre numero de mergulho numa garrafa de Super Bock, das pequenas, que lhe valeu um Palhaço de Ouro no festival de Monte Carlo.
Relembramos que este numero consiste em, a partir de uma cadeira em cima de uma mesa, dar um mergulho para dentro da Super Bock, usando apenas um funil.
A Susy, oriunda de excelentes famílias da linha, fez fama no Cais do Sodré em Lisboa, onde rapidamente angariou numerosa clientela entre os estivadores e alguns outros da alta finança com o seu famoso bico à la ligne.
Contamos também com a contribuição da Casa de Pasto gourmet Chez Alamede com as suas já internacionalmente conhecidas rabanadas, rabanés.
terça-feira, março 15, 2011
Os jornalistas
Há cerca de um ano andavam eles a vociferar que os privilegiados dos iates da 'maritimo turistica' tinha o gasóleo mais barato, o que era uma injustiça fiscal enorme.
Agora, hoje, voltaram a descobrir o enorme erro fiscal do gasóleo mais barato para a maritimo-turistica !!!!!
Alguém já explicou a esta malta que náutica de recreio e maritimo-turistica não é a mesma coisa????
segunda-feira, março 14, 2011
O Estado Social
"...
Os campos de golfe deverão voltar a ser tributados à taxa reduzida de IVA, de 6%, em vez dos 23% que são obrigados a praticar desde o início do ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para 2011. A mudança surge num momento em que o Governo prepara medidas de austeridade que também atingirão o IVA.
..."
domingo, março 13, 2011
Buena Vista Social Clube
sábado, março 12, 2011
sexta-feira, março 11, 2011
terça-feira, março 08, 2011
Boavista Radio Controlo
Novas da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia
Os mouros não nos vão ficar à frente, vamos ter também uma 'Entre Pontes'.
Entre a Ponte Juncal Anxo, na Gafanha de Áquem, e a Ponte de Brooklin, em Nova York. E Prontes.
Andem lá, façam agora melhor....
domingo, fevereiro 27, 2011
V Grande Regata da Lua Cheia
Decorreu em franco ambiente desportivo a V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia. Presentes observadores americanos que, maravilhados com o nosso nível de organização, nos convidaram para organizar a próxima edição da Taça da América (1). No sábado, a bordo do Liberum, houve fadunchos pelo sr Lino, antecedidos, a bordo do NVV Veronique, por uns pipis, franguinhos de churrasco, rojões, queijos das melhores proveniências, feijoada de samos à "Elvira" e chouriços alentejanos, tudo acompanhado por tintos nacionais. Infelizmente o espectáculo de variedades programado para ser abrilhantado pela Faty não se pode realizar por indisposição desta, tendo eu sido violentamente criticado pelos presentes, enquanto gerente da casa Starlight, de que a Artista convidada é esmerada funcionária.
Resultados por classe:
Caldeirada Serrana : 1º Prémio BOLHA
Caldeirada Vagueirense : 1º Premio QUINZÉ
Caldeirada à Moliceiro : 1º Prémio DELMAR CONDE
Absolutos : 1º Prémio : DELMAR CONDE.
(1) Não acreditam?? Nem eu.
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia(que desta vez não sei bem o que é)
A Boia de Barlavento estará colocada no Bar do 'Zé Daniel' e deve ser contornada por bombordo, com cuidado e esmero, deixando devidamente arrumados e limpos os Copos utilizados
A Boia de Desmarque está localizada junto ao frigorifico do NVV Veronique e deverá ser abordada com precaução, não sendo permitidos desmandos com as garrafas de chaimpain alí armazenadas.
As verificações tecnicas terão lugar no trapiche de serviço, não sendo admitidas reclamações às decisões do Presidente do Juri, EU, que são soberanas. Estas verificações serão efectuadas a todas as garrafas concorrentes, garrafões, bidões e demais vasilhame.
A Comissão de Regatas reunirá logo após o evento, provando todas as caldeiradas a concurso.
Não serão admitidas reclamações.
Nos casos omissos aplicar-se-á o paragrafo anterior.
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
Berlenga 2011
Tive a informação de que o Porto de Peniche já estaria em condições de nos receber.
