quarta-feira, março 21, 2007

Dia Mundial da Poesia (II)

Muito bem Pessoal, muitos me pediram uma original e eu, que sou bem mandado, aqui vos remeto uma:

"...
Há duas coisas na Vida
A que um Homem nunca foge
Ao Amor Forte e Profundo
E Ainda não bebi nada Hoje
..."

Dia Mundial da Poesia

Ok Pessoal, eu sei que é repetida, mas, concordem, é muito bonita e muito de nós está alí....

"....
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.
...."

Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, março 19, 2007

Saudades

Com as minhas actuais maleitas, as saudades do Mar ficam mais fortes.
A fotografia é da passagem do São Vicente, Agosto passado, depois de três dias fundeado ao abrigo da Ponta de Sagres, com nortada rija e um sobrolho aberto.
Voltarei....

quinta-feira, março 15, 2007

A Cidade Clandestina

(a cidade clandestina)

Pois foi, é a nossa sina.
Ele foi o Duque de Aveiro de candeias às avessas com o Marquês, até nos chamaram na altura a Nova Bragança -- com todo o respeito por Bragança, de que até gosto muito, PHOENIX --, depois os Revoltosos Liberais do 16 de Maio de 1826, que acabaram todos, ou quase, nas forcas da Praça Nova no Porto, depois os Congressos da Oposicrática, quando os bem instalados do País usufruiam das benesses do Regime, os reviralhistas cagaréus apanhavam no tótiço pelo atrevimento de pensarem e escreverem, agora somos clandestinos, ou priviligeados, por vivermos à beira mar!!!!
De pé oh Cagaréus, Ceboleiros, Gafanhotos e Ilhavotos, Murtoseiros, Matolas e Vareiros....

quarta-feira, março 14, 2007

13 de Março, o dia de todos os Hospitais

A questão é simples, a resistencia fisica aos 53 anos não é a mesma dos vintes. Pois.
Paguei, estou a pagar, a factura de um fim de semana a caçar escotas a frio e de uma corrente de ar manhosa que, por baixo do estrado do poço, me atingiu as costas. Resultado, não me podendo mexer, fui até ao Zé Endireira que me estendeu ao comprido e me torceu as aduelas todas.
Enfim, melhorei um pouco, pelo menos a dor inicial ficou camuflada no meio das outras todas.
Deu-me também uns comprimidos que tomei.
E não é que a meio do almoço me senti mal, mesmo muito mal, e desmaiei.
Veio o INEM, veio o caraças, e lá fui eu outra vez de xarola para o Infante Dom Pedro.
Ele há dias....!!!!

segunda-feira, março 12, 2007

A vida é assim


(fotografias do Amandio Matisse e da Garinensis Maritimus Aquaticus)
Não fui a Montemor e perdi, ao que sei, uma lampreiada de luxo.
Fui dar umas voltinhas de barco, e ganhei uma dor de costas do caraças. Estou derreado, a esquerda alta das minhas costas têm as aduelas todas quilhadas.
Vou-me deitar outra vez.
PS: Se repararem, no trapiche do Ferry, estou e o meu Imediato.

domingo, março 11, 2007

Duvidas











Dividido na decisão de rumar a Baiona ou ir a Montemor malhar umas lampreias, a opção foi Montemor. Vamos a ver se consigo aqui colocar as MMS que fui recebendo, sim, porque acabei por não ir a nenhuma dessas partes.
A verdade é que, como só ia para MM à hora de jantar, fui dar uma voltinha ao Mar.
Ele, o Mar, estava crescidito, uns 3 a 4 metros, mas muito largos, que rebentavam com fúria na Praia.
(Se ampliarem a segunda fotografia, vê-se o cucuruto do farol)
O vento estava de muito luxo, SE de 15 nós, a permitir uns bordos lá fora, com uns "virar por davante" como há muito tempo não me lembrava de fazer.
Neste tempo todo o Machadinho, meu imediato de serviço, esteve a xoinar, a meditar.
Reentrados na Barra, fomos merendar a São Jacinto e, nem imaginava que existia daquilo alí, serviram-nos umas sapateiras pequeninas, do tamanho de navalheiras, muito frescas, que condenaram logo alí a viagem a MonteMor.
O 2º Grumete Galacho, alentejano militante e convicto, ficou-se pelos carapauzinhos que, diga-se, também estavam deliciosos.

