quarta-feira, março 30, 2011

Tempo de Antena

O nosso primeiro Socas inaugurou oficialmente os tempos de antena do PS ontem, ia eu a caminho de coimbra. Oficialmente, porque oficiosamente nunca dela saíu. Fiquei a saber que, até há poucas semanas atrás, a culpa da divida era dos mercados, mas agora é da oposição. Ainda bem, fiquei esclarecido. Na verdade, sobre o nosso primeiro Socas a doutrina divide-se; ele acha-se genial, todos os outros o acham abominável. Ainda bem, é o pluralismo das ideias a funcionar. Depois, como se diz, andamos todos a viver acima das nossas possibilidades, isto é, os gestores das empresas publicas, os ministros, os afilhados dos ministros e sobretudo as mulheres dos ministros, os gajos das fundações e dos institutos, os ex- administradores indemnizados dos bancos do estado, e mais uns quantos. Não sei mesmo como vão aguentar com esta austeridade toda. Da minha parte sou um privilegiado, tenho trabalho, pago as minhas dividas, garanto trabalho a sessenta familias, pago os impostos ao Socas para o ajudar a comprar os fatitos italianos e os vencimentos dos tipos dos institutos, pago as scutes, os impostos do rendimento singular e colectivo, da segurança social minha e dos sessenta que comigo trabalham, do gasóleo, de circulação, os municipais, os de saneamento, os de difusão, os de selo, de justiça, de estacionamento, de farolagem, dos ivas do que como, bebo, leio, ouço, vejo, fumo, visto, calço e o que mais agora me esquece. Paguei as propinas do meu filho, pago a minha saude e a saude de mais uns quantos. E, quando chegar a minha vez de ficar em casa, se algum dia chegar, não vai chegar nada para mim. E dizem Vexas, que é que este discurso tem a ver com o Mar? Está bom de ver, o futuro é azul e o Mar também.

sábado, março 26, 2011

António Sérgio

"...
Às engrenagens administrativas de que o Estado dispunha já, juntou-se a legião nova dos beneficiados das obras públicas; muitos mihares de funcionários, mais ou menos opiparamente prebendados; muitas centenas de concessionários enriquecidos... "

António Sérgio, 1883-1969, in "Breve interpretação da História de Portugal", sobre o Fontismo do Seculo XIX.

(onde é que eu já vi isto???!!!!!)

Breaking News

Vânia, colaboradora da casa de diversão nocturna Starlight, de que o autor deste blog é esforçado Gerente, e também delegada sindical naquela casa, apresentou um protesto e aviso de greve junto da Gerência, pelo adiamento da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia, para a qual aquela funcionária tinha destacado uma parte importante do elenco para a animação da noite.
De nada valeu fazer-lhe compreender os motivos, válidos, que levaram ao adiamento da Regata, a senhora Vânia está irredutivel, levantando deste modo sérios problemas à Gerência da casa.
Aguardamos evoluções, que esperamos positivas, deste conflito laboral que opõe a Gerência da Starlight às suas colaboradoras.
A Gerência tem entretanto montado um serviço minimo alternativo para minorar os contratempos e prejuizos aos seus estimados Clientes.

"...Local onde gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorância..." (1)

A Porta do D'Artagnan

El Peido Geométrico

Nunca vou a coimbra por motivos agradáveis, e hoje não foi excepção. Na porta do D'Artagnan uma malta fazia campismo por conta das bolsas, o peido geométrico continuava geométrico, e a nomenclatura de serviçais do orçamento de estado continuava ruidosa e, no nacional bilharista, discutiam a vantagem de estarmos sob gestão castelhana ou inglesa.

E porque não angolana, ou brasileira, pensava eu, esses ao menos tem mais dinheiro e falam Português.