Assim, a confirmar-se, proponho o seguinte programa de festas:
Dia 8 de Junho
ETD Aveiro 2000, Rumo Peniche
Dia 9 de Junho
ETA Peniche 1400
Dia livre
Dia 10 de Junho
ETD Peniche 1000, Rumo Berlenga
ETA Berlenga 1230
Sardinhada de Gala
ETD Berlenga 1500, Rumo Nazaré
ETA Nazaré 1900
Dia 11 de Junho
ETD Nazaré 0800, Rumo Figueira da Foz
ETA Figueira 1600
Dia 12 de Junho
ETD Figueira da Foz 0900, Rumo Aveiro
ETA Aveiro 1500
Como alternativa, e à semelhança de edições anteriores, para a rapaziada que, como eu, não tem grandes tempos livres, porque não:
Sair de Aveiro no sábado anterior, dia 4 de Junho, navegar até Peniche, deixar lá os bacalhoeiros, e regressar a Aveiro de Expresso (1500-1600-1815).
No dia 9 de Junho, de Expresso também (1700-1815), voltava-se a Peniche e reintegravamos o Expreplêndico Cruzeiro.
Se aparecerem interessados em número suficiente podiamos, à melhor, alugar uma carrinha.
domingo, fevereiro 20, 2011
Eventos
Não esquecer que a V Grande e Expreplêndica Regata da Lua Cheia (que por acaso nem sei bem o que é desta vez) com a sua original mostra de caldeiradas é já para a semana. Mantendo-se atentos num blog perto de vodes estarão informados dos mais piquenos pormenores logisticos.
Mais....
O Grande Cruzeiro à Berlenga aproxima-se e convém terem as embarcações devidamente preparadas.
Fomos informados que o Porto de Peniche já nos pode receber. A confirmar-se, poderemos largar de Aveiro um dia mais cedo, na quarta 8 de Junho, fazer uma visita à Tasca do Joel em Peniche juntamente com as tripulações moiras, e de seguida manter o programa, com a Sardinhada de Gala no Forte de São João Baptista na Berlenga, ou no Restaurante do sr Arnaldo, na Berlenga também.
Vou encarregar-me das tradicionais newslewtters e de mais uns quantos postes no Ventosga para v/nossa informação e coordenação.
O Programa das Festas na Berlenga será oportunamente divulgado.
Du côté de chez moi
Canal do Rio Boco, ontem à hora do almoço. As vivas fortes deste fim de semana inundaram as estradas aqui à volta mas nada de especial, nada que a as gentes ribeirinhas, eu incluído, não estejam habituadas.quinta-feira, fevereiro 17, 2011
Teoria da Conspiração
"...
o primeiro a saudá-lo foi Eusébio, o papagaio, que pousou no seu ombro. Esfregou o bico na orelha do dono, esperando o habitual biscoito enquanto palrava: " Benfica, Benfica. Mata o dragão, mata o dragão".
"
A transcrição deste texto é inteiramente fiel, inclusivé nas minusculas e maiusculas usadas pelo autor.
Antes de qualquer comentário que possa fazer, adivinhem algumas coisas, o autor, a época da acção do romance, a obra em causa, e por aí fora.
Como ninguém opinou, opino eu.
Trata-se da obra "O império dos Pardais", de João Oliveira Costa, escrita em homenagem do nosso Amigo Toni Pardal.
É um romance histórico, policial mas histórico, cuja acção decorre em 1511, no seculo XVI portanto.
Miguel, ficamos a saber, era um destacado membro da claque NN Boys do simpático clube da Luz, que tinha sido fundado há pelo menos cinquenta anos, e que já nutria pelos adeptos do FCP o carinho e a estima que ainda hoje os caracteriza.
O papagaio, que tão bem instruido gritava 'mata o dragão, mata o dragão', era um antecessor histórico da águia vitória, que séculos mais tarde viria tão ingloriamente a ser despedida, e que naqueles remotos tempos, fruto das viagens dos nossos marinheiros, era mais frequente em Lisboa que as própriamente ditas águias.
Agora que já sabem um pouquinho mais de história, fiquem bem e passem um bom fim de semana.
terça-feira, fevereiro 15, 2011
Modernidades
Pelo caminho o caminho de ferro de lá até Fiuenties de Oniorio, e o termo 'salamanquização' dum problema.
