domingo, fevereiro 20, 2011

Eventos

Cambada,
Não esquecer que a V Grande e Expreplêndica Regata da Lua Cheia (que por acaso nem sei bem o que é desta vez) com a sua original mostra de caldeiradas é já para a semana. Mantendo-se atentos num blog perto de vodes estarão informados dos mais piquenos pormenores logisticos.
Mais....
O Grande Cruzeiro à Berlenga aproxima-se e convém terem as embarcações devidamente preparadas.
Fomos informados que o Porto de Peniche já nos pode receber. A confirmar-se, poderemos largar de Aveiro um dia mais cedo, na quarta 8 de Junho, fazer uma visita à Tasca do Joel em Peniche juntamente com as tripulações moiras, e de seguida manter o programa, com a Sardinhada de Gala no Forte de São João Baptista na Berlenga, ou no Restaurante do sr Arnaldo, na Berlenga também.
Vou encarregar-me das tradicionais newslewtters e de mais uns quantos postes no Ventosga para v/nossa informação e coordenação.
O Programa das Festas na Berlenga será oportunamente divulgado.

Du côté de chez moi

Canal do Rio Boco, ontem à hora do almoço. As vivas fortes deste fim de semana inundaram as estradas aqui à volta mas nada de especial, nada que a as gentes ribeirinhas, eu incluído, não estejam habituadas.
A máquina fotografante não é assim tão boa e a garça aparece desta forma. Mas dá uma ideia do luxo de viver nesta região.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Teoria da Conspiração

Num romance recente (1ª edição em Janeiro de 2008) de um autor Português, pode ler -se:
"...
o primeiro a saudá-lo foi Eusébio, o papagaio, que pousou no seu ombro. Esfregou o bico na orelha do dono, esperando o habitual biscoito enquanto palrava: " Benfica, Benfica. Mata o dragão, mata o dragão". Miguel sorriu enquanto afagava a ave...
"
A transcrição deste texto é inteiramente fiel, inclusivé nas minusculas e maiusculas usadas pelo autor.
Antes de qualquer comentário que possa fazer, adivinhem algumas coisas, o autor, a época da acção do romance, a obra em causa, e por aí fora.

Como ninguém opinou, opino eu.
Trata-se da obra "O império dos Pardais", de João Oliveira Costa, escrita em homenagem do nosso Amigo Toni Pardal.
É um romance histórico, policial mas histórico, cuja acção decorre em 1511, no seculo XVI portanto.
Miguel, ficamos a saber, era um destacado membro da claque NN Boys do simpático clube da Luz, que tinha sido fundado há pelo menos cinquenta anos, e que já nutria pelos adeptos do FCP o carinho e a estima que ainda hoje os caracteriza.
O papagaio, que tão bem instruido gritava 'mata o dragão, mata o dragão', era um antecessor histórico da águia vitória, que séculos mais tarde viria tão ingloriamente a ser despedida, e que naqueles remotos tempos, fruto das viagens dos nossos marinheiros, era mais frequente em Lisboa que as própriamente ditas águias.
Agora que já sabem um pouquinho mais de história, fiquem bem e passem um bom fim de semana.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Modernidades

Hoje fui, e bim, em pôcas horas a Salamanca. Modernidades.
Pelo caminho o caminho de ferro de lá até Fiuenties de Oniorio, e o termo 'salamanquização' dum problema.
Pois.
Negócios, que alguém tem de tocar o país prá frente.
Os castelhanos todos os anos fazem um inquérito sobre a bontade dos Portugueses serem Espanhois (lembrem-se da questão diplomática levantada por João II quando os reis católicos se lembraram de chamar espanha ao novo país que criaram...)
Esse inquérito tem SEMPRE resultados extraordinários, mais de metade dos inquiridos, todos estudantes em Salamanca, respondem afirmativamente à question..
Lembram-me uma 'private joke' dos tempos gloriosos do PREC:
--Oh pá o nosso partido, nas ultimas sondagens, vai ter 300 % dos votos.
-- Bom, e como lá chegaram?
--A sondagem foi feita na sede do partido e com votos em triplicado.

Cá por mim vou voltar à minha actividade de gerente da Starlight, essa é que é Eça.

sábado, fevereiro 12, 2011

V Grande Monumental e Portentosa Regata da Lua Cheia ( que, na verdade, nem sei o que é)

Nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro vai decorrer a V Grande Monumental e Portentosa Regata da Lua Cheia ( que, na verdade, nem sei o que é), de que se dá nota abaixo do Programa Desportivo:
Dia 26,
1500 : Verificações Técnicas, rojões caseiros e tinto do Douro
1700 : Reunião de skipers, prova de queijos e tintos da Beiras
2100 : Grande RCC, Reunião Competitiva de Caldeiradas.

2300 : Variedades com Lap Dance, Table Dance e Varão, com Faty à frente de um grande elenco da afamada casa Starlight, de que o autor destas modestas linhas é esforçado gerente.
Dia 28,
1000 : Piqueno almoço e apresentação da documentação técnica e de navegação
1300 : Almoço de confraternização e distribuição de prémios aos primeiros, segundos, terceiros, quartos e demais classificados.
1700 : Merenda e Despedida emocionada das tripulações ao som das músicas lamechas do costume.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Intelectual de esquerda

O Victor ouve atentamente o senhor Fanha enquanto eu medito, à esquerda, o que se nota pela mão esquerda no queixo.


Continuo à esquerda, o que também se nota pela mão que segura o tinto Campo Largo.


O Victor outra vez naturalmente atento e eu aqui mais centrista, o que se evidencia pelo esperguiçanço com ambos os braços.


Aqui há dias participei, em Aveiro, numa sessão de 'diseurs' de poesia, abrilhantada, entre outros, pelo senhor Fanha.
Bem, fui lá ao cheiro, e confesso, correu malsito.
O bacalhau gratinado não tinha bacalhau, as entradas eram manhosas, a rapaziada de opção sexual alternativa abundava, mas valeu o tinto.
As gajas eram da minha idade, algumas até diziam que me conheciam.
Valeu-me o meu companheiro de vela Victor Cruz e o tempo que passamos a dizer mal do governo, embora dizer mal do governo hoje esteja ao nível do jogar matraquilhos.

domingo, fevereiro 06, 2011

Ilhavo

Oficialmente sou natural de Ilhavo, assim reza o meu Bilhete de Identidade.
Na verdade nasci na 'Praça da Bastilha', 14 de Julho de seu nome, bairro da Beira-Mar, em casa da minha avó materna, como tradicionalmente toda a gente nascia naquele tempo. Foi o'Ilhavismo' do meu Pai que me registou , a mim e a maninha, em São Salvador, Ilhavo.
Assim vivi em Ilhavo até ao meu Pai falecer. Primeiro no Alto Bandeira, depois na Lagoa, numa casa que já tinha sido sede do Illiabum, assim mo contaram.
Depois da morte do meu Pai, naturalmente também, fui morar para Aveiro.
Só muito recentemente regressei a Ihavo, Gafanha da Boavista, juntinho ao Rio Boco, a nossa Ria, como sempre gostei.
Para mim, pela minha própria vivência, nunca existiu Ilhavo ou Aveiro, Farol da Barra de Ilhavo ou de Aveiro, Cimo de Vila ou Beira-Mar; para mim sempre existiu Ria, barcos, canais, águas e Mar.
Mas, deixem-me confessar, as gentes de Ilhavo sempre me confundiram. Algumas de Aveiro também, mas as de Ilhavo mais.


