"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
terça-feira, novembro 30, 2010
Dezembro de 1640, 01
Politica
Mentiroso mente uma vez, mente sempre.
Mesmo que fale verdade, todos lhe dizem que mente.
domingo, novembro 28, 2010
quinta-feira, novembro 25, 2010
III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente
III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente
Cambada,
Na berdade a próxima Lua Cheia fica em cima do Natal que, como se sabe, é quando um homem quizer.
Assim, a III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente terá lugar a 11 e 12 de Dezembro.
As marés são as seguintes:
dia 11 Sábado
BM = 1231 (1,1m) / PM = 1851 (2,7m)
dia 12 Domingo
BM= 1319 (1,2m) / PM= 1941 (2,6m)
Programa das Regatas
Boia de Desmarque, sábado ao jantar na Caldeira do Forte, Chanfana ou outro a combinar;
Boia de Barlavento, domingo ao almoço, caldeirada pescada na véspera ou de enguias no Zé Zé;
Vinho da Casa: Rota da Vila (ou qualquer outra, desde que abundante)
Licores da Escócia e Galegos, Gins Técnicos e Rum à descrição
Entradas de presuntos e tabua de queijos
Sobremesas : Tarte Tatin e Pudim Flan
Aguardando notícias, despeço-me com amizade,
João Madail Veiga
quarta-feira, novembro 24, 2010
Viva a Greve Geral
Segundo os srs Carvalho da Silva e João Proença, mais de 3 milhões de trabalhadores adreiram à greve.
Partindo do principio que esses trabalhadores eram portugueses, somemos-lhe mais 150 mil patrões que, probavelmente não terão aderido.
2,5 milhões de trabalhadores das piquenas e médias empresas que também não aderiram.
Com os reformados e pensionistas dá mais 2,0 milhões.
150 mil tropas e bófias várias.
Xulos, putas e azeiteiros, que também furaram, somam mais 125 mil.
Futebolistas, arbitros e dirigentes , mais 12.500.
Lavradores, pastores, queijeiros, vinhateiros e quejandos que não tiveram outro remédio que não vergar a mola, dá mais 1,5 milhões.
Transfugas à greve, pelo menos nos numeros dos sindicatos (3.000.000/0,85-3.000.000 , considerando os 85% de adesão) = 530.000.
Miudagem em idade escolar 2,5 milhões
Politicos, aparatchicks, autarcas, presidentes de junta : 15.000.
Presidentes da Republica em exercicio ou na reforma mais as respectivas casa civis e militares: 5004 (são 4 Presidentes e para aí mais uns outros 5 mil gajos).
Presidentes de Institutos, Autoridades, Fundações, vogais dos conselhos de administração, Directores Gerais, Presidentes de CCRs e oficios correlativos : 15.000.
Desempregados mais 600.000 que não tiveram trabalho para grevar.
Embarcadiços : 5.500.
Já vai em quantos???
domingo, novembro 21, 2010
II Grande e Monumental Regata da Lua Cheia


sexta-feira, novembro 19, 2010
Regresso ao Mar
Depois de algumas semanas com escritos politicos, e sem me esquecer que a 17 de Novembro de 1807 as tropas francesas e castelhanas entraram em Portugal pelas fronteiras galega e beirã com o Junot à frente, e que a 17 de Novembro de 2010 a arrogância castelhana se vergou em Lisboa à humildade e ao trabalho lusos, regressemos pois ao Mar.segunda-feira, novembro 08, 2010
Pensamento do dia
O Benfica é como eu, vai ao Porto para não fazer nada e comer bem.
segunda-feira, novembro 01, 2010
Estrela do Mar
Um Povo pode admirar e respeitar Tom Waits,Jarreth, mas tem de ter a sua própria identidade, a sua própria Cultura. Se a tiver,nunca morrerá, nunca será subjugado.
sexta-feira, outubro 29, 2010
Politica
O perseguidor empunhava sempre um facalhão enorme e corria atrás do outro ameaçando-o.
A correria seguia por todos os corredores do hospital até que os dois chegavam a um beco sem saída, com o perseguidor a esgrimir o facalhão ameaçador para o outro.
Nessa situação, o perseguidor/ameaçador entregava o facalhão ao outro e dizia-lhe:
E recomeçava tudo outra vez.
segunda-feira, outubro 04, 2010
Viva PORTUGAL, Viva a República
V I V A A R E P Ú B L I C A
domingo, outubro 03, 2010
Almeida Santos
O presidente do PS considera que o esforço pedido pelo Executivo com novas medidas de austeridade "não são sacrifícios incomportáveis" e que "o povo tem que sofrer as crises como o Governo as sofre".
in Publico,30 Set 2010.
Oh Almeida, vai apanhar no rego pá.
Joao Madail Veiga, in Ventosga, 03 Out 2010
quarta-feira, setembro 29, 2010
domingo, setembro 26, 2010
200 anos da Batalha do Buçaco
Faz agora 200 anos e parece que foi ontem.
Quando trabalhava na Renault, todos os anos nesta data, iamos fazer um pic nic nas matas do Buçaco.
Sabemos bem onde é o Buçaco e Aljubarrota. Por um lamentavel chauvinismo, ninguém em Portugal sabe onde fica Alcacer Quibir.
sexta-feira, setembro 24, 2010
Azeitices
Da minha parte já dei conta do aumento da conta da água. É a minha, é a nossa contribuição, para além dos impostos, para o bem estar destes nossos dirigentes.