(1) Fernando Namora, médico coimbrão de Condeixa, in "Fogo na Noite Escura" sobre a universidade de coimbra.

quarta-feira, março 23, 2011

Pensées (comme Blaise Pascal)

Não fosse ter em mãos três problemas cabeludos, hoje seria um dia de festa.
Há muito tempo não via tanta sobranceria, arrogância, mentira sistemática como no engº do inglês técnico.
Mentira, táctica partidária (distingo da actividade politica, que considero nobre), tudo reunido em grandes quantidades no azeiteiro da Covilhã.
Nunca em Portugal se viu tanta corrupção, compadrio, tachos para os bois, negócios para os amigalhaços.
Deus nos livre salve e guarde de azeiteiros demagogos como este.
VIVA PORTUGAL.

domingo, março 20, 2011

La Lune (dans le caniveau)

Porque o parvo do Isaac estabeleceu a Lei da Atracção Universal, sem a aprovar nas cortes inglesas, nem tão pouco na Assembleia da Republica, a proximidade da dita, Lua, faz destas as maiores marés dos ultimos 20 anos.
E eu, com este tão bom tempo, não estou para sair com o NVV Veronique e enfrentar correntes macacas. Para manobras macacas tenho as outras, nas estradas e nas vidas.


Nota Cientifica:
Tive um colega de trabalho, numa altura em que estava entre analista de terceira e varredor qualificado, que defendia que o movimento das marés se devia a uma vontade divina que, arregaçando a santissima manga, abriria um ralo existente no fundo do oceano, provocando deste modo o esvair das aguas das marés baixas.
Desafortunadamente este meu amigo faltou a muitas aulas de catequese enquanto jovem, não tendo por isso explicação para as preia mar, como é que as aguas subiriam?!! Vergonhosa falta telogica.
Já outro colega das engenharias garantia que o movimento das marés era provocado pelo oscilar do eixo terrestre, que inclinando-se para a esquerda fazia as marés subir daquele lado do globo, baixando do lado oposto.
Este mesmo colega das engenharias, quando a empresa onde trabalhavamos começou a pagar por transferência bancária, levantava integralmente o vencimento em numerário que, uma vez conferido, era novamente depositado na mesma dependencia, para não perder tempo. Não gostava de ser enganado e por isso conferia o que ganhava.
Este pequeno pormenor de comportamento fez-me perder confiança na sua interpretação da inclinação do eixo terrestre para a explicação do movimento das marés, ficando assim, no meu espirito, a duvida da explicação teologica e a explicação inclinatória de eixo.

sexta-feira, março 18, 2011

VI Grande e Espiuloplástica Regata da Lua Cheia

Aproxima-se a VI Edição da Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia, desta vez num Quarto Minguante a seguir à maior LUA CHEIA dos últimos 18 anos.
O programa é, como habitualmente, muito apelativo, contando, para além da já famosa Regata entre Pontes (Ponte de Juncal Anxo - Ponte de Brooklin), um espectáculo de variedades, desta feita abrilhantado pela Susy, da casa de diversão nocturna Starlight, de que este vosso amigo é esforçado gerente.
A Susy vai estar à frente de um grande elenco, todas da casa Starlight, e vai realizar o seu celebre numero de mergulho numa garrafa de Super Bock, das pequenas, que lhe valeu um Palhaço de Ouro no festival de Monte Carlo.
Relembramos que este numero consiste em, a partir de uma cadeira em cima de uma mesa, dar um mergulho para dentro da Super Bock, usando apenas um funil.
A Susy, oriunda de excelentes famílias da linha, fez fama no Cais do Sodré em Lisboa, onde rapidamente angariou numerosa clientela entre os estivadores e alguns outros da alta finança com o seu famoso bico à la ligne.
Contamos também com a contribuição da Casa de Pasto gourmet Chez Alamede com as suas já internacionalmente conhecidas rabanadas, rabanés.

terça-feira, março 15, 2011

Os jornalistas

Os jornalistas são todos uns tipos muito bem informados. Por acaso agora não me estou a lembrar de nenhum, mas por certo que sim, que são todos muito bem informados.
Há cerca de um ano andavam eles a vociferar que os privilegiados dos iates da 'maritimo turistica' tinha o gasóleo mais barato, o que era uma injustiça fiscal enorme.
Agora, hoje, voltaram a descobrir o enorme erro fiscal do gasóleo mais barato para a maritimo-turistica !!!!!
Alguém já explicou a esta malta que náutica de recreio e maritimo-turistica não é a mesma coisa????

segunda-feira, março 14, 2011

O Estado Social

Do DN de hoje:

"...