Circulam agora pelas terras de Ilhavo uns poemetos ordinários, anónimos, mas que o estilo não deixa grandes dúvidas de autoria, sobre vidas privadas de outros Ilhavenses, que também, pelo estilo e 'bocas' não deixam grandes dúvidas de quem se tratará.
O nojento é a covardia do anonimato, é o não assumir-se o que se diz, é o atirar a pedra e esconder a mão.
Já o vi mais vezes nestas terras de Ilhavo.
Nojento.
Hoje ao jantar deram-mas a ler. Não passei da primeira 'quadrilha'.
Eu, a quem as gentes de Ilhavo sempre chamaram de mal educado, digo, VÃO PARA A PUTA QUE VOS PARIU, OH ALARVIDADES ANÒNIMAS.
E assino, João Madail Veiga.

Shostakovitch

Com estas coisas não se brinca.....

Já tinha testemunhado outras 'brincadeiras' dos subditos da Isabelinha, esta foi mais uma.
É da mais elementar lógica de segurança não entrar em barras desconhecidas de noite.
Não se trata de cagunfa, trata-se de bom senso.
Não se conhece a Barra, podem existir escolhos manhosos (e a Barra da Povoa que os tem!!), a visibilidade é reduzida e, mais grave ainda, estava fechada.
Dir-se-á que eles não sabiam que estava fechada, bem sabemos que o Navtex em Portugal só funciona bem à volta de Monsanto, que é o mesmo que dizer, à volta de Lisboa, mas tentar entrar às 3 da manhã com Mar de 4 metros? provavelmente a quebrar? O que queriam estes ingleses provar?
Os dois desaparecidos já eram, oxalá que não, mas não me acredito noutro desfecho com aguas a 14ºC.
Que fique de lição para nós, que andamos no Mar com barcos identicos.

sábado, fevereiro 05, 2011

O que eu aturo...

Corria o ano de 2001, o mês era Junho e o dia 23. Tudo documentado e lavrado em acta no Diário de Bordo do mais gracioso veleiro do Universo.
Largados de Baiona no dia anterior à noite, defrontamos o tenebroso cabo Finisterre com ondas de 25 cm, 18 cm vá, tendo o Mar crescido para os 3 metritos depois das Cisargas até à Ria da Corunha, onde arribamos pelas 1800 lusas, que nunca se trocam as horas no NVV Veronique por conta de evitar o jet-leg.
Decidiu-se, depois das formalidades legais com as autoridades galegas, rumar aos restaurantes da Praça Maria Pita, ao que nos diziam de fazer crescer água na boca.
Sentados por fim à mesa, eu, o 1º de máquinas Ferreira, o 2º grumete Machado e o Médico de Bordo Visconde da Quinta do Picado, e tendo encomendado as tradicionais tapas, demos conta da vizinhança da mesa, um casal em que ela era BOOOOOOAAAAAAAAA.
A meio da refeição, para aí, o rapazinho do casal vizinho começou a ficar verde, amarelo, azul às riscas, e a vomitar copiosamente para o chão, mesmo ao nosso lado.
Os donos do restaurante solicitaram então aflitos: --- Um Miédico, um Miédicooooo.
Era a nossa chance, o Visconde ia tratar do animal e nós ficavamos a tratar da BOOOOOOOOOAAAAAAA.
Eis então que o nosso Médico, numa atitude de rebelião tipica de um Fletcher, replica, Num siou miédico, siou vietieriniário....!!!!
Mas quê, pensei, que está este gajo a dizer?!!, então não podia tratar do animal, como nos fazia a nós?
Demos-lhe de imediato o nome de Fletcher, votamos uma reprimenda e foi a ferros para bordo, de onde só saiu depois de ter ofertado o skipper e demais tripulação com algumas garrafitas de Duas Quintas, que tinha guardadas para uma doença.
Vejam lá o tipo, "num siou miédico !!!!!", só para nos lixar.

O Visconde da Quinta do Picado (Costa do Valado)

Uma fotografia do meu Médico Particular,com funções no NVV Veronique de Médico de Bordo, e com algumas estórias tragico-marítimas, nomeadamente nos restaurantes da Corunha, que um dia destes, próximos, aqui relatarei, para sua vergonha.
(Ok, Ok, enganei-me, é Quinta do Picado)

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Breaking News

Da Radio TerraNova a notícia que um golfinho anda pelos canais da nossa Ria.
Mas não foi a primeira vez, há uns anos o Gaspar andou por aqui.
Será o Gaspar desta vez?

domingo, janeiro 30, 2011

IV Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia que por acaso foi Quarto Minguante

A explanação da táctica para a Regata pelo Skipper


Resultados por Classe :
Barco de ferro mais embandeirado: 1º Lugar NVV Veronique;
Barco de ferro mais azul : 1º Lugar NMB Nagual;
Barco de Plastico com mais limos no casco: 1º lugar NVP Celta Morgana;
Barco de plastico com mais tripulantes mouros: 1º lugar NVG Liberum;
Barco com melhores digestivos: 1º lugar NVD Mike Davis;
Lancha com melhores rojões : 1º lugar Zé Daniel;
Lancha com melhor máquina de café: 1º lugar Fernando Manuel;
1º Prémio de Aguardente Wooloomooloo: Pardal;
1º Prémio Tripulante com o mais exuberante Rabo de Cavalo: Bolha;
1º Prémio de salto para trapiche, exaequo: Paulo Madail Lobo & João Madail Veiga.
As classificações foram validadas pela comissão de regatas depois de verificada toda a documentação técnica e desportiva.
Não se aceitam protestos posteriores à publicação das classificações.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Impostos

Há dias, não muitos, uma Amiga minha moura, reflectindo sobre um post que eu escrevera sobre a revolta do Minho contra a portagem nas scuts, dizia que não se sentia minimamente inspirada para pagar com os seus impostos estas estradas, que ela não utilizava.

Tudo bem, é uma opinião.

