sexta-feira, abril 15, 2011

Até já Camaradas

Cambada,
Este vosso Amigo vai, a partir de amanhã, passar três ou quatro diazitos a Marrocos, mas a Marrocos mesmo, não é Lisboa, que apesar de ser também Marrocos, ainda tem lá muitos europeus, embora agora, curiosamente, não me esteja a lembrar de nenhum. Credores, cobradores, esbirros do fisco e do (mau) ambiente, gajos do governo, aparatchicks e outros da mesma estirpe, quilhei-vos, estou para fora. Amigos e quejandos, estão todos no meu espirito e no meu coração, vou trazer prendas para todos, camelos, dromedários, chás de menta, coiros, pedacinhos de areia do Saara com escorpiões e tudo, odaliscas e odalascas e por aí fora.
Auf viederseen, adieu, good bye, adieu, asta la bista, até já camaradas.

quinta-feira, abril 14, 2011

A Questão Filosófica do Momento

A doutrina divide-se, há quem considere o sr Poul Thomsen o Chief Executive Officer, o CEO de Portugal.
A maioria, no entanto, considera-o Administrador de Insolvência. De qualquer maneira é grave.

terça-feira, abril 12, 2011

Em frente à AR

Grupo de cidadãos que, não estando imbuídos da esmerada educação do autor deste blog que usa palavras de muito maior delicadesa, como AZEITEIROS, para designar o mesmo tipo de profissão, se manifestam nas escadarias de São Bento.
Fotografia tirada da web.

domingo, abril 10, 2011

VI e Ultima Regata da Lua Cheia

O NVV Veronique preparado para receber as artistas da casa Starlight, que acabariam por não comparecer.


Reunião do Comité de Regatas


Aspecto da flotilha




A grande navegadora Ana Paula Vizinho que, como resultado do corte no vencimento operado pelo governo do sr Socas, teve de dedicar-se ao triatlo, aqui por volta das 8 da manhã em pleno treino. A mim, só de ver, até se me arrepelaram os cabelos do peito.






O sr Lino em plena actuação.







Com brilhantismo e já com saudade teve lugar a Ultima Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia.



Por proposta, abixanada é certo, do sr Bonito Galacho, vai passar a chamar-se Regata dos Afectos.



Esta ultima edição foi abrilhantada pelo sr Lino que cantou vários e excelentes fados, tendo, uma vez mais, as coristas da casa Starlight faltado ao contratado, pelo que o seu Gerente e autor destas modestas linhas, iniciou um processo de despedimento colectivo, com justa, digo mesmo, justissima causa.



Como Presidente da Comissão de Regatas, na minha habitual posição de total isenção e imparcialidade, aqui divulgo os resultados desportivos desta ultima edição da Regata da Lua Cheia



Resultados por classe:



1º Lugar, de muito longe, NVV Veronique com o seu já famoso Arroz de linguas de bacalhau com gambas.



2º Lugar, exaequo, Bolha, com o seu razoável bacalhau à Bolha e Elvira do NVB Tibariaf com as suas muito razoáveis moelinhas.

sexta-feira, abril 08, 2011

Moços de Sal

É uma história curiosa esta que vou contar. Verdadeira e testemunhada por mim, em Abril de 73, já lá vão uns anitos. Em Aveiro, durante séculos, no primeiro domingo de Abril, realizava-se a Feira de Moços. Tinha lugar na Ponte Praça e a ela vinham ranchos de rapazes de toda região da Ria justar a safra desse ano com os marnotos. A justa era macaca. Dependia do aspecto fisico, mais ou menos resistencia fisica, que os marnotos viam nos moços, o valor que se justava para a safra. Não se ganhava ao mês, mas à safra. Nesse ano de 1973 tinha saído uma norma que obrigava os condutores de motoretas a usar capacetes. Com a hipotese do roubo, miuitos motociclistas andavam com o capacete na cabeça mesmo quando deixavam as motoretas. Nesse mesmo ano de 73, nesse domingo de Feira de Moços, decorria na minha cidade um congresso do reviralho, a cidade estava cheia de bófias de choque de Lisboa, que nunca tinham ouvido falar da Feira de Moços. Esses mesmo choques estavam muito habituados às manifestações na capital, onde a malta ia para as manifes de capacete. Nesse domingo de Abril de 73, o reviralho decidiu fazer uma romagem não autorizada, a bófia de choque carrega (na altura era a doer), o reviralho baza e, à frente quem é que a bofia encontra? os moços, em plena feira de séculos, que nada sabiam do reviralho e que, por isso, nem se mexeram. A bófia carrega sobre eles, que nem sabiam o que se estava a passar. Aqui este vosso amigo estava recolhido numa garagem, a Trindade, que já nem existe, e assistiu a uma batalha campal que meteu cacetetes de uma lado e correntes de motoretas do outro. Foi lindo.

