sábado, março 26, 2011

"...Local onde gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorância..." (1)

A Porta do D'Artagnan

El Peido Geométrico

Nunca vou a coimbra por motivos agradáveis, e hoje não foi excepção. Na porta do D'Artagnan uma malta fazia campismo por conta das bolsas, o peido geométrico continuava geométrico, e a nomenclatura de serviçais do orçamento de estado continuava ruidosa e, no nacional bilharista, discutiam a vantagem de estarmos sob gestão castelhana ou inglesa.

E porque não angolana, ou brasileira, pensava eu, esses ao menos tem mais dinheiro e falam Português.

(1) Fernando Namora, médico coimbrão de Condeixa, in "Fogo na Noite Escura" sobre a universidade de coimbra.

quarta-feira, março 23, 2011

Pensées (comme Blaise Pascal)

Não fosse ter em mãos três problemas cabeludos, hoje seria um dia de festa.
Há muito tempo não via tanta sobranceria, arrogância, mentira sistemática como no engº do inglês técnico.
Mentira, táctica partidária (distingo da actividade politica, que considero nobre), tudo reunido em grandes quantidades no azeiteiro da Covilhã.
Nunca em Portugal se viu tanta corrupção, compadrio, tachos para os bois, negócios para os amigalhaços.
Deus nos livre salve e guarde de azeiteiros demagogos como este.
VIVA PORTUGAL.

domingo, março 20, 2011

La Lune (dans le caniveau)

Porque o parvo do Isaac estabeleceu a Lei da Atracção Universal, sem a aprovar nas cortes inglesas, nem tão pouco na Assembleia da Republica, a proximidade da dita, Lua, faz destas as maiores marés dos ultimos 20 anos.
E eu, com este tão bom tempo, não estou para sair com o NVV Veronique e enfrentar correntes macacas. Para manobras macacas tenho as outras, nas estradas e nas vidas.


Nota Cientifica:
Tive um colega de trabalho, numa altura em que estava entre analista de terceira e varredor qualificado, que defendia que o movimento das marés se devia a uma vontade divina que, arregaçando a santissima manga, abriria um ralo existente no fundo do oceano, provocando deste modo o esvair das aguas das marés baixas.
Desafortunadamente este meu amigo faltou a muitas aulas de catequese enquanto jovem, não tendo por isso explicação para as preia mar, como é que as aguas subiriam?!! Vergonhosa falta telogica.
Já outro colega das engenharias garantia que o movimento das marés era provocado pelo oscilar do eixo terrestre, que inclinando-se para a esquerda fazia as marés subir daquele lado do globo, baixando do lado oposto.
Este mesmo colega das engenharias, quando a empresa onde trabalhavamos começou a pagar por transferência bancária, levantava integralmente o vencimento em numerário que, uma vez conferido, era novamente depositado na mesma dependencia, para não perder tempo. Não gostava de ser enganado e por isso conferia o que ganhava.
Este pequeno pormenor de comportamento fez-me perder confiança na sua interpretação da inclinação do eixo terrestre para a explicação do movimento das marés, ficando assim, no meu espirito, a duvida da explicação teologica e a explicação inclinatória de eixo.

sexta-feira, março 18, 2011

VI Grande e Espiuloplástica Regata da Lua Cheia

Aproxima-se a VI Edição da Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia, desta vez num Quarto Minguante a seguir à maior LUA CHEIA dos últimos 18 anos.
O programa é, como habitualmente, muito apelativo, contando, para além da já famosa Regata entre Pontes (Ponte de Juncal Anxo - Ponte de Brooklin), um espectáculo de variedades, desta feita abrilhantado pela Susy, da casa de diversão nocturna Starlight, de que este vosso amigo é esforçado gerente.
A Susy vai estar à frente de um grande elenco, todas da casa Starlight, e vai realizar o seu celebre numero de mergulho numa garrafa de Super Bock, das pequenas, que lhe valeu um Palhaço de Ouro no festival de Monte Carlo.
Relembramos que este numero consiste em, a partir de uma cadeira em cima de uma mesa, dar um mergulho para dentro da Super Bock, usando apenas um funil.
A Susy, oriunda de excelentes famílias da linha, fez fama no Cais do Sodré em Lisboa, onde rapidamente angariou numerosa clientela entre os estivadores e alguns outros da alta finança com o seu famoso bico à la ligne.
Contamos também com a contribuição da Casa de Pasto gourmet Chez Alamede com as suas já internacionalmente conhecidas rabanadas, rabanés.