Pois.
Negócios, que alguém tem de tocar o país prá frente.
Os castelhanos todos os anos fazem um inquérito sobre a bontade dos Portugueses serem Espanhois (lembrem-se da questão diplomática levantada por João II quando os reis católicos se lembraram de chamar espanha ao novo país que criaram...)
Esse inquérito tem SEMPRE resultados extraordinários, mais de metade dos inquiridos, todos estudantes em Salamanca, respondem afirmativamente à question..
Lembram-me uma 'private joke' dos tempos gloriosos do PREC:
--Oh pá o nosso partido, nas ultimas sondagens, vai ter 300 % dos votos.
-- Bom, e como lá chegaram?
--A sondagem foi feita na sede do partido e com votos em triplicado.
Cá por mim vou voltar à minha actividade de gerente da Starlight, essa é que é Eça.
sábado, fevereiro 12, 2011
V Grande Monumental e Portentosa Regata da Lua Cheia ( que, na verdade, nem sei o que é)
Dia 26,
1500 : Verificações Técnicas, rojões caseiros e tinto do Douro
1700 : Reunião de skipers, prova de queijos e tintos da Beiras
2100 : Grande RCC, Reunião Competitiva de Caldeiradas.
2300 : Variedades com Lap Dance, Table Dance e Varão, com Faty à frente de um grande elenco da afamada casa Starlight, de que o autor destas modestas linhas é esforçado gerente.
Dia 28,
1000 : Piqueno almoço e apresentação da documentação técnica e de navegação
1300 : Almoço de confraternização e distribuição de prémios aos primeiros, segundos, terceiros, quartos e demais classificados.
1700 : Merenda e Despedida emocionada das tripulações ao som das músicas lamechas do costume.
terça-feira, fevereiro 08, 2011
Intelectual de esquerda
domingo, fevereiro 06, 2011
Ilhavo
Oficialmente sou natural de Ilhavo, assim reza o meu Bilhete de Identidade.Na verdade nasci na 'Praça da Bastilha', 14 de Julho de seu nome, bairro da Beira-Mar, em casa da minha avó materna, como tradicionalmente toda a gente nascia naquele tempo. Foi o'Ilhavismo' do meu Pai que me registou , a mim e a maninha, em São Salvador, Ilhavo.
Assim vivi em Ilhavo até ao meu Pai falecer. Primeiro no Alto Bandeira, depois na Lagoa, numa casa que já tinha sido sede do Illiabum, assim mo contaram.
Depois da morte do meu Pai, naturalmente também, fui morar para Aveiro.
Só muito recentemente regressei a Ihavo, Gafanha da Boavista, juntinho ao Rio Boco, a nossa Ria, como sempre gostei.
Para mim, pela minha própria vivência, nunca existiu Ilhavo ou Aveiro, Farol da Barra de Ilhavo ou de Aveiro, Cimo de Vila ou Beira-Mar; para mim sempre existiu Ria, barcos, canais, águas e Mar.
Mas, deixem-me confessar, as gentes de Ilhavo sempre me confundiram. Algumas de Aveiro também, mas as de Ilhavo mais.
Circulam agora pelas terras de Ilhavo uns poemetos ordinários, anónimos, mas que o estilo não deixa grandes dúvidas de autoria, sobre vidas privadas de outros Ilhavenses, que também, pelo estilo e 'bocas' não deixam grandes dúvidas de quem se tratará.
O nojento é a covardia do anonimato, é o não assumir-se o que se diz, é o atirar a pedra e esconder a mão.
Já o vi mais vezes nestas terras de Ilhavo.
Nojento.
Hoje ao jantar deram-mas a ler. Não passei da primeira 'quadrilha'.
Eu, a quem as gentes de Ilhavo sempre chamaram de mal educado, digo, VÃO PARA A PUTA QUE VOS PARIU, OH ALARVIDADES ANÒNIMAS.
E assino, João Madail Veiga.
Com estas coisas não se brinca.....
É da mais elementar lógica de segurança não entrar em barras desconhecidas de noite.