quinta-feira, abril 07, 2011

Salazar

- Pai....quem foi Salazar?
- Foi um Senhor Ditador que pôs correntes ao povo português durante 40 anos.
- Ó Pai.... e os Políticos Democratas, quem são?
- Esses, meu filho, são os homens que tiraram as correntes ao povo português.
- Ó Pai....e o que são as correntes?
- Era aquela coisa de ouro que o teu avô trazia e usava no colete para segurar o relógio!

terça-feira, abril 05, 2011

Agora Sim

Depois de um fim de semana de futebol, com excelentes resultados, diga-se, regressamos às actividades náuticas. Desta vez, já com maninha em casa regressada dos carniceiros coimbrões, vai ter lugar a VI GRANDE E ESPELOLIOPLASTICA REGATA DA LUA CHEIA. O programa desportivo é o mesmo já anunciado, tendo no entanto o programa cultural sofrido algumas alterações, fruto do conflito laboral da Starlight, ainda não completamente resolvido. Preve-se assim a contratação de algumas artistas convidadas, oriundas da Moldávia Interior e da Arabia Feliz, para garantir os serviços minimos decretados pelo Tribunal Arbitral competente. Teremos um espectaculo de ilusionismo em que uma das artistas, completamente nua, tirará das partes mais intimas do corpo variadissimos objectos, de que destacamos lenços, copos com agua, coelhos e, num empolgante final, um rinoceronte. A colaboradora da Starlight, menina Suzy, vai demonstrar um numero que vem aperfeiçoando há alguns anos, que consiste em se deitar no palco, fazer um xixi para o ar, equilibrar uma noz com os seus fluidos orgânicos, apanhar a noz com as partes intimas e parti-la. Este numero já era praticado pela mãe da menina Suzy, embora esta usasse uma abóbora.

domingo, abril 03, 2011

Faltou a Luz no estádio da dita.

Aos meus queridos freguezes deste blog: Podem ficar tranquilos a ler os meus dichotes, prometo não desligar o blog nem mandar agua de rega para cima de vocês. Mesmo que tenham diferentes opções clubistas, politicas, sexuais ou outras.

Legitima Defesa

É do senso comum que, uma vez assaltados, temos o direito de nos defendermos e aos nossos bens, com aquilo que tivermos à mão. Assim, em meu entender, é inteiramente legitimo dar uns tiros nos cornos dos azeiteiros que nos roubam. Portugal está crivado de dividas. Quem beneficiou com as carradas de dinheiro que agora devemos: fácil a resposta, foram os bois e beneficiados do erário publico, directa e indirectamente. Agora temos de pagar todos pelos beneficios de alguns. E os azeiteiros, numa altura que nos carregam de impostos, leia-se, de roubos, tem a lata e o sem vergonhismo de nomear/promover mais umas centenas de bois??!!!!! Patriótico e justo agora é foder os cornos desses gajos.

"... Se fosse justo foder os cornos já não tinhas cu ..."
Judicioso comentário anónimo que fizeram a este meu post, muito provávelmente um aparatchick do ps, talvez mesmo um dos beneficiados do erário publico, quiçá mesmo da ANACOM ou de outra qualquer, prebendado com alguns milhares de euros mensais que agora pagamos todos.

