"... Pois nós que brigamos com o Mar, oito a dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força ?.."
quarta-feira, março 21, 2007
Dia Mundial da Poesia (II)
"...
Há duas coisas na Vida
A que um Homem nunca foge
Ao Amor Forte e Profundo
E Ainda não bebi nada Hoje
..."
Dia Mundial da Poesia
"....
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.
...."
Sophia de Mello Breyner Andresen
segunda-feira, março 19, 2007
Saudades
quinta-feira, março 15, 2007
A Cidade Clandestina
quarta-feira, março 14, 2007
13 de Março, o dia de todos os Hospitais
Paguei, estou a pagar, a factura de um fim de semana a caçar escotas a frio e de uma corrente de ar manhosa que, por baixo do estrado do poço, me atingiu as costas. Resultado, não me podendo mexer, fui até ao Zé Endireira que me estendeu ao comprido e me torceu as aduelas todas.
Enfim, melhorei um pouco, pelo menos a dor inicial ficou camuflada no meio das outras todas.
Deu-me também uns comprimidos que tomei.
E não é que a meio do almoço me senti mal, mesmo muito mal, e desmaiei.
Veio o INEM, veio o caraças, e lá fui eu outra vez de xarola para o Infante Dom Pedro.
Ele há dias....!!!!
segunda-feira, março 12, 2007
A vida é assim
domingo, março 11, 2007
Duvidas




terça-feira, março 06, 2007
AVELA


segunda-feira, março 05, 2007
4PorTango

Os gajos, 4PorTango, até tocaram bem, e o percussionista, quando se pôs a cantar o Tango do Louco até arrepiou.
Falhou a Ti Fernanda, que resolveu encerrar sem aviso prévio; foi boa a companhia do Pardal e do Licas, com quem ri às lágrimas, como se não houvesse amanhã, aqueles dois são impagáveis.
Valeu a paragem em Vouzela, onde, para cumprir a tradição, se compraram vários quarteirões de pasteis da dita, os melhores do Mundo ( seguir aos ovos móis, aos dom rodrigos, às barrigas de freira, aos papos de anjo, às encharcadas, às.....)
Valeu o jantar no restaurante de substituição, arranjado à Vasco da Gama (descoberta e aventura), que nos serviu umas gambas fritas com uma molhanga de se lhe tirar o chapeu, uns nacos de vitela na brasa, tudo acompanhado com Douro Quinta da Igreja, a condizer com a nossa condição de antigos eclesiaticos.
As versões 4PorTango do Piazzolla são de muito apurado gosto, ouvido também, e virtuosas.
Da minha parte recomendo.
POPA

O nosso Popa hoje está bom e recomenda-se, mas tempos houve em que metia água e muita.
O Veronique era o veleiro mais perto e calhou-me a mim muitas vezes por a bomba de fundo a trabalhar para vazar aquela água toda.Estou numa dessas alturas, com o Presidente Beto a olhar (também é importante olhar) e um jorro de água salgada a saír das cavernas do Popa.
Pois.
sábado, março 03, 2007
Costa Nova am Strandt