Há dias, um antigo Presidente de Câmara com quem privo, defendia que as instituições estatais se deviam reger pelo principio da auto sustentabilidade. Isto é, deviam criar as taxas que suportassem as despesas que têm. Despesas essas como, por exemplo, os carritos utilitários com que se presenteiam.
Ahhh, esse ex presidente está agora colocado numa dessas empresas estatais de distribuição de água.
O que é importante não é pois o serviço que essas instituições, institutos, fundações e quejandos prestam aos cidadãos, o importante é cobrar as taxitas para comprar os carritos e pagar os vencimentositos.
Mas não há quem ponha mão nisto?!!!!
Não há uma ETAzinha que dê um ou outro tiro nos cornos destes gajos???
terça-feira, setembro 21, 2010
segunda-feira, setembro 20, 2010
Desilusão
É sempre emocionante navegar até Biana, terra irmã, e para mais com o encontro de embarcações tradicionais a decorrer e o Santa Maria Manuela por lá atracado.
Navegação a motor desde o Douro, de onde largamos pelas 4 da madrugada, calma mas sem vento a ajudar, entramos a barra do Lima às 1100, com a tradicional garrafinha de champain aberta loguinho na penetração.
Passamos pelo lugre e, espantem-se, pela primeira vez respondeu à nossa saudação com duas roncadelas, baixinhas, mas audíveis.
Às tantas foi pelo mesmo motivo por que nós cumprimentamos em Paris vizinhos que ignoramos na nossa rua. Bá-se lá saber.
As embarcações tradicionais no rio eram as mesmas que já vimos noutros encontros. O moliceiro era dos falsos, dos pequenitos para 'turista ver'. Só o Lanhezes nunca tinha visto antes e, apesar das suas defensas de garrafas de lixivia vazias, merecia melhor, paraceu-me muito elegante. Nunca tinha visto nada parecido, gostei.
Mas, e o desfile náutico programado para as 1100, e o Amigo Barco Antigo para quem reservei a ultima garrafinha de champain, além das outras do Douro, claro?
Bem, na ausência do desfile, ferrei uma sestinha numa sombra do parque marginal ao rio, que bem me soube, depois de uma noite de navegação.
As fotos? o Bolha fez bué delas, bão lá que o gajo merece.
E prontes...
quinta-feira, setembro 16, 2010
É politica pá
Hoje, estava eu no Chez Alamede a malhar um arrozinho de pato e, para quem não sabe, as mesas do Chez Alamede são corridas e quase se come de escoado, ao meu lado sentaram-se um senhor dos seus cinquenta-sessenta anos, um jovem portanto, acompanhado de duas senhoras das mesmas idades.
Ao que percebi era emigrante nos USA.
Contava ele que tinha alí estado há uns anos, a caminho de Ilhavo, onde um conhecido do seu pai, comerciante de xxxx naquela vila, era muito bem relacionado com a Pide e que conseguiria livrá-lo da tropa, de ir para Africa.
Acrescentou que não conseguiu nada, que não livrou, mas ficou na 'metrópole' numa repartição qualquer.
Acrescento eu que sabia muito bem de quem ele falava, que o tal comerciante de Ilhavo tinha de facto essa fama e eventualmente esse proveito, e que também tinha a fama e eventualmente o proveito, ele e os filhos, de serem, simultâneamente, do PC e da situação.
E prontes....
domingo, setembro 12, 2010
Cronicretas de Férias-5 (O Futebolês)
--Não brinquem com esta instituição...(L F Vieira, Presidente do SLB)
--Oh Orelhas, isso é uma ameaça? Já estou todo borrado...(Juca, velejador do CVCN e adepto do FCP)
sábado, setembro 11, 2010
Cronicretas de férias 4
Não foi por acaso que o Zé Duarte por cá se fixou, musicalmente falando, claro.
Saí impante e inchado, e só comi um besuguinho grelhado.
Amanhã vou acabar as férias grandes (uma semana interinha) na nossa Ria. Se me der na telha vou passar o NVV Veronique debaixo da Ponte da Barra. Teoricamente são 14 metros de 'air draught', exactamente a altura da linha de agua à antena de VHF do mais gracioso veleiro do universo.
Se a ponte cair estou lixado,o Socas quilha-me.
Wish me luck.
quinta-feira, setembro 09, 2010
cronicretas de férias 3
cronicretas de férias 2
quinta-feira, setembro 02, 2010
Cronicretas de Férias
O Povo cantou, dançou e até assisti a umas cambalhotas, muito ao estilo da Nadia Comaneci, flic flac à retaguarda com mortal encarpado, bem no meio de um vira para uma chula.
O homem toca e canta bem, escolhe bem as letras, '...tiro o carro, meto o carro, na garagem da bizinha...' e o sotaque galaico duriense fica a matar com as cantigas.
Não me venham com tretas, a musica que ele canta é a alma do nosso Povo, e não estou a falar da jocosidade, estou a lembrar-me da concertina, das desgarradas ao estilo da Maria Barbuda versus Marques Sardinha, das chulas batidas, do imenso gozo que emana dele ao cantigar tudo aquilo.
Fiquei à espera do clássico ' ...há quem lhe chupe a cabeça, outros preferem a posta, cá por mim como-lhe o rabo, seja cozido ou grelhado, cada um come o que gosta...', bem adaptado ao passado mês de Agosto e às peixadas com que nos locupletamos no Jorge, no Quiquitos, no Dóri e em tantos outros. Foi pena, estava à espera, mas correu mal.
terça-feira, agosto 31, 2010
F É R I A S
Bou de férias que até ferbe.
Fiqueide bem que eu fico melhor.