quarta-feira, março 30, 2011

Tempo de Antena

O nosso primeiro Socas inaugurou oficialmente os tempos de antena do PS ontem, ia eu a caminho de coimbra. Oficialmente, porque oficiosamente nunca dela saíu. Fiquei a saber que, até há poucas semanas atrás, a culpa da divida era dos mercados, mas agora é da oposição. Ainda bem, fiquei esclarecido. Na verdade, sobre o nosso primeiro Socas a doutrina divide-se; ele acha-se genial, todos os outros o acham abominável. Ainda bem, é o pluralismo das ideias a funcionar. Depois, como se diz, andamos todos a viver acima das nossas possibilidades, isto é, os gestores das empresas publicas, os ministros, os afilhados dos ministros e sobretudo as mulheres dos ministros, os gajos das fundações e dos institutos, os ex- administradores indemnizados dos bancos do estado, e mais uns quantos. Não sei mesmo como vão aguentar com esta austeridade toda. Da minha parte sou um privilegiado, tenho trabalho, pago as minhas dividas, garanto trabalho a sessenta familias, pago os impostos ao Socas para o ajudar a comprar os fatitos italianos e os vencimentos dos tipos dos institutos, pago as scutes, os impostos do rendimento singular e colectivo, da segurança social minha e dos sessenta que comigo trabalham, do gasóleo, de circulação, os municipais, os de saneamento, os de difusão, os de selo, de justiça, de estacionamento, de farolagem, dos ivas do que como, bebo, leio, ouço, vejo, fumo, visto, calço e o que mais agora me esquece. Paguei as propinas do meu filho, pago a minha saude e a saude de mais uns quantos. E, quando chegar a minha vez de ficar em casa, se algum dia chegar, não vai chegar nada para mim. E dizem Vexas, que é que este discurso tem a ver com o Mar? Está bom de ver, o futuro é azul e o Mar também.

sábado, março 26, 2011

António Sérgio

"...
Às engrenagens administrativas de que o Estado dispunha já, juntou-se a legião nova dos beneficiados das obras públicas; muitos mihares de funcionários, mais ou menos opiparamente prebendados; muitas centenas de concessionários enriquecidos... "

António Sérgio, 1883-1969, in "Breve interpretação da História de Portugal", sobre o Fontismo do Seculo XIX.

(onde é que eu já vi isto???!!!!!)

Breaking News

Vânia, colaboradora da casa de diversão nocturna Starlight, de que o autor deste blog é esforçado Gerente, e também delegada sindical naquela casa, apresentou um protesto e aviso de greve junto da Gerência, pelo adiamento da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia, para a qual aquela funcionária tinha destacado uma parte importante do elenco para a animação da noite.
De nada valeu fazer-lhe compreender os motivos, válidos, que levaram ao adiamento da Regata, a senhora Vânia está irredutivel, levantando deste modo sérios problemas à Gerência da casa.
Aguardamos evoluções, que esperamos positivas, deste conflito laboral que opõe a Gerência da Starlight às suas colaboradoras.
A Gerência tem entretanto montado um serviço minimo alternativo para minorar os contratempos e prejuizos aos seus estimados Clientes.

"...Local onde gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorância..." (1)

A Porta do D'Artagnan

El Peido Geométrico

Nunca vou a coimbra por motivos agradáveis, e hoje não foi excepção. Na porta do D'Artagnan uma malta fazia campismo por conta das bolsas, o peido geométrico continuava geométrico, e a nomenclatura de serviçais do orçamento de estado continuava ruidosa e, no nacional bilharista, discutiam a vantagem de estarmos sob gestão castelhana ou inglesa.

E porque não angolana, ou brasileira, pensava eu, esses ao menos tem mais dinheiro e falam Português.

(1) Fernando Namora, médico coimbrão de Condeixa, in "Fogo na Noite Escura" sobre a universidade de coimbra.

quarta-feira, março 23, 2011

Pensées (comme Blaise Pascal)

Não fosse ter em mãos três problemas cabeludos, hoje seria um dia de festa.
Há muito tempo não via tanta sobranceria, arrogância, mentira sistemática como no engº do inglês técnico.
Mentira, táctica partidária (distingo da actividade politica, que considero nobre), tudo reunido em grandes quantidades no azeiteiro da Covilhã.
Nunca em Portugal se viu tanta corrupção, compadrio, tachos para os bois, negócios para os amigalhaços.
Deus nos livre salve e guarde de azeiteiros demagogos como este.
VIVA PORTUGAL.

domingo, março 20, 2011

La Lune (dans le caniveau)

Porque o parvo do Isaac estabeleceu a Lei da Atracção Universal, sem a aprovar nas cortes inglesas, nem tão pouco na Assembleia da Republica, a proximidade da dita, Lua, faz destas as maiores marés dos ultimos 20 anos.
E eu, com este tão bom tempo, não estou para sair com o NVV Veronique e enfrentar correntes macacas. Para manobras macacas tenho as outras, nas estradas e nas vidas.