Não se trata de cagunfa, trata-se de bom senso.
Não se conhece a Barra, podem existir escolhos manhosos (e a Barra da Povoa que os tem!!), a visibilidade é reduzida e, mais grave ainda, estava fechada.
Dir-se-á que eles não sabiam que estava fechada, bem sabemos que o Navtex em Portugal só funciona bem à volta de Monsanto, que é o mesmo que dizer, à volta de Lisboa, mas tentar entrar às 3 da manhã com Mar de 4 metros? provavelmente a quebrar? O que queriam estes ingleses provar?
Os dois desaparecidos já eram, oxalá que não, mas não me acredito noutro desfecho com aguas a 14ºC.
Que fique de lição para nós, que andamos no Mar com barcos identicos.
sábado, fevereiro 05, 2011
O que eu aturo...
Largados de Baiona no dia anterior à noite, defrontamos o tenebroso cabo Finisterre com ondas de 25 cm, 18 cm vá, tendo o Mar crescido para os 3 metritos depois das Cisargas até à Ria da Corunha, onde arribamos pelas 1800 lusas, que nunca se trocam as horas no NVV Veronique por conta de evitar o jet-leg.
Decidiu-se, depois das formalidades legais com as autoridades galegas, rumar aos restaurantes da Praça Maria Pita, ao que nos diziam de fazer crescer água na boca.
Sentados por fim à mesa, eu, o 1º de máquinas Ferreira, o 2º grumete Machado e o Médico de Bordo Visconde da Quinta do Picado, e tendo encomendado as tradicionais tapas, demos conta da vizinhança da mesa, um casal em que ela era BOOOOOOAAAAAAAAA.
A meio da refeição, para aí, o rapazinho do casal vizinho começou a ficar verde, amarelo, azul às riscas, e a vomitar copiosamente para o chão, mesmo ao nosso lado.
Os donos do restaurante solicitaram então aflitos: --- Um Miédico, um Miédicooooo.
Era a nossa chance, o Visconde ia tratar do animal e nós ficavamos a tratar da BOOOOOOOOOAAAAAAA.
Eis então que o nosso Médico, numa atitude de rebelião tipica de um Fletcher, replica, Num siou miédico, siou vietieriniário....!!!!
Mas quê, pensei, que está este gajo a dizer?!!, então não podia tratar do animal, como nos fazia a nós?
Demos-lhe de imediato o nome de Fletcher, votamos uma reprimenda e foi a ferros para bordo, de onde só saiu depois de ter ofertado o skipper e demais tripulação com algumas garrafitas de Duas Quintas, que tinha guardadas para uma doença.
Vejam lá o tipo, "num siou miédico !!!!!", só para nos lixar.
O Visconde da Quinta do Picado (Costa do Valado)
quarta-feira, fevereiro 02, 2011
Breaking News
domingo, janeiro 30, 2011
IV Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia que por acaso foi Quarto Minguante
sexta-feira, janeiro 28, 2011
quinta-feira, janeiro 27, 2011
Impostos
Tudo bem, é uma opinião.
E então eu tenho de estar inspirado para pagar os milhões largos de prejuízo que dão as companhias de travessia do Tejo? Eu nunca as usei, nem penso usar, e também são os meus impostos que as pagam.
E pergunta-se, é justo, ou melhor, admissível, o prejuízo deste tipo de empresas, scuts, Metro e Carris de Lisboa, ou transportes fluviais?
Pensemos num exemplo que conheço, o ferry de São Jacinto.
São Jacinto é uma freguesia de Aveiro que por estrada dista da sede do concelho mais de 50 Km, sendo que de barco dista apenas 15 minutos de viagem.
Fiz as contas, só ao combustível gasto pelo ferry em cada travessia, e nem com todos os lugares de carros ocupados esse custo era superado.
Que fazer então, aumentar as tarifas para os valores comerciais?
Penso que é um dos custos sociais que devem ser suportados por todos nós, na forma de impostos. É importante garantir o transporte a uma população isolada, quase numa ilha. Uma empresa que necessitasse desse lucro nunca sobreviveria a fazer travessias do Forte da Barra para São Jacinto.