Trabalhaide, que alguém tem de dar as notas ao Socas e agora é a bossa bez.
sexta-feira, agosto 27, 2010
Politica
O que temos, as mais das vezes, é aparactichikismo, é carreirismo nos aparelhos partidários e filha-de-putismo militante para alcançar propósitos financeiros, a todos os níveis, que não estando junto do poder, a mamar na teta da vaca, nunca se conseguiriam.
Os dois textos abaixo não são meus, são dois comentários de MANUEL e de Joseph People, do Diario Económico on line de hoje, que aplaudo e reproduzo.
------------------------------------------------------------------------------
Se ao que já é cobrado ( a troco de cada vez menos benefícios) somarmos o próximo Código Contributivo da Segurança Social, a situação do contribuinte vai tornar-se verdadeiramente dramática. Se este código demencial e irresponsável for para a frente, a fuga aos impostos passará a ser uma questão de mera sobrevivência para muitos contribuintes, sejam eles quem forem (PME's, Trabalhadores Independentes, etc.). Façam um exercício: guardem os papéis das despesas de um mês e no fim somem o IVA que pagaram. A isto juntem o IUC, IMI, Segurança Social, IRS, IRC e outros, e vejam qual a percentagem do que ganham que vai direitinha para as mãos de um Estado despesista e cada vez menos amigo dos cidadãos: 60 a 70% ! Uma aberração, que faz das nossas vidas um inferno. Por este caminho, em muitos casos, a fuga representa a sobrevivência.
---------------------------------------------------------------------
Há em Portugal uma entidade que é accionista de 1/4 de todas as empresas, mas que não investiu um cêntimo no seu capital e ainda cria dificuldades para que estas se desenvolvam, e que ainda assim não paga a tempo e horas.
Há em Portugal uma entidade que tem uma comissão de mais de 1/5 de todas as transacções, contudo não garante que caso o cliente não pague ao fornecedor seja devidamente punido a tempo e horas.
Há em Portugal uma entidade que apesar de cobrar metade do valor gerado por cada português, obriga este português a pagar impostos sobre impostos nos carros, portagens sobre impostos nas autoestradas, impostos sobre bens essenciais como a energia, a água, o solo e que ainda assim não garante a manutenção das florestas, o pagamento aos bombeiros, a segurança de pessoas e bens que é suportado novamente pelos privados.
Há em Portugal serviços públicos que servem de fachadas para angariação de clientes de empresas privadas de funcionários "públicos", que funcionam mal para que os privados se vejam obrigados a corromper ou a recorrer aos serviços destas empresas.
Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar mais per capita que todos os países da EU em saúde, os cidadãos cumpridores não tenham devido acesso ao SNS.
Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar uma fortuna em educação tem os índices mais baixos de aproveitamento escolar e maior necessidade de formação adicional, paga pelas empresas se querem ter colaboradores qualificados.
Há em Portugal uma entidade que faz as leis, mas que é sempre a primeira a transgredir, seja no cumprimento do orçamento de estado, seja na contratação de trabalhadores a recibos verdes, seja na violação do segredo de justiça, seja no alimento à corrupção.
quarta-feira, agosto 25, 2010
terça-feira, agosto 24, 2010
Férias e São Paio
Pois é, a velhice e as férias, ou ausência delas, tem destas coisas.Primeiro não saí de Aveiro durante o mês de Agosto, salvo uma fugaz passagem pela Casa das Marés e por Cascais, e um lavagante e alguns percebes depois regressado aos trabalhos, que alguém tem de tocar o País para a frente.
Seguiriamos, em desejo, para o Mar Oceâno, até onde o vento nos levasse, a mim e ao NVV Veronique, o que não está ainda descartado, mas as cruzes e os artelhos não estão a ajudar em nada.
De uma longa lista de casas de pasto e restaurantes ribeirinhos, nas Nazaré, Figueira, Berlenga, Ericeira e Cascais, resultou uma ainda maior lista de casas de pasto e restaurantes ribeirinhos a visitar nas Nazarés, Figueira, Berlenga, Ericeira e Cascais.
Por onde optar então?
Ponho de fora a Rosa Amélia na Figueira ou a Tasca do Joel em Peniche? Descarto o Arnaldo da Berlenga ou o Ribas da Ericeira?
Argghhh duvida atroz, Alas, poor Yorik, (how) I knew him!!!
E porque não reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria?? Ãhhhh sim, e porque não reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria?? ?
Liguei ao meu Amigo Varinhas e ao meu quase ex Amigo Zé Ângelo e, às tantas, vamos mas é reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria.
Já iniciei os aprestos do NVV Veronique com uma não menos vasta lista de vitualhas e garrafões para as 24 reduzidas horas de romaria.
Ou me engano muito, ou se for essa a opção das minhas férias, vou ter muito tema para futuros textos neste espaço.
Ora vamos lá a ver se assim vai ser.
quarta-feira, agosto 18, 2010
De pé Oh Portugueses, basta de vergonha
VIVA A MARIA DA FONTE
COM AS PISTOLAS NA MÃO
PARA MATAR OS CABRÕES
QUE SÃO FALSOS À NAÇÃO
"....
É recorrente darem essa desculpa descabida dos enterros nos cemitérios para a Revolta da Maria da Fonte quando é certo e sabido que não o foi. Um funeral serviu de pretexto mas a verdadeira razão era uma lei que obrigava a população a contribuir com dinheiro ou dias de trabalho gratuitos, isto é, a escravidão, na construção de estradas e outras obras públicas. Esta Maria era conhecida assim porque seria da Fonte Arcada...."
