Viva a Maria da Fonte
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação
É avante Portugueses
É avante sem temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer
Viva a Maria da Fonte
A cavalo e sem cair
Com as pistolas à cinta
A tocar a reunir
Já raiou a liberdade
Que a nação há-de aditar
Glória ao Minho que primeiro
O seu grito fez soar
"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
quarta-feira, dezembro 29, 2010
segunda-feira, dezembro 27, 2010
Du côté de chez moi
Regressado de termas, ainda não refeito do meio copinho de água fresca que sempre me obrigam a beber, aqui estou para invejar os meus amigos.
Na ida a termas paramos no Restaurante do Lau, em Cerveira, onde se provou uma magnifica vitela no forno. De entrada um queijinho fundido com chouriço fez as delicias de paladar aos termantes.
Já nas termas provou-se um jantarinho com uma saladinha (dietética) de lavagante, de tão boa que estava se teve de repetir. Seguiu-se um naco de vitela a que os gajos chamavam mil hojas, vá se lá saber porquê, e um maigré de pato com compota de frutos silvestres, muito gabado entre os comensais, mas que, como é sabido,não faz as minhas delicias.
Nas termas propriamente ditas duas horas de repuxos, saunas e repuxos outra vez, finalizadas com o malfadado meio copinho de água fresca, uma seca, mas que já está em meio depois de muita e afanosa negociação. Inicialmente eram 3 copinhos inteiros.
PS: SMS recebido do meu Amigo Manel que,como eu, faz hoje anos:
"...
Em Portugal mandaram os espanhois com o caralho e é feriado; mandaram o Caetano para o Brasil e é feriado; mudaram-se para a Republica e é feriado. Mas filho da puta nenhum se lembra que o dia 27 de Dezembro de 1953 viu dar à luz dois cidadãos de uma inteligência e de um relevo de que a Pátria se devia orgulhar..."
segunda-feira, dezembro 20, 2010
Atribulações de um Republicano na Republica
Aprumadinhos,os bófias da GNR rendiam-se uns aos outros.
Instante em que a égua da brilhante Amazona se aliviava, largando na via publica para aí uma boa arroba de bosta, merdelim, perante o olhar estasiado da plebe e enrascado da Amazona,brilhante, a Amazona.
(Ao som, alto e enlatado do Die Entfuhrung aus dem Serail ----eu sei que em Alemão as palavras em -ung são fêmeas, mas que querem,a tradução fica melhor assim)
Um fim de semana na Mouraria impunha, obvio,um render da Guarda, para mais para um Republicano como eu.
Romagem, já que estava alí, aos tumulos do Gama e do Camões, claro,passando pelos pasteis de nata, que na Mouraria se chamam de Belém, vá se lá saber porquê !!!
domingo, dezembro 19, 2010
Noite na Mouraria
Presentes um quarteirão de Tias, das quais destaco a Xituxa, a Pimpalicha e a Xataticha,entre muitas outras.
Da minha parte, enquanto o bar esteve aberto, malhei, só à minha conta, quatro gins tónicos (a organização desconhecia o conceito gin técnico).
A Buate, a BBC, tinha bom aspecto, mas convencional e, desconhecendo, como já referi, o conceito GIN TÉCNICO, deixou muito a desejar.
Não fiquei cliente.
terça-feira, dezembro 14, 2010
Economia Politica
"...
O FMI não tem credebilidade nem representatibilidade.
..."
J.Sócrates, primeiro ministro de Portugal, alegadamente engenheiro, autor de faxes satiricos, especialista em inglês técnico.
"...
Mas tem dinheiro.
..."
J.M.Veiga, bloguista amador, sócio da Ordem dos Engenheiros nº1949, com as quotas em dia, MMMMBAS (1) do NVV Veronique, piadista incipiente e historiador de efemérides.
(1) MMMMBAS = Mais, Mas Mesmo Muito Mais Bem Amado Skipper
segunda-feira, dezembro 13, 2010
Finalmentemente
Finalmentemente, que como toda a gente sabe é um adverbio de modo como outro qualquer, o NVV Veronique passou para Sul a ponte da A25 para as praias da Barra e da Costa Nova. Às arrecuas, é certo, mas passou.
A foto, não sei se do Julio se do nosso médico de bordo, agora aposentado, foi retirada do facebook deste último.
Ficam assim abertas novas paragens de navegação para o mais gracioso veleiro do Universo, quiçá mesmo o mais gracioso de Aveiro.
domingo, dezembro 12, 2010
Lua Cheia, que por acaso foi Quarto Crescente
sábado, dezembro 11, 2010
Nas vésperas da Grande Regata
Não faço ideia, the slightest idea,como dizia o Udo,onde raio é que o NVV Veronique navegava nesta altura.Talvez no Estreito de Drake, talvez nas Seichelas, quem sabe?!!!
A berdade é que nas bésperas das grandes competições fico assim como que irrequieto, e a irrequietude dá-me para o Bushmills,ou na falta, o que é o caso, para o Glendfidich.
