segunda-feira, dezembro 13, 2010

Finalmentemente

Finalmentemente, que como toda a gente sabe é um adverbio de modo como outro qualquer, o NVV Veronique passou para Sul a ponte da A25 para as praias da Barra e da Costa Nova.
Às arrecuas, é certo, mas passou.
A foto, não sei se do Julio se do nosso médico de bordo, agora aposentado, foi retirada do facebook deste último.
Ficam assim abertas novas paragens de navegação para o mais gracioso veleiro do Universo, quiçá mesmo o mais gracioso de Aveiro.

domingo, dezembro 12, 2010

Lua Cheia, que por acaso foi Quarto Crescente

Magnífico 'Sem Luz', de inspiração bolheana, numa não menos magnífica noite de Inverno, sem vento nem chuva.


Depois de uma renhida tarde desportiva, em que o rodar das boias se revestia do mais vivo espirito de competição,uma bem merecida consoada a bordo do Nagual.

sábado, dezembro 11, 2010

Bravo (da Mata)

Nas vésperas da Grande Regata

Não faço ideia, the slightest idea,como dizia o Udo,onde raio é que o NVV Veronique navegava nesta altura.
Talvez no Estreito de Drake, talvez nas Seichelas, quem sabe?!!!
A berdade é que nas bésperas das grandes competições fico assim como que irrequieto, e a irrequietude dá-me para o Bushmills,ou na falta, o que é o caso, para o Glendfidich.
Amanhã,o grande dia, já entranhei a táctica para abordar a boia de barlavento. Quanto à de Desmarque ainda não acertei com o táctico: o gajo está pela caldeirada de enguias, eu pelo leitão assado.
Amanhã decido.
O Udo Poefstcher, filho do sr George Poefstcher, primeiro armador do Veronique, quando descia de elevador na Barra e eu lhe dizia que ele,o elevador, não tinha memória, retorquia sempre: Not even the slightest idea....

terça-feira, novembro 30, 2010

Dezembro de 1640, 01

Escondido num armário estava o traidor Vasconcelos, que nós também os temos.
Respeitamos e, nalguns casos, até apreciamos a cultura castelhana. Mas sem subserviência, sem dobrar a cerviz.
Somos uma Pátria com 900 anos, mais nenhum outro país se pode reinvidicar do mesmo.
Não aprendemos nada nestes 9 séculos? Às tantas não, abrimos as nossas portas escancaradas aos produtos castelhanos para a seguir mandar para o desemprego compatriotas nossos.
Até quando?

Politica

Sócrates: "A dívida portuguesa não está aqui em discussão"

Mentiroso mente uma vez, mente sempre.
Mesmo que fale verdade, todos lhe dizem que mente.

domingo, novembro 28, 2010

A nossa Ria

Sábado de tarde, uma enchente tímida, a navegar até à Caldeira do Forte para uns examesitos de Alto Mar, fui acompanhado por esta bateira, que vinha do Canal do Rio Boco e se afastou, para uma chinchada(?), na Cale de Espinheiro, pelas Duas Águas.

quinta-feira, novembro 25, 2010

III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente


III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente

Cambada,

Na berdade a próxima Lua Cheia fica em cima do Natal que, como se sabe, é quando um homem quizer.
Assim, a III Grande e Monumental Regata da Lua Cheia que por acaso é Quarto Crescente terá lugar a 11 e 12 de Dezembro.
As marés são as seguintes:
dia 11 Sábado
BM = 1231 (1,1m) / PM = 1851 (2,7m)

dia 12 Domingo
BM= 1319 (1,2m) / PM= 1941 (2,6m)

Programa das Regatas
Boia de Desmarque, sábado ao jantar na Caldeira do Forte, Chanfana ou outro a combinar;
Boia de Barlavento, domingo ao almoço, caldeirada pescada na véspera ou de enguias no Zé Zé;
Vinho da Casa: Rota da Vila (ou qualquer outra, desde que abundante)
Licores da Escócia e Galegos, Gins Técnicos e Rum à descrição
Entradas de presuntos e tabua de queijos
Sobremesas : Tarte Tatin e Pudim Flan