Alibaba e os 4016 ladrões
segunda-feira, agosto 16, 2010
Abertura da Caça na Cale do Ouro
sexta-feira, agosto 13, 2010
E por falar em rochedos....
Na Regata Arcachon - Aveiro de 2001, passamos as Sisargas (sabem onde ficam as Sisargas, oh gentes de água a cima?) com Mar de Homens, Vento a condizer e o rabo a dobrar lâminas de barbear.
Será que isto nunca mais acaba?
terça-feira, agosto 10, 2010
Iate francês
Do télélé do meu quase ex Amigo Zé Angelo, e digo quase ex Amigo porque há uma semana que está na nossa Ria e ainda não tirou um jantarzinho para se embebedar comigo, grrrrrrrrrrrrrrrr, recebi esta imagem de um iate francês que eu ajudei a atracar na Avela domingo passado.sexta-feira, agosto 06, 2010
Breaking News
quinta-feira, agosto 05, 2010
Senhora das Necessidades
terça-feira, agosto 03, 2010
Curiosidades
Como a banca da cozinha estivesse um pouco entupida, peguei na borracha e sanfonei o ralo.
Eis se não quando, coisa nunca vista (sai-lhe o colchão dentro do toucado) saiu-me um camarão vivo pelo cano para a pia.
E esta Ehimmmm?!!!!
Domingo na Ria
Na foto o momento em que o novo elemento da tripulação vai de baixo da mesa buscar as duas garrafitas do contrato, escondidas que estavam dos olhares gulosos dos outros convivas.
Que foram, claro, bebidas em copos de vidro. Antes estavamos no branco, o vinho ainda não tinha chegado
segunda-feira, agosto 02, 2010
Lady sings the blues
sexta-feira, julho 30, 2010
Berlenga 2007
Sobre o Cruzeiro à Berlenga 2007 foi realizado um filme cuja estreia mundial, na Boavista, foi antecedida por um grandioso vernissage, frequentado pela mais alta sociedade das docas e casas de pasto aveirenses. Fica aqui o genérico para vos criar algum apetite.
quinta-feira, julho 29, 2010
A Faina na Vista Alegre
Para já fico-me pela Costa Nova e pela Boavista e, apreciem esta imagem, feita há menos de meia hora, no Canal do Rio Boco, mesmo ao ladinho de chez moi e digam lá se não é um previlégio morar neste local.
A nossa Ria, apesar de moribunda, ainda vai dando para alguma faina artesanal.
quarta-feira, julho 28, 2010
Com as barbas a arder
Sonho de uma noite de Verão
Imaginem o que seria dois, vá lá três, Canadairs, carregadinhos de sugo, bosta, merdelim, do mais mal cheireiro que se encontrasse e, sobrevoando a razar a Assembleia da Républica, que não é Assembleia e muito menos da Républica, abrissem aquelas aberturas do bojo e largassem todo, mas mesmo todo, o merdelim, até à ultima gotinha, bem escurrepichadinho, sobre aqueles aparatchicks todos.
Delicio-me com este sonho, adormeço melhor, durmo como um anjo.
quarta-feira, julho 21, 2010
Os Vougas
segunda-feira, julho 19, 2010
Canal Rio Boco, este domingo
Vê-se por trás a praia da Barquinha onde Papai me ensinou a nadar e onde, anos depois, tantas vezes nadei e pesquei com os meus Amigos Zé Ângelo e Varinhas. Outros tempos.
O moliceiro é pertença da Junta de Freguesia local e ainda cheira a novo.
Em dias como este domingo faz-se à vela pelo canal. É lindo de se ver.
domingo, julho 18, 2010
Açores à Mesa
sábado, julho 17, 2010
Açores
As couzas que padecem os moradores deste afligido Reyno, bastarão para vos desenganar que os que fora deste pezado jugo, quererião antes morrer livres que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho...porque morrer bem é viver perpetuamente...."
Excerto da carta escrita por Ciprião de Figueiredo, então corregedor dos Açores, em 13 de Fevereiro de 1582, ao rei Filipe II de Castela, recusando-lhe a sujeição da Ilha Terceira, a quando da crise de sucessão de 1580.
Aprendamos Portugueses do Rectangulo com os Portugueses das Ilhas.
segunda-feira, julho 12, 2010
Mesinha de cabeceira
Às tantas vou mas é num Bushmills rotulo verde, simples, e depois escolho o Olho de Herzog.
E prontes.
domingo, julho 11, 2010
segunda-feira, julho 05, 2010
Oh desgraça
Ainda não cheguei ao dia dois, embora há tempos tenha posto uma anuncio aqui no Ventosga, que infelizmente ninguém levou a sério, para a venda do Veronique.
Às tantas ninguém lhe pegou pela exígua quantidade de liquidos tintos e brancos que na altura me propunha a entregar com o gracioso veleiro.
Agora gripou a caixa de transmissão, grrrr, de tal modo que o Veronique só anda às arrecuas.
E como às arrecuas não o governo, está amarrado nestes dias de canícula, que se lixa.
Bem, lixa-se o gajo e lixo-me eu.
Qualquer dia nem o vendo, rifo-o.
Essa é que é essa.
domingo, julho 04, 2010
Vista Alegre-Boavista-Penha de França
As gentes da minha actual terra de acolhimento celebraram este fim de semana as festas da santa local, a Senhora da Penha de França, nome longo e pomposo que justificou duas sardinhadas de picanha, uma cabritada, embora esta na Moita, uma salmonetada com molho de azeitona e uma ida à feira da Vista Alegre comprar o resto da baixela para os aposentos suplementares de trás.