Se a lógica da Transtejo for a mesma, não me custa aceitar os milhões de prejuízo que apresenta.
Custar-me-á admitir que tenham, não sei se têm, gestores pagos a ouro.
Mas então, aceitando isso, e pela mesma lógica, porque aceitar a argumentação moura de não quererem pagar as scuts que não utilizam???
domingo, janeiro 23, 2011
Sinfonia do Novo Mundo
almagrande disse...
Não acredito que o Antonin não tenha visto o mar, não pode.
..."
A propósito do Amadeus e do Antonin Dvorak, o nosso Amigo Alma Grande escreveu o comentário acima, e lembrou-me uma história dum cruzeiro a bordo do Atlantic Star, em 2009, pelo Norte de Africa, Canárias e Madeira, e reza assim:
A bordo do Atlantic Star havia dois restaurantes à carta, uma pizaria, um restaurante bufet aberto 24 sobre 24 horas, para além de 7 ou 8 bares, todos musicados e abertos.
Para invejar o meu Amigo Machadinho telefonava-lhe duas e três vezes por dia, com o relato das comidas e bebidas que ia malhando a bordo.
Numa delas o Machadinho perguntou-me:
"Olha lá Beiguinha, e tue já beiste o Mar? "
[pronunciar com sotaque ilhaveiro cerrado]
Ora que o Antonin foi várias vezes a Inglaterra, e parece que no tempo dele ainda não estava concluido o tunel da Mancha, e aos Estados Unidos, é histórico.
Mas quem nos garante que ele não viajou no Atlantic Star?
Sim, quem nos garante que ele não viajou no Atlantic Star?????
Imagem da minha pessoa com o tripulante mais graduado a bordo do Atlantic Star,que nos proporcionou as melhores e maiores comezainas concentradas em tão poucos dias, embora em milhas alargadas, de que me lembro!!
sábado, janeiro 22, 2011
Sódades do Berão
quinta-feira, janeiro 20, 2011
Mozart und Dvorak
No intervalo do dito serviço fui à Fnac do Basco da Gama e trouxe discos cheios de bolor, que por acaso ouço agora, á vez, a saber, Die Zauberflot (ein lieder spiel) und Die Czech Suit.
A curtição flui alto, com a sorte, para os bizinhos, de não haver bizinhos por perto no Solar da Boavista.
Que tem isto a ver com o Mar?
Fácil, está bom de ver, quer o Amadeus quer o Antonin, por serem centro europeus, nunca o viram, ao Mar, acho eu.
segunda-feira, janeiro 17, 2011
Chez Alamede
domingo, janeiro 16, 2011
Hoje de manhã
Estava, estou, um bocado cansado da viagem de ida e volta à Galiza de ontem, a mata cavalos, e decidi dar apenas uma volta higiénica carrística pelos locais habituais, com o Francisco Viegas no banco do lado.
"O Mar em Casablanca" já me acompanha há tempo de mais, foi e veio comigo a Cabo Verde o ano passado, e outras leituras se intrometeram. Mas é muita giro, o livro.
E lá vinha o meu Amigo Delmar, sozinhinho, aos bordos pelo Canal dos Bacalhoeiros, que os ventos estavam de Sul. Ia para a Avela. Daqui a bocado vou também até lá.
Aqui fica a prova do delito, comum.
sexta-feira, janeiro 14, 2011
Privilégio
quarta-feira, janeiro 12, 2011
Pois
"...
A PSP de Lisboa deteve dois homens por terem roubado dois sacos com cerca de 70 pães de uma padaria na zona de Marvila e depois de um deles ter sido baleado por um agente quando tentava fugir.
Em comunicado, a PSP avança que o assalto ocorreu às 4.30 horas da madrugada de hoje, quarta-feira, e que a detenção foi feita depois de um telefonema para a esquadra policial da zona a dar conta do assalto.
Os dois detidos, de 28 e 33 anos, roubaram dois sacos com cerca de 70 pães, num valor de cerca de 15 euros. Os pães foram recuperados e entregues de novo à padaria, após a detenção dos indivíduos.
Depois do assalto, os dois homens iniciaram uma fuga a pé, tendo sido um deles "imediatamente manietado".