Aguardando notícias, despeço-me com amizade,

João Madail Veiga
PS:
Inscritos até agora:
NVV Veronique do armador J M Veiga
Nagual do Armador Médico de Bordo
Le Grand Bleu do Armador AlgodãoemRamobitch
Zé Daniel do Armador QuinZé

quarta-feira, novembro 24, 2010

Viva a Greve Geral

A Greve Geral de hoje teve multiplos e grandiosos efeitos, o mais importante dos quais foi ter aumentado a população portuguesa.
Segundo os srs Carvalho da Silva e João Proença, mais de 3 milhões de trabalhadores adreiram à greve.
Partindo do principio que esses trabalhadores eram portugueses, somemos-lhe mais 150 mil patrões que, probavelmente não terão aderido.
2,5 milhões de trabalhadores das piquenas e médias empresas que também não aderiram.
Com os reformados e pensionistas dá mais 2,0 milhões.
150 mil tropas e bófias várias.
Xulos, putas e azeiteiros, que também furaram, somam mais 125 mil.
Futebolistas, arbitros e dirigentes , mais 12.500.
Lavradores, pastores, queijeiros, vinhateiros e quejandos que não tiveram outro remédio que não vergar a mola, dá mais 1,5 milhões.
Transfugas à greve, pelo menos nos numeros dos sindicatos (3.000.000/0,85-3.000.000 , considerando os 85% de adesão) = 530.000.
Miudagem em idade escolar 2,5 milhões
Politicos, aparatchicks, autarcas, presidentes de junta : 15.000.
Presidentes da Republica em exercicio ou na reforma mais as respectivas casa civis e militares: 5004 (são 4 Presidentes e para aí mais uns outros 5 mil gajos).
Presidentes de Institutos, Autoridades, Fundações, vogais dos conselhos de administração, Directores Gerais, Presidentes de CCRs e oficios correlativos : 15.000.
Desempregados mais 600.000 que não tiveram trabalho para grevar.
Embarcadiços : 5.500.
Já vai em quantos???

domingo, novembro 21, 2010

II Grande e Monumental Regata da Lua Cheia




Tim Tenhor, um fds de luxo.
Sexta ao fim da tarde no Mercado Negro para o lançamento do "Autópsia de um Naufrágio" do Necas do Sindbad, correria para o Brazão na Barra para malhar uma pizza, ouvir Wagner e Mozart logo de seguida no CCI, trabalhar um pouquinho sábado de manhã e....ao principio da tarde, no inicio da vazante, aí singrou o NVV Veronique para a Caldeira do Forte.
Muita chuvinha, umas passeatas a pé pelo Oudinot, o livro do Necas do Sindbad lido num fôlego e mais umas passagens do Kerouak relidas, umas garrafitas de chaimpain, duas levas de examinandos até ao Mar para a carta de patrão de costa (um deles, a medir a altura do farol com o sextante, olhava pela parte da lente de saída da luneta; disse-lhe baixinho, sem o comandante examinador ouvir, que se fosse comigo e com uma asneira daquele tamanho, chumbava ele e os 5 cursos a seguir), um bacalhauzinho abanado e outro com grão, e por aí fora.
Para a próxima Lua Cheia há mais...

sexta-feira, novembro 19, 2010

Regresso ao Mar

Depois de algumas semanas com escritos politicos, e sem me esquecer que a 17 de Novembro de 1807 as tropas francesas e castelhanas entraram em Portugal pelas fronteiras galega e beirã com o Junot à frente, e que a 17 de Novembro de 2010 a arrogância castelhana se vergou em Lisboa à humildade e ao trabalho lusos, regressemos pois ao Mar.
Os anos de 2009 e 2010 foram macacos. Por diferentes motivos, os mais dos quais relacionados com a puta da minha vida profissional, pouco ou nada naveguei. Umas saídasitas à Figueira, a Viana do Castelo e a Baiona, sempre com recurso a Amigos para trazerem o NVV Veronique de regresso a Aveiro.
2011 será necessáriamente melhor, pior é impossível.
Para começar, este fim de semana, com chuva ou sem ela, vou para a nossa Ria.
Logo se verá se chego molhado a segunda feira.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Pensamento do dia

(decalcado da web)

O Benfica é como eu, vai ao Porto para não fazer nada e comer bem.

segunda-feira, novembro 01, 2010

Estrela do Mar



Um Povo pode admirar e respeitar Tom Waits,Jarreth, mas tem de ter a sua própria identidade, a sua própria Cultura. Se a tiver,nunca morrerá, nunca será subjugado.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Politica