Para o ano haverá mais Senhora da Penha de França.
sexta-feira, julho 02, 2010
A sopinha da Ministra
Ana Jorge.
Ora ai está um avisado conselho da ministra Ana Jorge.
Comam sopinha ó Portugueses, que é baratinha e é saudável, mais que os burgers ianques, claro.
Os bifitos, a lagostita e o peixito ficam na linha de Cascais para os tios e para as tias, que esses têm de pensar por vocês e precisam de se alimentar benzinho.
E eu, que até gosto e como sopa quase todos os dias, até de repente fiquei sem vontade nenhuma de malhar o meu pratinho do almoço.
Fosca-se lá a ministra.
quinta-feira, julho 01, 2010
Diálogos das Mil e uma Noites
(os azuis são meus, os pretos são da mouraria)
(Um comentário no Ventosga é moderado, mas se for assinado é sempre publicado. E, quando me critica ou de mim discorda, é puxado para um post que entretanto publico)
Pois é, mas não consigo gostar do homem.Nem da escrita, nem da postura.Não desejo a morte de ninguém, deste também não. Mas Portugal tem MUITO MELHORES escritores. Não tiveram foi a máquina de propaganda castelhana a trabalhar para eles. Lembro José Cardoso Pires, José Rodrigues Migueis, Sophia Andersen, Virgilio Ferreira, Jorge de Sena, isto nos mortos, todos por quem nutro maior gosto estima e respeito
João: que livros leu? Gostava de ajudá-lo a mudar de opinião.
Resposta:Praticamente todos nas primeiras 50 páginas, poucos até ao fim. E não sou gajo de desistir, simplesmente não gosto da escrita do homem. E quanto
à postura o homem é uma espécie de Miguel de Vasconcelos em senil. É o que eu penso. E, como disse, e agora dos vivos, há MUITO MELHOR escritores, Mia Couto, Eduardo Agualuza, Lobo Antunes, João Melo, Guerreiro de Sousa, Jorge Marmelo, por quem nutro muito maior gosto, respeito e estima.
João Veiga: cada um escolhe aquilo que gosta, mas parece-me sinceramente que quando se começa a ler um livro (neste caso, de Saramago) já com um certo mal-estar (porque não gosta da pessoa, etc), nunca se vai sentir tocado pela maravilha da sua escrita. É uma pena...
Já li livros até ao fim de pessoas que detesto.
No caso do Saramago não é isso, não aprecio de todo o estilo dele. Só depois vem a arrogância do tipo, que também não gosto. E podia contar n+1 histórias do porque não gosto nem da escrita nem do tipo.
Qualquer dia, quando deixar de ser moda gostar de Saramago.
João Madaíl Veiga: Tudo tem um fim, como dizia Saramago, mas felizmente ainda vai levar muito, muito tempo até deixar de ser moda gostar de bons e eternos escritores. As modas vão e vêem (como Harry Potter e coisas que tais), os escritores eternos como Camões, Pessoa ou Saramago (só para citar alguns) ficam...
quarta-feira, junho 30, 2010
Perdemos
Falou mais alto o dinheiro dos nossos vizinhos que acreditam poder comprar tudo.
Mas,
Não enforcamos nem garrotamos nem fuzilamos ninguém desde meados do sec XIX, muito menos por motivos ideológicos, quando chegamos à India sabiamos que estavamos a chegar à India, não ocupámos Badajoz, tivemos o nosso negócio negreiro, como os outros europeus da época, mas não exterminámos Incas nem Astecas.
Temos os nossos próprios filhos da puta no governo, é verdade, mas são nossos e tão fdp como os outros.
PS: Oh anónimo Policarpo, vai-te encher de moscas pá.
(1) Ao que parece os outros eram quase só catalães. Assim está bem, com os catalães é desporto, há que saber perder.
segunda-feira, junho 28, 2010
Às tantas o burro sou eu...
Governo (Gv):
--Os bancos agora tem de declarar ao fisco os activos dos cidadãos.
Povo (Pv):
--Sorte deles, da minha parte só tenho dividas...
Gv: Mas quando tiver activos, cá estamos nós à espera.
Pv: V. Ex.a diga-me no entanto uma coisa, os bancos já não retêm 20% para IRS dos juros que pagam?
Gv: Já, mas não é suficiente.
Pv: E sabendo que esse valor corresponde a 20% dos juros, chega-se fácilmente ao juro pago.
Gv: Às tantas chega, sabe, tive alguma dificuldade em fazer Juros II na faculdade.
Pv: E, sabendo esse valor, o juro pago, e sabendo as taxas que os Bancos praticam, chega-se rápidamente ao tal activo.
Gv: É pá você sabe umas coisas, não quer vir para sub adjunto do meu 3º adjunto?
Pv: Não obrigado, infelizmente só fiz o 5º ano dos liceus.
Gv: Bem, então vou nomear uma sub comissão para estudar essa sua ideia, mas cheira-me a ter algum erro, eu tenho lá em casa um livro que explica essas contas muito bem, se quizer empresto-lho.
terça-feira, junho 22, 2010
As competências
Safam-se as empresas do regime. Se reproduzisse, só reproduzisse, uma circular que hoje recebi de uma delas, os meus amigos fartavam-se de rir (ou de chorar).
Mas a esses, na minha empresa, só lhes vendo com eles a desfolhá-las á porta da fábrica e com um funcionário meu a passá-las na máquina das notas falsas, não vá serem mesmo, tanto como eles.
