quinta-feira, setembro 09, 2010

cronicretas de férias 2

Um bom exemplo das embarcações 'agua acima' dos nossos amigos campinos, este aqui, atracado no Canal de São Roque, Saudades One de sua graça, capado de mastro,belissima lancha para a prática da moto náutica.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Cronicretas de Férias

Ontem, no relvado da Costa Nova, assitimos deleitados à actuação do virtuoso da concertina.
O Povo cantou, dançou e até assisti a umas cambalhotas, muito ao estilo da Nadia Comaneci, flic flac à retaguarda com mortal encarpado, bem no meio de um vira para uma chula.
O homem toca e canta bem, escolhe bem as letras, '...tiro o carro, meto o carro, na garagem da bizinha...' e o sotaque galaico duriense fica a matar com as cantigas.
Não me venham com tretas, a musica que ele canta é a alma do nosso Povo, e não estou a falar da jocosidade, estou a lembrar-me da concertina, das desgarradas ao estilo da Maria Barbuda versus Marques Sardinha, das chulas batidas, do imenso gozo que emana dele ao cantigar tudo aquilo.
Fiquei à espera do clássico ' ...há quem lhe chupe a cabeça, outros preferem a posta, cá por mim como-lhe o rabo, seja cozido ou grelhado, cada um come o que gosta...', bem adaptado ao passado mês de Agosto e às peixadas com que nos locupletamos no Jorge, no Quiquitos, no Dóri e em tantos outros. Foi pena, estava à espera, mas correu mal.

terça-feira, agosto 31, 2010

F É R I A S

Cambada,

Bou de férias que até ferbe.
Fiqueide bem que eu fico melhor.
Trabalhaide, que alguém tem de dar as notas ao Socas e agora é a bossa bez.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Politica

A actividade politica é, por definição, nobre e desinteressada, é alguém preocupar-se com a vida e o bem estar dos seus concidadãos e ter, naturalmente, pontos de vista diferentes para o alcançar.
O que temos, as mais das vezes, é aparactichikismo, é carreirismo nos aparelhos partidários e filha-de-putismo militante para alcançar propósitos financeiros, a todos os níveis, que não estando junto do poder, a mamar na teta da vaca, nunca se conseguiriam.
Os dois textos abaixo não são meus, são dois comentários de MANUEL e de Joseph People, do Diario Económico on line de hoje, que aplaudo e reproduzo.


------------------------------------------------------------------------------

Se ao que já é cobrado ( a troco de cada vez menos benefícios) somarmos o próximo Código Contributivo da Segurança Social, a situação do contribuinte vai tornar-se verdadeiramente dramática. Se este código demencial e irresponsável for para a frente, a fuga aos impostos passará a ser uma questão de mera sobrevivência para muitos contribuintes, sejam eles quem forem (PME's, Trabalhadores Independentes, etc.). Façam um exercício: guardem os papéis das despesas de um mês e no fim somem o IVA que pagaram. A isto juntem o IUC, IMI, Segurança Social, IRS, IRC e outros, e vejam qual a percentagem do que ganham que vai direitinha para as mãos de um Estado despesista e cada vez menos amigo dos cidadãos: 60 a 70% ! Uma aberração, que faz das nossas vidas um inferno. Por este caminho, em muitos casos, a fuga representa a sobrevivência.


---------------------------------------------------------------------


Há em Portugal uma entidade que é accionista de 1/4 de todas as empresas, mas que não investiu um cêntimo no seu capital e ainda cria dificuldades para que estas se desenvolvam, e que ainda assim não paga a tempo e horas.

Há em Portugal uma entidade que tem uma comissão de mais de 1/5 de todas as transacções, contudo não garante que caso o cliente não pague ao fornecedor seja devidamente punido a tempo e horas.

Há em Portugal uma entidade que apesar de cobrar metade do valor gerado por cada português, obriga este português a pagar impostos sobre impostos nos carros, portagens sobre impostos nas autoestradas, impostos sobre bens essenciais como a energia, a água, o solo e que ainda assim não garante a manutenção das florestas, o pagamento aos bombeiros, a segurança de pessoas e bens que é suportado novamente pelos privados.

Há em Portugal serviços públicos que servem de fachadas para angariação de clientes de empresas privadas de funcionários "públicos", que funcionam mal para que os privados se vejam obrigados a corromper ou a recorrer aos serviços destas empresas.

Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar mais per capita que todos os países da EU em saúde, os cidadãos cumpridores não tenham devido acesso ao SNS.

Há em Portugal uma entidade que apesar de gastar uma fortuna em educação tem os índices mais baixos de aproveitamento escolar e maior necessidade de formação adicional, paga pelas empresas se querem ter colaboradores qualificados.

Há em Portugal uma entidade que faz as leis, mas que é sempre a primeira a transgredir, seja no cumprimento do orçamento de estado, seja na contratação de trabalhadores a recibos verdes, seja na violação do segredo de justiça, seja no alimento à corrupção.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Outras da Abertura da Caca

Do grande Mentor da Abertura da Caca em flotilha, Comandante Quinzé, as fotos acima, acabadinhas de chegar a este modesto espaco.
PS: Viram por aí uma cedilha? Ando à caca dela.

terça-feira, agosto 24, 2010

Férias e São Paio

Pois é, a velhice e as férias, ou ausência delas, tem destas coisas.
Primeiro não saí de Aveiro durante o mês de Agosto, salvo uma fugaz passagem pela Casa das Marés e por Cascais, e um lavagante e alguns percebes depois regressado aos trabalhos, que alguém tem de tocar o País para a frente.
Seguiriamos, em desejo, para o Mar Oceâno, até onde o vento nos levasse, a mim e ao NVV Veronique, o que não está ainda descartado, mas as cruzes e os artelhos não estão a ajudar em nada.
De uma longa lista de casas de pasto e restaurantes
ribeirinhos, nas Nazaré, Figueira, Berlenga, Ericeira e Cascais, resultou uma ainda maior lista de casas de pasto e restaurantes ribeirinhos a visitar nas Nazarés, Figueira, Berlenga, Ericeira e Cascais.
Por onde optar então?
Ponho de fora a Rosa Amélia na Figueira ou a Tasca do Joel em Peniche? Descarto o Arnaldo da Berlenga ou o Ribas da Ericeira?
Argghhh duvida atroz, Alas, poor Yorik, (how) I knew him!!!
E porque não reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria?? Ãhhhh sim, e porque não reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria?? ?
Liguei ao meu Amigo Varinhas e ao meu quase ex Amigo Zé Ângelo e, às tantas, vamos mas é reeditar o roubo do Santo pelos Ilhavos na Romaria da Ria.
Já iniciei os aprestos do NVV Veronique com uma não menos vasta lista de vitualhas e garrafões para as 24 reduzidas horas de romaria.
Ou me engano muito, ou se for essa a opção das minhas férias, vou ter muito tema para futuros textos neste espaço.
Ora vamos lá a ver se assim vai ser.

