"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
quarta-feira, março 30, 2011
Tempo de Antena
sábado, março 26, 2011
António Sérgio
Às engrenagens administrativas de que o Estado dispunha já, juntou-se a legião nova dos beneficiados das obras públicas; muitos mihares de funcionários, mais ou menos opiparamente prebendados; muitas centenas de concessionários enriquecidos... "
António Sérgio, 1883-1969, in "Breve interpretação da História de Portugal", sobre o Fontismo do Seculo XIX.
(onde é que eu já vi isto???!!!!!)
Breaking News
De nada valeu fazer-lhe compreender os motivos, válidos, que levaram ao adiamento da Regata, a senhora Vânia está irredutivel, levantando deste modo sérios problemas à Gerência da casa.
Aguardamos evoluções, que esperamos positivas, deste conflito laboral que opõe a Gerência da Starlight às suas colaboradoras.
A Gerência tem entretanto montado um serviço minimo alternativo para minorar os contratempos e prejuizos aos seus estimados Clientes.
"...Local onde gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorância..." (1)
Nunca vou a coimbra por motivos agradáveis, e hoje não foi excepção. Na porta do D'Artagnan uma malta fazia campismo por conta das bolsas, o peido geométrico continuava geométrico, e a nomenclatura de serviçais do orçamento de estado continuava ruidosa e, no nacional bilharista, discutiam a vantagem de estarmos sob gestão castelhana ou inglesa.
E porque não angolana, ou brasileira, pensava eu, esses ao menos tem mais dinheiro e falam Português.
(1) Fernando Namora, médico coimbrão de Condeixa, in "Fogo na Noite Escura" sobre a universidade de coimbra.
quarta-feira, março 23, 2011
Pensées (comme Blaise Pascal)
Há muito tempo não via tanta sobranceria, arrogância, mentira sistemática como no engº do inglês técnico.
Mentira, táctica partidária (distingo da actividade politica, que considero nobre), tudo reunido em grandes quantidades no azeiteiro da Covilhã.
Nunca em Portugal se viu tanta corrupção, compadrio, tachos para os bois, negócios para os amigalhaços.
Deus nos livre salve e guarde de azeiteiros demagogos como este.
VIVA PORTUGAL.
domingo, março 20, 2011
La Lune (dans le caniveau)
E eu, com este tão bom tempo, não estou para sair com o NVV Veronique e enfrentar correntes macacas. Para manobras macacas tenho as outras, nas estradas e nas vidas.
Nota Cientifica:
Tive um colega de trabalho, numa altura em que estava entre analista de terceira e varredor qualificado, que defendia que o movimento das marés se devia a uma vontade divina que, arregaçando a santissima manga, abriria um ralo existente no fundo do oceano, provocando deste modo o esvair das aguas das marés baixas.
Desafortunadamente este meu amigo faltou a muitas aulas de catequese enquanto jovem, não tendo por isso explicação para as preia mar, como é que as aguas subiriam?!! Vergonhosa falta telogica.
Já outro colega das engenharias garantia que o movimento das marés era provocado pelo oscilar do eixo terrestre, que inclinando-se para a esquerda fazia as marés subir daquele lado do globo, baixando do lado oposto.
Este mesmo colega das engenharias, quando a empresa onde trabalhavamos começou a pagar por transferência bancária, levantava integralmente o vencimento em numerário que, uma vez conferido, era novamente depositado na mesma dependencia, para não perder tempo. Não gostava de ser enganado e por isso conferia o que ganhava.
Este pequeno pormenor de comportamento fez-me perder confiança na sua interpretação da inclinação do eixo terrestre para a explicação do movimento das marés, ficando assim, no meu espirito, a duvida da explicação teologica e a explicação inclinatória de eixo.
sexta-feira, março 18, 2011
VI Grande e Espiuloplástica Regata da Lua Cheia
O programa é, como habitualmente, muito apelativo, contando, para além da já famosa Regata entre Pontes (Ponte de Juncal Anxo - Ponte de Brooklin), um espectáculo de variedades, desta feita abrilhantado pela Susy, da casa de diversão nocturna Starlight, de que este vosso amigo é esforçado gerente.
A Susy vai estar à frente de um grande elenco, todas da casa Starlight, e vai realizar o seu celebre numero de mergulho numa garrafa de Super Bock, das pequenas, que lhe valeu um Palhaço de Ouro no festival de Monte Carlo.
Relembramos que este numero consiste em, a partir de uma cadeira em cima de uma mesa, dar um mergulho para dentro da Super Bock, usando apenas um funil.
A Susy, oriunda de excelentes famílias da linha, fez fama no Cais do Sodré em Lisboa, onde rapidamente angariou numerosa clientela entre os estivadores e alguns outros da alta finança com o seu famoso bico à la ligne.
Contamos também com a contribuição da Casa de Pasto gourmet Chez Alamede com as suas já internacionalmente conhecidas rabanadas, rabanés.
terça-feira, março 15, 2011
Os jornalistas
Há cerca de um ano andavam eles a vociferar que os privilegiados dos iates da 'maritimo turistica' tinha o gasóleo mais barato, o que era uma injustiça fiscal enorme.
Agora, hoje, voltaram a descobrir o enorme erro fiscal do gasóleo mais barato para a maritimo-turistica !!!!!
Alguém já explicou a esta malta que náutica de recreio e maritimo-turistica não é a mesma coisa????
segunda-feira, março 14, 2011
O Estado Social
"...