Fonte : Eurostat:
"...
Portugal apresentou um Produto Interno Bruto (PIB) per capita, em Paridade do Poder de Compra, que corresponde 78% da média dos 27 países da União Europeia, o que coloca a economia portuguesa ao nível da economia de Malta. A Grécia apresentou um PIB per capita de 95% da média da UE/27, enquanto Espanha ficou acima da média, com 103%, revelou o organismo de estatística da UE.
O Luxemburgo apresentou o mais elevado PIB per capita, com 268% da média da UE/27, seguido pela Irlanda, que apresentou um um nível de 131%, ligeiramente acima dos 130% da Holanda e dos 124% da Áustria.
A Bulgaria é o país mais pobre da UE/27, com um PIB per capita de 41% da média da UE/27, a pouca distância da realidade económica da Roménia, que teve um PIB per capita de 45% da média da UE/27 em 2009.
..."
segunda-feira, junho 21, 2010
Há sempre uma segunda vez
A segunda foi ontem.
O vento era de força seis, o Mar chegava aos quatro metros, às vezes mais.
Duas hora a navegar Mar adentro, nos 310ºv, vela grande no segundo rizo e estai pequeno envergado, chegamos a 9 milhas do Cabo Mondego, bordo para Aveiro nos 28ºv e...dois nósitos de progressão, abatimento quilhado, dez minutos depois já estava aproado a Quiaios em vez da Barra de Aveiro.
Naquele ritmo chegariamos a Aveiro lá para as dez da noite, e era meio dia e meia a hora que marcava o relógio.
O material rangia, o que num barco de aço é de cuidar, as ondas passavam por cima do casco e espumavam no guarda patrão, o reflector de radar, inutil mas com ausência a dar direito a coima, numa rajada mais rija voou e só o vimos a passar ao lado.
O Veronique, nas suas dez toneladas, assemelhava-se a uma máquina de lavar roupa, das antigas. Tudo andava aos baldões.
Impunha-se a decisão de voltar à Figueira da Foz.
Foi o que fizemos.
Duas horitas depois estavamos a malhar um rodiziosito de marisco na Rosa Amélia.
É que para apanhar porrada apanho em casa e na empresa.
Essa é que é essa.
PS: Notícia de ultima hora dos jornais, ontem, no mesmo Mar, cinco 'galegueiros' naufragaram. Um foi recolhido por um barco de pesca, 19 horas depois do naufrágio. Os outros 4 estão desaparecidos, dez milhas Mar Adentro.
terça-feira, junho 15, 2010
Os azeiteiros não desarmam
E exigem-nos estes cretinos que paguemos ainda mais impostos. Vê-se o que fazem ao nosso dinheiro!!!Querem mais dinheiro? É fácil, cortem nas reformas vitalicias dos aparatchicks, cortem nos vencimentos dos 'boys', assessores, adjuntos, consultores e quejandos, mandem-nos para a rua e trabalhem vocês, reduzam o numero de deputados na AR, façam as obras públicas necessárias e não as que as empresas do regime vos encomendam para encomendar, abram as faculdades de medicina a quem o merecer e tiver vocação, sem NCs, e a saude embaretece logo, combatam o corporativismo que manda hoje mais em Portugal que no tempo do regime corporativo, olhem para o que as empresas castelhanas andam a estragar em Portugal e façam como eles nos fazem a nós, só cá podem vender caramelos e depois de inspeccionados cinco vezes seguidas pela asae, baixem os impostos que a actividade económica relança logo e com isso arrecadam mais impostos (as empresas insolventes não pagam IRC).
sexta-feira, junho 11, 2010
Ele há cada um !!!!
"...
Mas as cerimónias têm sempre cenas caricatas. Quando o primeiro-ministro cumprimentava populares, uma cidadã espanhola, para surpresa geral, queixou-se a Sócrates… de um problema técnico. "Comprei um aparelho de televisão, mas aqui não apanha a TVE", disse, indignada. Depois de a escutar atentamente, o chefe do Governo garantiu-lhe que "aqui se vê todos os canais".
..."
Que o nosso primeiro é um cretino e um aldrabão já todos sabemos. Não se trata pois de o defender, mas 'espantar-me' com o áparte da cidadã castelhana indignada por em Faro não apanhar a TVE no seu aparelho! Mas em que país pensa a senhora que está? Em Sevilha apanha a RTP?
quarta-feira, junho 09, 2010
Última recepção Navtex
Assim, com a integração na rede de computadores do BRC, de que consta um Spectrum ZX e um Apple IIe, passaremos neste blog a re-difundir as Mensagens e os Avisos que oportunamente forem surgindo.
GE70
MONSANTORADIO 090550 UTC JUN 10
BOLETIM METEOROLOGICO PARA ANAVEGACAO MARITIMA NAS ZONAS LIMITADASPELOS MERIDIANOS 22W-07W E PELOSPARALELOS 35N-45N.
NAO HAH AVISOS.
SITUACAO GERAL AHS 0000 UTC DE 09JUN2010:ANTICICLONE/ 1032HPA/ 42N37W/ESTACIONARIO/ PEQUENA VARIACAO.
SISTEMA FRONTAL/ 38N18W/ 39N11W/35N09W/ DESLOCAMENTO PARA LESTE/DEPRESSAO/ 999HPA/ 42N11W/DESLOCAMENTO PARA LESTE/ 10 KT/CAVANDO.