quarta-feira, agosto 18, 2010

De pé Oh Portugueses, basta de vergonha

VIVA A MARIA DA FONTE
COM AS PISTOLAS NA MÃO
PARA MATAR OS CABRÕES
QUE SÃO FALSOS À NAÇÃO


"....
É recorrente darem essa desculpa descabida dos enterros nos cemitérios para a Revolta da Maria da Fonte quando é certo e sabido que não o foi. Um funeral serviu de pretexto mas a verdadeira razão era uma lei que obrigava a população a contribuir com dinheiro ou dias de trabalho gratuitos, isto é, a escravidão, na construção de estradas e outras obras públicas. Esta Maria era conhecida assim porque seria da Fonte Arcada...."

Alibaba e os 4016 ladrões

Várzea de Meruge, Seia
Eis para onde não vai o dinheiro que o estado nos esturque com os impostos. Para o bem comum não é de certeza, antes para engordar os bolsos dos aparatchicks.
O Povo de Várzea de Meruge é que não esteve para tretas, plantou umas couvinhas nos buracos da estrada.
Tomem nota oh aparatchicks de Lisboa, e do resto de Portugal, qualquer dia a rapaziada acorda e depois pode ser tarde para vodes.
ah ça ira , ça ira, ça ira
les aparatchicks à la lanterne
ah ça ira, ça ira, ça ira
les aparatchicks on les pendra...

segunda-feira, agosto 16, 2010

Abertura da Caça na Cale do Ouro

Decorreu de forma agradável e pitoresca mais esta abertura da caça, desta vez a de 2010, que educadamente me inibo a mim e aos meus amigos de descrever, da forma exaustiva como é meu hábito, as inumeras e deliciosas vitualhas que compuseram as ementas destes dias.
Tudo começou com uma nortada agreste, mas depois do virar da maré, a ventosga despareceu e deu lugar a uma deliciosa manhã onde se curaram as ressacas e se fez sequi nautico, com os trambulhões da praxe e as litradas de água salgada bebidas à Ria e à Cale do Ouro.
PS: Então não é que o Ministério atrasou a data da abertura da caça para este fim de semana que vem? E eu que nem tinha dado conta que, de facto, os tiros eram poucos na Ria. Lá vamos de ter de ir abrir a caça outra vez. Phoenix.

sexta-feira, agosto 13, 2010

E por falar em rochedos....

Na Regata Arcachon - Aveiro de 2001, passamos as Sisargas (sabem onde ficam as Sisargas, oh gentes de água a cima?) com Mar de Homens, Vento a condizer e o rabo a dobrar lâminas de barbear.
Para a história a tripulação do NVV Veronique:
MMMMMBAS(*) : eu;
Imediato e grumete de serviço à cozinha: Bolha;
Médico de Bordo e 2º oficial de quarto: João Pargana.


(*) Mais Mas Mesmo Muito Mais Bem Amado Skipper.

Será que isto nunca mais acaba?

Há instantes na Senhora do Socorro e das Necessidades.
Estava lá UM guarda da natureza a atacar o fogo, literalmente, ao pontapé.

14 de Agosto de 1385

Nunca é demais relembrar

terça-feira, agosto 10, 2010

Iate francês

Do télélé do meu quase ex Amigo Zé Angelo, e digo quase ex Amigo porque há uma semana que está na nossa Ria e ainda não tirou um jantarzinho para se embebedar comigo, grrrrrrrrrrrrrrrr, recebi esta imagem de um iate francês que eu ajudei a atracar na Avela domingo passado.
Armava em iate, dois mastros com caranguejas para o pano latino. Um gurupés elegante e dois casais que, apesar de froggies, eram simpáticos como (quase) toda a gente que anda no Mar.

sexta-feira, agosto 06, 2010

Breaking News

Em situação grave, encalhado no lodo do Canal dos Bacalhoeiros e, para cumulo, sem uma gota de cerveja a bordo,está o N/V Equador com o seu armador, sr Vitorino Madaleno.
Da minha parte ofereci os serviços SAR do Veronique, mas, de forma delicada,não foram aceites,preferindo o sr Vitorino Madaleno esperar pela próxima maré, que ocorrerá lá para a meia noite.

quinta-feira, agosto 05, 2010

Senhora das Necessidades

Um aspecto pitoresco do meio ambiente que rodeia o santuário da Sª do Socorro, ou das Necessidades, como é hábito por aqui designar-se.

terça-feira, agosto 03, 2010

Curiosidades

Porque necessitei de ir almoçar a Aveiro, desloquei-me ao NVV Veronique para matar saudades, dormir uma sestinha e verificar se não tinha sido a bordo que deixei a minha Watermann preferida.
Como a banca da cozinha estivesse um pouco entupida, peguei na borracha e sanfonei o ralo.
Eis se não quando, coisa nunca vista (sai-lhe o colchão dentro do toucado) saiu-me um camarão vivo pelo cano para a pia.
E esta Ehimmmm?!!!!