terça-feira, março 06, 2007

AVELA














Como hoje se diz, "...já fui muito feliz neste local", o Rio Novo do Principe. Ganhei lá muitas Regatas e também perdi outras. Para quem não conhece, foi feito, a meados do seculo XIX, um canal de regularização de correntes, no ultimo troço do Vouga, antes de entrar na Ria, a que se chamou Rio Novo, em contraponto com o Rio Velho, e do Principe, porque foi um principe qualquer que o mandou abrir. Foi a melhor pista de Remo em Portugal durante muitos anos, antes de ser morto pela Portucel e pelas suas descargas (pela Celulose do Caima também). A Fotografia é de parte da flotilha da AVELA, num dos Cruzeiros dos Esteiros, que todos os anos organizamos. Aqui vêm os barcos mais pequenos e, claro, o POPA. Eu lá estou, no Lorelei, um Cornue lindissimo que era pertença na altura do nosso Presidente.

segunda-feira, março 05, 2007

4PorTango


Desencaminhado pelo Pardal, Tony na clandestinidade, lá fomos até São Pedro do Sul ouvir Astor Piazzolla.
Os gajos, 4PorTango, até tocaram bem, e o percussionista, quando se pôs a cantar o Tango do Louco até arrepiou.
Falhou a Ti Fernanda, que resolveu encerrar sem aviso prévio; foi boa a companhia do Pardal e do Licas, com quem ri às lágrimas, como se não houvesse amanhã, aqueles dois são impagáveis.
Valeu a paragem em Vouzela, onde, para cumprir a tradição, se compraram vários quarteirões de pasteis da dita, os melhores do Mundo ( seguir aos ovos móis, aos dom rodrigos, às barrigas de freira, aos papos de anjo, às encharcadas, às.....)
Valeu o jantar no restaurante de substituição, arranjado à Vasco da Gama (descoberta e aventura), que nos serviu umas gambas fritas com uma molhanga de se lhe tirar o chapeu, uns nacos de vitela na brasa, tudo acompanhado com Douro Quinta da Igreja, a condizer com a nossa condição de antigos eclesiaticos.
As versões 4PorTango do Piazzolla são de muito apurado gosto, ouvido também, e virtuosas.
Da minha parte recomendo.

POPA















O nosso Popa hoje está bom e recomenda-se, mas tempos houve em que metia água e muita.

O Veronique era o veleiro mais perto e calhou-me a mim muitas vezes por a bomba de fundo a trabalhar para vazar aquela água toda.Estou numa dessas alturas, com o Presidente Beto a olhar (também é importante olhar) e um jorro de água salgada a saír das cavernas do Popa.
Pois.



sábado, março 03, 2007

Costa Nova am Strandt















Descobri uma fotografia muito antiga, Costa Nova Am Strandt.

Nesses tempos, por influência de meus Pais, era a minha Praia. Hoje prefiro a Barra, mas era assim, fosse nas casas da Frente dos meus Avós ou nas Arrecoletas (sabem o que são?), com as cumuas(*) (e isto, sabem o que é?) de toda a gente, chegava fins Agosto e lá íamos nós, quando Papai chegava da Faina da Terra Nova.

Podem ver que o mulherio estava todo à minha volta, maninha também está lá, e todas as outrinhas em top lé, o que nos anos cinquenta era obra.

(ontem fui comer uns negalhos ao coração da Bairrada (sabem o que são negalhos?) e, para além de estarem muita bons, ouvi o sr Zé a falar e a lembrar-me o Malhadinhas do Aquilino).

(*) Gostam de Kusturika? Aparecem lá, mas são originárias da Costa Nova am Strandt.