Nota Cientifica:
Tive um colega de trabalho, numa altura em que estava entre analista de terceira e varredor qualificado, que defendia que o movimento das marés se devia a uma vontade divina que, arregaçando a santissima manga, abriria um ralo existente no fundo do oceano, provocando deste modo o esvair das aguas das marés baixas.
Desafortunadamente este meu amigo faltou a muitas aulas de catequese enquanto jovem, não tendo por isso explicação para as preia mar, como é que as aguas subiriam?!! Vergonhosa falta telogica.
Já outro colega das engenharias garantia que o movimento das marés era provocado pelo oscilar do eixo terrestre, que inclinando-se para a esquerda fazia as marés subir daquele lado do globo, baixando do lado oposto.
Este mesmo colega das engenharias, quando a empresa onde trabalhavamos começou a pagar por transferência bancária, levantava integralmente o vencimento em numerário que, uma vez conferido, era novamente depositado na mesma dependencia, para não perder tempo. Não gostava de ser enganado e por isso conferia o que ganhava.
Este pequeno pormenor de comportamento fez-me perder confiança na sua interpretação da inclinação do eixo terrestre para a explicação do movimento das marés, ficando assim, no meu espirito, a duvida da explicação teologica e a explicação inclinatória de eixo.

sexta-feira, março 18, 2011

VI Grande e Espiuloplástica Regata da Lua Cheia

Aproxima-se a VI Edição da Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia, desta vez num Quarto Minguante a seguir à maior LUA CHEIA dos últimos 18 anos.
O programa é, como habitualmente, muito apelativo, contando, para além da já famosa Regata entre Pontes (Ponte de Juncal Anxo - Ponte de Brooklin), um espectáculo de variedades, desta feita abrilhantado pela Susy, da casa de diversão nocturna Starlight, de que este vosso amigo é esforçado gerente.
A Susy vai estar à frente de um grande elenco, todas da casa Starlight, e vai realizar o seu celebre numero de mergulho numa garrafa de Super Bock, das pequenas, que lhe valeu um Palhaço de Ouro no festival de Monte Carlo.
Relembramos que este numero consiste em, a partir de uma cadeira em cima de uma mesa, dar um mergulho para dentro da Super Bock, usando apenas um funil.
A Susy, oriunda de excelentes famílias da linha, fez fama no Cais do Sodré em Lisboa, onde rapidamente angariou numerosa clientela entre os estivadores e alguns outros da alta finança com o seu famoso bico à la ligne.
Contamos também com a contribuição da Casa de Pasto gourmet Chez Alamede com as suas já internacionalmente conhecidas rabanadas, rabanés.

terça-feira, março 15, 2011

Os jornalistas

Os jornalistas são todos uns tipos muito bem informados. Por acaso agora não me estou a lembrar de nenhum, mas por certo que sim, que são todos muito bem informados.
Há cerca de um ano andavam eles a vociferar que os privilegiados dos iates da 'maritimo turistica' tinha o gasóleo mais barato, o que era uma injustiça fiscal enorme.
Agora, hoje, voltaram a descobrir o enorme erro fiscal do gasóleo mais barato para a maritimo-turistica !!!!!
Alguém já explicou a esta malta que náutica de recreio e maritimo-turistica não é a mesma coisa????

segunda-feira, março 14, 2011

O Estado Social

Do DN de hoje:

"...

Os campos de golfe deverão voltar a ser tributados à taxa reduzida de IVA, de 6%, em vez dos 23% que são obrigados a praticar desde o início do ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para 2011. A mudança surge num momento em que o Governo prepara medidas de austeridade que também atingirão o IVA.

..."

domingo, março 13, 2011

Buena Vista Social Clube


São do tempo do Fulgêncio Baptista.
Juntos em cima do palco têm mais anos que anos de cadeia tinha o comité central do pcp.
Ganda espectaculo no Coliseu. Estive lá.