Domingo na Ria

A tardada na Ria foi precedida de árduas negociações para reforçar a tripulação do NVV Veronique com o proa do Delmar. Aqui, em plena discussão sobre a cláusula de rescisão, que ficou acertada em duas garrafas de tinto Quinta de La Rose 2003 e um presunto de Chaves.
Na foto o momento em que o novo elemento da tripulação vai de baixo da mesa buscar as duas garrafitas do contrato, escondidas que estavam dos olhares gulosos dos outros convivas.
Que foram, claro, bebidas em copos de vidro. Antes estavamos no branco, o vinho ainda não tinha chegado

segunda-feira, agosto 02, 2010

Lady sings the blues

É uma das minhas Jazzers preferidas, a senhora Billie Holyday.
Tem um livro expreplêndico, o Lady Sings the Blues, que originou um filme giro e que nos permite o conhecimento da vida da diva (fiz um trocadilho pá).
Hoje, ao percorrer um blog que visito com regularidade lembrei-me do livro e da Billie.

sexta-feira, julho 30, 2010

Berlenga 2007

Sobre o Cruzeiro à Berlenga 2007 foi realizado um filme cuja estreia mundial, na Boavista, foi antecedida por um grandioso vernissage, frequentado pela mais alta sociedade das docas e casas de pasto aveirenses. Fica aqui o genérico para vos criar algum apetite.

quinta-feira, julho 29, 2010

A Faina na Vista Alegre

Este ano não vou de férias. A minha engenheira da qualidade teve um crianço há dias e sobrou para mim a gestão da ISO 9001. Para Setembro tiro uns dias e a meio de Agosto vou à abertura da caça.
Para já fico-me pela Costa Nova e pela Boavista e, apreciem esta imagem, feita há menos de meia hora, no Canal do Rio Boco, mesmo ao ladinho de chez moi e digam lá se não é um previlégio morar neste local.
A nossa Ria, apesar de moribunda, ainda vai dando para alguma faina artesanal.

quarta-feira, julho 28, 2010

Com as barbas a arder

A imagem do inferno, a existir, deve ser parecida com isto. Já está a menos de 300 m da empresa. Pelo meio pelo menos uma fábrica com depósitos de combustíveis. Está lindo, Phoenix

Sonho de uma noite de Verão

Correndo o perigo da recorrência, deixem-me contar o meu mais lindo sonho de Verão, que retomei à vista dos Canadair que por aqui à volta andam a combater as chamas, mesmo aqui ao lado.
Imaginem o que seria dois, vá lá três, Canadairs, carregadinhos de sugo, bosta, merdelim, do mais mal cheireiro que se encontrasse e, sobrevoando a razar a Assembleia da Républica, que não é Assembleia e muito menos da Républica, abrissem aquelas aberturas do bojo e largassem todo, mas mesmo todo, o merdelim, até à ultima gotinha, bem escurrepichadinho, sobre aqueles aparatchicks todos.
Delicio-me com este sonho, adormeço melhor, durmo como um anjo.

Está tudo a arder

Ontem, pelas 18 horas, o Sol por trás da platibanda da fábrica.
Hoje de manhã está pior.

quarta-feira, julho 21, 2010

Os Vougas

Uma excelente fotografia do NVV Veronique que me foi enviada pelo Amigo Marco.
Ahhh, em primeiro plano é o Vouga Alma Grande.

segunda-feira, julho 19, 2010

Canal Rio Boco, este domingo

Embora pareça de outros tempos, a fotografia acima foi feita este domingo, pertinho da Boavista (du cotê de chez moi), no canal do Rio Boco.
Vê-se por trás a praia da Barquinha onde Papai me ensinou a nadar e onde, anos depois, tantas vezes nadei e pesquei com os meus Amigos Zé Ângelo e Varinhas. Outros tempos.
O moliceiro é pertença da Junta de Freguesia local e ainda cheira a novo.
Em dias como este domingo faz-se à vela pelo canal. É lindo de se ver.

domingo, julho 18, 2010

Açores à Mesa


Umas lapinhas, da Madeira ao que me informaram, mas numa ruela estreita de Ponta Delgada, seguidas de uns chixarrinhos com feijão ciclista e molho vilão mais um expectacular copo de vinho de cheiro.
Portugal incorrupto e original nas ilhas de sonho, nas ilhas de bruma.
(este texto não respeita, por opção, o acordo ortográfico)

sábado, julho 17, 2010

Açores

"...
As couzas que padecem os moradores deste afligido Reyno, bastarão para vos desenganar que os que fora deste pezado jugo, quererião antes morrer livres que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho...porque morrer bem é viver perpetuamente...."

Excerto da carta escrita por Ciprião de Figueiredo, então corregedor dos Açores, em 13 de Fevereiro de 1582, ao rei Filipe II de Castela, recusando-lhe a sujeição da Ilha Terceira, a quando da crise de sucessão de 1580.

Aprendamos Portugueses do Rectangulo com os Portugueses das Ilhas.

segunda-feira, julho 12, 2010

Mesinha de cabeceira

Depois de dar um bocadinho de frango ao Jeremias, recente aquisição da Boavista, hesito num Cardoso Pires, Cartilha de Marialva, ou num Roger Vailland, La truite.
Às tantas vou mas é num Bushmills rotulo verde, simples, e depois escolho o Olho de Herzog.
E prontes.

segunda-feira, julho 05, 2010

Oh desgraça

Diz-se, bem, diz-se muita asneira, que os dois dias mais felizes na vida de um marinheiro é o dia em que compra a embarcação e o dia em que a vende.
Ainda não cheguei ao dia dois, embora há tempos tenha posto uma anuncio aqui no Ventosga, que infelizmente ninguém levou a sério, para a venda do Veronique.
Às tantas ninguém lhe pegou pela exígua quantidade de liquidos tintos e brancos que na altura me propunha a entregar com o gracioso veleiro.
Agora gripou a caixa de transmissão, grrrr, de tal modo que o Veronique só anda às arrecuas.
E como às arrecuas não o governo, está amarrado nestes dias de canícula, que se lixa.
Bem, lixa-se o gajo e lixo-me eu.
Qualquer dia nem o vendo, rifo-o.
Essa é que é essa.

domingo, julho 04, 2010

Vista Alegre-Boavista-Penha de França

Como é sabido não sou católico, cristão, nem sequer crente.
As gentes da minha actual terra de acolhimento celebraram este fim de semana as festas da santa local, a Senhora da Penha de França, nome longo e pomposo que justificou duas sardinhadas de picanha, uma cabritada, embora esta na Moita, uma salmonetada com molho de azeitona e uma ida à feira da Vista Alegre comprar o resto da baixela para os aposentos suplementares de trás.
Para o ano haverá mais Senhora da Penha de França.

sexta-feira, julho 02, 2010

A sopinha da Ministra

«Apelo às crianças e famílias que aproveitem a necessidade de contenção para fazerem sopa em casa, por forma a não gastarem em 'fast-food' que, para além de fazer mal, é mais caro»,
Ana Jorge.