Descobri uma fotografia muito antiga, Costa Nova Am Strandt.
Nesses tempos, por influência de meus Pais, era a minha Praia. Hoje prefiro a Barra, mas era assim, fosse nas casas da Frente dos meus Avós ou nas Arrecoletas (sabem o que são?), com as cumuas(*) (e isto, sabem o que é?) de toda a gente, chegava fins Agosto e lá íamos nós, quando Papai chegava da Faina da Terra Nova.
Podem ver que o mulherio estava todo à minha volta, maninha também está lá, e todas as outrinhas em top lé, o que nos anos cinquenta era obra.
(ontem fui comer uns negalhos ao coração da Bairrada (sabem o que são negalhos?) e, para além de estarem muita bons, ouvi o sr Zé a falar e a lembrar-me o Malhadinhas do Aquilino).
(*) Gostam de Kusturika? Aparecem lá, mas são originárias da Costa Nova am Strandt.
Pois.
quinta-feira, março 01, 2007
Bisnetos
Ele Imediato e Encarregado Geral de Odometros e Outros do Veronique, ela Grumete Arvorada de Quarto ao Leme e Faina Geral de Mastros e Primeira Piloto. Ou vice versa.
Já têm beliches reservados no veleiro mais lindo do Universo, quiçá mesmo o mais lindo de Aveiro, o Veronique.
Pois
.
quarta-feira, fevereiro 28, 2007
Congresso da Enguia
Por motivos meteorologicos vários o encontro não se realizou, aproveitando nós a festança que estava preparada para comermos e bebermos, à tripa forra, o que nos estava destinado, mais o que os alfacinhas deixaram para nós.
Desta vez pensamos que será de vez.
O programa (re)proposto é aliciante e, em especial para o nossos Amigos João David, Garinas, Sailor, Zé Angelo, Bubbles e Acompanhantes, que sabemos estarem a preparar uma brincadeira destas para Agosto, fica o convite, na certeza de que em Agosto também estaremos convosco.
14/Abril/2007
1100 Embarque de Moliceiro para a Murtosa (No Popa, pois claro)
1230 Caldeirada no Bico da Murtosa (que, para quem não sabe, é um CAIS)
1530 Largada da Murtosa para a Torreira (passagem pela Bestida)
1630 Porto de Honra na Associação Náutica da Torreira
1730 Largada para Aveiro
1930 Chegada a Aveiro
2130 Jantar na AVELA
15/Abril/2007
1000 Saída para o Farol (De Aveiro ou de Ilhavo?)
1130 Visita ao Santo André (Aqui não há duvidas, é de Ilhavo)
1230 Almoço (volante)
1400 Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo (Aqui também, é de e em Ilhavo)
1700 Chegada a Aveiro (Aveiro mesmo)
1730 em diante----embarque em Alfa (?) para Lisboa
sábado, fevereiro 24, 2007
segunda-feira, fevereiro 19, 2007
O Cabrito do Caramulo
É tanto quanto revelo, é na Serra do Caramulo, entre o Montijo e Cortegaça.
Vinha um helicóptero a caminho de Cortegaça quando se levantou um nevoeiro do caraças.
O piloto, vendo uma clareira em baixo, pousou, veja-se lá, no aido do sr.Ribeiro, o tal dos cabritos.
Mandaram vir um jipe e hospedaram-se num Hotel do Caramulo, num dos bons, nos tais com SPA e Jaccuzzis e etc e tal.
Como na mercearia ao lado do aido se comia bom cabrito, foram ficando, invocando às hierarquias a continuação do nevoeiro, que os impossibilitava de levantar voo de novo.
A história foi me contada pelo sr Ribeiro (não revelo onde nem que me façam cócegas), pesaroso, pois os intrépidos aviadores só saíram quando lhe deram cabo do rebanho.
Pois foi aqui que estive sábado à noite, pertinho do meu ‘chalé’ do Caramulo.
Pois.
A Recepção à ANT

Em mais um contra luz do Arrais Bubbles, vemos o Veronique dois a três palmos abaixo da linha de água, caregado com uns bons 10 quintais de gente, em contravenção de lotação, transportando metade dos amigos da Associação Nautica da Torreira até à Lota Velha.
Infelizmente o armador, e nesta altura timoneiro, não pode paticipar na Janta, por se encontrar comprometido para o Caramulo, para o que deverá ser o melhor cabrito assado do Mundo, quiçá mesmo o melhor de Portugal, na mercearia do meu Amigo Ribeiro, cujas coordenadas me recuso a revelar, por ser grande o perigo de amanhã termos um franchising do seu cabrito, se ainda não disse, o melhor do Mundo.
(Existe aliás uma história muito curiosa destes cabritos, que mete a Força Aerea, que contarei num dos posts seguintes)
Pois.
sexta-feira, fevereiro 16, 2007
Uma vez mais o Toni
Isto pelo carácter competitivo que o CVCN coloca nas suas actividades, em contraste com o lazer que a Avela põe nas suas.
Nós estamos mais virados para os cruzeiros de Mar, para as viagens bem regadas e bem apaladadas ao longo da nossa costa, e oceânicas também, eles para as regatas na Ria da Costa Nova.
Acontece que o nosso Amigo Toni, sócio da Avela e do CVCN, como, aliás, muitos de nós, trocou o seu Wooloomooloo pelo Celta Morgana, um pouco maior, e ambos atracados na marina do CVCN.
A cozinha do Celta Morgana é maior que a do DC 740, e a verdade é que o Toni tem andado atarefadíssimo a desmontar a cozinha do seu Celta.
Dizem as más línguas que foi um ultimato que o CVCN lhe fez: se quisesse continuar com o barco na Costa Nova teria de desmontar esse sinal exterior de Avelismo, que por sinal é interior, a cozinha.
Será?
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
Toni