terça-feira, março 15, 2011

Os jornalistas

Os jornalistas são todos uns tipos muito bem informados. Por acaso agora não me estou a lembrar de nenhum, mas por certo que sim, que são todos muito bem informados.
Há cerca de um ano andavam eles a vociferar que os privilegiados dos iates da 'maritimo turistica' tinha o gasóleo mais barato, o que era uma injustiça fiscal enorme.
Agora, hoje, voltaram a descobrir o enorme erro fiscal do gasóleo mais barato para a maritimo-turistica !!!!!
Alguém já explicou a esta malta que náutica de recreio e maritimo-turistica não é a mesma coisa????

segunda-feira, março 14, 2011

O Estado Social

Do DN de hoje:

"...

Os campos de golfe deverão voltar a ser tributados à taxa reduzida de IVA, de 6%, em vez dos 23% que são obrigados a praticar desde o início do ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para 2011. A mudança surge num momento em que o Governo prepara medidas de austeridade que também atingirão o IVA.

..."

domingo, março 13, 2011

Buena Vista Social Clube


São do tempo do Fulgêncio Baptista.
Juntos em cima do palco têm mais anos que anos de cadeia tinha o comité central do pcp.
Ganda espectaculo no Coliseu. Estive lá.

sábado, março 12, 2011

Caminha

Com o desafio/convite do Jorge, às tantas é desta que o NVV Veronique vai às Seixelas...

terça-feira, março 08, 2011

Boavista Radio Controlo

Aspecto de uma banca na Vagueira

Os novos equipamentos do BVRC

Foi hoje inaugurada, com a devida solenidade, mais uma portentosa máquina que integra o que já é o mais sofisticado centro de Apoio à Navegação de Recreio do Mundo, quiçá mesmo o mais sofisticado de Portugal.

Um novissimo equipamento de Navtex, da prestigiada marca NASA, também conhecida por umas viagenzitas que organiza, entre outros destinos à Lua, adquirido com grande esforço informático no ebay, e que agora passará a fornecer informações preciosas dos melhores restaurantes e do peixe à venda na Vagueira e no Joãozinho trólaró na Costa Nova.

Quanto às outras informações, meteo e AN, teremos de esperar que o sistema luso comece a funcionar, mas essas também não fazem grande falta, sobretudo quando cotejadas com as que o Boavista Radio Controlo já fornece, de que se destacam, para além das já referidas, os resultados do Beira Mar, do FCP e receitas de robalo assado no forno.

Novas da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia

Por sugestão de alguns dos nossos participantes, a próxima edição da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia vai ter uma pernada 'Entre Pontes'.
Os mouros não nos vão ficar à frente, vamos ter também uma 'Entre Pontes'.
Entre a Ponte Juncal Anxo, na Gafanha de Áquem, e a Ponte de Brooklin, em Nova York. E Prontes.
Andem lá, façam agora melhor....

domingo, fevereiro 27, 2011

V Grande Regata da Lua Cheia

A Caldeirada à Serrana de autoria do Chef Bolha


Imagem da reunião do Comité de Regatas a deliberar


O Médico de Bordo, eu e o Vencedor das Caldeiradas, Sr Conde

Decorreu em franco ambiente desportivo a V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia. Presentes observadores americanos que, maravilhados com o nosso nível de organização, nos convidaram para organizar a próxima edição da Taça da América (1). No sábado, a bordo do Liberum, houve fadunchos pelo sr Lino, antecedidos, a bordo do NVV Veronique, por uns pipis, franguinhos de churrasco, rojões, queijos das melhores proveniências, feijoada de samos à "Elvira" e chouriços alentejanos, tudo acompanhado por tintos nacionais. Infelizmente o espectáculo de variedades programado para ser abrilhantado pela Faty não se pode realizar por indisposição desta, tendo eu sido violentamente criticado pelos presentes, enquanto gerente da casa Starlight, de que a Artista convidada é esmerada funcionária.