Os campos de golfe deverão voltar a ser tributados à taxa reduzida de IVA, de 6%, em vez dos 23% que são obrigados a praticar desde o início do ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para 2011. A mudança surge num momento em que o Governo prepara medidas de austeridade que também atingirão o IVA.

..."

domingo, março 13, 2011

Buena Vista Social Clube


São do tempo do Fulgêncio Baptista.
Juntos em cima do palco têm mais anos que anos de cadeia tinha o comité central do pcp.
Ganda espectaculo no Coliseu. Estive lá.

sábado, março 12, 2011

Caminha

Com o desafio/convite do Jorge, às tantas é desta que o NVV Veronique vai às Seixelas...

terça-feira, março 08, 2011

Boavista Radio Controlo

Aspecto de uma banca na Vagueira

Os novos equipamentos do BVRC

Foi hoje inaugurada, com a devida solenidade, mais uma portentosa máquina que integra o que já é o mais sofisticado centro de Apoio à Navegação de Recreio do Mundo, quiçá mesmo o mais sofisticado de Portugal.

Um novissimo equipamento de Navtex, da prestigiada marca NASA, também conhecida por umas viagenzitas que organiza, entre outros destinos à Lua, adquirido com grande esforço informático no ebay, e que agora passará a fornecer informações preciosas dos melhores restaurantes e do peixe à venda na Vagueira e no Joãozinho trólaró na Costa Nova.

Quanto às outras informações, meteo e AN, teremos de esperar que o sistema luso comece a funcionar, mas essas também não fazem grande falta, sobretudo quando cotejadas com as que o Boavista Radio Controlo já fornece, de que se destacam, para além das já referidas, os resultados do Beira Mar, do FCP e receitas de robalo assado no forno.

Novas da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia

Por sugestão de alguns dos nossos participantes, a próxima edição da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia vai ter uma pernada 'Entre Pontes'.
Os mouros não nos vão ficar à frente, vamos ter também uma 'Entre Pontes'.
Entre a Ponte Juncal Anxo, na Gafanha de Áquem, e a Ponte de Brooklin, em Nova York. E Prontes.
Andem lá, façam agora melhor....

domingo, fevereiro 27, 2011

V Grande Regata da Lua Cheia

A Caldeirada à Serrana de autoria do Chef Bolha


Imagem da reunião do Comité de Regatas a deliberar


O Médico de Bordo, eu e o Vencedor das Caldeiradas, Sr Conde

Decorreu em franco ambiente desportivo a V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia. Presentes observadores americanos que, maravilhados com o nosso nível de organização, nos convidaram para organizar a próxima edição da Taça da América (1). No sábado, a bordo do Liberum, houve fadunchos pelo sr Lino, antecedidos, a bordo do NVV Veronique, por uns pipis, franguinhos de churrasco, rojões, queijos das melhores proveniências, feijoada de samos à "Elvira" e chouriços alentejanos, tudo acompanhado por tintos nacionais. Infelizmente o espectáculo de variedades programado para ser abrilhantado pela Faty não se pode realizar por indisposição desta, tendo eu sido violentamente criticado pelos presentes, enquanto gerente da casa Starlight, de que a Artista convidada é esmerada funcionária.

Resultados por classe:

Caldeirada Serrana : 1º Prémio BOLHA

Caldeirada Vagueirense : 1º Premio QUINZÉ

Caldeirada à Moliceiro : 1º Prémio DELMAR CONDE

Absolutos : 1º Prémio : DELMAR CONDE.