Ora ai está um avisado conselho da ministra Ana Jorge.
Comam sopinha ó Portugueses, que é baratinha e é saudável, mais que os burgers ianques, claro.
Os bifitos, a lagostita e o peixito ficam na linha de Cascais para os tios e para as tias, que esses têm de pensar por vocês e precisam de se alimentar benzinho.
E eu, que até gosto e como sopa quase todos os dias, até de repente fiquei sem vontade nenhuma de malhar o meu pratinho do almoço.
Fosca-se lá a ministra.

quinta-feira, julho 01, 2010

Diálogos das Mil e uma Noites

Diálogos Mouros sobre o Saramago:
(os azuis são meus, os pretos são da mouraria)

(Um comentário no Ventosga é moderado, mas se for assinado é sempre publicado. E, quando me critica ou de mim discorda, é puxado para um post que entretanto publico)


Pois é, mas não consigo gostar do homem.Nem da escrita, nem da postura.Não desejo a morte de ninguém, deste também não. Mas Portugal tem MUITO MELHORES escritores. Não tiveram foi a máquina de propaganda castelhana a trabalhar para eles. Lembro José Cardoso Pires, José Rodrigues Migueis, Sophia Andersen, Virgilio Ferreira, Jorge de Sena, isto nos mortos, todos por quem nutro maior gosto estima e respeito

João: que livros leu? Gostava de ajudá-lo a mudar de opinião.


Resposta:Praticamente todos nas primeiras 50 páginas, poucos até ao fim. E não sou gajo de desistir, simplesmente não gosto da escrita do homem. E quanto
à postura o homem é uma espécie de Miguel de Vasconcelos em senil. É o que eu penso. E, como disse, e agora dos vivos, há MUITO MELHOR escritores, Mia Couto, Eduardo Agualuza, Lobo Antunes, João Melo, Guerreiro de Sousa, Jorge Marmelo, por quem nutro muito maior gosto, respeito e estima.

João Veiga: cada um escolhe aquilo que gosta, mas parece-me sinceramente que quando se começa a ler um livro (neste caso, de Saramago) já com um certo mal-estar (porque não gosta da pessoa, etc), nunca se vai sentir tocado pela maravilha da sua escrita. É uma pena...


Já li livros até ao fim de pessoas que detesto.
No caso do Saramago não é isso, não aprecio de todo o estilo dele. Só depois vem a arrogância do tipo, que também não gosto. E podia contar n+1 histórias do porque não gosto nem da escrita nem do tipo.

Qualquer dia, quando deixar de ser moda gostar de Saramago.


João Madaíl Veiga: Tudo tem um fim, como dizia Saramago, mas felizmente ainda vai levar muito, muito tempo até deixar de ser moda gostar de bons e eternos escritores. As modas vão e vêem (como Harry Potter e coisas que tais), os escritores eternos como Camões, Pessoa ou Saramago (só para citar alguns) ficam...

quarta-feira, junho 30, 2010

Perdemos

Pois é verdade, os gajos da selecção vergaram-se aos castelhanos(1).
Falou mais alto o dinheiro dos nossos vizinhos que acreditam poder comprar tudo.
Mas,
Não enforcamos nem garrotamos nem fuzilamos ninguém desde meados do sec XIX, muito menos por motivos ideológicos, quando chegamos à India sabiamos que estavamos a chegar à India, não ocupámos Badajoz, tivemos o nosso negócio negreiro, como os outros europeus da época, mas não exterminámos Incas nem Astecas.

Temos os nossos próprios filhos da puta no governo, é verdade, mas são nossos e tão fdp como os outros.


PS: Oh anónimo Policarpo, vai-te encher de moscas pá.

(1) Ao que parece os outros eram quase só catalães. Assim está bem, com os catalães é desporto, há que saber perder.

segunda-feira, junho 28, 2010

Às tantas o burro sou eu...

Um diálogo candente.

Governo (Gv):
--Os bancos agora tem de declarar ao fisco os activos dos cidadãos.
Povo (Pv):
--Sorte deles, da minha parte só tenho dividas...
Gv: Mas quando tiver activos, cá estamos nós à espera.
Pv: V. Ex.a diga-me no entanto uma coisa, os bancos já não retêm 20% para IRS dos juros que pagam?
Gv: Já, mas não é suficiente.
Pv: E sabendo que esse valor corresponde a 20% dos juros, chega-se fácilmente ao juro pago.
Gv: Às tantas chega, sabe, tive alguma dificuldade em fazer Juros II na faculdade.
Pv: E, sabendo esse valor, o juro pago, e sabendo as taxas que os Bancos praticam, chega-se rápidamente ao tal activo.
Gv: É pá você sabe umas coisas, não quer vir para sub adjunto do meu 3º adjunto?
Pv: Não obrigado, infelizmente só fiz o 5º ano dos liceus.
Gv: Bem, então vou nomear uma sub comissão para estudar essa sua ideia, mas cheira-me a ter algum erro, eu tenho lá em casa um livro que explica essas contas muito bem, se quizer empresto-lho.

terça-feira, junho 22, 2010

As competências

As competências que nos governam, com a destemida política fiscal de sacar tudo aos Portugueses, o que temos e o que talvez tenhamos, deu nisto, uma economia a trabalhar para alimentar a máquina dos bois aparatchicks, sem dinheiro para o investimento, sem dinheiro para a competitividade, tudo para o fisco.
Safam-se as empresas do regime. Se reproduzisse, só reproduzisse, uma circular que hoje recebi de uma delas, os meus amigos fartavam-se de rir (ou de chorar).
Mas a esses, na minha empresa, só lhes vendo com eles a desfolhá-las á porta da fábrica e com um funcionário meu a passá-las na máquina das notas falsas, não vá serem mesmo, tanto como eles.