Resultados por classe:

Caldeirada Serrana : 1º Prémio BOLHA

Caldeirada Vagueirense : 1º Premio QUINZÉ

Caldeirada à Moliceiro : 1º Prémio DELMAR CONDE

Absolutos : 1º Prémio : DELMAR CONDE.

(1) Não acreditam?? Nem eu.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia(que desta vez não sei bem o que é)

Instruções de Regata

A Boia de Barlavento estará colocada no Bar do 'Zé Daniel' e deve ser contornada por bombordo, com cuidado e esmero, deixando devidamente arrumados e limpos os Copos utilizados

A Boia de Desmarque está localizada junto ao frigorifico do NVV Veronique e deverá ser abordada com precaução, não sendo permitidos desmandos com as garrafas de chaimpain alí armazenadas.

As verificações tecnicas terão lugar no trapiche de serviço, não sendo admitidas reclamações às decisões do Presidente do Juri, EU, que são soberanas. Estas verificações serão efectuadas a todas as garrafas concorrentes, garrafões, bidões e demais vasilhame.

A Comissão de Regatas reunirá logo após o evento, provando todas as caldeiradas a concurso.

Não serão admitidas reclamações.

Nos casos omissos aplicar-se-á o paragrafo anterior.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Berlenga 2011

Cambada:

Tive a informação de que o Porto de Peniche já estaria em condições de nos receber.
Assim, a confirmar-se, proponho o seguinte programa de festas:

Dia 8 de Junho
ETD Aveiro 2000, Rumo Peniche

Dia 9 de Junho
ETA Peniche 1400
Dia livre

Dia 10 de Junho
ETD Peniche 1000, Rumo Berlenga
ETA Berlenga 1230
Sardinhada de Gala

ETD Berlenga 1500, Rumo Nazaré
ETA Nazaré 1900

Dia 11 de Junho
ETD Nazaré 0800, Rumo Figueira da Foz
ETA Figueira 1600

Dia 12 de Junho
ETD Figueira da Foz 0900, Rumo Aveiro
ETA Aveiro 1500


Como alternativa, e à semelhança de edições anteriores, para a rapaziada que, como eu, não tem grandes tempos livres, porque não:
Sair de Aveiro no sábado anterior, dia 4 de Junho, navegar até Peniche, deixar lá os bacalhoeiros, e regressar a Aveiro de Expresso (1500-1600-1815).
No dia 9 de Junho, de Expresso também (1700-1815), voltava-se a Peniche e reintegravamos o Expreplêndico Cruzeiro.
Se aparecerem interessados em número suficiente podiamos, à melhor, alugar uma carrinha.

domingo, fevereiro 20, 2011

Eventos

Cambada,
Não esquecer que a V Grande e Expreplêndica Regata da Lua Cheia (que por acaso nem sei bem o que é desta vez) com a sua original mostra de caldeiradas é já para a semana. Mantendo-se atentos num blog perto de vodes estarão informados dos mais piquenos pormenores logisticos.
Mais....
O Grande Cruzeiro à Berlenga aproxima-se e convém terem as embarcações devidamente preparadas.
Fomos informados que o Porto de Peniche já nos pode receber. A confirmar-se, poderemos largar de Aveiro um dia mais cedo, na quarta 8 de Junho, fazer uma visita à Tasca do Joel em Peniche juntamente com as tripulações moiras, e de seguida manter o programa, com a Sardinhada de Gala no Forte de São João Baptista na Berlenga, ou no Restaurante do sr Arnaldo, na Berlenga também.
Vou encarregar-me das tradicionais newslewtters e de mais uns quantos postes no Ventosga para v/nossa informação e coordenação.
O Programa das Festas na Berlenga será oportunamente divulgado.