(1) Não acreditam?? Nem eu.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia(que desta vez não sei bem o que é)

Instruções de Regata

A Boia de Barlavento estará colocada no Bar do 'Zé Daniel' e deve ser contornada por bombordo, com cuidado e esmero, deixando devidamente arrumados e limpos os Copos utilizados

A Boia de Desmarque está localizada junto ao frigorifico do NVV Veronique e deverá ser abordada com precaução, não sendo permitidos desmandos com as garrafas de chaimpain alí armazenadas.

As verificações tecnicas terão lugar no trapiche de serviço, não sendo admitidas reclamações às decisões do Presidente do Juri, EU, que são soberanas. Estas verificações serão efectuadas a todas as garrafas concorrentes, garrafões, bidões e demais vasilhame.

A Comissão de Regatas reunirá logo após o evento, provando todas as caldeiradas a concurso.

Não serão admitidas reclamações.

Nos casos omissos aplicar-se-á o paragrafo anterior.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Berlenga 2011

Cambada:

Tive a informação de que o Porto de Peniche já estaria em condições de nos receber.
Assim, a confirmar-se, proponho o seguinte programa de festas:

Dia 8 de Junho
ETD Aveiro 2000, Rumo Peniche

Dia 9 de Junho
ETA Peniche 1400
Dia livre

Dia 10 de Junho
ETD Peniche 1000, Rumo Berlenga
ETA Berlenga 1230
Sardinhada de Gala

ETD Berlenga 1500, Rumo Nazaré
ETA Nazaré 1900

Dia 11 de Junho
ETD Nazaré 0800, Rumo Figueira da Foz
ETA Figueira 1600

Dia 12 de Junho
ETD Figueira da Foz 0900, Rumo Aveiro
ETA Aveiro 1500


Como alternativa, e à semelhança de edições anteriores, para a rapaziada que, como eu, não tem grandes tempos livres, porque não:
Sair de Aveiro no sábado anterior, dia 4 de Junho, navegar até Peniche, deixar lá os bacalhoeiros, e regressar a Aveiro de Expresso (1500-1600-1815).
No dia 9 de Junho, de Expresso também (1700-1815), voltava-se a Peniche e reintegravamos o Expreplêndico Cruzeiro.
Se aparecerem interessados em número suficiente podiamos, à melhor, alugar uma carrinha.

domingo, fevereiro 20, 2011

Eventos

Cambada,
Não esquecer que a V Grande e Expreplêndica Regata da Lua Cheia (que por acaso nem sei bem o que é desta vez) com a sua original mostra de caldeiradas é já para a semana. Mantendo-se atentos num blog perto de vodes estarão informados dos mais piquenos pormenores logisticos.
Mais....
O Grande Cruzeiro à Berlenga aproxima-se e convém terem as embarcações devidamente preparadas.
Fomos informados que o Porto de Peniche já nos pode receber. A confirmar-se, poderemos largar de Aveiro um dia mais cedo, na quarta 8 de Junho, fazer uma visita à Tasca do Joel em Peniche juntamente com as tripulações moiras, e de seguida manter o programa, com a Sardinhada de Gala no Forte de São João Baptista na Berlenga, ou no Restaurante do sr Arnaldo, na Berlenga também.
Vou encarregar-me das tradicionais newslewtters e de mais uns quantos postes no Ventosga para v/nossa informação e coordenação.
O Programa das Festas na Berlenga será oportunamente divulgado.

Du côté de chez moi

Canal do Rio Boco, ontem à hora do almoço. As vivas fortes deste fim de semana inundaram as estradas aqui à volta mas nada de especial, nada que a as gentes ribeirinhas, eu incluído, não estejam habituadas.
A máquina fotografante não é assim tão boa e a garça aparece desta forma. Mas dá uma ideia do luxo de viver nesta região.