E então eu tenho de estar inspirado para pagar os milhões largos de prejuízo que dão as companhias de travessia do Tejo? Eu nunca as usei, nem penso usar, e também são os meus impostos que as pagam.
E pergunta-se, é justo, ou melhor, admissível, o prejuízo deste tipo de empresas, scuts, Metro e Carris de Lisboa, ou transportes fluviais?

Pensemos num exemplo que conheço, o ferry de São Jacinto.
São Jacinto é uma freguesia de Aveiro que por estrada dista da sede do concelho mais de 50 Km, sendo que de barco dista apenas 15 minutos de viagem.
Fiz as contas, só ao combustível gasto pelo ferry em cada travessia, e nem com todos os lugares de carros ocupados esse custo era superado.
Que fazer então, aumentar as tarifas para os valores comerciais?
Penso que é um dos custos sociais que devem ser suportados por todos nós, na forma de impostos. É importante garantir o transporte a uma população isolada, quase numa ilha. Uma empresa que necessitasse desse lucro nunca sobreviveria a fazer travessias do Forte da Barra para São Jacinto.

Se a lógica da Transtejo for a mesma, não me custa aceitar os milhões de prejuízo que apresenta.
Também me parece justo que o erário publico sustente, parcialmente, o Metro, a Carris e outros serviços de função social.
Custar-me-á admitir que tenham, não sei se têm, gestores pagos a ouro.
Mas custos de exploração operacional pagos com os nossos impostos, para mim é pacifico de aceitar.

Mas então, aceitando isso, e pela mesma lógica, porque aceitar a argumentação moura de não quererem pagar as scuts que não utilizam???
E perguntam VEXAS que tem este post a ver com o Mar?
Fácil, está bom de ver, este país e este post estão a ir ao fundo....

domingo, janeiro 23, 2011

Sinfonia do Novo Mundo

"...
almagrande disse...
Não acredito que o Antonin não tenha visto o mar, não pode.
..."


A propósito do Amadeus e do Antonin Dvorak, o nosso Amigo Alma Grande escreveu o comentário acima, e lembrou-me uma história dum cruzeiro a bordo do Atlantic Star, em 2009, pelo Norte de Africa, Canárias e Madeira, e reza assim:
A bordo do Atlantic Star havia dois restaurantes à carta, uma pizaria, um restaurante bufet aberto 24 sobre 24 horas, para além de 7 ou 8 bares, todos musicados e abertos.
Para invejar o meu Amigo Machadinho telefonava-lhe duas e três vezes por dia, com o relato das comidas e bebidas que ia malhando a bordo.
Numa delas o Machadinho perguntou-me:
"Olha lá Beiguinha, e tue já beiste o Mar? "
[pronunciar com sotaque ilhaveiro cerrado]

Ora que o Antonin foi várias vezes a Inglaterra, e parece que no tempo dele ainda não estava concluido o tunel da Mancha, e aos Estados Unidos, é histórico.
Mas quem nos garante que ele não viajou no Atlantic Star?
Sim, quem nos garante que ele não viajou no Atlantic Star?????


Imagem da minha pessoa com o tripulante mais graduado a bordo do Atlantic Star,que nos proporcionou as melhores e maiores comezainas concentradas em tão poucos dias, embora em milhas alargadas, de que me lembro!!

Ah Leão !!!

Fotografia estilo 'sem luz e quase focada' de autoria © Marieke Copyright, com direito a censura da arrumadora de foco,apesar de ser uma das 501 fotografias feitas então. Esta e para aí mais umas quinhentas.

sábado, janeiro 22, 2011

Sódades do Berão

Já ia o Berão de 10 nos fins quando nos alembrámos de rumar a Biana, que como se sabe, é tão irmã, tão irmã de Abeiro, que bem uma a seguir à outra no dicionário, Abeiro>Biana.
Com o pretexto dum encontro de barcos tradicionais e da presença do lugre Maria Manuela em Biana, aí bamos nós até lá, o NVV Veronique e o NMB Nagual.
A foto, já publicada antes neste espaço, retrata os dois skippers, naturalmente atentos ao desfile que seguia impante no Lima.
Este ano há mais.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Mozart und Dvorak

Paciência, por serviço, onte(m) tive de me deslocar a Marrocos, a Lisboa vá.
No intervalo do dito serviço fui à Fnac do Basco da Gama e trouxe discos cheios de bolor, que por acaso ouço agora, á vez, a saber, Die Zauberflot (ein lieder spiel) und Die Czech Suit.
A curtição flui alto, com a sorte, para os bizinhos, de não haver bizinhos por perto no Solar da Boavista.
Que tem isto a ver com o Mar?
Fácil, está bom de ver, quer o Amadeus quer o Antonin, por serem centro europeus, nunca o viram, ao Mar, acho eu.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Chez Alamede

O magnifico restaurant Chez Alamede, de cuidada decoração e esmerada ementa, onde este vosso amigo não raras vezes almoça.
O que é que este restaurant tem a ver com o Mar?
Fácil, está bom de ver, tem uma aba de vitela au forne de estasiar qualquer um, exactamente como o Mar.

domingo, janeiro 16, 2011

Hoje de manhã

Hoje de manhã não fui para a Ria.
Estava, estou, um bocado cansado da viagem de ida e volta à Galiza de ontem, a mata cavalos, e decidi dar apenas uma volta higiénica carrística pelos locais habituais, com o Francisco Viegas no banco do lado.
"O Mar em Casablanca" já me acompanha há tempo de mais, foi e veio comigo a Cabo Verde o ano passado, e outras leituras se intrometeram. Mas é muita giro, o livro.
E lá vinha o meu Amigo Delmar, sozinhinho, aos bordos pelo Canal dos Bacalhoeiros, que os ventos estavam de Sul. Ia para a Avela. Daqui a bocado vou também até lá.
Aqui fica a prova do delito, comum.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Privilégio


Duas imagens magníficas da Cidade mais extraordinária do Universo, quiçá mesmo a mais extraordinária de Portugal.
Feitas por uma passarola voadora e cedidas à Avela, desconheço o autor e voador, mas aqui fica a minha larga e admirada chapelada.
Chamo a atenção para os barcos barquinhos e barquetas que amarram aos muros dos canais, para o NVV Veronique na foto de baixo, para o casario, para a Rua Antónia Rodrigues onde fica o Chez Palhuce, para o Cais dos Botirões, para a capela de São Gonçalinho, para o Rossio, para os canais.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Pois

Do JN de hoje:

"...
A PSP de Lisboa deteve dois homens por terem roubado dois sacos com cerca de 70 pães de uma padaria na zona de Marvila e depois de um deles ter sido baleado por um agente quando tentava fugir.

Em comunicado, a PSP avança que o assalto ocorreu às 4.30 horas da madrugada de hoje, quarta-feira, e que a detenção foi feita depois de um telefonema para a esquadra policial da zona a dar conta do assalto.

