quinta-feira, julho 29, 2010

A Faina na Vista Alegre

Este ano não vou de férias. A minha engenheira da qualidade teve um crianço há dias e sobrou para mim a gestão da ISO 9001. Para Setembro tiro uns dias e a meio de Agosto vou à abertura da caça.
Para já fico-me pela Costa Nova e pela Boavista e, apreciem esta imagem, feita há menos de meia hora, no Canal do Rio Boco, mesmo ao ladinho de chez moi e digam lá se não é um previlégio morar neste local.
A nossa Ria, apesar de moribunda, ainda vai dando para alguma faina artesanal.

quarta-feira, julho 28, 2010

Com as barbas a arder

A imagem do inferno, a existir, deve ser parecida com isto. Já está a menos de 300 m da empresa. Pelo meio pelo menos uma fábrica com depósitos de combustíveis. Está lindo, Phoenix

Sonho de uma noite de Verão

Correndo o perigo da recorrência, deixem-me contar o meu mais lindo sonho de Verão, que retomei à vista dos Canadair que por aqui à volta andam a combater as chamas, mesmo aqui ao lado.
Imaginem o que seria dois, vá lá três, Canadairs, carregadinhos de sugo, bosta, merdelim, do mais mal cheireiro que se encontrasse e, sobrevoando a razar a Assembleia da Républica, que não é Assembleia e muito menos da Républica, abrissem aquelas aberturas do bojo e largassem todo, mas mesmo todo, o merdelim, até à ultima gotinha, bem escurrepichadinho, sobre aqueles aparatchicks todos.
Delicio-me com este sonho, adormeço melhor, durmo como um anjo.

Está tudo a arder

Ontem, pelas 18 horas, o Sol por trás da platibanda da fábrica.
Hoje de manhã está pior.

quarta-feira, julho 21, 2010

Os Vougas

Uma excelente fotografia do NVV Veronique que me foi enviada pelo Amigo Marco.
Ahhh, em primeiro plano é o Vouga Alma Grande.

segunda-feira, julho 19, 2010

Canal Rio Boco, este domingo

Embora pareça de outros tempos, a fotografia acima foi feita este domingo, pertinho da Boavista (du cotê de chez moi), no canal do Rio Boco.
Vê-se por trás a praia da Barquinha onde Papai me ensinou a nadar e onde, anos depois, tantas vezes nadei e pesquei com os meus Amigos Zé Ângelo e Varinhas. Outros tempos.
O moliceiro é pertença da Junta de Freguesia local e ainda cheira a novo.
Em dias como este domingo faz-se à vela pelo canal. É lindo de se ver.

domingo, julho 18, 2010

Açores à Mesa


Umas lapinhas, da Madeira ao que me informaram, mas numa ruela estreita de Ponta Delgada, seguidas de uns chixarrinhos com feijão ciclista e molho vilão mais um expectacular copo de vinho de cheiro.
Portugal incorrupto e original nas ilhas de sonho, nas ilhas de bruma.
(este texto não respeita, por opção, o acordo ortográfico)

sábado, julho 17, 2010

Açores

"...
As couzas que padecem os moradores deste afligido Reyno, bastarão para vos desenganar que os que fora deste pezado jugo, quererião antes morrer livres que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho...porque morrer bem é viver perpetuamente...."

Excerto da carta escrita por Ciprião de Figueiredo, então corregedor dos Açores, em 13 de Fevereiro de 1582, ao rei Filipe II de Castela, recusando-lhe a sujeição da Ilha Terceira, a quando da crise de sucessão de 1580.

Aprendamos Portugueses do Rectangulo com os Portugueses das Ilhas.

segunda-feira, julho 12, 2010

Mesinha de cabeceira

Depois de dar um bocadinho de frango ao Jeremias, recente aquisição da Boavista, hesito num Cardoso Pires, Cartilha de Marialva, ou num Roger Vailland, La truite.
Às tantas vou mas é num Bushmills rotulo verde, simples, e depois escolho o Olho de Herzog.
E prontes.

segunda-feira, julho 05, 2010

Oh desgraça

Diz-se, bem, diz-se muita asneira, que os dois dias mais felizes na vida de um marinheiro é o dia em que compra a embarcação e o dia em que a vende.
Ainda não cheguei ao dia dois, embora há tempos tenha posto uma anuncio aqui no Ventosga, que infelizmente ninguém levou a sério, para a venda do Veronique.
Às tantas ninguém lhe pegou pela exígua quantidade de liquidos tintos e brancos que na altura me propunha a entregar com o gracioso veleiro.
Agora gripou a caixa de transmissão, grrrr, de tal modo que o Veronique só anda às arrecuas.
E como às arrecuas não o governo, está amarrado nestes dias de canícula, que se lixa.
Bem, lixa-se o gajo e lixo-me eu.
Qualquer dia nem o vendo, rifo-o.
Essa é que é essa.

domingo, julho 04, 2010

Vista Alegre-Boavista-Penha de França

Como é sabido não sou católico, cristão, nem sequer crente.
As gentes da minha actual terra de acolhimento celebraram este fim de semana as festas da santa local, a Senhora da Penha de França, nome longo e pomposo que justificou duas sardinhadas de picanha, uma cabritada, embora esta na Moita, uma salmonetada com molho de azeitona e uma ida à feira da Vista Alegre comprar o resto da baixela para os aposentos suplementares de trás.
Para o ano haverá mais Senhora da Penha de França.

sexta-feira, julho 02, 2010

A sopinha da Ministra

«Apelo às crianças e famílias que aproveitem a necessidade de contenção para fazerem sopa em casa, por forma a não gastarem em 'fast-food' que, para além de fazer mal, é mais caro»,
Ana Jorge.