O Toni voltou, já não era sem tempo. Tal qualmente os Matisses que mudaram de nome mas serão sempre os Matisses, o Toni será sempre o nosso Wooloomooloo.
Pois
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Way of Life
Há dias estava um belo veleiro holandês atrás do Veronique. Não teria mais de 36 pés, o convés era forrado a teka, não tinha enrolador nos estais, como o meu, e a rapaziada que o tripulava aparentava experiência, apesar da idade.
Não sei quem seriam, não cheguei a falar com eles.
Era o Way of Life.
Pela pressa de sair para o Mar deviam ser profissionais a levarem o veleiro para aguas mais quentes e calmas, aparentavam isso.
Sábado de manhã saíram a Barra, com Mar de Sudoeste de 6 metros e ventos muito manhosos de força 7, a passar.
O resultado foi que a 3 milhas do Cabo Mondego lançaram um May Day e valeram-lhes, espantem-se os male-dizentes, os serviços PORTUGUESES de Busca e Salvamento.
Um helicóptero Português foi resgatá-los, às dez da noite, de uma morte mais que certa contra as falésias do Cabo, que são rijas como o caraças, digo-vos eu que já por lá andei muitas vezes.
O Way of Life está hoje despedaçado nos areais de Quiaios, a rapaziada está bem e de saúde.
E os que tem a mania de dizer mal de tudo o que é nosso, arrepiem caminho e ponham a vossa atenção neste episódio.
(Ainda me lembro, quando foi do Prestige, dos Galegos que só ouviam o nosso Comandante Ezequiel, que os meios de comunicação castelhanos só os aldrabavam)
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Carnaval 2007
Desta vez escrita em português, o que me obriga ao trabalho inverso, isto é, de traduzir para estrangeiro:
"
Meus Bons Amigos e Grandes Marinheiros :
Cá cheguei com ventos altamente favoráveis !!!! Aportamos á Ilha de S.Sebastião turísticamente conhecida como Ilha Bela .
Para os mais entendidos em velejação poderão verificar pela foto que aVerga foi-se !!!! Curiosamente eu já tinha ouvido muitas histórias sobre aperda de Verga após arribar a terras Brasileiras !!! É uma realidade que eupróprio agora comprovei!!! Muita tormenta !!!! Muito uso !!!!! E lá se foi aVerga !!!!! Mas como bom Português já improvisei um velame tipo Nau parachegar a PARATY e depois ao RIO.
Não tenho perdido tempo e os ensaios da BATERIA são todas as noites bemregados !!!! A letra do nosso BLOCO : Estavas tão tétrica tão meditabunda !!!! Keu medita bunda Cuma fita métrica. Irei dando notícias quando tiver VERGA !!!!!
Um abraço ZURK--
"
"
Good frends, e greatation marinhairens,
Here arived cum winds faborables. Aportatede S Sebastian ilhand, turisticly conheciden als beutiful ilhen
por the more entendible, the verge sumited, sumiu-ssem, foi-seen.
lots d'usen, use, gasttation.
gasteintion with a metric fitation, como diziem tho filosofenchen.
Abraçation and a good yearation.
Zurk
."