Amanhã,o grande dia, já entranhei a táctica para abordar a boia de barlavento. Quanto à de Desmarque ainda não acertei com o táctico: o gajo está pela caldeirada de enguias, eu pelo leitão assado.
Amanhã decido.
O Udo Poefstcher, filho do sr George Poefstcher, primeiro armador do Veronique, quando descia de elevador na Barra e eu lhe dizia que ele,o elevador, não tinha memória, retorquia sempre: Not even the slightest idea....
terça-feira, novembro 30, 2010
Dezembro de 1640, 01
Respeitamos e, nalguns casos, até apreciamos a cultura castelhana. Mas sem subserviência, sem dobrar a cerviz.
Somos uma Pátria com 900 anos, mais nenhum outro país se pode reinvidicar do mesmo.
Não aprendemos nada nestes 9 séculos? Às tantas não, abrimos as nossas portas escancaradas aos produtos castelhanos para a seguir mandar para o desemprego compatriotas nossos.
Até quando?
Politica
Sócrates: "A dívida portuguesa não está aqui em discussão"
Mentiroso mente uma vez, mente sempre.
Mesmo que fale verdade, todos lhe dizem que mente.
Mentiroso mente uma vez, mente sempre.
Mesmo que fale verdade, todos lhe dizem que mente.
domingo, novembro 28, 2010
quinta-feira, novembro 25, 2010
III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente
III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente
Cambada,
Na berdade a próxima Lua Cheia fica em cima do Natal que, como se sabe, é quando um homem quizer.
Assim, a III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente terá lugar a 11 e 12 de Dezembro.
As marés são as seguintes:
dia 11 Sábado
BM = 1231 (1,1m) / PM = 1851 (2,7m)
dia 12 Domingo
BM= 1319 (1,2m) / PM= 1941 (2,6m)
Programa das Regatas
Boia de Desmarque, sábado ao jantar na Caldeira do Forte, Chanfana ou outro a combinar;
Boia de Barlavento, domingo ao almoço, caldeirada pescada na véspera ou de enguias no Zé Zé;
Vinho da Casa: Rota da Vila (ou qualquer outra, desde que abundante)
Licores da Escócia e Galegos, Gins Técnicos e Rum à descrição
Entradas de presuntos e tabua de queijos
Sobremesas : Tarte Tatin e Pudim Flan
Aguardando notícias, despeço-me com amizade,
João Madail Veiga
PS:
Inscritos até agora:
NVV Veronique do armador J M Veiga
Nagual do Armador Médico de Bordo
Le Grand Bleu do Armador AlgodãoemRamobitch
Zé Daniel do Armador QuinZé
quarta-feira, novembro 24, 2010
Viva a Greve Geral
A Greve Geral de hoje teve multiplos e grandiosos efeitos, o mais importante dos quais foi ter aumentado a população portuguesa.
Segundo os srs Carvalho da Silva e João Proença, mais de 3 milhões de trabalhadores adreiram à greve.
Partindo do principio que esses trabalhadores eram portugueses, somemos-lhe mais 150 mil patrões que, probavelmente não terão aderido.
2,5 milhões de trabalhadores das piquenas e médias empresas que também não aderiram.
Com os reformados e pensionistas dá mais 2,0 milhões.
150 mil tropas e bófias várias.
Xulos, putas e azeiteiros, que também furaram, somam mais 125 mil.
Futebolistas, arbitros e dirigentes , mais 12.500.
Lavradores, pastores, queijeiros, vinhateiros e quejandos que não tiveram outro remédio que não vergar a mola, dá mais 1,5 milhões.
Transfugas à greve, pelo menos nos numeros dos sindicatos (3.000.000/0,85-3.000.000 , considerando os 85% de adesão) = 530.000.
Miudagem em idade escolar 2,5 milhões
Politicos, aparatchicks, autarcas, presidentes de junta : 15.000.
Presidentes da Republica em exercicio ou na reforma mais as respectivas casa civis e militares: 5004 (são 4 Presidentes e para aí mais uns outros 5 mil gajos).
Presidentes de Institutos, Autoridades, Fundações, vogais dos conselhos de administração, Directores Gerais, Presidentes de CCRs e oficios correlativos : 15.000.
Desempregados mais 600.000 que não tiveram trabalho para grevar.
Embarcadiços : 5.500.
Já vai em quantos???
Segundo os srs Carvalho da Silva e João Proença, mais de 3 milhões de trabalhadores adreiram à greve.
Partindo do principio que esses trabalhadores eram portugueses, somemos-lhe mais 150 mil patrões que, probavelmente não terão aderido.
2,5 milhões de trabalhadores das piquenas e médias empresas que também não aderiram.
Com os reformados e pensionistas dá mais 2,0 milhões.
150 mil tropas e bófias várias.
Xulos, putas e azeiteiros, que também furaram, somam mais 125 mil.
Futebolistas, arbitros e dirigentes , mais 12.500.