PREVISAO VALIDA ATEH AHS 0600UTC DE 10JUN2010:
4 - CHARCOT:N/NW 5 A 6.VIS BOA POR VEZES MODERADA.ONDAS N/NW 25 A 35 M SENDO35 A 45 NA PARTE MAIS A LESTE.
6 - JOSEPHINE:N/NW 4 A 5 POR VEZES 6 NA PARTEMAIS A NE.VIS BOA POR VEZES MODERADA.ONDAS NW 2 A 3 M.
16 - FINISTERRE:NW 4 A 6 SENDO 3 A 4 NA PARTEMAIS A NE.VIS MODERADA A FRACA.ONDAS NW 2 A 3 MTEMPORARIAMENTE 3 A 4 M.
17 - PORTO:NW 4 A 5.
VIS BOA A MODERADATEMPORARIAMENTE FRACA NO INICIO.
ONDAS NW 2 A 3 MTEMPORARIAMENTE 3 A 4 M NA PARTE MAIS NW.
18 - S. VICENTE:NW 4 A 5 SENDO SW 4 A 6 NOINICIO DO PERIODO NA PARTE SE.
VIS BOA A MODERADATEMPORARIAMENTE FRACA NO INICIO.ONDAS NW 2 A 25 M AUMENTANDOPARA 3 M NA PARTE MAIS A NW NOFINAL DO PERIODO.
19 - CADIZ:SW 5 A 6 RODANDO GRADUALMENTEPARA W 4 A 6.
VIS MODERADA TEMPORARIAMENTEFRACA.ONDAS W 2 A 25 M.
METEOROLOGISTAS: ILDASIMOES/MADALENA RODRIGUESINFORMACAO DO INSTITUTO DEMETEOROLOGIA
- PORTUGALNNNN
quarta-feira, junho 02, 2010
XV Grande Cruzeiro à Berlenga
Em meu nome pessoal convido todos os velejadores de cruzeiro da nossa Ria e arredores, para a participação neste evento.
O programa das festas está na pagina da Avela.
Consultem e inscrevam-se
terça-feira, junho 01, 2010
O fim do Cruzeiro (Nacional) à Berlenga ???
O Cruzeiro da Berlenga nasceu da cabeça dos sócios da Avela, a meados da década de noventa, muito antes de eu ter um veleiro, embora com ele sonhasse todos os dias.
Quando me iniciei na organização deste evento, em 2001, todos os anos fazia uma carta à ANC a convidar à participação, sem nunca dela obter resposta.
Nesses anos consegui a participação de alguns sócios da ANC, ou de praticantes de vela de cruzeiro de Lisboa, mas apenas a titulo de amigos pessoais. Foi o caso do João Moreira Rato, do Julio Quirino, do Angelo Gomes e poucos mais.
Contaram-me, e aqui apenas reproduzo o que me contaram, que num desses anos a ANC estava a organizar um cruzeiro à Berlenga nos feriados de Dezembro e alguém avisado da direcção terá dito"...É pá, no Inverno ainda morre alguém, há aí uns tipos de Aveiro que nos convidam todos os anos para um cruzeiro à Berlenga em Junho, porque é que não vão com eles?..."
Foi assim que no primeiro ano de colaboração, com o Rui Ribeiro, organizámos em conjunto este cruzeiro.
2/ A Ideologia
Quem sou eu para a ter, a ideologia, mas sempre idealizei este Cruzeiro como a grande festa da vela de cruzeiro em Portugal. Tinha tudo para o ser, era a meio caminho entre o Norte e Lisboa, isto é, podia congregar embarcações de todo o país, era no 10 de Junho, dia de Portugal, o tal país de marinheiros, as condiçoes de acolhimento em Peniche e Nazaré não eram as melhores, mas a nossa organização podia contribuir para a melhoria dessas mesmas condições.
3/ A Realidade
Na verdade este cruzeiro veio, apesar dos esforços, por vezes inglórios, dos organizadores, a perder, anos após anos, importância e anuência. Às tantas por incompetência desses organizadores; estou, naturalmente, a falar de mim.
Não me interessa, nesta altura, esmioçar mais esta realidade, até porque eu próprio, no ano passado, por questões de meteorologia agreste, não consegui saír da barra de Aveiro.
Fica para outra oportunidade.
4/ A Actualidade
Não fiquei nada agradado com a intenção da ANC de ir para Sines/Vila Nova de Mil Fontes nas mesmas datas, com o pretexto de Peniche não ter condições de amarração.
Recordo que em dois anos sucessivos toda a frota foi para a Nazaré e de lá para a Berlenga, sendo que a maior parte dfas embarcações nem a Peniche foi.
Não colhe lógica portanto a falta de condições de Peniche, sendo que a lógica que se me oferece compreender é apenas a da falta de interesse em participar e em divulgar um evento que tinha condições de se tornar cada vez mais nacional.
5/ O Cruzeiro de 2010
Depois de 8 anos seguidos a organizar este Cruzeiro, neste ano que corre, ofereci os meus préstimos à direcção da Avela e também ao responsável do pelouro dos cruzeiro da ANC, mas fazendo apenas aquilo que me solicitassem. Não acompanhei portanto de perto esta organização. Não sei pois o que se foi passando pelo meio.
Fico apenas triste de ver esta morte, duma ideia que não sendo minha, foi por mim acarinhada e desenvolvida.
Sendo assim, fica aqui apenas o meu lamento.