Fonte : Eurostat:
"...
Portugal apresentou um Produto Interno Bruto (PIB) per capita, em Paridade do Poder de Compra, que corresponde 78% da média dos 27 países da União Europeia, o que coloca a economia portuguesa ao nível da economia de Malta. A Grécia apresentou um PIB per capita de 95% da média da UE/27, enquanto Espanha ficou acima da média, com 103%, revelou o organismo de estatística da UE.
O Luxemburgo apresentou o mais elevado PIB per capita, com 268% da média da UE/27, seguido pela Irlanda, que apresentou um um nível de 131%, ligeiramente acima dos 130% da Holanda e dos 124% da Áustria.
A Bulgaria é o país mais pobre da UE/27, com um PIB per capita de 41% da média da UE/27, a pouca distância da realidade económica da Roménia, que teve um PIB per capita de 45% da média da UE/27 em 2009.
..."

Carlos Souto

Fotografia do Blog Notas de Aveiro de João Oliveira

segunda-feira, junho 21, 2010

Há sempre uma segunda vez

A primeira foi em 2001, da Corunha para a Biscaia. Depois de seis horas quase sem sair do sitio onde estavamos, tomei a decisão de dar meia volta e regressar à Corunha.
A segunda foi ontem.
O vento era de força seis, o Mar chegava aos quatro metros, às vezes mais.
Duas hora a navegar Mar adentro, nos 310ºv, vela grande no segundo rizo e estai pequeno envergado, chegamos a 9 milhas do Cabo Mondego, bordo para Aveiro nos 28ºv e...dois nósitos de progressão, abatimento quilhado, dez minutos depois já estava aproado a Quiaios em vez da Barra de Aveiro.
Naquele ritmo chegariamos a Aveiro lá para as dez da noite, e era meio dia e meia a hora que marcava o relógio.
O material rangia, o que num barco de aço é de cuidar, as ondas passavam por cima do casco e espumavam no guarda patrão, o reflector de radar, inutil mas com ausência a dar direito a coima, numa rajada mais rija voou e só o vimos a passar ao lado.

O Veronique, nas suas dez toneladas, assemelhava-se a uma máquina de lavar roupa, das antigas. Tudo andava aos baldões.
Impunha-se a decisão de voltar à Figueira da Foz.
Foi o que fizemos.
Duas horitas depois estavamos a malhar um rodiziosito de marisco na Rosa Amélia.
É que para apanhar porrada apanho em casa e na empresa.
Essa é que é essa.


PS: Notícia de ultima hora dos jornais, ontem, no mesmo Mar, cinco 'galegueiros' naufragaram. Um foi recolhido por um barco de pesca, 19 horas depois do naufrágio. Os outros 4 estão desaparecidos, dez milhas Mar Adentro.

terça-feira, junho 15, 2010

Os azeiteiros não desarmam

E exigem-nos estes cretinos que paguemos ainda mais impostos. Vê-se o que fazem ao nosso dinheiro!!!
Querem mais dinheiro? É fácil, cortem nas reformas vitalicias dos aparatchicks, cortem nos vencimentos dos 'boys', assessores, adjuntos, consultores e quejandos, mandem-nos para a rua e trabalhem vocês, reduzam o numero de deputados na AR, façam as obras públicas necessárias e não as que as empresas do regime vos encomendam para encomendar, abram as faculdades de medicina a quem o merecer e tiver vocação, sem NCs, e a saude embaretece logo, combatam o corporativismo que manda hoje mais em Portugal que no tempo do regime corporativo, olhem para o que as empresas castelhanas andam a estragar em Portugal e façam como eles nos fazem a nós, só cá podem vender caramelos e depois de inspeccionados cinco vezes seguidas pela asae, baixem os impostos que a actividade económica relança logo e com isso arrecadam mais impostos (as empresas insolventes não pagam IRC).

sexta-feira, junho 11, 2010

Ele há cada um !!!!

Do DN de hoje:
"...
Mas as cerimónias têm sempre cenas caricatas. Quando o primeiro-ministro cumprimentava populares, uma cidadã espanhola, para surpresa geral, queixou-se a Sócrates… de um problema técnico. "Comprei um aparelho de televisão, mas aqui não apanha a TVE", disse, indignada. Depois de a escutar atentamente, o chefe do Governo garantiu-lhe que "aqui se vê todos os canais".
..."

Que o nosso primeiro é um cretino e um aldrabão já todos sabemos. Não se trata pois de o defender, mas 'espantar-me' com o áparte da cidadã castelhana indignada por em Faro não apanhar a TVE no seu aparelho! Mas em que país pensa a senhora que está? Em Sevilha apanha a RTP?

quarta-feira, junho 09, 2010

Última recepção Navtex

A última grande aquisição técnica do Boavista Rádio Controlo - BRC, para além da excelente chapa de inox para a churrasqueira, foi um receptor Navtex completamente transistorizado, que substituirá o antiquado equipamento a válvulas e o galo das cores, que cumpriram a sua missão até ontem.
Assim, com a integração na rede de computadores do BRC, de que consta um Spectrum ZX e um Apple IIe, passaremos neste blog a re-difundir as Mensagens e os Avisos que oportunamente forem surgindo.



GE70
MONSANTORADIO 090550 UTC JUN 10
BOLETIM METEOROLOGICO PARA ANAVEGACAO MARITIMA NAS ZONAS LIMITADASPELOS MERIDIANOS 22W-07W E PELOSPARALELOS 35N-45N.
NAO HAH AVISOS.
SITUACAO GERAL AHS 0000 UTC DE 09JUN2010:ANTICICLONE/ 1032HPA/ 42N37W/ESTACIONARIO/ PEQUENA VARIACAO.
SISTEMA FRONTAL/ 38N18W/ 39N11W/35N09W/ DESLOCAMENTO PARA LESTE/DEPRESSAO/ 999HPA/ 42N11W/DESLOCAMENTO PARA LESTE/ 10 KT/CAVANDO.