Os dois detidos, de 28 e 33 anos, roubaram dois sacos com cerca de 70 pães, num valor de cerca de 15 euros. Os pães foram recuperados e entregues de novo à padaria, após a detenção dos indivíduos.

Depois do assalto, os dois homens iniciaram uma fuga a pé, tendo sido um deles "imediatamente manietado".

O outro suspeito, que detinha uma arma de fogo, "prosseguiu a fuga apeada, sempre seguido pelo elemento policial, que lhe ordenou por diversas vezes que parasse e largasse a arma", refere o comunicado.

"A dada altura o suspeito apontou a arma na direcção do agente, pelo que este, face ao perigo iminente, efectuou um disparo com a arma de serviço, atingindo o suspeito na perna direita", adianta a PSP.

O detido necessitou de tratamento hospitalar mas não ficou internado.

Quando foi interceptado pela PSP, o mesmo suspeito "arremessou a arma de fogo para o interior de um poço", contudo a pistola de alarme foi recuperada pela polícia com o auxílio dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

Os detidos que já tinham antecedentes criminais vão ser presentes na quinta-feira no Tribunal de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respectivas medidas de coação.

..."
Seguem entretanto nos tribunais portugueses os casos da Casa Pia, da Face Oculta e do BPP/BPN.

domingo, janeiro 09, 2011

Acidente

Cambada,
Sem saber como alterei o formato deste vosso espaço e perdi endereços importantes.
Agradecia que me ajudassem, comentando com os vosso endereços.
Faltam-me a:
'Padaria Beira Mar,rozarinho'
'Melhor Blog do Universo, receitas exprepelndicas'
'Forcados Amadores de Alhandra'
entre outros....

sábado, janeiro 08, 2011

São Gonçalinho da Beira Mar

Da romaria faz parte, já de forma tradicional, o Capitulo da Confraria, isto é, o malhanço no Imperial com os confrades.Pois.
A minha mesa era de luxo, a minha galega Marieke, o meu Amigo Toni Pardal cada vez com mais aventuras deliciosas, o Machadinho e prole, de que fazem parte duas testemunhas da minha única incursão lectiva, na UA, e que, como todos os outros, tiveram de se chegar à frente com a caçoila de chanfana e as duas travessitas de aletria para terem a notita à cadeira que regia, e, the last but not the least, o Armando (Sharon), um dos dois judeus que conheço, este mobilizado para a guerra dos seis dias, embora só tenha chegado ao sétimo, dia.
Tirando as descrições realistas das actividades da Mossad e dos pormenores escabrosos da vida de Cristo ( e eu não sou cristão), não é mau gajo, para judeu,entenda-se.
Entradas magnificas, saídas de luxo e a Cantate de São Gonçalo igual a si mesma.Pois.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Berlenga 2011

Cambada:
Acabei de assumir junto ao Camarada Presidente a organização, por parte da Avela, do "Expreplêndico XIX Grande Cruzeiro à Berlenga e Ilhas Adjacentes."

Convocam-se os interessados e interessadas para a reunião de skippers a realizar já no fim do presente mês de Janeiro, durante a "IV Grande Regatta da Lua Cheia que este ano,por causa do sr Leão, Rodrigo, é praticamente na Lua Nova".

Será necessário exibir as licenças desportivas e certificados de rating das embarcações, podendo aquelas ser substituidos por duas garrafas de chaimpain e estes por duas caixas de tinto de qualidade comprovada.

O Regulamento será divulgado oportunamente.
Para já,e como estamos a atravessar uma época festiva em Aveiro e em particular no Bairro da Beira Mar (onde eu,maninha e os meus primos nasceram, na Praça da Bastilha),vou mas é para as cavacas que até ferve.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Malangatana


VIVA MALANGATANA !!!

Coerência

Do Jornal de Negócios de Hoje:

"...
Quando apresentou o chamado PEC 3, em finais de Setembro do ano passado, o Governo anunciou o congelamento das promoções que impliquem a subida de salários na Função Pública a partir de 1 de Janeiro de 2011.

Desde então, e até ao final do ano, foram publicadas em Diário da República 2.125 promoções ou alterações de posicionamento remuneratório, o que representa um crescimento de 15,6% face ao período homólogo do ano passado. Esta aparente "corrida" às promoções poderá, na prática, compensar os cortes salariais na Função Pública, que variam entre 3,5% e 10% para vencimentos superiores a 1.500 euros, conforme admite Ana Avoila, da Frente Comum.
..."


O bold é meu.
Mas o que é que esta notícia tem a ver com o Mar? Simples, os nossos coerentes (des)governantes deviam ser a ele atirados com um bloco de cimento nos pés.

domingo, janeiro 02, 2011

Privilégio

Cais dos Botirões,na minha terra, numa tarde de Inverno mas luminosa, mais precisamente hoje, depois do cozido no nosso Amigo Augusto.
E prontes...

Regata da Lua Cheia que Por Acaso Desta Vez é Quase na Lua Cheia

Cambada,

Nos próximos dias 22 e 23 de Janeiro vai decorrer nas alterosas e tenebrosas águas da Ria de Aveiro a IV edição da já famosa "Regata da Lua Cheia que Por Acaso Desta Vez é Quase na Lua Cheia"
Será, naturalmente, exigida a exibição das licenças desportivas e certificados de rating das embarcações, estas ultimas subsituidas por duas garrafas de chaimpain e aquelas por uma caixa de tinto, desde que de boa qualidade.
O Programa de Regatas bem como as localizações das boias de barlavento e de desmarque e garrafeiras de segurança serão oportunamente divulgadas.

Pela Comissão de Regatas,

Joao Veiga
MMMMMBAS do NVV Veronique


PS:
Acontece que o sr Rodrigo Leão dá um concerto em Aveiro a 22 de Janeiro. Já lhe telefonei a pedir para adiar as cantorias, mas o gajo está irredutível, tem de cantorar a 22.
Resta-nos adiar a Regata para os dias 29 e 30 de Janeiro,pelo que a Regata será:
"Regata Da Lua Cheia que desta vez, e só desta vez, por acaso ,é de Lua Nova"

Para o Incrédulo Cabo dos Forcados Amadores de Alhandra

Concerto de Ano Novo

Pois foi, a 'Suite Cheka' do Dvorjak que não conhecia lembrava muito o Novo Mundo e, apesar de não conhecermos, não enganou a tripulação do NVV Veronique. Admiramos a garra da orquestra e do maestro.
O Miller e os outros interpretados foram do nosso gosto.
A tradicional Radetski no fim, pobrezinha cotejada com o Karajan em Viena, mas bonita pela participação da rapaziada.
O Carvalho não foi obcessivo, complementou apenas, e é um grande cantor, o Homem.
Os choros dos bébés nos durante eram evitáveis, mas foram benvindos.
E prontes...