O outro suspeito, que detinha uma arma de fogo, "prosseguiu a fuga apeada, sempre seguido pelo elemento policial, que lhe ordenou por diversas vezes que parasse e largasse a arma", refere o comunicado.
"A dada altura o suspeito apontou a arma na direcção do agente, pelo que este, face ao perigo iminente, efectuou um disparo com a arma de serviço, atingindo o suspeito na perna direita", adianta a PSP.
O detido necessitou de tratamento hospitalar mas não ficou internado.
Quando foi interceptado pela PSP, o mesmo suspeito "arremessou a arma de fogo para o interior de um poço", contudo a pistola de alarme foi recuperada pela polícia com o auxílio dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.
Os detidos que já tinham antecedentes criminais vão ser presentes na quinta-feira no Tribunal de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respectivas medidas de coação.
..."
Seguem entretanto nos tribunais portugueses os casos da Casa Pia, da Face Oculta e do BPP/BPN.
domingo, janeiro 09, 2011
Acidente
Sem saber como alterei o formato deste vosso espaço e perdi endereços importantes.
Agradecia que me ajudassem, comentando com os vosso endereços.
Faltam-me a:
'Padaria Beira Mar,rozarinho'
'Melhor Blog do Universo, receitas exprepelndicas'
'Forcados Amadores de Alhandra'
entre outros....
sábado, janeiro 08, 2011
São Gonçalinho da Beira Mar
Da romaria faz parte, já de forma tradicional, o Capitulo da Confraria, isto é, o malhanço no Imperial com os confrades.Pois. quinta-feira, janeiro 06, 2011
Berlenga 2011
Acabei de assumir junto ao Camarada Presidente a organização, por parte da Avela, do "Expreplêndico XIX Grande Cruzeiro à Berlenga e Ilhas Adjacentes."
Convocam-se os interessados e interessadas para a reunião de skippers a realizar já no fim do presente mês de Janeiro, durante a "IV Grande Regatta da Lua Cheia que este ano,por causa do sr Leão, Rodrigo, é praticamente na Lua Nova".
Será necessário exibir as licenças desportivas e certificados de rating das embarcações, podendo aquelas ser substituidos por duas garrafas de chaimpain e estes por duas caixas de tinto de qualidade comprovada.
O Regulamento será divulgado oportunamente.
Para já,e como estamos a atravessar uma época festiva em Aveiro e em particular no Bairro da Beira Mar (onde eu,maninha e os meus primos nasceram, na Praça da Bastilha),vou mas é para as cavacas que até ferve.
quarta-feira, janeiro 05, 2011
Coerência
"...
Quando apresentou o chamado PEC 3, em finais de Setembro do ano passado, o Governo anunciou o congelamento das promoções que impliquem a subida de salários na Função Pública a partir de 1 de Janeiro de 2011.
Desde então, e até ao final do ano, foram publicadas em Diário da República 2.125 promoções ou alterações de posicionamento remuneratório, o que representa um crescimento de 15,6% face ao período homólogo do ano passado. Esta aparente "corrida" às promoções poderá, na prática, compensar os cortes salariais na Função Pública, que variam entre 3,5% e 10% para vencimentos superiores a 1.500 euros, conforme admite Ana Avoila, da Frente Comum.
..."
O bold é meu.
Mas o que é que esta notícia tem a ver com o Mar? Simples, os nossos coerentes (des)governantes deviam ser a ele atirados com um bloco de cimento nos pés.
domingo, janeiro 02, 2011
Privilégio
Regata da Lua Cheia que Por Acaso Desta Vez é Quase na Lua Cheia
Nos próximos dias 22 e 23 de Janeiro vai decorrer nas alterosas e tenebrosas águas da Ria de Aveiro a IV edição da já famosa "Regata da Lua Cheia que Por Acaso Desta Vez é Quase na Lua Cheia"
Será, naturalmente, exigida a exibição das licenças desportivas e certificados de rating das embarcações, estas ultimas subsituidas por duas garrafas de chaimpain e aquelas por uma caixa de tinto, desde que de boa qualidade.
O Programa de Regatas bem como as localizações das boias de barlavento e de desmarque e garrafeiras de segurança serão oportunamente divulgadas.