Os campos de golfe deverão voltar a ser tributados à taxa reduzida de IVA, de 6%, em vez dos 23% que são obrigados a praticar desde o início do ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para 2011. A mudança surge num momento em que o Governo prepara medidas de austeridade que também atingirão o IVA.
..."
domingo, março 13, 2011
Buena Vista Social Clube
sábado, março 12, 2011
sexta-feira, março 11, 2011
terça-feira, março 08, 2011
Boavista Radio Controlo
Novas da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia
Os mouros não nos vão ficar à frente, vamos ter também uma 'Entre Pontes'.
Entre a Ponte Juncal Anxo, na Gafanha de Áquem, e a Ponte de Brooklin, em Nova York. E Prontes.
Andem lá, façam agora melhor....
domingo, fevereiro 27, 2011
V Grande Regata da Lua Cheia
Decorreu em franco ambiente desportivo a V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia. Presentes observadores americanos que, maravilhados com o nosso nível de organização, nos convidaram para organizar a próxima edição da Taça da América (1). No sábado, a bordo do Liberum, houve fadunchos pelo sr Lino, antecedidos, a bordo do NVV Veronique, por uns pipis, franguinhos de churrasco, rojões, queijos das melhores proveniências, feijoada de samos à "Elvira" e chouriços alentejanos, tudo acompanhado por tintos nacionais. Infelizmente o espectáculo de variedades programado para ser abrilhantado pela Faty não se pode realizar por indisposição desta, tendo eu sido violentamente criticado pelos presentes, enquanto gerente da casa Starlight, de que a Artista convidada é esmerada funcionária.
Resultados por classe:
Caldeirada Serrana : 1º Prémio BOLHA
Caldeirada Vagueirense : 1º Premio QUINZÉ
Caldeirada à Moliceiro : 1º Prémio DELMAR CONDE
Absolutos : 1º Prémio : DELMAR CONDE.
(1) Não acreditam?? Nem eu.
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia(que desta vez não sei bem o que é)
A Boia de Barlavento estará colocada no Bar do 'Zé Daniel' e deve ser contornada por bombordo, com cuidado e esmero, deixando devidamente arrumados e limpos os Copos utilizados
A Boia de Desmarque está localizada junto ao frigorifico do NVV Veronique e deverá ser abordada com precaução, não sendo permitidos desmandos com as garrafas de chaimpain alí armazenadas.
As verificações tecnicas terão lugar no trapiche de serviço, não sendo admitidas reclamações às decisões do Presidente do Juri, EU, que são soberanas. Estas verificações serão efectuadas a todas as garrafas concorrentes, garrafões, bidões e demais vasilhame.
A Comissão de Regatas reunirá logo após o evento, provando todas as caldeiradas a concurso.
Não serão admitidas reclamações.
Nos casos omissos aplicar-se-á o paragrafo anterior.
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
Berlenga 2011
Tive a informação de que o Porto de Peniche já estaria em condições de nos receber.
Assim, a confirmar-se, proponho o seguinte programa de festas:
Dia 8 de Junho
ETD Aveiro 2000, Rumo Peniche
Dia 9 de Junho
ETA Peniche 1400
Dia livre
Dia 10 de Junho
ETD Peniche 1000, Rumo Berlenga
ETA Berlenga 1230
Sardinhada de Gala
ETD Berlenga 1500, Rumo Nazaré
ETA Nazaré 1900
Dia 11 de Junho
ETD Nazaré 0800, Rumo Figueira da Foz
ETA Figueira 1600
Dia 12 de Junho
ETD Figueira da Foz 0900, Rumo Aveiro
ETA Aveiro 1500
Como alternativa, e à semelhança de edições anteriores, para a rapaziada que, como eu, não tem grandes tempos livres, porque não:
Sair de Aveiro no sábado anterior, dia 4 de Junho, navegar até Peniche, deixar lá os bacalhoeiros, e regressar a Aveiro de Expresso (1500-1600-1815).
No dia 9 de Junho, de Expresso também (1700-1815), voltava-se a Peniche e reintegravamos o Expreplêndico Cruzeiro.
Se aparecerem interessados em número suficiente podiamos, à melhor, alugar uma carrinha.
domingo, fevereiro 20, 2011
Eventos
Não esquecer que a V Grande e Expreplêndica Regata da Lua Cheia (que por acaso nem sei bem o que é desta vez) com a sua original mostra de caldeiradas é já para a semana. Mantendo-se atentos num blog perto de vodes estarão informados dos mais piquenos pormenores logisticos.
Mais....
O Grande Cruzeiro à Berlenga aproxima-se e convém terem as embarcações devidamente preparadas.
Fomos informados que o Porto de Peniche já nos pode receber. A confirmar-se, poderemos largar de Aveiro um dia mais cedo, na quarta 8 de Junho, fazer uma visita à Tasca do Joel em Peniche juntamente com as tripulações moiras, e de seguida manter o programa, com a Sardinhada de Gala no Forte de São João Baptista na Berlenga, ou no Restaurante do sr Arnaldo, na Berlenga também.
Vou encarregar-me das tradicionais newslewtters e de mais uns quantos postes no Ventosga para v/nossa informação e coordenação.
O Programa das Festas na Berlenga será oportunamente divulgado.
Du côté de chez moi
Canal do Rio Boco, ontem à hora do almoço. As vivas fortes deste fim de semana inundaram as estradas aqui à volta mas nada de especial, nada que a as gentes ribeirinhas, eu incluído, não estejam habituadas.


