Com o desafio/convite do Jorge, às tantas é desta que o NVV Veronique vai às Seixelas...
"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
sábado, março 12, 2011
sexta-feira, março 11, 2011
terça-feira, março 08, 2011
Boavista Radio Controlo
Novas da VI Grande e Fantabulástica Regata da Lua Cheia
Os mouros não nos vão ficar à frente, vamos ter também uma 'Entre Pontes'.
Entre a Ponte Juncal Anxo, na Gafanha de Áquem, e a Ponte de Brooklin, em Nova York. E Prontes.
Andem lá, façam agora melhor....
domingo, fevereiro 27, 2011
V Grande Regata da Lua Cheia
Decorreu em franco ambiente desportivo a V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia. Presentes observadores americanos que, maravilhados com o nosso nível de organização, nos convidaram para organizar a próxima edição da Taça da América (1). No sábado, a bordo do Liberum, houve fadunchos pelo sr Lino, antecedidos, a bordo do NVV Veronique, por uns pipis, franguinhos de churrasco, rojões, queijos das melhores proveniências, feijoada de samos à "Elvira" e chouriços alentejanos, tudo acompanhado por tintos nacionais. Infelizmente o espectáculo de variedades programado para ser abrilhantado pela Faty não se pode realizar por indisposição desta, tendo eu sido violentamente criticado pelos presentes, enquanto gerente da casa Starlight, de que a Artista convidada é esmerada funcionária.
Resultados por classe:
Caldeirada Serrana : 1º Prémio BOLHA
Caldeirada Vagueirense : 1º Premio QUINZÉ
Caldeirada à Moliceiro : 1º Prémio DELMAR CONDE
Absolutos : 1º Prémio : DELMAR CONDE.
(1) Não acreditam?? Nem eu.
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
V Grande e Portentosa Regata da Lua Cheia(que desta vez não sei bem o que é)
A Boia de Barlavento estará colocada no Bar do 'Zé Daniel' e deve ser contornada por bombordo, com cuidado e esmero, deixando devidamente arrumados e limpos os Copos utilizados
A Boia de Desmarque está localizada junto ao frigorifico do NVV Veronique e deverá ser abordada com precaução, não sendo permitidos desmandos com as garrafas de chaimpain alí armazenadas.
As verificações tecnicas terão lugar no trapiche de serviço, não sendo admitidas reclamações às decisões do Presidente do Juri, EU, que são soberanas. Estas verificações serão efectuadas a todas as garrafas concorrentes, garrafões, bidões e demais vasilhame.
A Comissão de Regatas reunirá logo após o evento, provando todas as caldeiradas a concurso.
Não serão admitidas reclamações.
Nos casos omissos aplicar-se-á o paragrafo anterior.
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
Berlenga 2011
Tive a informação de que o Porto de Peniche já estaria em condições de nos receber.
Assim, a confirmar-se, proponho o seguinte programa de festas:
Dia 8 de Junho
ETD Aveiro 2000, Rumo Peniche
Dia 9 de Junho
ETA Peniche 1400
Dia livre
Dia 10 de Junho
ETD Peniche 1000, Rumo Berlenga
ETA Berlenga 1230
Sardinhada de Gala
ETD Berlenga 1500, Rumo Nazaré
ETA Nazaré 1900
Dia 11 de Junho
ETD Nazaré 0800, Rumo Figueira da Foz
ETA Figueira 1600
Dia 12 de Junho
ETD Figueira da Foz 0900, Rumo Aveiro
ETA Aveiro 1500
Como alternativa, e à semelhança de edições anteriores, para a rapaziada que, como eu, não tem grandes tempos livres, porque não:
Sair de Aveiro no sábado anterior, dia 4 de Junho, navegar até Peniche, deixar lá os bacalhoeiros, e regressar a Aveiro de Expresso (1500-1600-1815).
No dia 9 de Junho, de Expresso também (1700-1815), voltava-se a Peniche e reintegravamos o Expreplêndico Cruzeiro.
Se aparecerem interessados em número suficiente podiamos, à melhor, alugar uma carrinha.
domingo, fevereiro 20, 2011
Eventos
Não esquecer que a V Grande e Expreplêndica Regata da Lua Cheia (que por acaso nem sei bem o que é desta vez) com a sua original mostra de caldeiradas é já para a semana. Mantendo-se atentos num blog perto de vodes estarão informados dos mais piquenos pormenores logisticos.
Mais....
O Grande Cruzeiro à Berlenga aproxima-se e convém terem as embarcações devidamente preparadas.