Pela Comissão de Regatas,
Joao Veiga
MMMMMBAS do NVV Veronique
PS:
Acontece que o sr Rodrigo Leão dá um concerto em Aveiro a 22 de Janeiro. Já lhe telefonei a pedir para adiar as cantorias, mas o gajo está irredutível, tem de cantorar a 22.
Resta-nos adiar a Regata para os dias 29 e 30 de Janeiro,pelo que a Regata será:
"Regata Da Lua Cheia que desta vez, e só desta vez, por acaso ,é de Lua Nova"
Concerto de Ano Novo
O Miller e os outros interpretados foram do nosso gosto.
A tradicional Radetski no fim, pobrezinha cotejada com o Karajan em Viena, mas bonita pela participação da rapaziada.
O Carvalho não foi obcessivo, complementou apenas, e é um grande cantor, o Homem.
Os choros dos bébés nos durante eram evitáveis, mas foram benvindos.
E prontes...
quarta-feira, dezembro 29, 2010
Pórticos das ex scuts atacados a Tiro em Viana do Castelo
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação
É avante Portugueses
É avante sem temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer
Viva a Maria da Fonte
A cavalo e sem cair
Com as pistolas à cinta
A tocar a reunir
Já raiou a liberdade
Que a nação há-de aditar
Glória ao Minho que primeiro
O seu grito fez soar
segunda-feira, dezembro 27, 2010
Du côté de chez moi
segunda-feira, dezembro 20, 2010
Atribulações de um Republicano na Republica
(Ao som, alto e enlatado do Die Entfuhrung aus dem Serail ----eu sei que em Alemão as palavras em -ung são fêmeas, mas que querem,a tradução fica melhor assim)
domingo, dezembro 19, 2010
Noite na Mouraria
Presentes um quarteirão de Tias, das quais destaco a Xituxa, a Pimpalicha e a Xataticha,entre muitas outras.
terça-feira, dezembro 14, 2010
Economia Politica
"...
Mas tem dinheiro.
..."
J.M.Veiga, bloguista amador, sócio da Ordem dos Engenheiros nº1949, com as quotas em dia, MMMMBAS (1) do NVV Veronique, piadista incipiente e historiador de efemérides.
(1) MMMMBAS = Mais, Mas Mesmo Muito Mais Bem Amado Skipper
segunda-feira, dezembro 13, 2010
Finalmentemente
Finalmentemente, que como toda a gente sabe é um adverbio de modo como outro qualquer, o NVV Veronique passou para Sul a ponte da A25 para as praias da Barra e da Costa Nova. domingo, dezembro 12, 2010
Lua Cheia, que por acaso foi Quarto Crescente
sábado, dezembro 11, 2010
Nas vésperas da Grande Regata
Não faço ideia, the slightest idea,como dizia o Udo,onde raio é que o NVV Veronique navegava nesta altura.terça-feira, novembro 30, 2010
Dezembro de 1640, 01
Politica
Mentiroso mente uma vez, mente sempre.
Mesmo que fale verdade, todos lhe dizem que mente.
domingo, novembro 28, 2010
quinta-feira, novembro 25, 2010
III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente
III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente
Cambada,
Na berdade a próxima Lua Cheia fica em cima do Natal que, como se sabe, é quando um homem quizer.
Assim, a III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente terá lugar a 11 e 12 de Dezembro.
As marés são as seguintes:
dia 11 Sábado
BM = 1231 (1,1m) / PM = 1851 (2,7m)
dia 12 Domingo
BM= 1319 (1,2m) / PM= 1941 (2,6m)
Programa das Regatas
Boia de Desmarque, sábado ao jantar na Caldeira do Forte, Chanfana ou outro a combinar;
Boia de Barlavento, domingo ao almoço, caldeirada pescada na véspera ou de enguias no Zé Zé;
Vinho da Casa: Rota da Vila (ou qualquer outra, desde que abundante)
Licores da Escócia e Galegos, Gins Técnicos e Rum à descrição
Entradas de presuntos e tabua de queijos
Sobremesas : Tarte Tatin e Pudim Flan
Aguardando notícias, despeço-me com amizade,
João Madail Veiga