Pois.


quinta-feira, março 01, 2007

Bisnetos

Grandes Futuros Marinheiros, os gémeos Leonor Veiga e Francisco Veiga.
Ele Imediato e Encarregado Geral de Odometros e Outros do Veronique, ela Grumete Arvorada de Quarto ao Leme e Faina Geral de Mastros e Primeira Piloto. Ou vice versa.
Já têm beliches reservados no veleiro mais lindo do Universo, quiçá mesmo o mais lindo de Aveiro, o Veronique.
Pois.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Congresso da Enguia

Em Novembro passado, segundo ideia original do nosso Amigo Toni, convidámos os nossos congéneres de Lisboa a virem a Aveiro provar as delicias da nossa Ria.
Por motivos meteorologicos vários o encontro não se realizou, aproveitando nós a festança que estava preparada para comermos e bebermos, à tripa forra, o que nos estava destinado, mais o que os alfacinhas deixaram para nós.
Desta vez pensamos que será de vez.
O programa (re)proposto é aliciante e, em especial para o nossos Amigos João David, Garinas, Sailor, Zé Angelo, Bubbles e Acompanhantes, que sabemos estarem a preparar uma brincadeira destas para Agosto, fica o convite, na certeza de que em Agosto também estaremos convosco.

14/Abril/2007
1100 Embarque de Moliceiro para a Murtosa (No Popa, pois claro)
1230 Caldeirada no Bico da Murtosa (que, para quem não sabe, é um CAIS)
1530 Largada da Murtosa para a Torreira (passagem pela Bestida)
1630 Porto de Honra na Associação Náutica da Torreira
1730 Largada para Aveiro
1930 Chegada a Aveiro
2130 Jantar na AVELA

15/Abril/2007
1000 Saída para o Farol (De Aveiro ou de Ilhavo?)
1130 Visita ao Santo André (Aqui não há duvidas, é de Ilhavo)
1230 Almoço (volante)
1400 Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo (Aqui também, é de e em Ilhavo)
1700 Chegada a Aveiro (Aveiro mesmo)
1730 em diante----embarque em Alfa (?) para Lisboa

sábado, fevereiro 24, 2007

Berlenga 2007


Com o contributo do nosso Amigo Julio Quirino, o BERLENGA 2oo7.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

O Cabrito do Caramulo



É tanto quanto revelo, é na Serra do Caramulo, entre o Montijo e Cortegaça.
Vinha um helicóptero a caminho de Cortegaça quando se levantou um nevoeiro do caraças.
O piloto, vendo uma clareira em baixo, pousou, veja-se lá, no aido do sr.Ribeiro, o tal dos cabritos.
Mandaram vir um jipe e hospedaram-se num Hotel do Caramulo, num dos bons, nos tais com SPA e Jaccuzzis e etc e tal.
Como na mercearia ao lado do aido se comia bom cabrito, foram ficando, invocando às hierarquias a continuação do nevoeiro, que os impossibilitava de levantar voo de novo.
A história foi me contada pelo sr Ribeiro (não revelo onde nem que me façam cócegas), pesaroso, pois os intrépidos aviadores só saíram quando lhe deram cabo do rebanho.
Pois foi aqui que estive sábado à noite, pertinho do meu ‘chalé’ do Caramulo.

Pois.

A Recepção à ANT



Em mais um contra luz do Arrais Bubbles, vemos o Veronique dois a três palmos abaixo da linha de água, caregado com uns bons 10 quintais de gente, em contravenção de lotação, transportando metade dos amigos da Associação Nautica da Torreira até à Lota Velha.

Infelizmente o armador, e nesta altura timoneiro, não pode paticipar na Janta, por se encontrar comprometido para o Caramulo, para o que deverá ser o melhor cabrito assado do Mundo, quiçá mesmo o melhor de Portugal, na mercearia do meu Amigo Ribeiro, cujas coordenadas me recuso a revelar, por ser grande o perigo de amanhã termos um franchising do seu cabrito, se ainda não disse, o melhor do Mundo.