Ora ai está um avisado conselho da ministra Ana Jorge.
Comam sopinha ó Portugueses, que é baratinha e é saudável, mais que os burgers ianques, claro.
Os bifitos, a lagostita e o peixito ficam na linha de Cascais para os tios e para as tias, que esses têm de pensar por vocês e precisam de se alimentar benzinho.
E eu, que até gosto e como sopa quase todos os dias, até de repente fiquei sem vontade nenhuma de malhar o meu pratinho do almoço.
Fosca-se lá a ministra.

quinta-feira, julho 01, 2010

Diálogos das Mil e uma Noites

Diálogos Mouros sobre o Saramago:
(os azuis são meus, os pretos são da mouraria)

(Um comentário no Ventosga é moderado, mas se for assinado é sempre publicado. E, quando me critica ou de mim discorda, é puxado para um post que entretanto publico)


Pois é, mas não consigo gostar do homem.Nem da escrita, nem da postura.Não desejo a morte de ninguém, deste também não. Mas Portugal tem MUITO MELHORES escritores. Não tiveram foi a máquina de propaganda castelhana a trabalhar para eles. Lembro José Cardoso Pires, José Rodrigues Migueis, Sophia Andersen, Virgilio Ferreira, Jorge de Sena, isto nos mortos, todos por quem nutro maior gosto estima e respeito

João: que livros leu? Gostava de ajudá-lo a mudar de opinião.


Resposta:Praticamente todos nas primeiras 50 páginas, poucos até ao fim. E não sou gajo de desistir, simplesmente não gosto da escrita do homem. E quanto
à postura o homem é uma espécie de Miguel de Vasconcelos em senil. É o que eu penso. E, como disse, e agora dos vivos, há MUITO MELHOR escritores, Mia Couto, Eduardo Agualuza, Lobo Antunes, João Melo, Guerreiro de Sousa, Jorge Marmelo, por quem nutro muito maior gosto, respeito e estima.

João Veiga: cada um escolhe aquilo que gosta, mas parece-me sinceramente que quando se começa a ler um livro (neste caso, de Saramago) já com um certo mal-estar (porque não gosta da pessoa, etc), nunca se vai sentir tocado pela maravilha da sua escrita. É uma pena...


Já li livros até ao fim de pessoas que detesto.
No caso do Saramago não é isso, não aprecio de todo o estilo dele. Só depois vem a arrogância do tipo, que também não gosto. E podia contar n+1 histórias do porque não gosto nem da escrita nem do tipo.

Qualquer dia, quando deixar de ser moda gostar de Saramago.


João Madaíl Veiga: Tudo tem um fim, como dizia Saramago, mas felizmente ainda vai levar muito, muito tempo até deixar de ser moda gostar de bons e eternos escritores. As modas vão e vêem (como Harry Potter e coisas que tais), os escritores eternos como Camões, Pessoa ou Saramago (só para citar alguns) ficam...

quarta-feira, junho 30, 2010

Perdemos

Pois é verdade, os gajos da selecção vergaram-se aos castelhanos(1).
Falou mais alto o dinheiro dos nossos vizinhos que acreditam poder comprar tudo.
Mas,
Não enforcamos nem garrotamos nem fuzilamos ninguém desde meados do sec XIX, muito menos por motivos ideológicos, quando chegamos à India sabiamos que estavamos a chegar à India, não ocupámos Badajoz, tivemos o nosso negócio negreiro, como os outros europeus da época, mas não exterminámos Incas nem Astecas.

Temos os nossos próprios filhos da puta no governo, é verdade, mas são nossos e tão fdp como os outros.


PS: Oh anónimo Policarpo, vai-te encher de moscas pá.

(1) Ao que parece os outros eram quase só catalães. Assim está bem, com os catalães é desporto, há que saber perder.

segunda-feira, junho 28, 2010

Às tantas o burro sou eu...

Um diálogo candente.