PREVISAO VALIDA ATEH AHS 0600UTC DE 10JUN2010:
4 - CHARCOT:N/NW 5 A 6.VIS BOA POR VEZES MODERADA.ONDAS N/NW 25 A 35 M SENDO35 A 45 NA PARTE MAIS A LESTE.
6 - JOSEPHINE:N/NW 4 A 5 POR VEZES 6 NA PARTEMAIS A NE.VIS BOA POR VEZES MODERADA.ONDAS NW 2 A 3 M.
16 - FINISTERRE:NW 4 A 6 SENDO 3 A 4 NA PARTEMAIS A NE.VIS MODERADA A FRACA.ONDAS NW 2 A 3 MTEMPORARIAMENTE 3 A 4 M.
17 - PORTO:NW 4 A 5.
VIS BOA A MODERADATEMPORARIAMENTE FRACA NO INICIO.
ONDAS NW 2 A 3 MTEMPORARIAMENTE 3 A 4 M NA PARTE MAIS NW.
18 - S. VICENTE:NW 4 A 5 SENDO SW 4 A 6 NOINICIO DO PERIODO NA PARTE SE.
VIS BOA A MODERADATEMPORARIAMENTE FRACA NO INICIO.ONDAS NW 2 A 25 M AUMENTANDOPARA 3 M NA PARTE MAIS A NW NOFINAL DO PERIODO.
19 - CADIZ:SW 5 A 6 RODANDO GRADUALMENTEPARA W 4 A 6.
VIS MODERADA TEMPORARIAMENTEFRACA.ONDAS W 2 A 25 M.
METEOROLOGISTAS: ILDASIMOES/MADALENA RODRIGUESINFORMACAO DO INSTITUTO DEMETEOROLOGIA
- PORTUGALNNNN

quarta-feira, junho 02, 2010

XV Grande Cruzeiro à Berlenga

Como é do vosso conhecimento a Avela está a organizar o nosso cruzeiro à Berlenga e , na senda de anos anteriores, espera-se mais um retumbante êxito nesta edição.
Em meu nome pessoal convido todos os velejadores de cruzeiro da nossa Ria e arredores, para a participação neste evento.
O programa das festas está na pagina da Avela.
Consultem e inscrevam-se

terça-feira, junho 01, 2010

O fim do Cruzeiro (Nacional) à Berlenga ???

1/ O Histórico
O Cruzeiro da Berlenga nasceu da cabeça dos sócios da Avela, a meados da década de noventa, muito antes de eu ter um veleiro, embora com ele sonhasse todos os dias.
Quando me iniciei na organização deste evento, em 2001, todos os anos fazia uma carta à ANC a convidar à participação, sem nunca dela obter resposta.
Nesses anos consegui a participação de alguns sócios da ANC, ou de praticantes de vela de cruzeiro de Lisboa, mas apenas a titulo de amigos pessoais. Foi o caso do João Moreira Rato, do Julio Quirino, do Angelo Gomes e poucos mais.
Contaram-me, e aqui apenas reproduzo o que me contaram, que num desses anos a ANC estava a organizar um cruzeiro à Berlenga nos feriados de Dezembro e alguém avisado da direcção terá dito"...É pá, no Inverno ainda morre alguém, há aí uns tipos de Aveiro que nos convidam todos os anos para um cruzeiro à Berlenga em Junho, porque é que não vão com eles?..."
Foi assim que no primeiro ano de colaboração, com o Rui Ribeiro, organizámos em conjunto este cruzeiro.

2/ A Ideologia
Quem sou eu para a ter, a ideologia, mas sempre idealizei este Cruzeiro como a grande festa da vela de cruzeiro em Portugal. Tinha tudo para o ser, era a meio caminho entre o Norte e Lisboa, isto é, podia congregar embarcações de todo o país, era no 10 de Junho, dia de Portugal, o tal país de marinheiros, as condiçoes de acolhimento em Peniche e Nazaré não eram as melhores, mas a nossa organização podia contribuir para a melhoria dessas mesmas condições.

3/ A Realidade
Na verdade este cruzeiro veio, apesar dos esforços, por vezes inglórios, dos organizadores, a perder, anos após anos, importância e anuência. Às tantas por incompetência desses organizadores; estou, naturalmente, a falar de mim.
Não me interessa, nesta altura, esmioçar mais esta realidade, até porque eu próprio, no ano passado, por questões de meteorologia agreste, não consegui saír da barra de Aveiro.
Fica para outra oportunidade.

4/ A Actualidade
Não fiquei nada agradado com a intenção da ANC de ir para Sines/Vila Nova de Mil Fontes nas mesmas datas, com o pretexto de Peniche não ter condições de amarração.
Recordo que em dois anos sucessivos toda a frota foi para a Nazaré e de lá para a Berlenga, sendo que a maior parte dfas embarcações nem a Peniche foi.
Não colhe lógica portanto a falta de condições de Peniche, sendo que a lógica que se me oferece compreender é apenas a da falta de interesse em participar e em divulgar um evento que tinha condições de se tornar cada vez mais nacional.

5/ O Cruzeiro de 2010

Depois de 8 anos seguidos a organizar este Cruzeiro, neste ano que corre, ofereci os meus préstimos à direcção da Avela e também ao responsável do pelouro dos cruzeiro da ANC, mas fazendo apenas aquilo que me solicitassem. Não acompanhei portanto de perto esta organização. Não sei pois o que se foi passando pelo meio.
Fico apenas triste de ver esta morte, duma ideia que não sendo minha, foi por mim acarinhada e desenvolvida.

Sendo assim, fica aqui apenas o meu lamento.


João Madail Veiga, sócio e delegado da ANC em Aveiro, sócio da Avela, sócio do Clube Naval de Sesimbra, sócio do Clube de Vela da Costa Nova, sócio da ANR, sócio da secção Náutica do Clube dos Galitos e sócio da Aporvela.

segunda-feira, maio 31, 2010

O Povo Eleito


Do JN de Hoje:
"...Pelo menos 19 pessoas morreram e 26 ficaram feridas durante o ataque dos comandos israelitas contra um conjunto de seis barcos que seguiam para Gaza, segundo a cadeia 10 da televisão israelita. Os barcos transportavam cerca de 750 pessoas de 60 nacionalidades e perto de 10 mil toneladas de ajuda humanitária...."

quinta-feira, maio 27, 2010

SAR ( Mais um episódio da saga Trágico-Marítima )

Não perca os próximos e emocionantes episódios do serviço publico SAR (Save (*) and Rescue) do NVV Veronique, num blog perto de si.