João Madail Veiga, sócio e delegado da ANC em Aveiro, sócio da Avela, sócio do Clube Naval de Sesimbra, sócio do Clube de Vela da Costa Nova, sócio da ANR, sócio da secção Náutica do Clube dos Galitos e sócio da Aporvela.
segunda-feira, maio 31, 2010
O Povo Eleito
Do JN de Hoje:
"...Pelo menos 19 pessoas morreram e 26 ficaram feridas durante o ataque dos comandos israelitas contra um conjunto de seis barcos que seguiam para Gaza, segundo a cadeia 10 da televisão israelita. Os barcos transportavam cerca de 750 pessoas de 60 nacionalidades e perto de 10 mil toneladas de ajuda humanitária...."
quinta-feira, maio 27, 2010
SAR ( Mais um episódio da saga Trágico-Marítima )
Pouco passava das 2100 UTC e saía este vosso amigo do Jorge da Vagueira onde tinha malhado uns carapauzinhos grelhados divinais, eis que recebo no Boavista Radio Controlo (BRC) um Mê Dê aflitivo do meu amigo Berna, fundeado que estava na Meia Laranja, sem máquina, sem vento e, pior que tudo, sem vinho.
Ainda desconfiei, pois estando o seu veleiro Tibariaf em seco, como poderia estar o Berna a seco também, mas na Meia Laranja?
Feita a contra prova, verificou-se no BRC que a situação impunha um despoletar rápido dos meios SAR (Save(*) and Rescue ou, como se diz no Alfeite, Busca e Salvamento).
Na verdade, o Tibariaff estava em seco, mas o Berna vinha noutro veleiro, desde Portimão e há 3 dias que não tomava banho, o que se notava pela grande quantidade de moscas à volta da embarcação.
E lá vou eu com o NVV Veronique, depois de chamado o tripulante Paulo Madail Lobo para me acompanhar nas tarefas imprescindíveis de atestar o copo do comandante de umas águas termais escocesas que sempre existem a bordo.
Feita com arte a manobra da desamarração do NVV Veronique, eis-nos a uns estonteantes 5,12 nós, 5,2 nós, vá, numa noite de luar deslumbrante e com as águas termais por companhia, pela Cale da Vila afora, em direcção ao Mar Oceano.
Ao fim e ao cabo esta era a 2ª acção SAR que fazia nas ultimas duas semanas.
Com algum esforço encontrou-se a embarcação fundeada na Meia Laranja, com uma densa nuvem de moscas à sua volta e com os tripulantes já em adiantado estado de desidratação, tendo sido necessária a abertura imediata de uma garafinha de tinto Cabeça de Burro, que me tinha sido oferecida pelos náufragos anteriores em sinal de reconhecimento.
A viagem até Aveiro foi calma, com o reboque a rebocar, a Policia Maritima a vigiar e a tripulação do NVV Veronique buar (não sei se está bem dito, mas tinha de encontrar a rima).
Chegados ao pontão da Avela, nova e arrojada manobra, em tudo identica à de buta cau, onde se amarrou com destreza a embarcação náufraga e se pôs a baixo o que restava da garrafa termal a uso.
(*) Correcção = Dever-se-á dizer Search and Rescue, é estrangeiro. Compreendam, quando escrevi esta cronicreta ainda estava sob o efeito das águas termais, e falhei no estrangeiro. Çorry.
segunda-feira, maio 24, 2010
Pois é...
"...
Não falta quem deseje provar os morangos cultivados junto ao mar desde Mira à Vagueira, mas colhê-los da terra é outra história. Não fossem tailandeses e toneladas ficavam por apanhar. Dos 100 portugueses mandados pelo Centro de Emprego, só um aceitou.
..."
O Bold é meu.
segunda-feira, maio 17, 2010
Posição Oficial do Ventosga sobre o casamento gay
Quando vires um cidadão de opção sexual alternativa (1)
Não lhe mostres desdém
Lembra-te que se tivesse ovários
Podia ser tua mãe.
..."
(1) Reparem na forma educada e sensível como o autor desta modesta quadra trata tão delicado assunto.
segunda-feira, maio 10, 2010
domingo, maio 09, 2010
Os compromissos são quilhados
Em jeito de justificação recebi o seguinte email do skipper de uma delas que, como compreenderão, vai censurado das partes identificadoras:
----- Original Message -----
From: xxx
To: 'joao veiga'
Cc: (para o resto da rapaziada)
Sent: Saturday, May 08, 2010 12:50 AM
Subject: RE: Cruzeiro a Aveiro
Caro João Veiga;
Atendendo a que tivemos um compromisso profissional com o XXX, para as 15h de 17 de Maio, tivemos que antecipar o nosso regresso a XXXXX, pelo que não vamos poder comparecer no resto do programa estipulado para este fim de semana, com muita pena nossa. Fazemos votos para que tudo corra bem, e desejamos a toda a frota um bom regresso aos portos de origem, agradecendo desde já a forma como fomos recebidos pelo Avela e seus dirigentes, bem como pela ANR.
Melhores cumprimentos.
XXXX.
Os azuis e os bolds são meus, o resto é original.
Notar a data do email, 8 de Maio, um ou dois dias depois da largada de Aveiro, e a data do compromisso profissional, 15h do dia 17 de Maio.
A seguir a minha resposta, datada de hoje, 9 de Maio de 2010:
Caro Amigo,
O meu desejo é que a viagem para o Norte tenha corrido bem e dizer-lhe que, no que depender de mim, será sempre bem recebido na minha terra.
Compreendo a necessidade que teve de se ausentar pelo compromisso assumido. Eu próprio também tenho um compromisso assumido para o dia 12 de Julho próximo, pelo que também vou ter que rever os meus compromissos para a próxima semana.
Bons ventos,
Joao Madail Veiga