Fomos informados que o Porto de Peniche já nos pode receber. A confirmar-se, poderemos largar de Aveiro um dia mais cedo, na quarta 8 de Junho, fazer uma visita à Tasca do Joel em Peniche juntamente com as tripulações moiras, e de seguida manter o programa, com a Sardinhada de Gala no Forte de São João Baptista na Berlenga, ou no Restaurante do sr Arnaldo, na Berlenga também.
Vou encarregar-me das tradicionais newslewtters e de mais uns quantos postes no Ventosga para v/nossa informação e coordenação.
O Programa das Festas na Berlenga será oportunamente divulgado.
Du côté de chez moi
Canal do Rio Boco, ontem à hora do almoço. As vivas fortes deste fim de semana inundaram as estradas aqui à volta mas nada de especial, nada que a as gentes ribeirinhas, eu incluído, não estejam habituadas.quinta-feira, fevereiro 17, 2011
Teoria da Conspiração
"...
o primeiro a saudá-lo foi Eusébio, o papagaio, que pousou no seu ombro. Esfregou o bico na orelha do dono, esperando o habitual biscoito enquanto palrava: " Benfica, Benfica. Mata o dragão, mata o dragão".
"
A transcrição deste texto é inteiramente fiel, inclusivé nas minusculas e maiusculas usadas pelo autor.
Antes de qualquer comentário que possa fazer, adivinhem algumas coisas, o autor, a época da acção do romance, a obra em causa, e por aí fora.
Como ninguém opinou, opino eu.
Trata-se da obra "O império dos Pardais", de João Oliveira Costa, escrita em homenagem do nosso Amigo Toni Pardal.
É um romance histórico, policial mas histórico, cuja acção decorre em 1511, no seculo XVI portanto.
Miguel, ficamos a saber, era um destacado membro da claque NN Boys do simpático clube da Luz, que tinha sido fundado há pelo menos cinquenta anos, e que já nutria pelos adeptos do FCP o carinho e a estima que ainda hoje os caracteriza.
O papagaio, que tão bem instruido gritava 'mata o dragão, mata o dragão', era um antecessor histórico da águia vitória, que séculos mais tarde viria tão ingloriamente a ser despedida, e que naqueles remotos tempos, fruto das viagens dos nossos marinheiros, era mais frequente em Lisboa que as própriamente ditas águias.
Agora que já sabem um pouquinho mais de história, fiquem bem e passem um bom fim de semana.
terça-feira, fevereiro 15, 2011
Modernidades
Pelo caminho o caminho de ferro de lá até Fiuenties de Oniorio, e o termo 'salamanquização' dum problema.
Pois.
Negócios, que alguém tem de tocar o país prá frente.
Os castelhanos todos os anos fazem um inquérito sobre a bontade dos Portugueses serem Espanhois (lembrem-se da questão diplomática levantada por João II quando os reis católicos se lembraram de chamar espanha ao novo país que criaram...)
Esse inquérito tem SEMPRE resultados extraordinários, mais de metade dos inquiridos, todos estudantes em Salamanca, respondem afirmativamente à question..
Lembram-me uma 'private joke' dos tempos gloriosos do PREC:
--Oh pá o nosso partido, nas ultimas sondagens, vai ter 300 % dos votos.
-- Bom, e como lá chegaram?
--A sondagem foi feita na sede do partido e com votos em triplicado.
Cá por mim vou voltar à minha actividade de gerente da Starlight, essa é que é Eça.
sábado, fevereiro 12, 2011
V Grande Monumental e Portentosa Regata da Lua Cheia ( que, na verdade, nem sei o que é)
Dia 26,
1500 : Verificações Técnicas, rojões caseiros e tinto do Douro
1700 : Reunião de skipers, prova de queijos e tintos da Beiras
2100 : Grande RCC, Reunião Competitiva de Caldeiradas.
2300 : Variedades com Lap Dance, Table Dance e Varão, com Faty à frente de um grande elenco da afamada casa Starlight, de que o autor destas modestas linhas é esforçado gerente.
Dia 28,
1000 : Piqueno almoço e apresentação da documentação técnica e de navegação
1300 : Almoço de confraternização e distribuição de prémios aos primeiros, segundos, terceiros, quartos e demais classificados.
1700 : Merenda e Despedida emocionada das tripulações ao som das músicas lamechas do costume.
terça-feira, fevereiro 08, 2011
Intelectual de esquerda
domingo, fevereiro 06, 2011
Ilhavo
Oficialmente sou natural de Ilhavo, assim reza o meu Bilhete de Identidade.Na verdade nasci na 'Praça da Bastilha', 14 de Julho de seu nome, bairro da Beira-Mar, em casa da minha avó materna, como tradicionalmente toda a gente nascia naquele tempo. Foi o'Ilhavismo' do meu Pai que me registou , a mim e a maninha, em São Salvador, Ilhavo.