Pouco passava das 2100 UTC e saía este vosso amigo do Jorge da Vagueira onde tinha malhado uns carapauzinhos grelhados divinais, eis que recebo no Boavista Radio Controlo (BRC) um Mê Dê aflitivo do meu amigo Berna, fundeado que estava na Meia Laranja, sem máquina, sem vento e, pior que tudo, sem vinho.
Ainda desconfiei, pois estando o seu veleiro Tibariaf em seco, como poderia estar o Berna a seco também, mas na Meia Laranja?
Feita a contra prova, verificou-se no BRC que a situação impunha um despoletar rápido dos meios SAR (Save(*) and Rescue ou, como se diz no Alfeite, Busca e Salvamento).
Na verdade, o Tibariaff estava em seco, mas o Berna vinha noutro veleiro, desde Portimão e há 3 dias que não tomava banho, o que se notava pela grande quantidade de moscas à volta da embarcação.
E lá vou eu com o NVV Veronique, depois de chamado o tripulante Paulo Madail Lobo para me acompanhar nas tarefas imprescindíveis de atestar o copo do comandante de umas águas termais escocesas que sempre existem a bordo.
Feita com arte a manobra da desamarração do NVV Veronique, eis-nos a uns estonteantes 5,12 nós, 5,2 nós, vá, numa noite de luar deslumbrante e com as águas termais por companhia, pela Cale da Vila afora, em direcção ao Mar Oceano.
Ao fim e ao cabo esta era a 2ª acção SAR que fazia nas ultimas duas semanas.
Com algum esforço encontrou-se a embarcação fundeada na Meia Laranja, com uma densa nuvem de moscas à sua volta e com os tripulantes já em adiantado estado de desidratação, tendo sido necessária a abertura imediata de uma garafinha de tinto Cabeça de Burro, que me tinha sido oferecida pelos náufragos anteriores em sinal de reconhecimento.
A viagem até Aveiro foi calma, com o reboque a rebocar, a Policia Maritima a vigiar e a tripulação do NVV Veronique buar (não sei se está bem dito, mas tinha de encontrar a rima).
Chegados ao pontão da Avela, nova e arrojada manobra, em tudo identica à de buta cau, onde se amarrou com destreza a embarcação náufraga e se pôs a baixo o que restava da garrafa termal a uso.

(*) Correcção = Dever-se-á dizer Search and Rescue, é estrangeiro. Compreendam, quando escrevi esta cronicreta ainda estava sob o efeito das águas termais, e falhei no estrangeiro. Çorry.

segunda-feira, maio 17, 2010

Posição Oficial do Ventosga sobre o casamento gay

"...
Quando vires um cidadão de opção sexual alternativa (1)
Não lhe mostres desdém
Lembra-te que se tivesse ovários
Podia ser tua mãe.
..."



(1) Reparem na forma educada e sensível como o autor desta modesta quadra trata tão delicado assunto.

domingo, maio 09, 2010

Os compromissos são quilhados

Num evento organizado pela ANR, Avela e ANC aqui em Aveiro, e que, na minha não isenta opinião, correu benzinho, duas embarcações houve que a meio da semana passada, aí pelo dia 6 ou 7 de Maio, não posso precisar, largaram para o Norte sem água vai à malta que estava a organizar as coisas.
Em jeito de justificação recebi o seguinte email do skipper de uma delas que, como compreenderão, vai censurado das partes identificadoras:

----- Original Message -----
From: xxx
To: 'joao veiga'
Cc: (para o resto da rapaziada)
Sent: Saturday, May 08, 2010 12:50 AM
Subject: RE: Cruzeiro a Aveiro
Caro João Veiga;
Atendendo a que tivemos um compromisso profissional com o
XXX, para as 15h de 17 de Maio, tivemos que antecipar o nosso regresso a XXXXX, pelo que não vamos poder comparecer no resto do programa estipulado para este fim de semana, com muita pena nossa. Fazemos votos para que tudo corra bem, e desejamos a toda a frota um bom regresso aos portos de origem, agradecendo desde já a forma como fomos recebidos pelo Avela e seus dirigentes, bem como pela ANR.
Melhores cumprimentos.
XXXX.

Os azuis e os bolds são meus, o resto é original.

Notar a data do email, 8 de Maio, um ou dois dias depois da largada de Aveiro, e a data do compromisso profissional, 15h do dia 17 de Maio.

A seguir a minha resposta, datada de hoje, 9 de Maio de 2010:

Caro Amigo,
O meu desejo é que a viagem para o Norte tenha corrido bem e dizer-lhe que, no que depender de mim, será sempre bem recebido na minha terra.
Compreendo a necessidade que teve de se ausentar pelo compromisso assumido. Eu próprio também tenho um compromisso assumido para o dia 12 de Julho próximo, pelo que também vou ter que rever os meus compromissos para a próxima semana.
Bons ventos,

Joao Madail Veiga

O dia do Magreb

Felizmente que apenas de muito tempo em muito tempo, mas de vez em quando acontece.
Comemora-se hoje o Dia do Magreb.

A Primavera na Boavista


sexta-feira, maio 07, 2010

Portugal

Do José Eduardo Agualusa, esta passagem do seu livro "Um estranho em Goa":
"...
--Hoje sente-se indiano?
--Não, indiano não, mas às vezes sinto-me goês.
--E Português?
--Isso já não sei. O que é um Português?
A pergunta apanhou-me desprevenido. Hesitei:
--Bem, antes de mais, suponho, um europeu.
--Os Portugueses, europeus ?-Riu-se com mansidão.--Nunca o foram. Não o eram antes e não o são hoje. Quando conseguirem que Portugal se transforme sinceramente numa nação europeia o País deixará de existir. Repare : os Portugueses construíram uma identidade por oposição à Europa, ao reino de Castela, e como estavam encurralados lançaram-se ao Mar e vieram até aqui, fundaram o Brasil, colonizaram Africa. Ou seja, escolheram não ser europeus.

..."

Mais uma Reedição

As palavras são minhas, a história é do Dr. Amadeu Cachim e é contada no seu livro “os Ílhavos o Mar e a Ria”.
Se tivesse a possibilidade de a ele aceder facilmente, reproduziria sem qualquer alteração o seu texto, que é fresco como as águas da ria, mas, na impossibilidade, contarei a história, que acho deliciosa, o melhor que puder e souber.