Du côté de chez moi

Canal do Rio Boco, ontem à hora do almoço. As vivas fortes deste fim de semana inundaram as estradas aqui à volta mas nada de especial, nada que a as gentes ribeirinhas, eu incluído, não estejam habituadas.
A máquina fotografante não é assim tão boa e a garça aparece desta forma. Mas dá uma ideia do luxo de viver nesta região.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Teoria da Conspiração

Num romance recente (1ª edição em Janeiro de 2008) de um autor Português, pode ler -se:
"...
o primeiro a saudá-lo foi Eusébio, o papagaio, que pousou no seu ombro. Esfregou o bico na orelha do dono, esperando o habitual biscoito enquanto palrava: " Benfica, Benfica. Mata o dragão, mata o dragão". Miguel sorriu enquanto afagava a ave...
"
A transcrição deste texto é inteiramente fiel, inclusivé nas minusculas e maiusculas usadas pelo autor.
Antes de qualquer comentário que possa fazer, adivinhem algumas coisas, o autor, a época da acção do romance, a obra em causa, e por aí fora.

Como ninguém opinou, opino eu.
Trata-se da obra "O império dos Pardais", de João Oliveira Costa, escrita em homenagem do nosso Amigo Toni Pardal.
É um romance histórico, policial mas histórico, cuja acção decorre em 1511, no seculo XVI portanto.
Miguel, ficamos a saber, era um destacado membro da claque NN Boys do simpático clube da Luz, que tinha sido fundado há pelo menos cinquenta anos, e que já nutria pelos adeptos do FCP o carinho e a estima que ainda hoje os caracteriza.
O papagaio, que tão bem instruido gritava 'mata o dragão, mata o dragão', era um antecessor histórico da águia vitória, que séculos mais tarde viria tão ingloriamente a ser despedida, e que naqueles remotos tempos, fruto das viagens dos nossos marinheiros, era mais frequente em Lisboa que as própriamente ditas águias.
Agora que já sabem um pouquinho mais de história, fiquem bem e passem um bom fim de semana.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Modernidades

Hoje fui, e bim, em pôcas horas a Salamanca. Modernidades.
Pelo caminho o caminho de ferro de lá até Fiuenties de Oniorio, e o termo 'salamanquização' dum problema.
Pois.
Negócios, que alguém tem de tocar o país prá frente.
Os castelhanos todos os anos fazem um inquérito sobre a bontade dos Portugueses serem Espanhois (lembrem-se da questão diplomática levantada por João II quando os reis católicos se lembraram de chamar espanha ao novo país que criaram...)
Esse inquérito tem SEMPRE resultados extraordinários, mais de metade dos inquiridos, todos estudantes em Salamanca, respondem afirmativamente à question..
Lembram-me uma 'private joke' dos tempos gloriosos do PREC:
--Oh pá o nosso partido, nas ultimas sondagens, vai ter 300 % dos votos.
-- Bom, e como lá chegaram?
--A sondagem foi feita na sede do partido e com votos em triplicado.

Cá por mim vou voltar à minha actividade de gerente da Starlight, essa é que é Eça.

sábado, fevereiro 12, 2011

V Grande Monumental e Portentosa Regata da Lua Cheia ( que, na verdade, nem sei o que é)

Nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro vai decorrer a V Grande Monumental e Portentosa Regata da Lua Cheia ( que, na verdade, nem sei o que é), de que se dá nota abaixo do Programa Desportivo:
Dia 26,
1500 : Verificações Técnicas, rojões caseiros e tinto do Douro
1700 : Reunião de skipers, prova de queijos e tintos da Beiras
2100 : Grande RCC, Reunião Competitiva de Caldeiradas.

2300 : Variedades com Lap Dance, Table Dance e Varão, com Faty à frente de um grande elenco da afamada casa Starlight, de que o autor destas modestas linhas é esforçado gerente.
Dia 28,
1000 : Piqueno almoço e apresentação da documentação técnica e de navegação
1300 : Almoço de confraternização e distribuição de prémios aos primeiros, segundos, terceiros, quartos e demais classificados.
1700 : Merenda e Despedida emocionada das tripulações ao som das músicas lamechas do costume.