Governo (Gv):
--Os bancos agora tem de declarar ao fisco os activos dos cidadãos.
Povo (Pv):
--Sorte deles, da minha parte só tenho dividas...
Gv: Mas quando tiver activos, cá estamos nós à espera.
Pv: V. Ex.a diga-me no entanto uma coisa, os bancos já não retêm 20% para IRS dos juros que pagam?
Gv: Já, mas não é suficiente.
Pv: E sabendo que esse valor corresponde a 20% dos juros, chega-se fácilmente ao juro pago.
Gv: Às tantas chega, sabe, tive alguma dificuldade em fazer Juros II na faculdade.
Pv: E, sabendo esse valor, o juro pago, e sabendo as taxas que os Bancos praticam, chega-se rápidamente ao tal activo.
Gv: É pá você sabe umas coisas, não quer vir para sub adjunto do meu 3º adjunto?
Pv: Não obrigado, infelizmente só fiz o 5º ano dos liceus.
Gv: Bem, então vou nomear uma sub comissão para estudar essa sua ideia, mas cheira-me a ter algum erro, eu tenho lá em casa um livro que explica essas contas muito bem, se quizer empresto-lho.

terça-feira, junho 22, 2010

As competências

As competências que nos governam, com a destemida política fiscal de sacar tudo aos Portugueses, o que temos e o que talvez tenhamos, deu nisto, uma economia a trabalhar para alimentar a máquina dos bois aparatchicks, sem dinheiro para o investimento, sem dinheiro para a competitividade, tudo para o fisco.
Safam-se as empresas do regime. Se reproduzisse, só reproduzisse, uma circular que hoje recebi de uma delas, os meus amigos fartavam-se de rir (ou de chorar).
Mas a esses, na minha empresa, só lhes vendo com eles a desfolhá-las á porta da fábrica e com um funcionário meu a passá-las na máquina das notas falsas, não vá serem mesmo, tanto como eles.

Fonte : Eurostat:
"...
Portugal apresentou um Produto Interno Bruto (PIB) per capita, em Paridade do Poder de Compra, que corresponde 78% da média dos 27 países da União Europeia, o que coloca a economia portuguesa ao nível da economia de Malta. A Grécia apresentou um PIB per capita de 95% da média da UE/27, enquanto Espanha ficou acima da média, com 103%, revelou o organismo de estatística da UE.
O Luxemburgo apresentou o mais elevado PIB per capita, com 268% da média da UE/27, seguido pela Irlanda, que apresentou um um nível de 131%, ligeiramente acima dos 130% da Holanda e dos 124% da Áustria.
A Bulgaria é o país mais pobre da UE/27, com um PIB per capita de 41% da média da UE/27, a pouca distância da realidade económica da Roménia, que teve um PIB per capita de 45% da média da UE/27 em 2009.
..."

Carlos Souto

Fotografia do Blog Notas de Aveiro de João Oliveira

segunda-feira, junho 21, 2010

Há sempre uma segunda vez

A primeira foi em 2001, da Corunha para a Biscaia. Depois de seis horas quase sem sair do sitio onde estavamos, tomei a decisão de dar meia volta e regressar à Corunha.
A segunda foi ontem.
O vento era de força seis, o Mar chegava aos quatro metros, às vezes mais.
Duas hora a navegar Mar adentro, nos 310ºv, vela grande no segundo rizo e estai pequeno envergado, chegamos a 9 milhas do Cabo Mondego, bordo para Aveiro nos 28ºv e...dois nósitos de progressão, abatimento quilhado, dez minutos depois já estava aproado a Quiaios em vez da Barra de Aveiro.
Naquele ritmo chegariamos a Aveiro lá para as dez da noite, e era meio dia e meia a hora que marcava o relógio.
O material rangia, o que num barco de aço é de cuidar, as ondas passavam por cima do casco e espumavam no guarda patrão, o reflector de radar, inutil mas com ausência a dar direito a coima, numa rajada mais rija voou e só o vimos a passar ao lado.

O Veronique, nas suas dez toneladas, assemelhava-se a uma máquina de lavar roupa, das antigas. Tudo andava aos baldões.
Impunha-se a decisão de voltar à Figueira da Foz.
Foi o que fizemos.
Duas horitas depois estavamos a malhar um rodiziosito de marisco na Rosa Amélia.
É que para apanhar porrada apanho em casa e na empresa.
Essa é que é essa.


PS: Notícia de ultima hora dos jornais, ontem, no mesmo Mar, cinco 'galegueiros' naufragaram. Um foi recolhido por um barco de pesca, 19 horas depois do naufrágio. Os outros 4 estão desaparecidos, dez milhas Mar Adentro.

terça-feira, junho 15, 2010

Os azeiteiros não desarmam

E exigem-nos estes cretinos que paguemos ainda mais impostos. Vê-se o que fazem ao nosso dinheiro!!!
Querem mais dinheiro? É fácil, cortem nas reformas vitalicias dos aparatchicks, cortem nos vencimentos dos 'boys', assessores, adjuntos, consultores e quejandos, mandem-nos para a rua e trabalhem vocês, reduzam o numero de deputados na AR, façam as obras públicas necessárias e não as que as empresas do regime vos encomendam para encomendar, abram as faculdades de medicina a quem o merecer e tiver vocação, sem NCs, e a saude embaretece logo, combatam o corporativismo que manda hoje mais em Portugal que no tempo do regime corporativo, olhem para o que as empresas castelhanas andam a estragar em Portugal e façam como eles nos fazem a nós, só cá podem vender caramelos e depois de inspeccionados cinco vezes seguidas pela asae, baixem os impostos que a actividade económica relança logo e com isso arrecadam mais impostos (as empresas insolventes não pagam IRC).