Havia um manicómio com dois 'doentes', maluquinhos, vá, que tinham o hábito de um perseguir o outro.
O perseguidor empunhava sempre um facalhão enorme e corria atrás do outro ameaçando-o.
A correria seguia por todos os corredores do hospital até que os dois chegavam a um beco sem saída, com o perseguidor a esgrimir o facalhão ameaçador para o outro.
Nessa situação, o perseguidor/ameaçador entregava o facalhão ao outro e dizia-lhe:
--Toma lá a faca, agora é a tua vez.
E recomeçava tudo outra vez.

segunda-feira, outubro 04, 2010

Viva PORTUGAL, Viva a República

Cem anos não é nada na vida de Portugal, mas é tudo.
Temos governantes de trampa, mas os dos monárquicos não eram melhores, nalguns casos até eram bem piores.
E depois um regime em que o nascimento não é impeditivo do que quer que seja, tem sempre a minha simpatia militante.

V I V A A R E P Ú B L I C A

domingo, outubro 03, 2010

Almeida Santos

O presidente do PS considera que o esforço pedido pelo Executivo com novas medidas de austeridade "não são sacrifícios incomportáveis" e que "o povo tem que sofrer as crises como o Governo as sofre".

in Publico,30 Set 2010.

Oh Almeida, vai apanhar no rego pá.

Joao Madail Veiga, in Ventosga, 03 Out 2010

quarta-feira, setembro 29, 2010

Breaking News


A Quadrilha já tem mais assaltantes que funcionários tem a TAP ou a PT.

domingo, setembro 26, 2010

200 anos da Batalha do Buçaco

27 de Setembro de 1810
É certo que o Exercito Português era comandado por generais ingleses, o nosso Rei tinha ido a banhos para o Rio de Janeiro, mas fomos nós a dar na boca aos franceses.
E mais, são inumeros os exemplos de combates de guerrilha, muitos deles na nossa região, e em todas as vezes que os franceses cá vieram.
Esses combates eram protagonizados exclusivamente por Portugueses, camponeses aguerridos que depois sofreram terríveis sevícias das tropas de ocupação francesas.
(...onde é que 130 anos depois se viu disto, durante a 2ª Guerra?)
Faz agora 200 anos e parece que foi ontem.
Quando trabalhava na Renault, todos os anos nesta data, iamos fazer um pic nic nas matas do Buçaco.
Sabemos bem onde é o Buçaco e Aljubarrota. Por um lamentavel chauvinismo, ninguém em Portugal sabe onde fica Alcacer Quibir.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Azeitices

Uma empresa do Estado de distribuição de água, água que como toda a gente sabe, é um bem superfluo e de luxo, não prestando contas a ninguém, distribuiu 400 carritos topo de gama aos seus colaboradores melhor colocados para esta tão acertada decisão, a da distribuição dos carritos.
Temos no entanto de concordar que isto do negócio da água tem que se lhe diga, não é para todos e tem muita despesa.
É preciso arranjar oxigénio, depois hidrogénio, misturar tudo nas proporções correctas, enxogalhar bem para misturar, tudo alí feitinho à mão, depois engarrafar e levar a casa dos clientes. Já viram o trabalho e a despesa que é fazer isto tudo?
Da minha parte já dei conta do aumento da conta da água. É a minha, é a nossa contribuição, para além dos impostos, para o bem estar destes nossos dirigentes.
Há dias, um antigo Presidente de Câmara com quem privo, defendia que as instituições estatais se deviam reger pelo principio da auto sustentabilidade. Isto é, deviam criar as taxas que suportassem as despesas que têm. Despesas essas como, por exemplo, os carritos utilitários com que se presenteiam.
Ahhh, esse ex presidente está agora colocado numa dessas empresas estatais de distribuição de água.
O que é importante não é pois o serviço que essas instituições, institutos, fundações e quejandos prestam aos cidadãos, o importante é cobrar as taxitas para comprar os carritos e pagar os vencimentositos.

Mas não há quem ponha mão nisto?!!!!
Não há uma ETAzinha que dê um ou outro tiro nos cornos destes gajos???

terça-feira, setembro 21, 2010

Uma do Bolha

Fotografia 'assim assim' do Bolha, mostrando em Biana o mais gracioso veleiro do Universo, quiçá mesmo o mais gracioso de Abeiro, a passar ao lado do lugre que, pela primeira bez, respondendo à saudação do NBB Beronique, amandou duas gaitadas à nossa passagem.