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Pórticos das ex scuts atacados a Tiro em Viana do Castelo

Viva a Maria da Fonte
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação


É avante Portugueses
É avante sem temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer

Viva a Maria da Fonte
A cavalo e sem cair
Com as pistolas à cinta
A tocar a reunir

Já raiou a liberdade
Que a nação há-de aditar
Glória ao Minho que primeiro
O seu grito fez soar

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Du côté de chez moi

Continuando ao melhor estilo 'bolheano', este fantástico 'sem luz' no Canal do Boco, mesmo ao lado do chalé da Boavista.
Regressado de termas, ainda não refeito do meio copinho de água fresca que sempre me obrigam a beber, aqui estou para invejar os meus amigos.
Na ida a termas paramos no Restaurante do Lau, em Cerveira, onde se provou uma magnifica vitela no forno. De entrada um queijinho fundido com chouriço fez as delicias de paladar aos termantes.
Já nas termas provou-se um jantarinho com uma saladinha (dietética) de lavagante, de tão boa que estava se teve de repetir. Seguiu-se um naco de vitela a que os gajos chamavam mil hojas, vá se lá saber porquê, e um maigré de pato com compota de frutos silvestres, muito gabado entre os comensais, mas que, como é sabido,não faz as minhas delicias.
Nas termas propriamente ditas duas horas de repuxos, saunas e repuxos outra vez, finalizadas com o malfadado meio copinho de água fresca, uma seca, mas que já está em meio depois de muita e afanosa negociação. Inicialmente eram 3 copinhos inteiros.
PS: SMS recebido do meu Amigo Manel que,como eu, faz hoje anos:
"...
Em Portugal mandaram os espanhois com o caralho e é feriado; mandaram o Caetano para o Brasil e é feriado; mudaram-se para a Republica e é feriado. Mas filho da puta nenhum se lembra que o dia 27 de Dezembro de 1953 viu dar à luz dois cidadãos de uma inteligência e de um relevo de que a Pátria se devia orgulhar..."

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Atribulações de um Republicano na Republica














Aprumadinhos,os bófias da GNR rendiam-se uns aos outros.

Instante em que a égua da brilhante Amazona se aliviava, largando na via publica para aí uma boa arroba de bosta, merdelim, perante o olhar estasiado da plebe e enrascado da Amazona,brilhante, a Amazona.

(Ao som, alto e enlatado do Die Entfuhrung aus dem Serail ----eu sei que em Alemão as palavras em -ung são fêmeas, mas que querem,a tradução fica melhor assim)

Um fim de semana na Mouraria impunha, obvio,um render da Guarda, para mais para um Republicano como eu.
Romagem, já que estava alí, aos tumulos do Gama e do Camões, claro,passando pelos pasteis de nata, que na Mouraria se chamam de Belém, vá se lá saber porquê !!!

domingo, dezembro 19, 2010

Noite na Mouraria



Para não morrer estupida, a tripulação do NVV Veronique deslocou-se à Mouraria para uma noitada bip, aproveitando um combite para a distribuição de prémios de um jogo de gestão da XTB.
Presentes um quarteirão de Tias, das quais destaco a Xituxa, a Pimpalicha e a Xataticha,entre muitas outras.
Da minha parte, enquanto o bar esteve aberto, malhei, só à minha conta, quatro gins tónicos (a organização desconhecia o conceito gin técnico).
A Buate, a BBC, tinha bom aspecto, mas convencional e, desconhecendo, como já referi, o conceito GIN TÉCNICO, deixou muito a desejar.


Não fiquei cliente.

terça-feira, dezembro 14, 2010

Economia Politica

"...
O FMI não tem credebilidade nem representatibilidade.
..."
J.Sócrates, primeiro ministro de Portugal, alegadamente engenheiro, autor de faxes satiricos, especialista em inglês técnico.


"...
Mas tem dinheiro.
..."
J.M.Veiga, bloguista amador, sócio da Ordem dos Engenheiros nº1949, com as quotas em dia, MMMMBAS (1) do NVV Veronique, piadista incipiente e historiador de efemérides.

(1) MMMMBAS = Mais, Mas Mesmo Muito Mais Bem Amado Skipper

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Finalmentemente

Finalmentemente, que como toda a gente sabe é um adverbio de modo como outro qualquer, o NVV Veronique passou para Sul a ponte da A25 para as praias da Barra e da Costa Nova.
Às arrecuas, é certo, mas passou.
A foto, não sei se do Julio se do nosso médico de bordo, agora aposentado, foi retirada do facebook deste último.
Ficam assim abertas novas paragens de navegação para o mais gracioso veleiro do Universo, quiçá mesmo o mais gracioso de Aveiro.

domingo, dezembro 12, 2010

Lua Cheia, que por acaso foi Quarto Crescente

Magnífico 'Sem Luz', de inspiração bolheana, numa não menos magnífica noite de Inverno, sem vento nem chuva.


Depois de uma renhida tarde desportiva, em que o rodar das boias se revestia do mais vivo espirito de competição,uma bem merecida consoada a bordo do Nagual.

sábado, dezembro 11, 2010

Bravo (da Mata)

Nas vésperas da Grande Regata

Não faço ideia, the slightest idea,como dizia o Udo,onde raio é que o NVV Veronique navegava nesta altura.
Talvez no Estreito de Drake, talvez nas Seichelas, quem sabe?!!!
A berdade é que nas bésperas das grandes competições fico assim como que irrequieto, e a irrequietude dá-me para o Bushmills,ou na falta, o que é o caso, para o Glendfidich.
Amanhã,o grande dia, já entranhei a táctica para abordar a boia de barlavento. Quanto à de Desmarque ainda não acertei com o táctico: o gajo está pela caldeirada de enguias, eu pelo leitão assado.
Amanhã decido.
O Udo Poefstcher, filho do sr George Poefstcher, primeiro armador do Veronique, quando descia de elevador na Barra e eu lhe dizia que ele,o elevador, não tinha memória, retorquia sempre: Not even the slightest idea....

terça-feira, novembro 30, 2010

Dezembro de 1640, 01

Escondido num armário estava o traidor Vasconcelos, que nós também os temos.
Respeitamos e, nalguns casos, até apreciamos a cultura castelhana. Mas sem subserviência, sem dobrar a cerviz.
Somos uma Pátria com 900 anos, mais nenhum outro país se pode reinvidicar do mesmo.
Não aprendemos nada nestes 9 séculos? Às tantas não, abrimos as nossas portas escancaradas aos produtos castelhanos para a seguir mandar para o desemprego compatriotas nossos.
Até quando?