Assim vivi em Ilhavo até ao meu Pai falecer. Primeiro no Alto Bandeira, depois na Lagoa, numa casa que já tinha sido sede do Illiabum, assim mo contaram.
Depois da morte do meu Pai, naturalmente também, fui morar para Aveiro.
Só muito recentemente regressei a Ihavo, Gafanha da Boavista, juntinho ao Rio Boco, a nossa Ria, como sempre gostei.
Para mim, pela minha própria vivência, nunca existiu Ilhavo ou Aveiro, Farol da Barra de Ilhavo ou de Aveiro, Cimo de Vila ou Beira-Mar; para mim sempre existiu Ria, barcos, canais, águas e Mar.
Mas, deixem-me confessar, as gentes de Ilhavo sempre me confundiram. Algumas de Aveiro também, mas as de Ilhavo mais.
Circulam agora pelas terras de Ilhavo uns poemetos ordinários, anónimos, mas que o estilo não deixa grandes dúvidas de autoria, sobre vidas privadas de outros Ilhavenses, que também, pelo estilo e 'bocas' não deixam grandes dúvidas de quem se tratará.
O nojento é a covardia do anonimato, é o não assumir-se o que se diz, é o atirar a pedra e esconder a mão.
Já o vi mais vezes nestas terras de Ilhavo.
Nojento.
Hoje ao jantar deram-mas a ler. Não passei da primeira 'quadrilha'.
Eu, a quem as gentes de Ilhavo sempre chamaram de mal educado, digo, VÃO PARA A PUTA QUE VOS PARIU, OH ALARVIDADES ANÒNIMAS.
E assino, João Madail Veiga.
Com estas coisas não se brinca.....
É da mais elementar lógica de segurança não entrar em barras desconhecidas de noite.
Não se trata de cagunfa, trata-se de bom senso.
Não se conhece a Barra, podem existir escolhos manhosos (e a Barra da Povoa que os tem!!), a visibilidade é reduzida e, mais grave ainda, estava fechada.
Dir-se-á que eles não sabiam que estava fechada, bem sabemos que o Navtex em Portugal só funciona bem à volta de Monsanto, que é o mesmo que dizer, à volta de Lisboa, mas tentar entrar às 3 da manhã com Mar de 4 metros? provavelmente a quebrar? O que queriam estes ingleses provar?
Os dois desaparecidos já eram, oxalá que não, mas não me acredito noutro desfecho com aguas a 14ºC.
Que fique de lição para nós, que andamos no Mar com barcos identicos.
sábado, fevereiro 05, 2011
O que eu aturo...
Largados de Baiona no dia anterior à noite, defrontamos o tenebroso cabo Finisterre com ondas de 25 cm, 18 cm vá, tendo o Mar crescido para os 3 metritos depois das Cisargas até à Ria da Corunha, onde arribamos pelas 1800 lusas, que nunca se trocam as horas no NVV Veronique por conta de evitar o jet-leg.
Decidiu-se, depois das formalidades legais com as autoridades galegas, rumar aos restaurantes da Praça Maria Pita, ao que nos diziam de fazer crescer água na boca.
Sentados por fim à mesa, eu, o 1º de máquinas Ferreira, o 2º grumete Machado e o Médico de Bordo Visconde da Quinta do Picado, e tendo encomendado as tradicionais tapas, demos conta da vizinhança da mesa, um casal em que ela era BOOOOOOAAAAAAAAA.
A meio da refeição, para aí, o rapazinho do casal vizinho começou a ficar verde, amarelo, azul às riscas, e a vomitar copiosamente para o chão, mesmo ao nosso lado.
Os donos do restaurante solicitaram então aflitos: --- Um Miédico, um Miédicooooo.
Era a nossa chance, o Visconde ia tratar do animal e nós ficavamos a tratar da BOOOOOOOOOAAAAAAA.
Eis então que o nosso Médico, numa atitude de rebelião tipica de um Fletcher, replica, Num siou miédico, siou vietieriniário....!!!!
Mas quê, pensei, que está este gajo a dizer?!!, então não podia tratar do animal, como nos fazia a nós?
Demos-lhe de imediato o nome de Fletcher, votamos uma reprimenda e foi a ferros para bordo, de onde só saiu depois de ter ofertado o skipper e demais tripulação com algumas garrafitas de Duas Quintas, que tinha guardadas para uma doença.
Vejam lá o tipo, "num siou miédico !!!!!", só para nos lixar.