Lavradores, pastores, queijeiros, vinhateiros e quejandos que não tiveram outro remédio que não vergar a mola, dá mais 1,5 milhões.
Transfugas à greve, pelo menos nos numeros dos sindicatos (3.000.000/0,85-3.000.000 , considerando os 85% de adesão) = 530.000.
Miudagem em idade escolar 2,5 milhões
Politicos, aparatchicks, autarcas, presidentes de junta : 15.000.
Presidentes da Republica em exercicio ou na reforma mais as respectivas casa civis e militares: 5004 (são 4 Presidentes e para aí mais uns outros 5 mil gajos).
Presidentes de Institutos, Autoridades, Fundações, vogais dos conselhos de administração, Directores Gerais, Presidentes de CCRs e oficios correlativos : 15.000.
Desempregados mais 600.000 que não tiveram trabalho para grevar.
Embarcadiços : 5.500.
Já vai em quantos???
domingo, novembro 21, 2010
II Grande e Monumental Regata da Lua Cheia


Sexta ao fim da tarde no Mercado Negro para o lançamento do "Autópsia de um Naufrágio" do Necas do Sindbad, correria para o Brazão na Barra para malhar uma pizza, ouvir Wagner e Mozart logo de seguida no CCI, trabalhar um pouquinho sábado de manhã e....ao principio da tarde, no inicio da vazante, aí singrou o NVV Veronique para a Caldeira do Forte.
Muita chuvinha, umas passeatas a pé pelo Oudinot, o livro do Necas do Sindbad lido num fôlego e mais umas passagens do Kerouak relidas, umas garrafitas de chaimpain, duas levas de examinandos até ao Mar para a carta de patrão de costa (um deles, a medir a altura do farol com o sextante, olhava pela parte da lente de saída da luneta; disse-lhe baixinho, sem o comandante examinador ouvir, que se fosse comigo e com uma asneira daquele tamanho, chumbava ele e os 5 cursos a seguir), um bacalhauzinho abanado e outro com grão, e por aí fora.
Para a próxima Lua Cheia há mais...
sexta-feira, novembro 19, 2010
Regresso ao Mar
Depois de algumas semanas com escritos politicos, e sem me esquecer que a 17 de Novembro de 1807 as tropas francesas e castelhanas entraram em Portugal pelas fronteiras galega e beirã com o Junot à frente, e que a 17 de Novembro de 2010 a arrogância castelhana se vergou em Lisboa à humildade e ao trabalho lusos, regressemos pois ao Mar.Os anos de 2009 e 2010 foram macacos. Por diferentes motivos, os mais dos quais relacionados com a puta da minha vida profissional, pouco ou nada naveguei. Umas saídasitas à Figueira, a Viana do Castelo e a Baiona, sempre com recurso a Amigos para trazerem o NVV Veronique de regresso a Aveiro.
2011 será necessáriamente melhor, pior é impossível.
Para começar, este fim de semana, com chuva ou sem ela, vou para a nossa Ria.
Logo se verá se chego molhado a segunda feira.
segunda-feira, novembro 08, 2010
Pensamento do dia
(decalcado da web)
O Benfica é como eu, vai ao Porto para não fazer nada e comer bem.
O Benfica é como eu, vai ao Porto para não fazer nada e comer bem.
segunda-feira, novembro 01, 2010
Estrela do Mar
Um Povo pode admirar e respeitar Tom Waits,Jarreth, mas tem de ter a sua própria identidade, a sua própria Cultura. Se a tiver,nunca morrerá, nunca será subjugado.
sexta-feira, outubro 29, 2010
Politica
Havia um manicómio com dois 'doentes', maluquinhos, vá, que tinham o hábito de um perseguir o outro.
O perseguidor empunhava sempre um facalhão enorme e corria atrás do outro ameaçando-o.
A correria seguia por todos os corredores do hospital até que os dois chegavam a um beco sem saída, com o perseguidor a esgrimir o facalhão ameaçador para o outro.
Nessa situação, o perseguidor/ameaçador entregava o facalhão ao outro e dizia-lhe:
O perseguidor empunhava sempre um facalhão enorme e corria atrás do outro ameaçando-o.
A correria seguia por todos os corredores do hospital até que os dois chegavam a um beco sem saída, com o perseguidor a esgrimir o facalhão ameaçador para o outro.
Nessa situação, o perseguidor/ameaçador entregava o facalhão ao outro e dizia-lhe:
--Toma lá a faca, agora é a tua vez.
E recomeçava tudo outra vez.
E recomeçava tudo outra vez.
segunda-feira, outubro 04, 2010
Viva PORTUGAL, Viva a República
Cem anos não é nada na vida de Portugal, mas é tudo.
Temos governantes de trampa, mas os dos monárquicos não eram melhores, nalguns casos até eram bem piores.
E depois um regime em que o nascimento não é impeditivo do que quer que seja, tem sempre a minha simpatia militante.
V I V A A R E P Ú B L I C A
Subscrever:
Mensagens (Atom)