Politica

Sócrates: "A dívida portuguesa não está aqui em discussão"

Mentiroso mente uma vez, mente sempre.
Mesmo que fale verdade, todos lhe dizem que mente.

domingo, novembro 28, 2010

A nossa Ria

Sábado de tarde, uma enchente tímida, a navegar até à Caldeira do Forte para uns examesitos de Alto Mar, fui acompanhado por esta bateira, que vinha do Canal do Rio Boco e se afastou, para uma chinchada(?), na Cale de Espinheiro, pelas Duas Águas.

quinta-feira, novembro 25, 2010

III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente


III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente

Cambada,

Na berdade a próxima Lua Cheia fica em cima do Natal que, como se sabe, é quando um homem quizer.
Assim, a III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente terá lugar a 11 e 12 de Dezembro.
As marés são as seguintes:
dia 11 Sábado
BM = 1231 (1,1m) / PM = 1851 (2,7m)

dia 12 Domingo
BM= 1319 (1,2m) / PM= 1941 (2,6m)

Programa das Regatas
Boia de Desmarque, sábado ao jantar na Caldeira do Forte, Chanfana ou outro a combinar;
Boia de Barlavento, domingo ao almoço, caldeirada pescada na véspera ou de enguias no Zé Zé;
Vinho da Casa: Rota da Vila (ou qualquer outra, desde que abundante)
Licores da Escócia e Galegos, Gins Técnicos e Rum à descrição
Entradas de presuntos e tabua de queijos
Sobremesas : Tarte Tatin e Pudim Flan

Aguardando notícias, despeço-me com amizade,

João Madail Veiga
PS:
Inscritos até agora:
NVV Veronique do armador J M Veiga
Nagual do Armador Médico de Bordo
Le Grand Bleu do Armador AlgodãoemRamobitch
Zé Daniel do Armador QuinZé

quarta-feira, novembro 24, 2010

Viva a Greve Geral

A Greve Geral de hoje teve multiplos e grandiosos efeitos, o mais importante dos quais foi ter aumentado a população portuguesa.
Segundo os srs Carvalho da Silva e João Proença, mais de 3 milhões de trabalhadores adreiram à greve.
Partindo do principio que esses trabalhadores eram portugueses, somemos-lhe mais 150 mil patrões que, probavelmente não terão aderido.
2,5 milhões de trabalhadores das piquenas e médias empresas que também não aderiram.
Com os reformados e pensionistas dá mais 2,0 milhões.
150 mil tropas e bófias várias.
Xulos, putas e azeiteiros, que também furaram, somam mais 125 mil.
Futebolistas, arbitros e dirigentes , mais 12.500.
Lavradores, pastores, queijeiros, vinhateiros e quejandos que não tiveram outro remédio que não vergar a mola, dá mais 1,5 milhões.
Transfugas à greve, pelo menos nos numeros dos sindicatos (3.000.000/0,85-3.000.000 , considerando os 85% de adesão) = 530.000.
Miudagem em idade escolar 2,5 milhões
Politicos, aparatchicks, autarcas, presidentes de junta : 15.000.
Presidentes da Republica em exercicio ou na reforma mais as respectivas casa civis e militares: 5004 (são 4 Presidentes e para aí mais uns outros 5 mil gajos).
Presidentes de Institutos, Autoridades, Fundações, vogais dos conselhos de administração, Directores Gerais, Presidentes de CCRs e oficios correlativos : 15.000.
Desempregados mais 600.000 que não tiveram trabalho para grevar.
Embarcadiços : 5.500.
Já vai em quantos???

domingo, novembro 21, 2010

II Grande e Monumental Regata da Lua Cheia




Tim Tenhor, um fds de luxo.
Sexta ao fim da tarde no Mercado Negro para o lançamento do "Autópsia de um Naufrágio" do Necas do Sindbad, correria para o Brazão na Barra para malhar uma pizza, ouvir Wagner e Mozart logo de seguida no CCI, trabalhar um pouquinho sábado de manhã e....ao principio da tarde, no inicio da vazante, aí singrou o NVV Veronique para a Caldeira do Forte.
Muita chuvinha, umas passeatas a pé pelo Oudinot, o livro do Necas do Sindbad lido num fôlego e mais umas passagens do Kerouak relidas, umas garrafitas de chaimpain, duas levas de examinandos até ao Mar para a carta de patrão de costa (um deles, a medir a altura do farol com o sextante, olhava pela parte da lente de saída da luneta; disse-lhe baixinho, sem o comandante examinador ouvir, que se fosse comigo e com uma asneira daquele tamanho, chumbava ele e os 5 cursos a seguir), um bacalhauzinho abanado e outro com grão, e por aí fora.
Para a próxima Lua Cheia há mais...

sexta-feira, novembro 19, 2010

Regresso ao Mar

Depois de algumas semanas com escritos politicos, e sem me esquecer que a 17 de Novembro de 1807 as tropas francesas e castelhanas entraram em Portugal pelas fronteiras galega e beirã com o Junot à frente, e que a 17 de Novembro de 2010 a arrogância castelhana se vergou em Lisboa à humildade e ao trabalho lusos, regressemos pois ao Mar.
Os anos de 2009 e 2010 foram macacos. Por diferentes motivos, os mais dos quais relacionados com a puta da minha vida profissional, pouco ou nada naveguei. Umas saídasitas à Figueira, a Viana do Castelo e a Baiona, sempre com recurso a Amigos para trazerem o NVV Veronique de regresso a Aveiro.
2011 será necessáriamente melhor, pior é impossível.
Para começar, este fim de semana, com chuva ou sem ela, vou para a nossa Ria.
Logo se verá se chego molhado a segunda feira.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Pensamento do dia

(decalcado da web)

O Benfica é como eu, vai ao Porto para não fazer nada e comer bem.

segunda-feira, novembro 01, 2010

Estrela do Mar



Um Povo pode admirar e respeitar Tom Waits,Jarreth, mas tem de ter a sua própria identidade, a sua própria Cultura. Se a tiver,nunca morrerá, nunca será subjugado.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Politica

Havia um manicómio com dois 'doentes', maluquinhos, vá, que tinham o hábito de um perseguir o outro.
O perseguidor empunhava sempre um facalhão enorme e corria atrás do outro ameaçando-o.
A correria seguia por todos os corredores do hospital até que os dois chegavam a um beco sem saída, com o perseguidor a esgrimir o facalhão ameaçador para o outro.
Nessa situação, o perseguidor/ameaçador entregava o facalhão ao outro e dizia-lhe:
--Toma lá a faca, agora é a tua vez.
E recomeçava tudo outra vez.

segunda-feira, outubro 04, 2010

Viva PORTUGAL, Viva a República

Cem anos não é nada na vida de Portugal, mas é tudo.
Temos governantes de trampa, mas os dos monárquicos não eram melhores, nalguns casos até eram bem piores.
E depois um regime em que o nascimento não é impeditivo do que quer que seja, tem sempre a minha simpatia militante.