(Existe aliás uma história muito curiosa destes cabritos, que mete a Força Aerea, que contarei num dos posts seguintes)

Pois.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Uma vez mais o Toni

Todos sabemos, os Amigos do CVCN referem-se a nós, da Avela, como ‘os tipos dos barcos com cozinha..’
Isto pelo carácter competitivo que o CVCN coloca nas suas actividades, em contraste com o lazer que a Avela põe nas suas.
Nós estamos mais virados para os cruzeiros de Mar, para as viagens bem regadas e bem apaladadas ao longo da nossa costa, e oceânicas também, eles para as regatas na Ria da Costa Nova.
Acontece que o nosso Amigo Toni, sócio da Avela e do CVCN, como, aliás, muitos de nós, trocou o seu Wooloomooloo pelo Celta Morgana, um pouco maior, e ambos atracados na marina do CVCN.
A cozinha do Celta Morgana é maior que a do DC 740, e a verdade é que o Toni tem andado atarefadíssimo a desmontar a cozinha do seu Celta.
Dizem as más línguas que foi um ultimato que o CVCN lhe fez: se quisesse continuar com o barco na Costa Nova teria de desmontar esse sinal exterior de Avelismo, que por sinal é interior, a cozinha.
Será?

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Toni



O Toni voltou, já não era sem tempo. Tal qualmente os Matisses que mudaram de nome mas serão sempre os Matisses, o Toni será sempre o nosso Wooloomooloo.

Pois

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Way of Life

Se a nossa casa e as nossas empresas são lugares tão bons para apanhar porrada, porque carga de água havemos nós de ir para o Mar para a apanhar?!!!
Há dias estava um belo veleiro holandês atrás do Veronique. Não teria mais de 36 pés, o convés era forrado a teka, não tinha enrolador nos estais, como o meu, e a rapaziada que o tripulava aparentava experiência, apesar da idade.
Não sei quem seriam, não cheguei a falar com eles.
Era o Way of Life.
Pela pressa de sair para o Mar deviam ser profissionais a levarem o veleiro para aguas mais quentes e calmas, aparentavam isso.
Sábado de manhã saíram a Barra, com Mar de Sudoeste de 6 metros e ventos muito manhosos de força 7, a passar.
O resultado foi que a 3 milhas do Cabo Mondego lançaram um May Day e valeram-lhes, espantem-se os male-dizentes, os serviços PORTUGUESES de Busca e Salvamento.
Um helicóptero Português foi resgatá-los, às dez da noite, de uma morte mais que certa contra as falésias do Cabo, que são rijas como o caraças, digo-vos eu que já por lá andei muitas vezes.
O Way of Life está hoje despedaçado nos areais de Quiaios, a rapaziada está bem e de saúde.
E os que tem a mania de dizer mal de tudo o que é nosso, arrepiem caminho e ponham a vossa atenção neste episódio.
(Ainda me lembro, quando foi do Prestige, dos Galegos que só ouviam o nosso Comandante Ezequiel, que os meios de comunicação castelhanos só os aldrabavam)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Carnaval 2007


Para quem não acreditava que o nosso grande Amigo LicasCruz tinha sido contratado para organizar o Carnaval do Rio de 2007, aqui vai a prova definitiva.
Desta vez escrita em português, o que me obriga ao trabalho inverso, isto é, de traduzir para estrangeiro:
"
Meus Bons Amigos e Grandes Marinheiros :
Cá cheguei com ventos altamente favoráveis !!!! Aportamos á Ilha de S.Sebastião turísticamente conhecida como Ilha Bela .
Para os mais entendidos em velejação poderão verificar pela foto que aVerga foi-se !!!! Curiosamente eu já tinha ouvido muitas histórias sobre aperda de Verga após arribar a terras Brasileiras !!! É uma realidade que eupróprio agora comprovei!!! Muita tormenta !!!! Muito uso !!!!! E lá se foi aVerga !!!!! Mas como bom Português já improvisei um velame tipo Nau parachegar a PARATY e depois ao RIO.
Não tenho perdido tempo e os ensaios da BATERIA são todas as noites bemregados !!!! A letra do nosso BLOCO : Estavas tão tétrica tão meditabunda !!!! Keu medita bunda Cuma fita métrica. Irei dando notícias quando tiver VERGA !!!!!
Um abraço ZURK--
"

"
Good frends, e greatation marinhairens,
Here arived cum winds faborables. Aportatede S Sebastian ilhand, turisticly conheciden als beutiful ilhen
por the more entendible, the verge sumited, sumiu-ssem, foi-seen.
lots d'usen, use, gasttation.
gasteintion with a metric fitation, como diziem tho filosofenchen.
Abraçation and a good yearation.
Zurk

."