Era hábito, no primeiro quartel do século passado, saírem da ria umas embarcações em direcção a Lisboa e ao Tejo, carregadas muitas vezes com sal, a que se chamavam enviadas, tripuladas por dois homens.

Essas embarcações ficavam muitas vezes pelo Tejo uma vez descarregadas das suas mercadorias.
Uma dessas enviadas era comandada pelo mestre Tomé Ronca, que um dia se dirigiu com um seu acompanhante para a barra de Aveiro com destino a Lisboa.

Chegado junto ao Forte Velho, a umas duas milhas da barra, como o vento e a maré não estivessem a ajudar, encostou à espera de melhor ocasião para sair a barra.
Deu então conta que se tinha esquecido da almotolia do azeite para temperar o peixe e as batatas. Como não se previa mudança de ventos e marés de imediato, prestou-se o seu único acompanhante a ir numa corrida a pé a Ílhavo, distante dali escassos 6 km, buscar a preciosa almotolia.
Aconteceu então que, ainda o outro não tinha tido tempo de chegar a Ílhavo, o vento rodou para NW e o mestre Tomé Ronca não se fez rogado, içou velas e lá seguiu ele sozinho, mar afora, rumo a Lisboa.
Quando o seu acompanhante chegou de Ílhavo, já munido da almotolia do azeite, e vendo que o mestre Ronca já tinha largado sozinho para Lisboa, comentou para si:
“Raio do Homem, como é que ele se vai ver na viagem sem a almotolia do azeite….”

quinta-feira, maio 06, 2010

E o Mar invadia a planície

Há uns anos publiquei no Ventosga Velho o texto abaixo, da Drª Luisa Rosa, ribatejana de Benavente e médica em Coimbra, e que vem agora de novo a talho de foice.

"...
Juntando algumas das pedrinhas soltas da nossa conversa de hoje e pensando naquela tua imagem de estares despido sem o teu barco, e sem rumo fora do mar….recordei uma história que ouvi contar ao meu pai, naqueles tempos em que a juventude me permitia que as histórias ficassem na memória...dizia ele que um dia lhe entrou pelo gabinete lá nos Açores , o amigo Damião, conhecera-o anos antes, nos tempos em que ele esteve a trabalhar na nossa terra, e o inesperado daquele reencontro.... agora com a situação invertida, era o ribatejano que se encontrava deslocado naquela linda ilha no meio do oceano, lá na terra dele, e o açoreano não podia estar mais espantado dizendo com aquele sotaque tão peculiar:
–“É homem então você está cá?”
E foi nessa altura que lhe confessou as saudades que, perdido lá no meio de tanta terra, lá no Ribatejo, sentia da sua ilha e sobretudo daquele Mar imenso ...e na altura em que as chuvas de inverno faziam subir as águas do rio e os campos ficavam inundados,...aí ele ia para cima da ponte e sentia que respirava melhor rodeado de toda aquela água que cobria a planura da lezíria, aquela água a perder de vista...e assim recuperava um pouco as forças para continuar ..longe ...era o que de mais parecido encontrava com a imensidão do seu mar.

21 de Dezembro de 2004
Luisa Rosa

..."

domingo, maio 02, 2010

sexta-feira, abril 30, 2010

SIMULACRO

Nas alterosas e conturbadas águas do Mondego, mesmo em frente à Marina Oceânica do Choupalinho, um simulacro onde se testaram as capacidades marinheiras da guarda costeira coimbrã.
Imagino, sem grande dificuldade, as vagas provocadas nas águas pelos helicopteros a sobrevoar os naufragos!!!
Do JN de hoje:
"...
Trânsito condicionado na Ponte de Santa Clara, em Coimbra, e centenas de pessoas de olhos postos, ora no rio, ora no céu. Eis o resultado do simulacro de incêndio, realizado, ontem, a partir do Basófias, para testar a coordenação dos diversos agentes de Protecção Civil.
O exercício envolveu 128 elementos de três corporações de bombeiros, INEM, GNR, PSP, Polícia Municipal e Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Testar a sua capacidade de comunicação e coordenação, em caso de acidente, era um dos objectivos.
Tudo começou com um incêndio na casa de máquinas da embarcação turística do Mondego, que levou os 17 passageiros a atirarem-se às águas movidos pelo pânico (dois deles haveriam de perder a vida) (os outros vieram a pé enxuto até à margem). O simulacro permitiu, ainda, treinar procedimentos de socorro em meio aquático, com recurso a equipamentos terrestres, barcos e um helicóptero (da Guarda Costeira).
Este último gerou um imprevisto: o resgate aéreo de uma vítima com queimaduras graves levou mais de uma hora, com o Basófias a ter de ser encostado à margem para permitir a descida da equipa do INEM. No meio do rio, a operação não foi possível, devido à forte ondulação (!!!!) causada pelas hélices e ao facto de o casco plano do barco o fazer deslizar.
No entender do comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Avelino Dantas, a operação seria simplificada com o uso de um helicóptero do INEM, "mas esses estão de prevenção para [socorrer] vítimas reais".

..."
Bolds e azuis meus.

domingo, abril 25, 2010

O Passeio com os Meninos do Porto


Euzinho e o Palhaço Faísca em plena performance

O meu clube faz umas coisas boas e outras menos boas.
Uma vez por ano fazemos uma muito boa, levamos os meninos do IPO do Porto a dar uma volta pelos canais da nossa Ria.
Este ano coube-me a vez de fazer de assistente do Palhaço Faísca, profissão que o honra e cuja assistência que lhe prestei me orgulha.

A minha tripulante Inês e a Galega Marieke, antes da actuação de Euzinho como partner do Faísca.

sábado, abril 24, 2010

Sal, Abril de 2010, o nosso guia e Amigo António

Aqui o nosso inicialmente guia e posteriormente Amigo, o António, que nos mostrou o Sal e nos levou a locais de beleza extravagante (aqui na Buracona), e a quem os unicos cretinos que encontrei em Cabo Verde, curiosamente Portugueses e por acaso de Aveiro, se recuraram a cumprimentar.
Mas cretinos há-os em todo o lado, até em Aveiro, mas eu, o branco mais preto de Aveiro, obriguei-os a respeitar esta Homem.
Essa é que é essa, e prontes.