V I V A A R E P Ú B L I C A

domingo, outubro 03, 2010

Almeida Santos

O presidente do PS considera que o esforço pedido pelo Executivo com novas medidas de austeridade "não são sacrifícios incomportáveis" e que "o povo tem que sofrer as crises como o Governo as sofre".

in Publico,30 Set 2010.

Oh Almeida, vai apanhar no rego pá.

Joao Madail Veiga, in Ventosga, 03 Out 2010

quarta-feira, setembro 29, 2010

Breaking News


A Quadrilha já tem mais assaltantes que funcionários tem a TAP ou a PT.

domingo, setembro 26, 2010

200 anos da Batalha do Buçaco

27 de Setembro de 1810
É certo que o Exercito Português era comandado por generais ingleses, o nosso Rei tinha ido a banhos para o Rio de Janeiro, mas fomos nós a dar na boca aos franceses.
E mais, são inumeros os exemplos de combates de guerrilha, muitos deles na nossa região, e em todas as vezes que os franceses cá vieram.
Esses combates eram protagonizados exclusivamente por Portugueses, camponeses aguerridos que depois sofreram terríveis sevícias das tropas de ocupação francesas.
(...onde é que 130 anos depois se viu disto, durante a 2ª Guerra?)
Faz agora 200 anos e parece que foi ontem.
Quando trabalhava na Renault, todos os anos nesta data, iamos fazer um pic nic nas matas do Buçaco.
Sabemos bem onde é o Buçaco e Aljubarrota. Por um lamentavel chauvinismo, ninguém em Portugal sabe onde fica Alcacer Quibir.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Azeitices

Uma empresa do Estado de distribuição de água, água que como toda a gente sabe, é um bem superfluo e de luxo, não prestando contas a ninguém, distribuiu 400 carritos topo de gama aos seus colaboradores melhor colocados para esta tão acertada decisão, a da distribuição dos carritos.
Temos no entanto de concordar que isto do negócio da água tem que se lhe diga, não é para todos e tem muita despesa.
É preciso arranjar oxigénio, depois hidrogénio, misturar tudo nas proporções correctas, enxogalhar bem para misturar, tudo alí feitinho à mão, depois engarrafar e levar a casa dos clientes. Já viram o trabalho e a despesa que é fazer isto tudo?
Da minha parte já dei conta do aumento da conta da água. É a minha, é a nossa contribuição, para além dos impostos, para o bem estar destes nossos dirigentes.
Há dias, um antigo Presidente de Câmara com quem privo, defendia que as instituições estatais se deviam reger pelo principio da auto sustentabilidade. Isto é, deviam criar as taxas que suportassem as despesas que têm. Despesas essas como, por exemplo, os carritos utilitários com que se presenteiam.
Ahhh, esse ex presidente está agora colocado numa dessas empresas estatais de distribuição de água.
O que é importante não é pois o serviço que essas instituições, institutos, fundações e quejandos prestam aos cidadãos, o importante é cobrar as taxitas para comprar os carritos e pagar os vencimentositos.

Mas não há quem ponha mão nisto?!!!!
Não há uma ETAzinha que dê um ou outro tiro nos cornos destes gajos???

terça-feira, setembro 21, 2010

Uma do Bolha

Fotografia 'assim assim' do Bolha, mostrando em Biana o mais gracioso veleiro do Universo, quiçá mesmo o mais gracioso de Abeiro, a passar ao lado do lugre que, pela primeira bez, respondendo à saudação do NBB Beronique, amandou duas gaitadas à nossa passagem.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Desilusão

Eu e o Médico de Bordo, atentos ao Desfile Náutico, num jardim ribeirinho de Biana

O Lanhezes

Aproveitando o Cruzeiro da Avela e da ANR ao Douro e Ave, prolonguei-o e naveguei até ao Lima.
É sempre emocionante navegar até Biana, terra irmã, e para mais com o encontro de embarcações tradicionais a decorrer e o Santa Maria Manuela por lá atracado.
Navegação a motor desde o Douro, de onde largamos pelas 4 da madrugada, calma mas sem vento a ajudar, entramos a barra do Lima às 1100, com a tradicional garrafinha de champain aberta loguinho na penetração.
Passamos pelo lugre e, espantem-se, pela primeira vez respondeu à nossa saudação com duas roncadelas, baixinhas, mas audíveis.
Às tantas foi pelo mesmo motivo por que nós cumprimentamos em Paris vizinhos que ignoramos na nossa rua. Bá-se lá saber.
As embarcações tradicionais no rio eram as mesmas que já vimos noutros encontros. O moliceiro era dos falsos, dos pequenitos para 'turista ver'. Só o Lanhezes nunca tinha visto antes e, apesar das suas defensas de garrafas de lixivia vazias, merecia melhor, paraceu-me muito elegante. Nunca tinha visto nada parecido, gostei.
Mas, e o desfile náutico programado para as 1100, e o Amigo Barco Antigo para quem reservei a ultima garrafinha de champain, além das outras do Douro, claro?
Bem, na ausência do desfile, ferrei uma sestinha numa sombra do parque marginal ao rio, que bem me soube, depois de uma noite de navegação.
As fotos? o Bolha fez bué delas, bão lá que o gajo merece.
E prontes...

quinta-feira, setembro 16, 2010

É politica pá

Na altura do PREC lembro-me de um tipo da comissão de extinção da Pide dizer, num jornal, que não se sabia bem onde acabava a Pide e começava o PC e vice versa.
Hoje, estava eu no Chez Alamede a malhar um arrozinho de pato e, para quem não sabe, as mesas do Chez Alamede são corridas e quase se come de escoado, ao meu lado sentaram-se um senhor dos seus cinquenta-sessenta anos, um jovem portanto, acompanhado de duas senhoras das mesmas idades.
Ao que percebi era emigrante nos USA.
Contava ele que tinha alí estado há uns anos, a caminho de Ilhavo, onde um conhecido do seu pai, comerciante de xxxx naquela vila, era muito bem relacionado com a Pide e que conseguiria livrá-lo da tropa, de ir para Africa.
Acrescentou que não conseguiu nada, que não livrou, mas ficou na 'metrópole' numa repartição qualquer.
Acrescento eu que sabia muito bem de quem ele falava, que o tal comerciante de Ilhavo tinha de facto essa fama e eventualmente esse proveito, e que também tinha a fama e eventualmente o proveito, ele e os filhos, de serem, simultâneamente, do PC e da situação.
E prontes....

domingo, setembro 12, 2010

Cronicretas de Férias-5 (O Futebolês)

--Temos a certeza de sermos os melhores... (jogador de futebol do SLB que não sei identificar)
--Não brinquem com esta instituição...(L F Vieira, Presidente do SLB)
--Oh Orelhas, isso é uma ameaça? Já estou todo borrado...(Juca, velejador do CVCN e adepto do FCP)

sábado, setembro 11, 2010

Cronicretas de férias 4

Uns besugos de luxo no Jorge, que vai ser o 1º grumete de cozinha na viagem até Biana e, de seguida, no meu bar de eleição na Vagueira, uma interpretação de Gershwin, Summer Time, de fazer corar de vergonha os mouros da capital que a arranham, e que me fez inchar de baidade, por serem alunos dos cursos de música da Universidade da minha terra a tê-la, à interpretação.
Não foi por acaso que o Zé Duarte por cá se fixou, musicalmente falando, claro.
Saí impante e inchado, e só comi um besuguinho grelhado.
Amanhã vou acabar as férias grandes (uma semana interinha) na nossa Ria. Se me der na telha vou passar o NVV Veronique debaixo da Ponte da Barra. Teoricamente são 14 metros de 'air draught', exactamente a altura da linha de agua à antena de VHF do mais gracioso veleiro do universo.
Se a ponte cair estou lixado,o Socas quilha-me.


Wish me luck.

quinta-feira, setembro 09, 2010

cronicretas de férias 3

Das maiores marés do ano, o 'Sexta Feira 13' ao fundo em fabricos e o armador do n/v Equador, o sr Vitorino Madaleno, muito conhecido por lavrar alguns fundos de alguns canais da nossa Ria, com uma técnica inovadora para atravessar o terreiro do clube, inundado pela maré equinocial.

cronicretas de férias 2

Um bom exemplo das embarcações 'agua acima' dos nossos amigos campinos, este aqui, atracado no Canal de São Roque, Saudades One de sua graça, capado de mastro,belissima lancha para a prática da moto náutica.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Cronicretas de Férias

Ontem, no relvado da Costa Nova, assitimos deleitados à actuação do virtuoso da concertina.
O Povo cantou, dançou e até assisti a umas cambalhotas, muito ao estilo da Nadia Comaneci, flic flac à retaguarda com mortal encarpado, bem no meio de um vira para uma chula.
O homem toca e canta bem, escolhe bem as letras, '...tiro o carro, meto o carro, na garagem da bizinha...' e o sotaque galaico duriense fica a matar com as cantigas.
Não me venham com tretas, a musica que ele canta é a alma do nosso Povo, e não estou a falar da jocosidade, estou a lembrar-me da concertina, das desgarradas ao estilo da Maria Barbuda versus Marques Sardinha, das chulas batidas, do imenso gozo que emana dele ao cantigar tudo aquilo.
Fiquei à espera do clássico ' ...há quem lhe chupe a cabeça, outros preferem a posta, cá por mim como-lhe o rabo, seja cozido ou grelhado, cada um come o que gosta...', bem adaptado ao passado mês de Agosto e às peixadas com que nos locupletamos no Jorge, no Quiquitos, no Dóri e em tantos outros. Foi pena, estava à espera, mas correu mal.

terça-feira, agosto 31, 2010

F É R I A S

Cambada,

Bou de férias que até ferbe.
Fiqueide bem que eu fico melhor.
Trabalhaide, que alguém tem de dar as notas ao Socas e agora é a bossa bez.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Politica

A actividade politica é, por definição, nobre e desinteressada, é alguém preocupar-se com a vida e o bem estar dos seus concidadãos e ter, naturalmente, pontos de vista diferentes para o alcançar.
O que temos, as mais das vezes, é aparactichikismo, é carreirismo nos aparelhos partidários e filha-de-putismo militante para alcançar propósitos financeiros, a todos os níveis, que não estando junto do poder, a mamar na teta da vaca, nunca se conseguiriam.
Os dois textos abaixo não são meus, são dois comentários de MANUEL e de Joseph People, do Diario Económico on line de hoje, que aplaudo e reproduzo.


------------------------------------------------------------------------------

Se ao que já é cobrado ( a troco de cada vez menos benefícios) somarmos o próximo Código Contributivo da Segurança Social, a situação do contribuinte vai tornar-se verdadeiramente dramática. Se este código demencial e irresponsável for para a frente, a fuga aos impostos passará a ser uma questão de mera sobrevivência para muitos contribuintes, sejam eles quem forem (PME's, Trabalhadores Independentes, etc.). Façam um exercício: guardem os papéis das despesas de um mês e no fim somem o IVA que pagaram. A isto juntem o IUC, IMI, Segurança Social, IRS, IRC e outros, e vejam qual a percentagem do que ganham que vai direitinha para as mãos de um Estado despesista e cada vez menos amigo dos cidadãos: 60 a 70% ! Uma aberração, que faz das nossas vidas um inferno. Por este caminho, em muitos casos, a fuga representa a sobrevivência.


---------------------------------------------------------------------


Há em Portugal uma entidade que é accionista de 1/4 de todas as empresas, mas que não investiu um cêntimo no seu capital e ainda cria dificuldades para que estas se desenvolvam, e que ainda assim não paga a tempo e horas.

Há em Portugal uma entidade que tem uma comissão de mais de 1/5 de todas as transacções, contudo não garante que caso o cliente não pague ao fornecedor seja devidamente punido a tempo e horas.

Há em Portugal uma entidade que apesar de cobrar metade do valor gerado por cada português, obriga este português a pagar impostos sobre impostos nos carros, portagens sobre impostos nas autoestradas, impostos sobre bens essenciais como a energia, a água, o solo e que ainda assim não garante a manutenção das florestas, o pagamento aos bombeiros, a segurança de pessoas e bens que é suportado novamente pelos privados.

Há em Portugal serviços públicos que servem de fachadas para angariação de clientes de empresas privadas de funcionários "públicos", que funcionam mal para que os privados se vejam obrigados a corromper ou a recorrer aos serviços destas empresas.

Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar mais per capita que todos os países da EU em saúde, os cidadãos cumpridores não tenham devido acesso ao SNS.

Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar uma fortuna em educação tem os índices mais baixos de aproveitamento escolar e maior necessidade de formação adicional, paga pelas empresas se querem ter colaboradores qualificados.

Há em Portugal uma entidade que faz as leis, mas que é sempre a primeira a transgredir, seja no cumprimento do orçamento de estado, seja na contratação de trabalhadores a recibos verdes, seja na violação do segredo de justiça, seja no alimento à corrupção.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Outras da Abertura da Caca

Do grande Mentor da Abertura da Caca em flotilha, Comandante Quinzé, as fotos acima, acabadinhas de chegar a este modesto espaco.
PS: Viram por aí uma cedilha? Ando à caca dela.